Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, fevereiro 25, 2007

Beneditense 1 - 6 Sporting (21ª Jornada de Juvenis)


Beneditense 1 - 6 Sporting

Viana Vezes 3

Campeonato Nacional de Juvenis
21ª Jornada
1ª Fase

Local do jogo: Parque de Jogos Fonte Senhora.
Tempo: Nublado.
Assistência: 200 pessoas.
Árbitro: Joaquim Lamarosa
Auxiliares: João Nunes, Rodrigo Malta.
Beneditense: João Cruz, André Silva (Jaime Franco, 68 mts), Patrick, Chico, André Luís (João Almeida, 57 mts), Rito, Vasconcelos, Samuel, André Lourenço, Ricardo, João Penas.
Suplentes não utilizados:
Treinador: Henrique Elias.
Adjunto:
Delegado:
Massagista: Fernando Paneira.
Sporting: Nuno Silva, Vasco Oliveira, Pedro Mendes, Bruno Simões, Diogo Rosado, Diogo Amado, Diogo Viana, André Sousa (Frederico Oliveira, 54 mts), André Gonçalo (Wilson Eduardo, 40 mts), André Martins, Luís Andrade (Joshua Silva, 68 mts).
Suplentes não utilizados: Pedro Miranda, Luís Resende, Michael Santos, Rui Magalhães.
Treinador: Luís Dias.
Adjunto:
Delegado: Jorge Cardoso.
Massagista: Alexandre Rodrigues.
Resultado ao intervalo: 0-2
Marcadores: André Martins (7 e 48 minutos), Diogo Viana (17, 45 e 79 minutos) e Wilson Eduardo (46 minutos) para o Sporting. Ricardo (51 minutos) para o Beneditense.
Acção disciplinar: Nada a assinalar.
Melhores em campo: Diogo Viana (Sporting), Ricardo (Beneditense).

Entrando para a penúltima jornada da fase regular o Sporting deslocava-se à Benedita para enfrentar uma equipa que na teoria não iria oferecer grande resistência, esta confiança com que o Sporting avançava para este jogo era fundamentada pela carreira medíocre que o Beneditense vinha fazendo com 17 derrotas em 20 jogos e 70 golos sofridos à entrada da 21ª jornada. Tendo a tranquilidade de saber que não precisaria de jogar na máxima força, Luís Dias aproveitou para fazer algumas experiências, dar minutos a jogadores menos utilizados e gerir o esforço de atletas que vinham de jogos da Selecção Sub-17.
O Sporting alinhou com Diogo Rosado pela 1ª vez a jogar como lateral esquerdo (algo que inclusive surpreendeu os seus familiares que marcaram presença no Parque de Jogos Fonte Senhora), Vasco Oliveira a lateral direito, André Sousa começou como interior-esquerdo, Diogo Viana desta vez na direita, Luís Andrade na esquerda e André Gonçalo como referência do ataque. No banco algumas novidades, o lateral direito Frederico Oliveira, e ainda Joshua Silva e Rui Magalhães. O Beneditense por seu lado apenas tinha 2 jogadores disponíveis no banco de suplentes.

O Sporting depressa mostrou que pretendia estampar a sua autoridade no jogo quando Viana logo no 1º minuto faz um remate cruzado da direita que passa por cima da barra. Nos primeiros minutos foi possível observar algumas compensações e reposicionamentos quando Diogo Amado subia no terreno era comum ver André Martins recuar alguns metros e reassegurar preenchimento de espaços no meio campo defensivo. Outra troca posicional era entre André Gonçalo que descaia para a esquerda e Andrade surgia no meio, nesta última é de salientar que Gonçalo pareceu mais confortável nestas trocas do que havia demonstrado no passado recente.
A nível de cantos era André Sousa que batia os da direita (começou logo com estas funções ao 3º minuto) e Luís Andrade os da esquerda. Ao 4º minuto da contenda os anfitriões dão o primeiro ar da sua graça quando Samuel ganha a linha de fundo e cruza para a área Leonina onde Nuno Silva com segurança recebe o esférico. No capitulo dos laterais Diogo Rosado era claramente a unidade mais ofensiva, enquanto Vasco Oliveira raramente na 1ª parte subir mais do que 10 metros acima da linha de meio campo. O Sporting na 1ª parte “construía” (na direita as jogadas eram menos elaboradas) mais jogo pela esquerda devido à presença de Rosado e Andrade que combinaram muito bem. Muitas vezes Rosado subia com a bola, passava para Andrade que “escondia” a bola enquanto Rosado passava por ele e depois o lateral recebia o esférico e cruzava para a área, foi uma jogada que esteve em “display”várias vezes nos primeiros 40 minutos. Aos 7 minutos, Rosado passa para Andrade, Rosado avança, Andrade "alimenta" Rosado e este municia André Martins com um cruzamento que permite ao Sub-Capitão inaugurar o marcador, jogada ofensiva que galgou 75 metros com apenas 3 passes e 1 remate e apanhou a defensiva Beneditense desprevenida.

