Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Mister José Lima, Mário Lino, Rui Dias e Bruno Lage



Em relação à nossa recente vitória em Juniores no terreno do Benfica neste passado Sábado é preciso reflectir sobre a mesma, porque quando se perde nem tudo está mal, mas nem sempre quando se ganha tudo está bem.

Na minha óptica em termos exibicionais apenas 3 dos Leões iniciais roçaram a excelência neste jogo, foram eles o Daniel Carriço e Rui Patrício que estiveram ao seu nível e Adrien Silva que assinou possivelmente a sua melhor exibição da época e mostrou grande maturidade e competitividade. Quantos aos outros jogadores, alguns jogaram 1 furo abaixo daquilo que sabem fazer, mas outros estiveram 2 ou 3 furos abaixo do seu real valor. É certo que o Sporting ganhou na casa do adversário onde este esteve MUITO bem apoiado pela sua massa adepta, já é a 2ª vitoria esta época sobre este nemesis, mas será que o Sporting esteve melhor do que em Setembro? Não, não esteve, o Benfica por outro lado apesar de não ter sido brilhante acredito que fez a melhor exibição possível nesta altura do campeonato tendo em conta as suas limitações a nível de maturidade e capacidade fisica, jogou com muitos atletas nascidos em 1989, mas mesmo assim não foram inferiores durante momentos do jogo, é uma equipa que me parece ter dado um salto maior em qualidade desde Setembro do que a nossa e por isso não podemos ficar satisfeitos com a nossa evolução colectiva neste últimos 5 meses.
É certo que era na casa do adversário, é certo que o Benfica precisava ganhar ou perdia o 2º lugar, mas não podemos virar a cara a alguns momentos menos conseguidos ou exibições individuais mais apagadas, temos talento individual e colectivo para jogar muito melhor e será necessário olhar para esta última exibição como algo sobre o qual podemos e devemos melhorar. O Sporting não joga contra o Benfica ou contra o Louletano, estes nossos talentos jogam contra si próprios e já neste Sábado têm de se preocupar em jogar melhor do que jogou no Seixal e não melhor do que o Louletano, quando jogamos bem então o que o adversário faz ou deixa de fazer não terá demasiada importância pois nós queremos dançar ao som da nossa própria música.

Penso que a exibição que nos causou maiores problemas foi mesmo a de Tiago Pinto e a de Milan Jeremic porque a desinspiração de um ajudou o outro a crescer, Tiago (e Marco Matias) fez um jogo pouco conseguido deixou-se ultrapassar muitas vezes por Jeremic que depois surgia nas costas de Marco Lança quando este controlava o jogo aéreo de Yu Dabao. O Chinês revelou-se como um homem de área algo estático ao estilo de Elpideo Silva (serve o seu propósito em prol da equipa, mas não lhe chamem de craque), muito se falou da sua mobilidade, mas eu não o achei nada de especial nesse capitulo. Essencialmente Dabao encostou em Carriço e Lança e serviu para prender os centrais adversários, mas revelou visão de jogo e qualidade no passe suficiente para municiar Jeremic que foi a unidade que criou mais embaraços à defensiva do Sporting. É sempre bom ver que os adeptos finalmente começam a acordar para a qualidade e regularidade de Marco Lança que esta época no jogo aéreo e actuando mais recuado tem sido o complemento ideal para Daniel Carriço, mas ironicamente o Marco neste jogo nem sequer esteve ao seu melhor nível, portanto já ficam a saber com o que podem contar da parte deste atleta que tantas vezes foi ignorado. Quanto a Dabao, um Ponta-de-Lança fixo que joga sempre na frente à espera de passes longos tem que ter boa recepção de bola, sem essa caracteristica mais vale ir jogar Ping-pong, Dabao mostrou ser melhor no passe do que na recepção.

Quanto às inúmeras criticas que fizeram ao Mister Bruno Lage sobre ter jogado com “medo” ou ter abdicado da sua identidade táctica face a um oponente mais sólido quanto a isso tenho que dizer que as criticas são tremendamente injustas. O Sporting controlou a 1ª parte, o Benfica remeteu-se à defesa e só atacou pela certa utilizando Jeremic para jogar em contra-ataque enquanto o Sporting com Marco Matias incapaz de aparecer no jogo não teve velocidade para desequilibrar o meio-campo Vermelho em jogadas de contra-ataque onde o Benfica pareceu ser melhor nas transições porque Jeremic subia e sabia que tinha Dabao à espera fixo no meio enquanto Alison subia mas no Sporting Ricardo Nogueira não joga fixo à espera do passe dos alas, são modelos de jogo cuja sector finalizador joga de maneira diferente. O Benfica é mais previsivel, mas por vezes ser imprevisivel prejudica mais a própria equipa do que o adversário. Se o Benfica tivesse jogado o seu jogo habitual talvez tivesse saído para o intervalo a perder por 2-0 e então os "iluminados" que agora dizem que Bruno Lage foi cobarde seriam os primeiros a dizer que não se pode jogar contra uma equipa como a do Sporting de forma excessivamente ousada.

