Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Sporting 2 - 0 Atletico Madrid (Campeões Iniciados Estoril Foot 2007)

















Box-to-Box Alcochetense resolve final no Estoril

Sporting alinhou no seu habitual 4-3-3 com João Figueiredo na baliza, Rui Coentrão na lateral esquerda, Flaviano Rosa na direita, Miguel Serôdio na esquerda do eixo e André Oliveira na direita. O médio defensivo foi Afonso Taira, Mauro Antunes como médio interior esquerdo organizador de jogo e Danilo Serrano como interior direito box-to-box. Na ala esquerda estava Tiago Cerveira, na direita Altair Júnior e liderando o ataque Sportinguista estava João Couras. O Nº10 do Atletico depressa evidenciou ser um jogador acima da média na sua equipa, em termos de potência muscular era um atleta diferente tanto a actuar pelo meio ou quando encostava mais ao flanco, em termos de capacidade técnica também mostrou pormenores interessantes para complementar a sua óbvia força física.
No Sporting um elemento que começou cedo a dar nas vistas foi o médio-centro Danilo Serrano que apesar de ser extremamente útil na filtragem de jogo adversário na linha média ele assume a sua verdadeira importância quando sobe no terreno pelo eixo central seja para tentar o seu remate de meia distância ou para surgir na área quando Couras arrasta consigo os centrais adversários. Não se trata de um jogador muito rápido, mas é possuidor de alguma robustez fisica, e acima de tudo é um jogador muito combativo e pressionante quer a atacar ou a defender.

Aos 2 minutos o Sporting disparava a 1ª salva ao largo da nave Madrilena, era apenas um aviso do que estava para vir. Ao fim de 5 minutos a partida estava equilibrada, mas o Sporting tinha amealhado mais oportunidades reais de golo, enquanto o Atletico parecia sobreviver ofensivamente às custas de Monday Ajayi (Nº10). Apenas 1 minuto depois surge o primeiro contratempo quando Couras está na linha lateral debruçado para a frente dando a indicação que se sente indisposto, Peter Caraballo de imediato começa o aquecimento atrás da linha de fundo, mas o jovem Couras recupera e regressa ao relvado 2 minutos depois de ter saido. Enquanto Couras estava fora o Sporting mesmo com 9 jogadores de campo conseguiu gerir o jogo e manter os Madrilenos em sentido, muito graças aos raides de Cerveira na esquerda seguidos pelas suas já características diagonais nos últimos 25 metros, rápido, desequilibrador, raçudo e difícil de conter sem recorrer à falta. Cerveira para além da sua capacidade atlética e técnica parece ser um jovem extremamente sereno, sério e sem tendência para grandes euforias nem grandes depressões. Apesar de ser das unidades que mais enxaquecas provoca aos adversários é também dos primeiros a ajudar a defender embora por vezes acerte mais no adversário do que na bola o que de imediato merece uma correcção por parte do seu Mister.

A nível de cantos Altair batia os da esquerda com o seu pé direito e Coentrão os da direita com o seu esquerdo. Luís Gonçalves mais do que uma vez pediu aos seus atletas para serem mais expeditos nas transições ataque-defesa onde repetidas vezes pediu a Altair para descer no terreno (terá dito isto uma dúzia de vezes nos últimos 3 jogos) e lembrou constantemente a Taira para recuar e preencher os espaços entre os centrais e Antunes-Danilo. A nível ofensivo a ala esquerda do Sporting é de luxo, Coentrão e Cerveira emprestam muita qualidade, mas quando é necessário defender também não se fazem rogados e nestas ocasiões Mauro Antunes encosta mais na esquerda para dar maior consistência defensiva. Na direita Altair tem muita técnica, mas não é tão pressionante (nem no ataque nem na defesa) como Cerveira. Flaviano Rosa não é um lateral minimamente tão ofensivo como Coentrão, mas a jogar na contenção revela-se como um elemento sólido e é também monopolizador no que diz respeito aos lançamentos de linha lateral embora nem sempre consiga descortinar qual a melhor opção.

Ao minuto 21 após um passe do avançado centro João Couras é a vez do médio Danilo Serrano inaugurar o “score board”. Menos de 4 minutos depois Flaviano Rosa chega à linha de fundo e cruza para a área onde Miguel Hidalgo faz um corte providencial que acaba por enviar a bola à barra do guardião Madrileno. 1 minuto depois Coentrão bate um canto e Miguel Serôdio quase faz 1 golo de cabeça, nas bancadas a miudagem já canta “Só eu sei”. Com menos de 5 minutos para o intervalo Luís Gonçalves alerta para a necessidade de manter a concentração e segurar este resultado antes de ir para os balneários.

Na 2ª parte o Mister insistiu para que Taira estivesse mais atento ao nascimento do contra-ataque Madrileno e se tivesse que fazer faltas que as fizesse o mais acima possível no terreno de jogo para não entregar de bandeja livres perigosos ao adversário. Couras nunca reentrou em campo após o intervalo e Peter Caraballo já era a referência ofensiva dos Leões quando o árbitro re-iniciou a partida. Ao minuto 42 o Atletico faz um cruzamento para a área que vai aterrar ao lado do 2º poste de João Figueiredo, mas Mauro Antunes depressa se apodera da bola e sai com ela controlada iniciando uma subida pelo corredor esquerdo e vai soltar o esférico para os colegas pouco antes de chegar à linha média, mas a jogada não tem o seguimento adequado. Por esta altura fazia algum vento que por vezes dificultava alguns lances envolvendo jogo aéreo.