Para compensar as constantes subidas de Rosado foi sem grande surpresa que se viu Bruno Simões a fechar mais o corredor esquerdo, e a sua atenção era de facto necessária porque Ricardo e especialmente Samuel cedo perceberam que aquela era a zona menos preenchida da defesa Sportinguista, Samuel na 1ª parte foi dos elementos que mais tentou entrar no último reduto Leonino jogando encostado ao lado direito. Muito espevitado André Gonçalo neste jogo, com mais iniciativa do que é habitual ver neste atleta quando joga a partir da esquerda onde parece sempre sentir-se menos confortável. Aos 17 minutos Rosado faz um tackle que lhe permite recuperar a bola no meio campo defensivo, depressa endossa o esférico a André Sousa na linha média que verticaliza ainda mais o jogo ao municiar Luís Andrade que avança sobre o poste direito do Guardião Beneditense e remata mesmo ao lado do poste, uma perdida incrível, mas mais uma vez uma jogada de 2 passes e 1 remate que galgaram 60 metros, simplicidade, qualidade no passe, e rapidez na distribuição de jogo.

Aos 19 minutos o transportador de bola Diogo Viana sobe pela direita, à medida que se aproxima da linha de fundo começa a vir para dentro e com um remate bem colocado faz o 2º golo do Sporting. Pouco depois dos 20 minutos já Viana e Andrade haviam trocado de flanco, Andrade como é seu hábito esteve muito agressivo e pressionante, rematando e tentando colocar a bola na área para os colegas, mas no capitulo do remate neste jogo faltou-lhe um pouco de arte e de sorte. Também bateu 1 ou 2 livres, mas neste dia tudo passou um bocadinho ao lado. Ao minuto 30 Ricardo sobe pela direita (bem apoiado por João Penas que subia pelo meio), cruza para a área e a bola leva uma trajectória que lhe vai permitir aparecer nas costas de Bruno Simões, mas André Martins é mais rápidoa surgir na área e desarma o cruzamento ao 1º poste. Nos últimos minutos da 1ª parte destaque para André Martins que encostava mais na esquerda para apoiar as subidas de Rosado e Andrade, e destaque também para André Gonçalo que jogava mais na frente no limite do “off-side” e estava sempre à espera de passes longos (sobretudo do Capitão Amado) para tentar o seu golo.

5 minutos após o intervalo e já Diogo Viana fazia o 3º golo da sua equipa após uma assistência de Wilson Eduardo. Pouco depois foi a vez do goleador Wilson fazer o 4º, era cada vez mais óbvio que o Sporting estava mais forte (ou o Beneditense começava a fraquejar) na 2ª parte. Poucos minutos depois surge o 5º golo da manhã e 2º da conta pessoal de André Martins (boa exibição, na linha daquilo que nos tem habituado). Mas os Leões não permaneceriam incólumes porque ao minuto 51 o Beneditense fez o golo de honra através de Ricardo, golo esse que foi bastante celebrado quer pelo atleta, pelos colegas, mas também pela torcida local que demonstrou sempre grande fair-play durante a partida e ficou feliz de ver um dos seus rapazes silenciar momentaneamente os adeptos visitantes. 3 minutos depois Luís Dias faz uma substituição que indubitavelmente terá agradado aos adeptos porque fez entrar Frederico Oliveira que em menos de 30 minutos em campo deu “show” e mostrou muito serviço. Trata-se de um jogador muito rápido e que faz todo o corredor muito confortavelmente e imprimiu uma maior dinâmica ofensiva ao corredor direito da sua equipa que na 1ª parte tinha dependido praticamente só das arrancadas de Viana. Com a entrada de Frederico Oliveira para lateral direito foi necessário reposicionar Vasco Oliveira na posição de médio (onde jogou melhor). Ao minuto 56 Vasconcelos tenta um remate rasteiro na direcção do poste esquerdo, mas Nuno Silva está atento e vai aparar a "redondinha" sem problemas. 1 minuto depois Vasco Oliveira cruza para a área, mas Wilson recebe com o joelho e ao 1º toque envia a bola por cima da barra. Aos 79 minutos Wilson Eduardo da direita cruza e Diogo Viana ao 2º poste faz o 6º golo da tarde e 3º da sua conta pessoal, “hat-trick” do jovem internacional Sub-17 que selou de vez um triunfo inquestionavel do Sporting contra uma equipa que nunca teve argumentos para a impedir de chegar à vitória.