O Benfica sacrificou Kaz Patafta ao deixar o jovem no banco, Miguel Rosa auxiliou Romeu Ribeiro em tarefas defensivas, e Lage não deu muita liberdade a André Carvalhas (jogador de grande talento mas que no Sábado desempenhou um papel com menos glamour). O seu meio campo nunca se desdobrou muita para a frente na transição defesa-ataque e os seus laterais também só subiram em situações de superioridade numérica (o que valeu muitas criticas ao Capitão André Casaca), era mesmo só Jeremic, Dabao e limitadamente Carvalhas. Quem dera ao Sporting que o Benfica na 1ª parte tivesse subido no terreno para dar mais espaço a Alison e Marco Matias. A única critica válida seria a lentidão com que Bruno Lage efectuou as substituições.

Bruno Lage é um treinador jovem, mas já tem 10 anos de experiência e 3 anos da casa, é lamentável que alguns adeptos só queiram estar no futebol pelas vitórias e não pelo clube e tenham agora decido crucificar o homem devido a uma derrota. Um treinador e um projecto de equipa de futebol dispensam de bom agrado estes “nervosos” e maus perdedores que não ligam aos putos e só mostram a cara nos jogos com mais mediatismo.
Quanto a José Lima, foi um guerreiro no banco, nunca nervoso, mas muitas vezes insatisfeito e sem problemas em manifestar o seu desagrado aos seus homenzinhos que cada vez mais jogam como adultos e jogam até ao último segundo acreditando sempre e espelhando em campo a personalidade do seu Mister e de Mário Lima (foram o 12º e 13ª jogador da nossa equipa). Não foi uma grande exibição Leonina (longe disso na 2ª parte), mas foi uma grande vitória, um transbordar de emoções e Sportinguismo ao 92º minuto após esse menino mágico chamado Adrien Silva nos ter entregue uma vitória que chegou a estar tão, tão, tão longe 15 minutos atrás.

Por último, a imprensa desportiva é mesmo hilariante pois fez 4 artigos enormes sobre Dabao a seguir ao Benfica Vs Portimonense (20 jogos, 17 derrotas e 3 empates), mas 8 dias depois lançaram 2 ou 3 parágrafos sobre o Sporting Vs Benfica, e o Jornal "O Jogo" inclusive disse "Dabao começa a mostrar pormenores". Enfim, será que foram ver o jogo? Já agora lanço a pergunta, qual é a tradição da China de formar jogadores com classe Europeia (já nem digo mundial)? O Dong Fangzhuo coitadinho também era uma grande promessa, mas com 22 anos continua a dar chutos no Real Antuérpia. Não me oponho a que as camadas jovens contratem estrangeiros, mas o meu critério é o mesmo que tenho para a Selecção Nacional A, para virem têm que ser jogadores de qualidade inquestionável e têm de ser lusófonos, acho bem que apostem em Brasileiros, Angolanos, Moçambicanos, Guineenses, Cabo-Verdianso, Timorenses, etc, etc, etc mas Chineses? Apostem antes nos Portugueses filhos de emigrantes que actuam no estrangeiro, Portugal tem que apostar mais nos Robert Pires e menos nos Makukulas e outros individuos com pouca ou nenhuma empatia para com a nossa cultura.

Sporting Vs Louletano (21ª Jornada de Juniores).
17 de Fevereiro, 15:00, Campo Nº1 da Academia do Sporting.






Liedson da Silva Muniz

Marco van Basten

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro

O blog "Adepto de Sofá" teve o previlégio de entrevistar no passado Sábado o médio Sub-19 João Gonçalves, entrevista essa que pode ser lida aqui, e foi conduzida exclusivamente por Zé Carlos (autor do mesmo blog).

