Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Cristian Ponde em "O Jogo". "Figo da Vila" em Stamford Bridge?



Aqui está um excelente artigo que aparece na edição de Sexta-Feira do jornal O Jogo e que é assinado por Filipe Alexandre Dias que ainda recentemente foi o responsável pelo artigo sobre Bruno Pereirinha em Janeiro na mesma publicação, e em 2005 foi ele também que assinou o artigo fantástico sobre o Cristian Ponde quando este assinou pelo Sporting:

"Cristian Ponde já brilha nos infantis

"O pequeno fenómeno contratado ao Olhanense há quase dois anos desloca-se a Lisboa ao fim-de-semana para jogar pelos leões, dando mostras do seu precoce talento. O JOGO já lhe tirou a pinta…
Sábado acorda preguiçoso em Pina Manique. Entre bocejos, um pequeno núcleo de pais e filhos, a que se juntam alguns curiosos, aglomera-se nas bancadas de um dos campos do complexo do Casa Pia, pólo dos escalões de escolinhas e infantis do Sporting. Na equipa leonina, que entra no recinto aprumada na pequenez irreverente de quem já se arroga o estatuto de craque, sobressai um miúdo alto – para os seus 12 anos – e de cabelo escuro, que todos os fins-de-semana não tem os pais para o levar ao campo e lhe lançar gritos de incentivo. Nem por isso se lhe nota um só traço de tristeza. Ele está no seu elemento, na idade dos sonhos, e o que acalenta é do tamanho do mundo, é a sua companhia, o amigo imaginário a puxar por ele na bancada, na esperança de que a sorte o acompanhe até algo melhor, mais grandioso. O miúdo chama-se Cristian Ponde, filho de emigrantes romenos que causou sensação quando, em Março de 2005, O JOGO o “descobriu” em Olhão – para onde foi viver com os pais, em busca de uma vida digna –, a assinar contrato com o Sporting. Há quase dois anos, o pequeno encarado como fenómeno tinha, na sua peugada, o rival Benfica e nada mais nada menos do que o Chelsea. Com o departamento de recrutamento leonino a operar de imediato – e beneficiando de uma mãozinha do amigo Niculae, então ainda jogador dos leões –, Cristian decidiu-se pelo clube que o apaixonara à chegada ao País. A transição para o Sporting foi calmamente planeada e dá agora os primeiros passos.

Hoje, aos 12 anos, o avançado divide o seu tempo entre Olhão e Lisboa. À sexta-feira, deixa para trás família e amigos, viajando com destino à capital, onde vai evoluindo com a formação de infantis B verde e branca. Seguindo um plano de acompanhamento específico delineado pelos responsáveis do sector de formação sedeado na Academia Sporting, o jovem atleta treina no Olhanense, estuda, durante a semana, no Algarve e, ao fim-de-semana, sua a camisola leonina, com a qual, aliás, já marca e promete. Com um longo caminho a percorrer e muito futebol nos pés, uma das esperanças do futebol jovem do emblema de Alvalade está já em construção.

Naquele sábado, Cristian fez mais um jogo pelos infantis. Até nem foi o seu melhor, mas um craque não se faz em poucos jogos. Essa é uma lição já aprendida. Mesmo assim, lutou, jogou e marcou o último dos seis golos sem resposta aplicados ao Ponte de Frielas. A aventura começa...

Um golo fácil e muito esforço

Num jogo de sete para sete em 60 minutos, como mandam os regulamentos dos jogos de infantis, o Sporting bate facilmente o Ponte de Frielas por 6-0. Cristian entra em campo ao minuto 20, mas as coisas teimam em não lhe sair bem. O seu contributo é modesto, mas nem por isso a exibição deixa de ser digna de registo, mesmo se algo diferente da dos dois jogos que antes fez na categoria, nos quais foi figura de proa, com muitos golos à mistura.