André Figueiredo



Rosado bate canto da direita

1 golo já lá está

Homem dos Hat-Tricks

Sub-Capitão e Vasco Oliveira partilham a redondinha

Bola tenta fugir de atleta agraciado pelo Presidente da Camara de Lagos

Vasco Oliveira

Wilson Eduardo

Frederico Oliveira

Bem Amado, bem perseguido

Diogo Rosado

Papa-Léguas Oliveira

Capitães da Malta

Ion Ponde

Ion Ponde 2

Ion Ponde 3

"Fitinha"

Paulo Fernandes?

Capitão Miguel Castro

Parafraseando Gabriel Alves: "Bernardo Carlos, poesia em campo, cabelos ao vento"

Podence em Acção

Academias há muitas

Há cada coincidencia

32 Comments:

At 20:33, Blogger ACF said...

Alguém percebe alguma coisa do que o delegado de jogo do Beneditense escreveu aqui:

http://img251.imageshack.us/img251/9307/dsc04726kt7.jpg



André Figueiredo

 
At 20:41, Anonymous Anónimo said...

Estranho que num blog destinado ao Fuebol Jovem, com a qualidade e diversidade que este apresenta, não tenha havido quaisquer referências à vitória da Selecção de Leiria no Torneio Inter Associações Sub 14, em que Lisboa obteve o 2º lugar, Viseu o 3º e Coimbra o 4º.
Parabéns ao trabalho dos clubes da AFL.

 
At 20:59, Blogger Carlos said...

encaf: Foi feita esse referência num blog destinado ao Futebol do distrito de leiria, onde inclue camadas jovens também.

Quanto ao jogo, foi um jogo calmo e bem jogado pela equipa leonina. Há ali muita qualidade.

 
At 21:05, Blogger ACF said...

"Estranho que num blog destinado ao Fuebol Jovem, com a qualidade e diversidade que este apresenta, não tenha havido quaisquer referências à vitória da Selecção de Leiria no Torneio Inter Associações Sub 14, em que Lisboa obteve o 2º lugar, Viseu o 3º e Coimbra o 4º.
Parabéns ao trabalho dos clubes da AFL."

João?

É assim, eu vou em breve me reunir numa sala juntamente com o Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Editor, Dactilografo e staff de jornalistas do Luso "Football" para uma cimeira ao mais alto nível. Felizmente como somos todos a mesma pessoa a gente cabe numa sala pequenina, mas devido aos escassos recursos humanos e financeiros não temos de momento disponibilidade para trabalhar 72 horas por dia, nem viajar para tudo quanto é jogos num raio de 400 kilometros.

A falar a sério, gostava de ter estado presente nesses jogos da Selecção de Leiria no Torneio Inter Associações Sub-14, mas não me foi possível. Quanto a este blog ser dedicado ao futebol jovem, não é bem assim, é dedicado às camadas jovens do Sporting, mas gosto de futebol para além do Sporting, mas o SCP será sempre a nossa (minha) prioridade, mas na Sexta vou ver os Sub-18 onde não está nenhum atleta do Sporting.

Em Março irei a Peniche e (ou) a Castelo Branco ver os Sub-16 e (ou) Sub-17. Tudo depende de em que dia vai calhar a jantarada que a Ofensiva 1906 tem planeada.



André Figueiredo

 
At 21:07, Blogger Carlos said...

André, o treinador do Beneditense não é o João Vinagre, mas sim o Henrique Elias.

Para além do Diogo Viana que esteve muitissimo bem hoje, destaco na zona defensiva o Pedro Mendes e o Francisco Oliveira que veio dar outra dinâmina à lateral direita.

No meio campo o sentido posicional e organização do Diogo Amado, o excelente André Martins[grande miudo] e o irrequieto e veloz Luis Andrade na 1ª parte.

Na 2ª parte o Wilson veio mexer muito mais o jogo que o André, apesar de ter batalhado muito e ter tentado a sua sorte.

No global gostei muito e o Sporting nem forçou muito, foi ganhar o meio campo, e construir o jogo a partir daí com calma, mas muita clarividência.

Há futuro e qualidade.

 
At 21:11, Anonymous Anónimo said...

André vais ver os três jogos dos sub-18?

 
At 21:23, Blogger Carlos said...

*Frederico Oliveira

 
At 21:35, Anonymous Anónimo said...

Porra, mais um golo sofrido. Temos uma equipa fraca como tudo... os lampiones não sofrem golos à n sei quantos jogos.

 
At 21:43, Blogger ACF said...

"André, o treinador do Beneditense não é o João Vinagre, mas sim o Henrique Elias."

Pois, eu quando ou não consigo perceber a letra, ou simplesmente eles não escrevem nada eu tenho que me socorrer do www.zerozero.pt

"Para além do Diogo Viana que esteve muitissimo bem hoje, destaco na zona defensiva o Pedro Mendes e o Francisco Oliveira que veio dar outra dinâmina à lateral direita."