A equipa Sub-18 do Chelsea recebeu nesta passada Sexta-Feira a equipa Sub-18 do Arsenal e a partida ficou em 2-2 apesar do Arsenal estar reduzido a 10 jogadores aos 70 minutos e a perder por 1 golo. A equipa Sub-18 do Arsenal permanece invicta esta temporada e Rui Fonte marcou 1 dos golos. Ricardo Fernandes entrou aos 70 minutos na equipa azul. Se bem me lembro o Fábio Ferreira esteve ausente devido a lesão no jogo de 29 de Janeiro VS Aston Villa, talvez continue no estaleiro. Nem o Fernandes (28/03/89) nem Ferreira (03/05/89) estão na mais recente convocatória Sub-18



André Figueiredo

29 Comments:

At 20:19, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde,

Penso que não convém ampliar as palavras do Figo, continuo a achar que apesar de evitáveis - os festejos - não deixaram de ser reacções próprias de um profissional. Geralmente o Figo sabe bem o que quer, sem se deixar levar pelas razões do coração... Quanto ao resto, devemos apesar de tudo tentar manter o elo que une Figo ao Sporting, já ele que poderá vir a ser um "asset" valioso no futuro. Isto enquanto Figo souber manter o devido respeito e carinho pelo Sporting enquanto clube e instituição, claro!

Felicito-te mais uma vez pelo blog: além de ser ímpar pela informação acerca do futebol made in Academia promove até algum debate sem ódios patetas ;)

SL,
Pedro

 
At 20:36, Blogger ACF said...

O Figo foi e ainda é um grande jogador e teve um impacto social enorme no povo Lusitano, mas nada mais do que isso. Lá por saber dar chutos numa bola ou por ser famoso e obscenamente rico não faz dele um exemplo a seguir e certamente não faz dele o meu herói pessoal.

Os meus heróis são os meus pais e os meus professores no Ensino Primário. É preciso saber manter as coisas em perspectiva, o Figo é um fulano que nos últimos 15 anos viveu numa torre de marfim e agora chama mesquinhos aos pobres ingénuos que ainda se sentem emocionalmente agarrados a ele.

O dia em que o Figo vier para o Sporting para ocupar um cargo qualquer vai haver uma fila à volta do Alvalade XXI recheada de bajuladores que lhe virão prestar tributos e vassalagens e desesperados por serem vistos como amiguinhos dele.



André Figueiredo

 
At 12:23, Blogger 30 said...

O mister Bruno Lage é um treinador espectacular. Eu respeito a opinião dos que vêm a maioria dos jogos, pois todos têm direito à critica e a ter opinião diferente.

Não posso aceitar é que pessoas que apenas viram um jogo da equipa criticam.

O mister Lage é um treinador fantástico, dentro e fora de campo.

 
At 12:36, Blogger ACF said...

Nunca irei compreender os adeptos que ficam muito aborrecidos com as derrotas, afinal eles amam o seu clube ou amam as vitórias? Qual é o clube que não perde desde que enfrente adversários fortes? Isto faz lembrar aqueles casais que se casam em Maio mas se divorciam em Agosto quando se apercebem que não vai haver "marmelada" jornada após jornada.

Existem adeptos que deviam esquecer o Sporting, o Benfica, o Newcastle, o Sevilha, a Roma, West Ham e deviam antes irem tornar-se sócios do Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus, Manchester ou qualquer outro clube que ganhe com mais regularidade.

Sou sócio e adepto do meu clube porque sinto empatia para com ele e a sua massa adepta, as vitórias são um "plus" e eu nunca venho para aqui de "machado" na mão após uma derrota para ceifar treinadores ou jogadores, nem nunca falhei um jogo do meu clube após uma derrota nem tenho vergonha de dizer qual é a minha equipa após os desaires, mas existe muita gente que só anda de cara descoberta nos bons momentos.

Especialmente no futebol de formação as vitórias não são a única coisa que me interessa e muitos adeptos parece que não têm mentalidade para entender disso e passam da euforia à depressão muito depressa. Talvez devessem antes reparar na alegria dos putos quando estão a jogar e a camaradagem entre eles quando conseguem o golo.



André Figueiredo

 
At 19:39, Anonymous Anónimo said...

Andre, ligaste para o Estoril Foot?
O que te disseram?

Abraço

 
At 20:03, Blogger ACF said...

"Andre, ligaste para o Estoril Foot?
O que te disseram?"

Não, de manhã estive no Jamor a ver os treinos dos Sub-18 e durante a tarde estive horas retido na KODAK porque me lixaram as fotos do Jamor, só cheguei a casa por volta das 19:00.

Amanhã tenho muito trabalho atrasado para despachar, mas quero ver se me informo sobre os jogos para dia 19 no Estoril Foot. Contactei a acessoria de imprensa da FPF a respeito desse torneio mas esta semana eles estão um pouco mais lentos a responder aos meus E-Mails portanto terei que tentar uma abordagem mais directa.