Ainda à procura do entendimento com os colegas que só encontra ao fim-de-semana, o puto farta-se de lutar, mas só perto do apito final consegue o seu golo, com uma emenda fácil junto da linha de baliza. Antes, falhara três boas ocasiões para atirar a contar, mas o próprio nível competitivo que encontra está a anos-luz daquele a que se habituara no Estádio José Arcanjo, onde sobressaía ao primeiro contacto com bola. O processo de crescimento está em fase de integração – e a exigente trajectória de leão ao peito ainda agora vai no começo.”

“Tenho sempre alguém à espera”

Perfeitamente adaptado ao ambiente que sonha encontrar durante a semana, Cristian conta os seus dias a O JOGO. “Estou a gostar muito do Sporting. Toda a gente me trata bem. O ambiente é muito bom, e somos todos amigos”, conta. Sexta-feira é dia de seguir, com os pais, até à estação de comboios de Tavira, e ele mal consegue esconder a ansiedade. À despedida, não há tempo para lágrimas, apenas para um “Até já!”, que o sonho mora pouco mais de duas centenas de quilómetros a norte de casa. “Vou sempre sozinho até Lisboa, mal posso esperar pela chegada, e há alguém sempre à minha espera. Já me estou a habituar. Não custa nada”, revela. Antes de assentar pé na carruagem, o pai Constantin deixa-lhe um último afago e algo mais para que nada falte, mesmo não havendo muito lá em casa: “O meu pai dá-me sempre algum dinheiro, que tento poupar. O dinheiro não é muito, e temos de lhe dar valor, como ele me diz.”

“Sporting será campeão”

Atento à campanha da equipa de Paulo Bento, Cristian tem fé que será desta que os leões vão resgatar o título que lhes foge desde 2001/02. Sempre que pode, o pequeno dá um salto a Alvalade para ver jogar os graúdos e sofrer como qualquer comum adepto: “Sempre que há possibilidade, assisto aos jogos na televisão – e até já vi alguns em Alvalade. Espero que a equipa seja campeã. Tem muitos jogadores jovens e com talento.”

Além de Nani, Cristian presta especial atenção aos outros talentos que saíram da cantera leonina: “Gosto deles todos, principalmente do João Moutinho e do Miguel Veloso. O Djaló também é muito bom, é rápido e chuta bem à baliza. O Sporting tem mesmo uma grande equipa.”

“Quero uma PSP”

Oriundo de uma família modesta, desde cedo Cristian se habituou a contentar-se com pouco. Sem disso se queixar, o “leãozinho” até já tem uma PS2 – “oferecida por O JOGO”, como fez questão de recordar –, mas, agora, o pensamento é mais avançado, com a nova versão do “Pro Evolution Soccer” (PES) no horizonte, claro está. “Tenho lá aquela PS2 que vocês me deram, mas ainda só tenho o PES 4. Gostava de ter o 6 e uma Playstation Portable [PSP].” Para concretizar a “ambição”, o petiz até já está a formar o seu primeiro pé-de-meia: “Ando a poupar, a tentar não estragar o dinheiro que o meu pai me vai dando, e talvez assim consiga comprar a minha PSP. Há um amigo meu que tem, já joguei nela e gostava de ter a minha.”

“Tem muita qualidade mas precisa de crescer”

Técnico principal das formações infantis do Sporting, José João passou em revista os primeiros tempos de Cristian Ponde, explicando a origem e o objectivo do plano que lhe foi traçado. Segundo o treinador, o romeno tem muitos predicados a amadurecer, e, nestes casos, o tempo e o melhor acompanhamento são o segredo para a correcta formação do jogador. Para que nada falte, há todo um plano previamente esboçado, que não se estende só ao camisola 9 dos infantis B. “O Cristian está ao abrigo de um programa especial traçado pelo Sporting. Inseridos neste programa, temo-lo a ele e a um outro miúdo, de São João da Madeira. Jovens que moram muito longe de Lisboa foram alvo deste programa, no qual, aliás, contamos com a colaboração do Olhanense e da Sanjoanense. Eles treinam-se nestes clubes, da sua localidade, durante a semana e, ao fim-de-semana, jogam pelo Sporting, uma vez que a idade que têm desaconselha a que abandonem o seu ambiente. É preciso haver um cuidado especial ao nível do entrosamento, da competição. Tudo é, agora, diferente, daí este acompanhamento específico. Tentamos trabalhar todas as vertentes e preparar devidamente o crescimento deles”, pormenorizou.