Sem duvida, gostei bastante dele, já o tinha visto antes, mas hoje gostei bastante. Com o Oliveira na equipa e um Michael ao seu melhor nível a equipa ganha outra dimensão. Isto não é uma critica ao Filipe Paiva, de maneira alguma.

"No meio campo o sentido posicional e organização do Diogo Amado, o excelente André Martins[grande miudo] e o irrequieto e veloz Luis Andrade na 1ª parte."

O André e Luís jogam sempre assim como tiveste o previlégio de ver hoje, sempre com muita raça, o André é um grande jogador, muito esclarecido e humilde, o Luís é sempre a raça que presencias-te hoje, mas geralmente é ele o extremo goleador e não o Viana, como deves ter reparado o Andrade remata muito e é bastante agressivo.

"Na 2ª parte o Wilson veio mexer muito mais o jogo que o André, apesar de ter batalhado muito e ter tentado a sua sorte."

Mas olha que a exibição de hoje do André Gonçalo não me deixou insatisfeito comparado com outras recentes, ele quando caiu na esquerda esteve melhor que o habitual e achei que quando trocava de posição (de 9 para 11) o fez melhor do que o habitual. O Wilson é um jogador de caracteristicas diferentes do Gonçalo, é injusto comparar os 2. O Wilson é um grande jogador e atleta e que rende mais a 9 do que a 7 ou 11, mas nunca joga mal.

"No global gostei muito e o Sporting nem forçou muito, foi ganhar o meio campo, e construir o jogo a partir daí com calma, mas muita clarividência."

Pois, mas isto foi contra uma equipa fraca, não penses que é sempre assim, desde que a bola esteja no chão e o Martins e Rosado (e Amado) a saibam distribuir depressa e bem as coisas correm bem, mas por vezes levam muito tempo a levar a bola para a frente, hoje o Rosado e Andrade na esquerda construiram muito jogo e combinaram muito bem (e o Martins quando encostava na esquerda também dava uma ajudinha). O Andrade na esquerda não perdeu qualidades, conitnuou o raçudo do costume. O Viana não é canhoto (é ambidestro, mas o direito é o dominante) portanto talvez até consiga render mais na direita. Sinceramente o Viana não jogou MUITO mais do que é o seu habitual, ele joga sempre com muita garra, hoje os golos vieram ter com ele, teve mérito, mas também teve sorte, mas isto não quer dizer que costume jogar abaixo deste nível, as coisas correram-lhe bem, ele viu as oportunidades e tirou proveito delas.

"Há futuro e qualidade."

Qualidade individual sempre houve, é preciso é qualidade colectiva. Existem arestas a limar e aspectos a corrigir, não me entusiasmo muito com esta vitória tal como não fiquei deprimido após a derrota em Alverca, a palavra chave na formação é "CALMA".

"André vais ver os três jogos dos sub-18?"

O de 5ª-Feira não vou porque é na Lourinhã. O de 6ª é em Odivelas portanto vou ver esse. O jogo no dia 4 ocorre às 11.00 e nessa altura estou em Alcochete a ver o Sporting Vs Pontinha (uma boa equipa) em Juvenis. Da parte da tarde talvez vá ver o jogo do Moscavide se for aqui em Lisboa para apoiar os 4 Leões e outros miudos da formação que lá andam. Ainda na semana passada cruzei-me com o Hélio no Vasco da Gama.

Vou mais por causa do Ricardo Fernandes, Fábio Ferreira, André Carvalhas e Valter Fernandes. E porque gosto de futebol.

P.S. Parece que o Paulo Dias está de saída do OeM.



André Figueiredo

 
At 21:48, Anonymous Anónimo said...

No sabado não há jogos dos juniores devido aos sub-18.Vais ver os infantis?

O Frederico Oliveira é juvenil de 1º ou 2º ano?

 
At 22:03, Blogger ACF said...

"No sabado não há jogos dos juniores devido aos sub-18.Vais ver os infantis?"

Se houver algum jogo de Infantis ou Escolinhas na área de Lisboa vou de certeza absoluta e aproveito e arranjo umas fotos das que tirei no Sábado passado e ofereço aos miudos no final do jogo (ou treino).

"O Frederico Oliveira é juvenil de 1º ou 2º ano?"

2º se não estou em erro. Muito rápido, dá uma outra dinamica ao flanco. E tem um penteado porreiro. Pode parecer insignificante trocar apenas 1 elemento, mas com a adição do Oliveira e equipa ganha outra dimensão porque fica com 2 laterais e 2 extremos que gostam de atacar e assim a capacidade de transportar a bola para a frente ganha mais opções. No jogo em Alverca houve alguns equivocos nos 3 sectores, mas com 1 lateral mais rápido na direita talvez tivesse sido o suficiente para fazer a diferença.