O Sporting joga para a Taça no dia 28 de Fevereiro, como nesse dia não vão haver jogos das camadas jovens talvez vá a Alvalade ver essa partida. Já não vou ver um jogo oficial da equipa senior do Sporting desde 1983 (só vou a amigáveis disputados durante o dia). O Paulo Bento pela sua seriedade merece uns quantos gestos de solidariedade por parte dos adeptos.



André Figueiredo

 
At 20:53, Blogger Incómodo said...

André, parece-me injusto fazeres uma avaliação tão precoce a um jogador que veio do outro lado do mundo, que fala uma língua diferente e que tem pouco mais de 5 treinos com esta equipa. Como é normal, daqui a 2 ou 3 meses sim este jogador poderá mostrar mais do seu real valor. Mas é inquestionávelmente um jogador que era impossível encontrar no mercado português da sua idade.

Em relação a filhos de emigrantes, podes estar descansado que o Benfica não está a dormir. O próprio Romeu Ribeiro é filho de emigrante. E este Inverno contratamos um jogador ao Grasshopers da suiça filho de emigrantes que jogava já na equipa Juvenil, apesar de ser Iniciado.

Cumprimentos

 
At 21:35, Blogger ACF said...

"André, parece-me injusto fazeres uma avaliação tão precoce a um jogador"

Eu não fechei o livro sobre Yu Dabao, apenas disse qual foi a impressão que fiquei dele após o ter observado durante 93 minutos, é lento, fisicamente forte, mau na recepção, razoavel no passe e visão de jogo acima da média, foi isto que eu vi contra o Sporting, é inteiramente possível que contra uma equipa mais fraca ele possa mostrar mais. Pelo que vi exibe as caracteristicas de PDL fixo e que tem necessariamente de jogar num sistema com alas e se possível com 2 PDL de maneir a ele prender os centrais e assim abrir espaços a um Sami (por exemplo) ou outro jogador de maior mobilidade.

"que veio do outro lado do mundo, que fala uma língua diferente e que tem pouco mais de 5 treinos com esta equipa."

Ele teve meia dúzia de treinos como eu opinei 8 dias atrás ou já treinava à experiência durante 2 ou 3 meses?

"Como é normal, daqui a 2 ou 3 meses sim este jogador poderá mostrar mais do seu real valor. Mas é inquestionávelmente um jogador que era impossível encontrar no mercado português da sua idade."

Daqui por 2 meses ele terá 19 anos, é certo que parece reunir um conjunto de caracteristicas que fazem dele uma alternativa aos outros avançados que o Benfica tem no seu plantel de Juniores especialmente em termos de desenvolvimento fisico. Impossível encontrar um jogador naquela posição que seja melhor? O Adul Baldé do Estrela da Amadora mete o Dabao a um canto e fez o Carriço suar muito mais.

"Em relação a filhos de emigrantes, podes estar descansado que o Benfica não está a dormir. O próprio Romeu Ribeiro é filho de emigrante. E este Inverno contratamos um jogador ao Grasshopers da suiça filho de emigrantes que jogava já na equipa Juvenil, apesar de ser Iniciado."

O central Tiago Ribeiro? Sim, existem vários jogadores Portugueses que os nossos clubes foram buscar à Holanda, França, etc e prefiro que sejam dadas oportunidades a estes em vez de Chineses de qualidade duvidosa. Afinal de contas alguém conhece o persurso do Dabao a nível de Selecções, ele é algum Carlos Vela, John Goossens ou Giovani dos Santos? Não me parece.

O Benfica tem bons jogadores no Carvalhas, Miguel Víctor, Ruben Lima, Jeremic, mas o Dabao não me mostrou quase nada. Achei que ele não devia ter sido titular Vs Sporting baseado na sua performance VS Portimonense e vamos a ver se Mister Lage não o vai meter no banco VS Massamá.

Acho que esta equipa de Juniores do Benfica está espremida até ao limite e os adeptos deviam ser mais realistas e compreensivos com os jogadores e treinador porque eu sinceramente acho que o Estrela vai passar e não estou a dizer isto para ser mauzinho, o Estrela tem uma excelente e consistente equipa.

E o Sporting não pode de maneira alguma entrar a dormir contra o Louletano que é uma equipa competitiva e num dia menos bom do Sporting pode causar uma surpresa.

O Sporting está em divida para consigo próprio depois da exibição que teve no Seixal tem que fazer o Louletano pagar a factura.



André Figueiredo

 
At 21:46, Anonymous Anónimo said...