Numa análise individual ao romeno, José João destacou-lhe as virtudes, mas alertou para o trabalho que o miúdo tem pela frente: “Ele está em franco processo de desenvolvimento. Tem bastante altura para a sua idade, evidencia muita qualidade, mas só isso não é suficiente, como é óbvio.”

Atenção aos pontos fracos

Dada a diferença acentuada de nível e intensidade de jogo que Cristian encontrou na transição do Olhanense para o Sporting, o técnico José João explicou que esta é um ponto de viragem. É nestas alturas que os miúdos tomam consciência das suas debilidades: “Temos sempre de ter em atenção os seus aspectos menos fortes. Os primeiros tempos de jovens nesta situação são sempre complicados. É necessária pedagogia e também cuidado na análise. As diferenças competitivas são grandes, e é aqui que começa o trabalho de melhoramento.”

Nani é jogador favorito

Cristian nem pestaneja quando a pergunta lhe é endereçada. “O meu jogador favorito? É o Nani”, exclama. O craque de palmo e meio ganha um brilho nos olhos quando, logo de seguida, adianta: “Somos bons amigos. Quando me magoei num pé, fui fazer tratamento ao Sporting, e ele foi lá visitar-me. Deu-me um aperto de mão e perguntou-me se eu estava melhor. Foi giro. O Miguel Veloso foi com ele, e agora, quando me vêem, metem-se logo comigo.” E, com um sorriso, completa: “Também já falei com o Paulo Bento, que é muito porreiro.”

Anseia jogar com o Benfica

À medida que vai assimilando a cultura leonina, o pequeno avançado já sonha em fazer a diferença num dérbi dos dérbis entre “pequenos”. O romeno até já defrontou o arqui-rival Benfica, mas a recordação não foi a melhor – e já sonha com a “vingança”: “Por acaso já joguei contra eles, num torneio que fiz com o Sporting no Luxemburgo, mas perdemos 1-0. Não quero falar muito desse jogo. Quero é saber quando é o próximo. Quero ganhar e marcar golos.”

Tem gosto pelos estudos

Amigo dos livros, Cristian orgulha-se, sem vaidade, do seu interesse e bom aproveitamento escolar. Não há disciplina que o atemorize: “Estou no 6.º ano e sou dos melhores da sala a quase tudo: Matemática, Ciências da Natureza, História e Educação Física, claro. Gosto muito de estudar, já conheço toda a gente na minha escola, mas gosto mais de jogar à bola.”

Visita à Roménia

Embora já há alguns anos em Portugal, a família Ponde tem feito economias para poder visitar o seu país-natal, se possível já no próximo Verão. A perspectiva da viagem deixa Cristian visivelmente entusiasmado: “Gostava de lá voltar. Às vezes, nem me lembro bem como é a Roménia.”

Acolhimento em famílias

Só a partir dos 13 anos é que os jovens da formação passam a viver na Academia. Cristian tem 12 anos e reside em Olhão, pelo que o Centro de Futebol do Sporting é encarado como desaconselhável, para já, à sua instalação. A alternativa dos responsáveis leoninos passa por encontrar um lar estável e harmonioso de um jovem atleta da capital. Assim, o romeno passa o fim-de-semana em casa do amigo e companheiro Carlos André."

Texto de Filipe Alexandre Dias


In Record (Versão Online):

"Mesmo sem ter apresentado qualquer reforço após a recente reabertura do mercado de transferências, o Sporting manteve-se particularmente activo na área da prospecção e recrutamento durante o mês de Janeiro.