Contra uma equipa com alas tão rápidos como o Alverca não se pode jogar com centrais adaptados a laterais porque somos lentos a defender e não pressionamos o suficiente acima da linha de meio campo. Em 07/08 não tenho duvidas que o Filipe Paiva vai dar cartas como defesa central nos Sub-17 Leoninos.



André Figueiredo

 
At 22:04, Anonymous Anónimo said...

O que será que o Diogo Viana comeu?Ninguem o aguentava.

 
At 22:09, Blogger ACF said...

Se os Iniciados B jogarem no Sábado como fizeram neste último FDS aproveito para ir ver esse também se não for muito longe.



André Figueiredo

 
At 22:23, Blogger ACF said...

"O que será que o Diogo Viana comeu?Ninguem o aguentava."

Talvez tenha abusado dos Feijões (Hidratos de Carbono complexos), por alguma razão os adversários não o marcavam muito em cima.

O árbitro a dada altura disse "Dá-lhe gás, dá-lhe gás".



André Figueiredo

 
At 00:36, Blogger Unknown said...

André,

achei muito curioso (e estranho) este parágrafo da crónica ao jogo dos juvenis no site do Sporting:

"Na próxima jornada e naquele que será o último jogo da primeira fase, a realizar dia 4 de Março, pelas 11h00 na Academia Sporting/Puma, os "leões" vão defrontar uma equipa que vem de uma derrota, o CAC da Pontinha, mas que se encontra a meio da tabela classificativa. Naturalmente que nos planos do grupo sportinguista apenas a vitória interessa, mas existem outros objectivos a alcançar até ao final da temporada e que passam pela continuidade da ausência de lesões graves e de jogadores castigados por cartões vermelhos."

Passaram-se...

 
At 01:03, Blogger ACF said...

"mas existem outros objectivos a alcançar até ao final da temporada e que passam pela continuidade da ausência de lesões graves e de jogadores castigados por cartões vermelhos."

Passaram-se..."

Também li isso e não percebi, mas não comento o trabalho dos outros. Talvez seja algo que o treinador lhes tenha dito, talvez exista alguma lesão que a gente desconheça, sei que o Michael não está a 100% e estranhei a sua presença no banco. Quanto a cartões vermelhos eu presumo que estão a insinuar que não querem arriscar que um dos jogadores chave levem um vermelho VS Pontinha.

O CAC não tem estado bem nas últimas jornadas, mas o Sporting sem o Pedro Miranda não tinha saído da Pontinha com os 3 pontinhos, foi 1-0, mas o PM1 nos últimos 10 minutos fez um par de defesas muito importantes.

É pena que não coloquem sempre uma ficha de jogo no site. Porque assim temos que esperar até comprar o jornal para saber quem alinhou no jogo de Iniciados VS Corroios? É pior do que receber presentes na Vespera de Natal e ter que esperar até a manhã do dia seguinte para os poder desembrulhar.



André Figueiredo

 
At 11:24, Anonymous Anónimo said...

andré sabes por acaso quem será o futuro selecionador de sub 15 nacional??
abraço strike

 
At 11:26, Anonymous Anónimo said...

Toma lá pah:

João Santos
Leandro Albano
Josué Sá
João Freitas (André Oliveira)
Rui Coentrão
Afonso Taira (Mauro Antunes)
Sérgio Duarte
Diogo Freitas
Peter Caraballo (João Couras)
Danilo Serrano (Ariclene Oliveira)
Matthew Silva

Não utilizados: Joaquim Oliveira, Flaviano Rosa e Tiago Cerveira.

Golos de Diogo Freitas, Sérgio Duarte e André Oliveira.

Mais alguma coisa?

 
At 12:27, Blogger ACF said...

"Toma lá pah:

João Santos
Leandro Albano
Josué Sá
João Freitas (André Oliveira)
Rui Coentrão
Afonso Taira (Mauro Antunes)
Sérgio Duarte
Diogo Freitas
Peter Caraballo (João Couras)
Danilo Serrano (Ariclene Oliveira)
Matthew Silva

Não utilizados: Joaquim Oliveira, Flaviano Rosa e Tiago Cerveira.

Golos de Diogo Freitas, Sérgio Duarte e André Oliveira.

Mais alguma coisa?"

O "Natal" afinal chegou mesmo antes de Terça-Feira. Muito agradecido pela informação. De qualquer maneira eu depois coloco aqui uma imagem do artigo do Jorge Vicente no Jornal Sporting relativa a este jogo.

Presumo que o Taira foi trinco, Danilo e Diogo Freitas foram médios-interiores. Sérgio Duarte talvez na direita. Isso quer dizer que o Matthew jogou na esquerda? Não conheço muito bem o Matthew Silva.