Falas da desinspiração do nosso lateral esquerdo mas gostava de saber como se portou o lateral-direito adaptado João Gonçalves. Pelo que vi na crónica não se criou muito perigo por aquele lado enquanto que pelo lado do Tiago Pinto parece que surgiram alguns problemas o que me parece estranho pois o Tiago está bastante mais rotinado na lateral.
Abraço

 
At 22:08, Blogger ACF said...

"Falas da desinspiração do nosso lateral esquerdo mas gostava de saber como se portou o lateral-direito adaptado João Gonçalves. Pelo que vi na crónica não se criou muito perigo por aquele lado enquanto que pelo lado do Tiago Pinto parece que surgiram alguns problemas o que me parece estranho pois o Tiago está bastante mais rotinado na lateral."

Ninguém questiona que o Tiago Pinto está mais rotinado para jogar naquela posição, mas as oportunidades de maior perigo foram realmente da esquerda porque foi nessa ala que jogou o nosso melhor flanqueador Alison Almeida. O Seba não é esquerdino, mas com a saída do brasileiro foi para a esquerda (já jogou várias vezes na esquerda esta época) e foi ele que fez a assistência.

O Tiago não jogava desde que se lesionou antes do intervalo em Portimão. O Tiago e o Gonçalves são jogadores diferentes, o Tiago é um jogador com grande raça, o João é um jogador que se apoia mais na sua capacidade técnica para desequilibrar, tens uns pezinhos fantásticos e não esteve mal nos últimos 2 jogos, ma sé preciso não esquecer que o André Carvalhas neste jogo não subiu muito. Neste momento o Rui Figueiredo até é capaz de ser o nosso melhor lateral.

Acho que o Tiago Pinto tem sido inconsistente ao longo da época, mas quando está bem sem dúvida que tem que ser titular, mas não tenho visto nenhuma grande exibição dele nas jornadas mais recentes.

O Sporting tem que aproveitar os flancos para fazer cruzamentos para a área em vez de apenas ganhar cantos, o Alison tem que ganhar a linah de fundo e o Marco Matias tem que aparecer na área, é muito importante que o Adrien e Marco Matias ganhem rotina de jogo porque são 2 jogadores que acredito que se podem complementar muito bem.

Acho que o Tiago Pinto e o Gonçalves se complementam bem, o Tiago é masi raçudo enquanto o Gonçalves sem ser muito rápido consegue chegar à linha e fazer cruzamentos com enorme "doçura", aliás estranehi a falta de pressão que Ruben lima lhe fez, mas aí mérito para o Matias e Yannick Pupo que deram ao Rubem mai em que pensar.

Se o Tiago Pinto tivesse feito uma grande exibição o jogo teria sido mais fácil para nós porque o Jeremic criou sempre mais perigo pela corredor esquerdo Leonino.

É impossível ter todos os jogadores em grandes momento de forma ao mesmo tempo, neste momento o Tiago e o João Martins estão abaixo do que sabem fazer.

Achei piada quando um adepto do Benfica durante a 1ª parte me disse que o Tiago era irmão do JVP e o João Martins era filho do Carlos Martins.



André Figueiredo

 
At 22:16, Anonymous Anónimo said...

André,

Talvez não saibas, mas estás a falar de borla, pois o Tiago Pinto fez um grande jogo! e porquê porque revelou grande espírito de sacrificio, depois de uma lesão que o levou a estar 10 dias sem treinar, outro jogador nem 45 minutos aguentava.
Também não concordo com a tua análise à equipa do sporting, quem é que imperiosamente tinha de ganhar o jogo? O Benfica claro, que mais uma vez corre o risco de não ser apurado e jogava em casa perante milhares de adeptos, mas remeteu-se a defender. quanto à treta da imaturidade, ainda concordo menos pois são todos juniores, o benfica contrata muito mais gente para este escalão incluindo vários estrangeiros. Só têm de jogar os melhores. No sporting também jogaram os sub 18 Adrien, Marco Matias, Vivaldo e se o Cacito tem entrado arriscava-se a marcar!. Alem disso na equipa titular da época anterior jogávamos com vários sub 18 e fomos Campeões. Também, porque pensamos em formação prescindimos do Paim e Pereirinha que ainda davam uma perninha nesta equipa, ou não achas?

Quanto à "barraca" do chinês, a culpa não é dele mas sim de quem o põe nas 1as páginas dos jornais fazendo dele uma vedeta, por ter marcado 3 golos a uma equipa das mais fracas. O Carriço é central e contra o Portimonense marcou 2 golos. Por esta ordem devia abrir os jornais nacionais das televisões. Assim não vais lá Benfica.