Jean Paul, coordenador técnico da formação leonina, esteve em observações na conceituada Copa São Paulo e, na sequência desse trabalho de 30 dias, os leões encontram-se já a negociar a aquisição de mais quatro jovens talentos brasileiros, com menos de 20 anos e previamente referenciados.

O clube de Alvalade pretende, deste modo, dar sequência à aposta estratégica iniciada há precisamente um ano, aquando das contratações de Ronny e Yannick Pupo, ambos formados no gigante paulista Corinthians. O lateral-esquerdo, de resto, já faz parte do plantel principal e o médio está na rampa de lançamento para os seniores."



André Figueiredo

12 Comments:

At 03:37, Anonymous Anónimo said...

Hi ANDRE

Please describe him a player is he a striker or a winger.

Roy

 
At 16:34, Anonymous Anónimo said...

André, gosto muito do teu blog, quando estiveres no Algarve aproveita e tira também uma fotos e apontamentos do Michael.

Ana

 
At 18:26, Blogger ACF said...

Roy, I have never seen Ponde play, therefore I haven’t got the slightest idea how he plays or what his strenghts and qualities are. He'll likely be integrated as a 1st year Initiated next year at the Academy, for now he's a 2nd year Infantile and he's not a resident of the Alcochete Academy, he stays with his family in Olhão (Algarve) during the week and only comes up to Lisbon to participate in U-13 competitions during the weekend. At this stage he's playing seven-a-side football (6 outfield players and 1 goalie) and he's wearing the Nº9 Jersey so he's a forward and most likely a centre-forward. There's a possibility that I might get to see him next Monday or Tuesday in Estoril if I'm lucky (and if I can get enough sleep till then).

TGI Friday, have a good one.



André Figueiredo

 
At 18:31, Blogger ACF said...

Ana, o Michael é boa gente e claro que se o tempo estiver bom (vamos lá a ver) vou tirar bastantes fotografias do Michael Santos e de todos os seus colegas.

Para quem está interessado no Colóquio do Mister Paulo Bento em Quiaios a 6 de Março eu já descobri que isto vai ser organizado pelo Colégio de Quiaios e para saberem mais é só ligarem para 233 917 510.



André Figueiredo

 
At 18:36, Anonymous Anónimo said...

Achas que o Yannick Pupo esta na calha para integrar os seniores? O facto de nao ser titular nos juniores querera dizer algo, ou nao?

Outra, o que pensas das possibilidades do Andre Marques integrar o plantel senior (caso o Miguel Garcia nao renove e o Caneira ficar definitvamente como lateral direito, abre-se um lugar no plantel).

Joao (o novo blogger sucks!!)

 
At 19:16, Blogger ACF said...

"ó andré, ñ te esqueças que a nossa eqipa se piorou em relaçao a stembro, foi tambem pq houve turbulencia com mudança de treinador pelo meio."

Eu não disse que a equipa de Juniores piorou entre Setembro e Fevereiro, o que eu disse foi que a evolução da equipa de juniores do Benfica nesses 5 meses parece ter sido maior do que a nossa. Apenas lanço essa critica porque o Sporting é a melhor equipa de Juniores nesta zona e é mais fácil ao Galgo que vai em segundo olhar para o Coelho e ter motivaçã para se aproximar do que é fácil para o Coelho que já vai à frente ter motivação para aumentar a distância que os separa. Sò estou a dizer que somos melhores, já eramos melhores em Setembro, mas isso não basta, temos que querer mais, ou pelo menos não deixar o adversário se aproximar ou ganahr confiança. Temos equipa para jogar mais, com mais personalidade e com maior segurança do que fizemos no Sábado. Não critico a equipa, nem o treinador pois gosto de todos tal como gostava do LM e GP, mas tem que se exigir mais do que se viu no Sábado.