Por último queria só saber como está o Daniel Pereira a recuperar da lesão. Muito obrigado.

"andré sabes por acaso quem será o futuro selecionador de sub 15 nacional??"

Não faço a mais pequena ideia, mas estou entusiasmado em relação a esse projecto de criarem uma Selecção Sub-15 (já agora uma Sub-14 também). Existem muitos técnicos com qualidade que podem desempenhar essa função. Muito importante é rodear os treinadores de gente competente e 100% dedicadas à Selecção e para isso tem que haver dinheiro, não são só os árbitros que precisam de ser profissionalizados.
Os adeptos estão sempre a dizer que é preciso correr com o Carlos Dinis, com o Paulo Sousa, etc, não digo que sejam uns génios, mas não me parece que os treinadores sejam o problema, a estrutura à sua volta tem que estar preparada. Penso é que o treinador tem que ser apropriado para treinar atletas desta ou daquela idade, a sua personalidade tem que ser adequada às idades, tem que se ter paciência e alguma empatia porque treinar jogadores de 18 ou 14 anos não é a mesma coisa. Não desgosto da atitude do Paulo Sousa, parece ser uma pessoa calma e com paciência para explicar aquilo que pretende. Ganhar é sempre bom, mas também é importante que os miúdos sintam a alegria de representar o seu país, sintam o quando os adeptos estão felizes de os ver ali, faz parte do leque de responsabilidades que têm que aprender a suportar na sua aprendizagem. Se poderem ganhar jogos ainda melhor, mas de Sub-15 a Sub-19 penso que é muito dificil construir uma equipa base e por isso para mim o importante é preparar os atletas para o próximo escalão. Repara como o Couceiro várias vezes vai buscar atletas de 18 e 19 anos para poder ficar com essa estrutura ao seu dispor durante X de anos. O Mister Carlos Dinis parece ser uma pessoa séria e sabe o que está a fazer, mas talvez precise de mais apoio da FPF e mais compreensão por parte dos adeptos.

Os adeptos fazem das derrotas e empates dos Sub-16 e Sub-17 um bicho de 7 cabeças e querem crucificar o Paulo Sousa e Carlos Dinis porque os seus preciosos meninos não ganharam um jogo. Encaro esses resultados com naturalidade e não penso que isso retire valor aos nossos jogadores, simplesmente estão inseridos numa estrutura que nada tem a ver com a Inglesa, Francesa, Holandesa ou a da Alemanha. Não achei que os Ingleses ou Alemães tivessem maior quantidade de jogadores de qualidade do que nós a nível de Sub-17.

O tempo se encarregará de julgar se o Paulo Sousa está a fazer um bom trabalho ou não.

É tudo muito bonito andar a passear a Selecção pelo Algarve, Peniche, Caldas, Castelo Branco, Rio Maior, Madeira, etc porque assim levam a Selecção ao povo, mas tendo em conta que têm pouco tempo para trabalhar e os miúdos andam sempre a correr dos clubes para a selecção e da selecção para os clubes não faria mais sentido realizar os jogos na zona de Lisboa?

Porque não o Vitor Pontes ou Manuel Machado para selecionador Sub-15? Se for alguém com "nome" (o tal "carisma" do qual tanto se gosta de falar) é mais fácil conseguir apoio.

Os adeptos também têm que mudar. Lá porque não convocaram os jogadores do seu clube não podem ficar felizes de ver a selecção perder. E caso a selecção jogue com os atletas do seu clube e perca não podem logo dizer que o treinador tem que ser despedido.

Os 2 maiores problemas do futebol são os dirigentes que não sabem escolher treinadores de qualidade para orientar um projecto e a outra são os dirigentes que dão chicotadas pscicológicas muitas vezes a gente de qualidade que precisa é de tempo. Quantas vezes o Sporting hipotecou o seu futuro com chicotadas para agradar aos adeptos mais nervosos e impacientes?

Chicotada ao Paulo Bento? Alguém me quer dizer o que isso iria resolver a médio-longo prazo? Estou 100% do lado do Paulo Bento e penso que é MUITO importante os jogadores perceberem que a chicotada não vai acontecer pois isso dá outra perspectiva tanto ao Mister como aos seus atletas.

Se os jogadores soubessem que o Peseiro não iria embora mais cedo ou mais tarde talvez tivessem jogado mais VS Paços de Ferreira e Académica, mas como sabem como as coisas se processam no futebol aproveitaram para dar uma mãozinha. Tem que haver uma mudança de mentalidades e FSF fez muito bem em dizer que não gosta de ver os adeptos assobiarem a equipa. Os jogadores têm que perceber que eles não controlam o a permanencia do treinador, a equiap técnica tem que ter estabilidade e tem que ter um Presidente que publicamente esteja ao seu laod mesmo que com isso se imcompatibilize com os adeptos. Quem quiser tomar medidas populares para agradar a todos é melhor meter-se na politica. O Sporting precisa e muito de um Presidente que perceba de futebol e não tenha medo de tomar medidas impopulares e felizmente agora tem lá esse homem.