Gostei da nossa exibição!!!

 
At 22:44, Blogger ACF said...

"Talvez não saibas, mas estás a falar de borla, pois o Tiago Pinto fez um grande jogo! e porquê porque revelou grande espírito de sacrificio, depois de uma lesão que o levou a estar 10 dias sem treinar, outro jogador nem 45 minutos aguentava."

Não questionei o brio ou aproximação ao jogo do atleta, mas não achei que fosse uma exibição muito conseguida comparada com as que já fez no passado.

"Também não concordo com a tua análise à equipa do sporting, quem é que imperiosamente tinha de ganhar o jogo?"

O Sporting pois é Bi-Campeão nacional e terá sempre maior responsabilidade de estar à altura do seu passado recente. O Sporting não podia perder contra uma equipa cujo XI titular tinha tantos atletas de 1º ano.

"o benfica contrata muito mais gente para este escalão incluindo vários estrangeiros."

Não discordo.

"Alem disso na equipa titular da época anterior jogávamos com vários sub 18 e fomos Campeões. Também, porque pensamos em formação prescindimos do Paim e Pereirinha que ainda davam uma perninha nesta equipa, ou não achas?"

Acho.

"Gostei da nossa exibição!!!"

Eu não gostei porque acho que neste momento já tinham podiam condições para ter feito mais e é bom que acreditem nisso e que lutem por isso, potencial da nada interessa se não for realizado. À que lutar arduamente nos treinos para que em todos os jogos tenham evoluido mais um pouco, o jogador tem que competir consigo mesmo e não impor limitações a si próprio na tenra idade de 17 ou 18 anos.

"O alcance de um homem deverá exceder aquilo que ele já tem"



André Figueiredo

 
At 22:46, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente contigo em relação à aposta que os clubes portugueses deveriam fazer na Lusofonia.

Mas teriam que ser apoiados pela FPF!
É ridículo que, por exemplo, o SLB esteja inundado de estrangeiros (chineses, ganeses, sérvios, montenegrinos...etc...etc...) com o artifício de terem contractos profissionais, enquanto que, para os jogadores lusófonos exista a mesma vaga que para chineses e afins.
Penso que a FPF deveria abrir 3 vagas nas camadas jovens para atletas lusófonos (especialmente, para países com coeficiente FIFA inferior ao nosso) para além dessa vaga de estrangeiro (podendo esta ser usada para outro atleta lusófono).

 
At 23:09, Anonymous Anónimo said...

Falas como se o sporting tivesse de chegar, jogar e vencer. Os outros também têm 2 perninhas, também treinam, logo nem todas as exibições são iguais. Nem nas grandes equipas séniores (Chelsea, Barça, etc..) isso acontece. Também é de referir que mudámos 2x de treinador no meio de 2 épocas quando tudo corria bem, e como é normal o processos demoram a ser assimilados.

 
At 23:24, Anonymous Anónimo said...

André, o Miguel Víctor, Miguel Rosa e Romeu Ribeiro são actualmente os melhores jogadores dos sub-18 do Benfica. Não é por um jogo que se deve fazer avaliação a uma equipa.

Um abraço

André Sabino

 
At 23:36, Blogger ACF said...

"Falas como se o sporting tivesse de chegar, jogar e vencer."

Equipas diferentes, expectativas diferente, não é uma questão de ganhar ou não ganhar, mas sim uma questão de com que segurança se ganha e como se controla o jogo.

Existe uma grande diferença em qualidade entre a actual equipa de Juniores do Sporting e a do Benfica, talvez a maior dos últimos 3 anos, mas isso não se viu em campo no Sábado, vi um Benfica no limite e 1 Sporting com um jogo menos conseguido e que tem de servir de motivação para futuras jornadas.

"Também é de referir que mudámos 2x de treinador no meio de 2 épocas quando tudo corria bem, e como é normal o processos demoram a ser assimilados."

Obviamente que sim e tenho gostado das apostas da nova equipa técnica e penso que globalmente está a fazer um excelente trabalho.



André Figueiredo

 
At 23:42, Blogger ACF said...

"André, o Miguel Víctor, Miguel Rosa e Romeu Ribeiro são actualmente os melhores jogadores dos sub-18 do Benfica. Não é por um jogo que se deve fazer avaliação a uma equipa."

E eu não avalio a equipa, avalio as duas exibições que fizeram contra o Sporting. Na 1ª volta gostei do Carvalhas, neste do Jeremic (e do MV e RL) e embora o Benfica tenha jogado mais à defesa na 1ª parte no Sábado eu até achei que a equipa neste jogo teve mais personalidade do que na 1ª volta.