"os jogadores de formaçao sao mt sensiveis e cortar de repente com as estruturas é duro. não esqecer q os juniores desde o inicio da epoca passada até agora, já tiveram 3 treinadores diferentes: P.Bento, Luís Martins e Lima, sendo que as mudanças foram sempre a meio da epoca o que ñ ajuda nada. ao passo q a grande parte dos juniores do benfica já tem o mesmo treinador (lage) há pelo menos 3 anos, pq os acompanhou desde os juvenis ate agora aos juniores. ha muitos automatismos."

Tudo isso é verdade, mas esta equipa daqui por 2 meses tem que estar a jogar melhor do que joga agora, não digo que estejam a jogar mal (longe disso), mas é preciso avaliar o percurso recente e saber se estamos ou não plenamente satisfeitos com a qualidade colectiva e individual da equipa. Ganhar por 1-0 ao Benfica é bom, mas queri aver mais posse de bola, queria qeu cedessem muito menos cantos e livres e queria que os alas do SLB chegassem MUITO menos vezes à linha de fundo. Não existe nada de errado com uma performance menos conseguida desde que os jogadores tenham (e de certeza que tiveram) a noção que não foi uma exibição brilhante e isso deveu-se tanto à qualidade do adversário como a uma exibição Leonina algo menos que brilhante. O que está no passado está no passado, agora é preciso humildade para encarar as deficiência e ambição para as superar.

"Achas que o Yannick Pupo esta na calha para integrar os seniores? O facto de nao ser titular nos juniores querera dizer algo, ou nao?"

VS Benfica o Yannick entrou aos 60 mts e o Alison só saiu aos 86 mts portanto não é uma questão que tenha a ver com meter X de extra-comunitários na equipa e terá mais a ver com o Mister ter mais confiança no Adrien do que no YP. O Adrien é um grande jogador tal como o André Pires, João Gonçalves e Yannick também são, ninguém num clube como o Sporting que aposta tanto na formação chega à equipa de juniores sem ser um belissimo jogador, mas o Sporting só joga com um Nº10 (embora por vezes acabe o jogo com 2 jogadores dessas caracteristicas a médio-interior) e por agora o Mister claramente decidiu apostar no Adrien que pouco a pouco se começa a afirmar e acredito que seja um jogador mais consistente (até pelo seu estilo de jogo) naquela posição do que outras alternativas que existem no plantel.

Eu pessoalmente gosto do Yannick (tanto no talento como na personalidade) e nunca o vi fazer um jogo mau, tem muita qualidade tecnica, acho que ele é bom no passe e na recepção, tem um remate de meia distância muito bom e penso que não é nada mau nos aspectos defensivos. Neste momento o Carriço, Patrício e Pires são os jogadores que mais me agradam entre os Juniores de 2º ano pela sua consistência jogo após jogo, mas TODOS os jogadores naquele plantel são grandes jogadores e nenhum deles está fora de ser considerado para os seniores, é tudo uma questão de mostrarem serviço ao longo da época e serem consistentes, mas terão que ter em mente que de certeza absoluta não vão ser todos integrados e que um empréstimo não é uma sentença de morte tal como não foi para o Beto, Carlos Martins, Veloso, Djaló, Pereirinha e muitos outros no futuro. O empréstimo não é negativo, mas perder a ambição porque ficam tristes devido a um empréstimo é que seria mesmo a morte do artista.

"Outra, o que pensas das possibilidades do Andre Marques integrar o plantel senior (caso o Miguel Garcia nao renove e o Caneira ficar definitvamente como lateral direito, abre-se um lugar no plantel)"

Não acredito que o Miguel Garcia saia do Sporting, ficaria chocado se isso acontecer. O André só o vi jogar 1 ou 2 jogos no OM e não esteve mal embora seja um lateral mais de contenção e que é bom a dobrar os centrais do que propriamente um lateral ofensivo. Pelo que me disseram parece que o AM anda a jogar muito bem e não ficariam espantados de o verem regressar ao Sporting como aconteceu ao BP25. Tudo pode acontecer, o Caneira pode ir para o Valencia, o Tello pode sair e isso pode abrir espaço para o AM ou até para o Marco Lança ser integrado nos A desta vez como lateral esquerdo. O importante é saberem que o seu trabalho é observado e valorizado pelos responsáveis do Sporting.