André Figueiredo

 
At 14:49, Blogger Gonçalo said...

Olá André, já liguei para o Colégio de Quiaios e efectuei a minha inscrição para o Colóquio sobre futebol com Paulo Bento. Ainda não sabiam se tinham vagas mas se não tivessem depois diziam-me alguma coisa, mas em princípio ainda tem vagas.
Depois envio um resumo do que foi falado e se for possível envio também uma foto do colóquio.
Um abraço.

 
At 15:20, Anonymous Anónimo said...

ANDRÉ OBRIGADO pela resposta.
pois ao que parece ninguém sabe quem será o selecionador sub15.
já agora parabéns pelo destaque do teu blog na revista FUTEBOLISTA deste mês de MARÇO........O BLOG E TU MERECEM.......

 
At 16:39, Anonymous Anónimo said...

Meta fotos dos destaques em jogo por favor.Obrigado.Jorge Silva

 
At 18:12, Blogger ACF said...

"já agora parabéns pelo destaque do teu blog na revista FUTEBOLISTA deste mês de MARÇO........O BLOG E TU MERECEM......."

LOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Comprei a revista hoje, mas foi porque desfolhei as folhas muito rapidamente para ver a secção "Olheiro" para saber quem tinham escolhido. Para minha surpresa usaram 2 fotos minhas (não sabia que seria nesta edição), mas com essa história do blog ser mencionado é que me apanhas-te desprevenido porque sinceramente não sabia. Eu compro tanta revista que por falta de tempo nem chego a ler, Futebolista, Champions, World Soccer, Calcio Italia, Chelsea, tenho uma pilha na mesa de cabeceira que não há maneira de ler aquilo.

Ainda hoje tinha falado com um dos jornalistas da Futebolista para saber quando vão aparecer 2 dos atletas que eu fotografei para a revista e ele disse que o meu blog seria mencionado no site da revista, mas nada me disse sobre a revista em si.

É muito giro ver o meu blog numa revista conceituada como a Futebolista da qual sou fiel leitor desde o Verão. Vou ter que mostrar ao meu Pai e ao meu Tio que certamente vão achar piada.

"Meta fotos dos destaques em jogo por favor."

Vou tentar. Geralmente pergunto sempre aos árbitros e Delegados se não se importam que tire fotos da linha lateral, mas desta vez o árbitro disse que não e tive que ir para a bancada, as fotos em Benedita não ficaram muito boas (excepto o André Martins que ficou bem em todas) e por isso logo vou ver se arranjo mais alguma jeitosa. Se não faço mais é por falta de tempo, ainda hoje fui revelar fotos dos Infantis e Escolinhas para lhes entregar no Sábado.

E um grande abraço ao Nelson Oliveira e Nuno Francisco.

P.S. Não revelem fotos na KODAK eles cobram pelo menos 6 vezes mais do que na FNAC e já mais do que uma vez me lixaram um rolo.



André Figueiredo

 
At 18:52, Anonymous Anónimo said...

actualiza me a lista de marcadores dos juvenis André.

 
At 19:10, Anonymous Anónimo said...

Alguem sabe como funciona a estrutura do Sporting nas equipas de escolinhas, infantis e iniciados?
Isto é, existe três equipas de escolinhas, mas demasiados jogadores para formar 3 planteis de futebol de 7. O mesmo acontece com os infantis. Quais os criterios utilizados para dividir, por exemplo, os 30 atletas dos infantis de sete ou os iniciados de 1º ano, em duas equipas? São os melhores numa e os piores noutra ou tenta-se equilibrar as duas equipas?
Durante o ano, os jogadores podem mudar de equipas dentro do mesmo escalão, ou as equipas não se alteram (salvo raras excepções de miudos que passam a jogar em escalões acima devido ao seu talento)?

Já agora, André, o que achas te do miudo que venceu o premio de melhor jogador de escolinhas no estoril foot, e que jogou pelos infantis no sabado?
E o Diogo Alpalhão, o que achas-te(o regio deixou esta questão mas não deves ter visto)?

 
At 19:11, Blogger ACF said...

"actualiza me a lista de marcadores dos juvenis André."

O Wilson tem 16, o Andrade tem 8 e o Viana tem 7. O Amado deve andar nos 6 ou 7 e o Rosado um pouco atrás.