André Figueiredo

 
At 02:50, Blogger Gonçalo said...

Olá André, sou um leitor atento do teu blog e da formação júnior do Sporting mas como valorizo a equipa Sénior lanço-te mais um desafio com um novo post se assim o entenderes.
Julgo que poderia gerar um debate interessante um texto relativo ao recente esquema alternativo do Sporting, o 3-4-1-2. Estive a pensar e acredito que pode ser um esquema interessante para usar em Portugal (em situações específicas) e considerando as características dos jogadores do plantel sénior.
Um abraço e fica bem;)

 
At 03:42, Blogger ACF said...

Confesso que tenho estado com essa pulga do 3-4-3 atrás da orelha desde Sábado e não nego que os aspectos tácticos são das poucas coisas que me interessam no futebol senior. Não é fácil falar do futebol praticado pelo Sporting no Barreiro porque não vi esse jogo e assim é dificil dizer se se trata de um 3-4-3 ou 3-4-1-2 como tu dizes pois depende do posicionamento e movimentações do Dajló nesse sistema, mas podemos realmente lançar uma discussão sobre o sistema nas próximas horas.

Não gosto de colocar muitos posts por semana e prefiro não fazer mais de 3 ou 4 senão os leitores não têm tempo para digerir as informações, portanto Qaurta-Feira talvez um post que fale sobre o 3-4-3, uma análise rápida ao jogo dos Iniciados deste passado Domingo, falar um pouco sobre a Escolinha do CIF que esteve em Alcochete, o Estoril Foot 2007, a colóquio de Paulo Bento em Quiaos, enfim muitos tópicos interessantes logo se vê se consigo juntar tudo isto num só post.

Abraço



André Figueiredo

 
At 11:00, Anonymous Anónimo said...

Gostava de saber a vossa opinião sobre a minha "proposta" acima postada sobre as vagas nos plantéis jovens para os jogadores de origem lusófona.

João

 
At 15:30, Blogger Gonçalo said...

Olá André, compreendo a tua posição porque no meu blog também gosto de dar tempo para as pessoas digerirem e comentarem cada post novo, por isso esta ideia é para ser criada com calma e desde já lanço os desafios aos adeptos que foram ao Barreiro para analisarem o novo sistema táctico alternativo do Sporting. E desde já a pergunta: Com um sistema de 3-4-1-2 não beneficiariam jogadores como Miguel Veloso, Caneira, Pereirinha, Abel, Tello e Yannick? Talvez a equipa ganhe toda com este novo sistema mas estes jogadores pelas suas características de polivalência podem retirar dividendos positivos com este novo sistema, e em breve detalharei mais a minha opinião.

Sou de Coimbra e fiquei interessado em assistir ao colóquio em Quiaios, porque até fica relativamente perto e os convidados prometem. Como poderei inscrever-me, se é que ainda é possível?

Um abraço e fica bem.

 
At 17:47, Blogger ACF said...

"e desde já lanço os desafios aos adeptos que foram ao Barreiro para analisarem o novo sistema táctico alternativo do Sporting."

Penso que seria interessante ouvir da parte dos adeptos porque gostava de saber como a equipa se alterou com as entradas de Romagnoli, Carlos Martins, etc.

"E desde já a pergunta: Com um sistema de 3-4-1-2 não beneficiariam jogadores como Miguel Veloso, Caneira, Pereirinha, Abel, Tello e Yannick?"

O Abel sem dúvida poderia ganhar bastante com isto, o Yannick se o utilizarem de maneira a tirar proveito da sua velocidade também pode ser importante. É preciso também estabelecer de vez se o Yannick na óptica de Paulo Bento funciona como Nº10 ou como 3º PDL que surge nas costas de Bueno e Liedson.

"Sou de Coimbra e fiquei interessado em assistir ao colóquio em Quiaios, porque até fica relativamente perto e os convidados prometem. Como poderei inscrever-me, se é que ainda é possível?"

É assim, o Colóquio não é organizado pelo Sporting, isto foi um convite que fizeram ao Mister e ele aceitou, portanto foi uma iniciativa privada que nada teve a ver com o clube. Eu tentei contactar o Mister Paulo Bento, mas ele já não estava em Alcochete, mas em principio Quinta-Feira ao final da tarde directa ou inderectamente já saberei mais detalhes sobre como nos podemos inscrever.



André Figueiredo

 
At 19:43, Blogger ACF said...