André Figueiredo

 
At 20:57, Blogger Joao said...

Sem querer ser cansativo, e o Celestino? Achas que tem chances? Ou o meio campo está demasiado povoado para haver entradas nessa parte do terreno?

 
At 21:03, Anonymous Anónimo said...

André, o Cristian é infantil de 1º ano, para o ano ainda é infantil.
João

 
At 21:19, Blogger ACF said...

"Sem querer ser cansativo, e o Celestino? Achas que tem chances? Ou o meio campo está demasiado povoado para haver entradas nessa parte do terreno?"

Não estás a ser cansativo, falar dos nossos jovens nunca é entendiante ou aborrecido. O Celestino é bom jogador, mas por vezes não é só a qualidade que importa pois também é preciso que exista uma necessidade/lacuna no plantel que permita a entrada de mais um elemento.

O Celestino é um jogador que me agrada, mas é dificil especular sobre quem vai entrar sem saber quem vai sair. Se sair um Paredes, Farnerud, João Alves, Romagnoli, Carlos Martins ou até mesmo um Nani isso pode abrir espaço ao Celestino. Eu gosto dele e penso que será um jogador com fortes possibilidades de ser integrado, mas tudo depende de como lhe correr a época e da continuidade de alguns dos nossos médios. Duvido que Romagnoli, Farnerud continuem e ainda pode sair mais um ou outro.

Parece ser um rapaz muito humilde.

"André, o Cristian é infantil de 1º ano, para o ano ainda é infantil."

Tens toda a razão, o próprio artigo do FAD diz "Infantil B". Eu abaixo dos Sub-15 vejo-me um poucos às aranhas e raramente vou a Pina Manique portanto vais ter que me desculpar em relação a estes equívocos.



André Figueiredo

 
At 22:56, Blogger Incómodo said...

Alguém sabe a data de nascimento do jogador?

Se ele fez anos até ao dia de hoje então tem mais um ano de Infantil. caso contrário está no último ano de infantil.

Por estar na equipa B penso que poderá ser o ultimo ano de infantil. Porque se repararem o sporting normalmente põe os miudos no 1º de Infantis na equipa C e D, que competem em futebol de 7. De qualquer maneira em casos especiais (como parece ser o deste miudo), são colocados em equipas de idade superior.

 
At 23:47, Blogger ACF said...

Eu estava convencido que ele estava a cumprir o seu último ano de Infantil, mas o artigo do FAD diz lá que ele é Iniciado B.

Mas, no artigo do FAD em 05 dizia lá que o CIP seria integrado no Sporting quando fosse Infantil em 06/07 portanto tenho que assumir que ele em 06/07 está a cumprir o 1º ano de Infantil pois essa informação (de ele actualmente ser Infantil 1º ano) surge em ambos os artigos.

Mas já me prometeram que no próximo artigo sobre o CIP vão mencionar a data de nascimento e a altura (estatura física) do rapaz.

Se tivesse que apostar eu diria que o Cristian Ponde nasceu a 26 de Janeiro de 1995 porque o FAD disse que ele nasceu no mesmo dia que o José Mourinho (26/01) e no artigo em 2005 diziam que o puto tinha 10 aninhos, e a 16 de Fevereiro de 2007 o FAD diz que ele tem 12 anos portanto 26/01/1995 é o meu palpite.

O artigo de 2005 está disponível aqui:

http://lusofootball.blogspot.com/2006/08/about-boy.html#comments



André Figueiredo

 
At 23:58, Blogger Carlos said...

O "Cris" é Sub-12, logo é Infantil de 1º ano.

 

Enviar um comentário

<< Home