Eu após o final de 22ª jornada vou actualizar as estatisticas dos Juvenis para poder analisar como correu este campeonato regular e poder comparar com os 3 anteriores. Penso que alguns dos negativistas ficaram surpreendidos. Os números não dizem tudo em relação à qualidade da equipa, mas se o Sporting tivesse ganho ao Alverca em Alcochete e empatado em Alverca os números identificariam esta época como sendo francamente boa.

O Benfica e Alverca têm ambos boa equipas de Juvenis. Não perdemos pontos com um Casa Pia ou Pescadores como já aconteceu com outras equipas noutros escalões esta época.

A vitória dos Juvenis por 3-0 no Restelo foi excepcional, tal como a vitória do Benfica VS Alverca por 3-0 é uma vitória fora do comum porque tanto o Alverca como Belenenses têm boa equipa de Juvenis, tal como o Amadora este ano tem uma equipa de Juniores que merecia passar.

O Sporting obviamente quer ser campeão de juvenis, quer ganhar ao Benfica, mas não pode menosprezar o Alverca, uma vitória sobre os Ribatejanos pscicologicamente será um "boost" de confiança porque o Alverca é um osso bastante duro de roer. Este ano um Sporting VS Alverca é um jogo que vale a pena ver, se necessário ia ao Minho para ver esse jogo.



André Figueiredo

 
At 19:24, Blogger ACF said...

"Já agora, André, o que achas te do miudo que venceu o premio de melhor jogador de escolinhas no estoril foot, e que jogou pelos infantis no sabado?
E o Diogo Alpalhão, o que achas-te(o regio deixou esta questão mas não deves ter visto)?"

Sobre o Alpalhão eu vi a pergunta, não queria é responder porque acho que ainda é cedo demais, simplesmente não foi dos jogadores que me tenha saltado mais à vista, não quero com isto dizer que não tenha qualidade, simplesmente actuaram 12 jogadores (se não me engano) e não tive chance de estar a observar em pormenor cada um deles portanto prefiro não estar a dar uma opinião nesta altura, mas estarei atento no futuro.

Sobre o jogador do Estoril Foot que ganhou o prémio de melhor jogador ainda não os conheço bem, creio que estás a falar do Bernardo Carlos, ele não jogou de inicio em Pina Manique, mas creio que eventualmente jogou como lateral direito, ele tem o Nº4.

Gostei particularmente do Daniel Podence, Tiago Fernandes e Miguel Castro, mas nenhum dos atletas que jogaram pelo Sporting jogou mal, simplesmente esses 3 nesta partida saltaram mais à vista. O único que me decepcionou foi mesmo o Ponde, e não fui lá à espera de ver maravilhas da parte dele, ele simplesmente não me impressionou comparado com as performances dos seus colegas nesse jogo.

Eu vou tentar meter mais algumas fotos online desse jogo.



André Figueiredo

 
At 19:52, Anonymous Anónimo said...

sim actualiza isso tudo.

 
At 20:40, Anonymous Anónimo said...

O futuro treinador da selecção de sub-15 vai ser o João Santos, que está nos juniores do Oeiras e já esteve na equipa B do Benfica..
João

 
At 22:12, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez um excelente trabalho André! É fantastico a forma como acompanhas estas jovens promessas. Que continue assim
Cumprimentos*

 
At 11:54, Anonymous Anónimo said...

joão santos???..conheces andré??' é que eu nunca ouvi falar dele .....que opinião tens??

abraço strike

 
At 12:40, Blogger ACF said...

"Mais uma vez um excelente trabalho André! É fantastico a forma como acompanhas estas jovens promessas. Que continue assim"

Muito obrigado, é sempre bom saber que as pessoas gostam do blog, mas a minha verdadeira recompensa é estar presente nestes jogos. Vocês mais do que me agradecer deviam era ficar com inveja, LOL.

"joão santos???..conheces andré??' é que eu nunca ouvi falar dele .....que opinião tens??"

Não conheço, mas no dia 10 de Março os nossos Juniores vão jogar a Oeiras, aproveito para ficar com uma opinião do Mister João Santos.

De acordo com a agenda do site do Sporting parece que no próximo Domingo dia 4 de Março vai haver um Sporting VS Povoense (Campeonato Distrital de Iniciados da I Divisão) às 09:00. Isso quer dizer que posso ver esse jogo sem perder o Sporting Vs Pontinha em Juvenis que começa às 11:00. É só chegar lá 2 horas mais cedo que o habitual e poderei disfrutar de 2 partidas de futebol.

Quando alguém souber que jogos de Infantis vão haver em Pina Manique no Sábado SFF diga qualquer coisa.

O Olivais e Moscavide recebe o Gondomar no Domingo às 15:00 em Moscavide. No Gondomar está lá o Nicolás Canales, o Bijou e o Fernando Aguiar.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home