"Gostava de saber a vossa opinião sobre a minha "proposta" acima postada sobre as vagas nos plantéis jovens para os jogadores de origem lusófona"

É uma boa ideia, é preciso incentivar os clubes a darem oportunidades a jogadores das nossas antigas colónias.

Mais importante para mim era pararem com este disparate de colocarem os Juvenis e Iniciados a jogar à mesma hora. Não vejo porquê aos Domingo os Sub-15 não podem jogar às 11:00 e os Sub-16 às 15:00 e nos Sábados os Sub-17 às 11:00 e Juniores às 15:00.



André Figueiredo

 
At 19:58, Anonymous Anónimo said...

O Dong Fangzhuo foi integrado durante mês de Janeiro, no plantel senior do Manchester United, depois de 2 anos e meio de emprestimo ao Antwerp.
A primeira época nao foi "proficua" em termos de golos, mas no 2º ano mostrou qualidades. Este ano, salvo erro, já levava 7 golos...e, mais importante do que tudo, obteve o numero de internacionalizações necessárias para lhe ser concedida a "work permit", indispensavel para um futebolista não-comunitário poder actuar na Premier League.
Fica o reparo ao excerto; "O Dong Fangzhuo coitadinho também era uma grande promessa, mas com 22 anos continua a dar chutos no Real Antuérpia."

 
At 20:30, Blogger ACF said...

Sim, eu já sabia da sua integração no Machester em Janeiro pois essas noticias apareceram de imediato no site da Skysports.

Quanto a marcar golos na 2ª Divisão Belga o que é que isso prova? O Kezman era matador na Eredivisie, mas em Inglaterra foi um flop.

Continuo a perguntar o que fez o Dong no futebol? Não acredito nele tal como nunca acreditei no Darren Fletcher, John O'Shea, Kieran Richardson e sempre tive duvidas em relação à capacidade do Giuseppe Rossi singrar no futebol Inglês (tal como sempre tive em relação ao Carlitos Tévez). Algum destes jogadores tem qualidade para jogar no Manchester United? Duvido. A China é 84ª Selecção no ranking da FIFA, marcar 1 golo em 7 jogos por uma selecção de tão pouco valor não me diz nada.

Ainda não parei de me rir quando os adeptos do Man Utd no Verão disseram que o Rossi era um fenomeno e ia marcar mais golos que o Obafemi Martins no Newcastle.

É a treta do costume da imprensa Inglesa promover os talentos Britanicos ou associados a grandes potencias da velha Albion, pouco antes do Euro 2004 a "World Soccer" dizia que o Darren Flecther era um jogador superior ao Cristiano Ronaldo.

Só existem 4 Chineses a jogar na Europa incluindo o Dabao e não acredito que qualquer um dos 4 vá inverter o facto da China não ter qualquer tradição de formar jogadores de qualidade. Tudo é possível, mas isto parece uma jogada de marketing que apenas prejudica a equipa de Juniores onde deveriam jogar os melhores e não os mais mediaticos.



André Figueiredo

 
At 09:21, Blogger Ricardo said...

Inacreditável é dois jogadores (Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes) que já jogam mais nas reservas do Chelsea do que nos sub-18, e não são convocados para as selecções.

 
At 09:23, Blogger Ricardo said...

Mais uma coisa: o Filipe Falardo, ao contrário do que refere A BOLA, não é formado no Benfica, mas sim no Alverca. Só que o Alverca emprestou-o ao Benfica B, acabando por regressar à casa-mãe.

 
At 09:51, Anonymous Anónimo said...

ó andré, ñ te esqueças que a nossa eqipa se piorou em relaçao a stembro, foi tambem pq houve turbulencia com mudança de treinador pelo meio. os jogadores de formaçao sao mt sensiveis e cortar de repente com as estruturas é duro. não esqecer q os juniores desde o inicio da epoca passada até agora, já tiveram 3 treinadores diferentes: P.Bento, Luís Martins e Lima, sendo que as mudanças foram sempre a meio da epoca o que ñ ajuda nada. ao passo q a grande parte dos juniores do benfica já tem o mesmo treinador (lage) há pelo menos 3 anos, pq os acompanhou desde os juvenis ate agora aos juniores. ha muitos automatismos.

 
At 10:05, Anonymous Anónimo said...

o lage teve 1 grande padrinho dentro do slb, se não já não lá tava e muito menos a treinar os juniores. pois é: dentro do benfica e na formação ainda há muitos compadrios, há outro q ate treinava os juvenis que...

é tanta cunha valente!

 

Enviar um comentário

<< Home