Nesta 2ª parte o Nº12 do Atletico Juan Nzang revelou-se como o complemento ideal para Monday, o Nº12 também um atleta de origem Africana é rápido e fisicamente muito forte, ao minuto 45 ele faz uma diagonal da esquerda para o meio e segue para a baliza, Nzang ao melhor estilo de Rudolph Douala adianta a bola e Serôdio vem do meio para a direita para interceptar, mas incrivelmente falha o timing do corte e passa por ela, imediatamente a seguir Coentrão também vem da esquerda para a direita e inacreditavelmente também falha o corte, logo de seguida Nzang está quase a apanhar o esférico que havia adiantado, mas João Figueiredo vai buscar a bola primeiro. Pouco depois a bola surge na área Madrilena, mas Altair apanha um ressalto de bola e remata (sem muita força) e o guardião forasteiro apara o remate à queima roupa.

Luís Gonçalves decide retirar de campo Flaviano Rosa e faz entrar o robusto central João Freitas para a posição de lateral direito. Ao longo do jogo tornou-se óbvio que o Sporting tinha melhores jogadores e melhor colectivo, acima de tudo o Sporting parecia ser uma equipa mais experiente e habituada a jogos desta intensidade e à cultura de vitórias, o Atletico por seu lado tinha 3 individualidades que faziam a diferença, mas de resto era uma equipa jovem e não se percebe como o Futebol Clube do Porto não conseguiu resolver este puzzle no dia anterior. O cronometro marcava 49 minutos de jogo quando o "Atleti" (com uma bela falange de apoiantes nas bancadas) tem a sua oportunidade de ouro quando Monday sobe pela esquerda, cruza para a área e Nzang remata ao lado do poste, é certo que a bola não ia entrar, mas foi uma jogada rápida na qual a força física e velocidade dos 2 Africanos (trocaram várias vezes de posição) esteve em evidência. Nos 5 minutos que se seguiram o Sporting pareceu ficar um pouco enervado, Altair em particular fez alguns tackles mais arriscados o que levou o seu treinador a apelar à calma.

Luís Gonçalves prepara-se para retirar Danilo Serrano por troca com Sérgio Duarte, o Delegado de jogo Alberto Fernandes está a preparar a substituição, mas não vai a tempo de impedir Danilo de marcar o 2º tento da sua equipa após passe de Mauro Antunes. Após este 2º golo o Atletico mirrou animicamente e com as marcações agora mais relaxadas Altair começou a dar espectáculo nos últimos 20 metros na direita à imagem do que tinha feito no jogo anterior Vs Benfica. O Sporting com calma controlou o jogo até ao apito final embora tenha dado a ideia que com mais 5 minutinhos e um pouco mais de "gula" os Leões podiam ter chegado ao 3º golo porque "Los Colconheros" estavam mesmo a a sofrer de fraqueza animica. E assim terminou o torneio para os Leões que no final ainda tiveram que suportar mais 3 prémios, Altair Junior foi o jogador do torneio, Couras o melhor marcador e Mauro Antunes aceitou em nome do grupo de trabalho o prémio de equipa mais disciplinada.

Destaque fotográfico para o "gesto técnico perfeito" (TM Gabriel Alves) com que Altaír Jr com uma carga de ombro direito (e uma assistência de mão esquerda de João Freitas) escavacaram a Taça Estoril Foot 2007. Destaque também para a satisfação incontida de Flaviano Rosa perante a tragédia que se abateu sobre o precioso Trofeu.

Está partido? Então oferece ao Vítor!!!






Faz como eu digo e não faças como eu fazia

Daniel Pereira levanta a Fruteira

Prémios Infantis

Prémios Escolinhas

Constituição das equipas

Fogo de Leão

Para quem ainda não sabe, o defesa central Nuno Reis (Juvenil B do Sporting) foi eleito o melhor jogador do Torneio Sub-16 em Santarem, e o extremo esquerdo Januário Jesus (Juvenil B do Sporting) foi considerado o homem do jogo VS Holanda.
O avançado Wilson Eduardo dos Juvenis A Leoninos foi considerado homem do jogo VS França. O Wilson fez assistência para o golo do Rui Ferreira Vs Alemanha no Domingo e marcou o golo (assistência de Rui Fonte?) de honra de Portugal VS França na Terça-Feira. Não percebi as criticas a WE sobre as suas prestações nos primeiros 2 jogos no Torneio Internacional do Algarve, não esteve fantástico, mas não esteve mal, nada que se pareça.
Para mim o Wilson é dos melhores jogadores que Portugal tem a nível de Sub-17, e só o vi fazer um jogo fraco esta época, foi quando Vs Benfica (em Alcochete) ele começou o jogo como extremo esquerdo onde claramente rende menos. As prestações que mais gostei de ver no Algarve foram do Ruca e Leandro Vs Alemanha.


Bancada em Guia
Diogo Viana em sprint
Quase na linha de fundo
A Portuguesa
Café com Leite na linha lateral



André Figueiredo

40 Comments:

At 15:33, Blogger ACF said...

Speaker do Estoril Foot: "Para apresentar o prémio temos Hugo Leal, muitas vezes considerado o melhor jogador do Estoril, melhor jogador do Benfica, melhor jogador do Atletico Madrid......................"

André Figueiredo (em amena cavaqueira com a equipa técnica de Infantis do Sporting): "melhor jogador do Porto, melhor jogador da Académica, melhor jogador do Braga, melhor jogador do Alverca, melhor jogador do Paris St German, etc, etc, etc"

Assim que alguém souber o score e XI inicial do Sporting em Massamá SFF diga qualquer coisa.

Estava muita gente no Estoril, malta da Sportv (com cameras de televisão), Record e Bola, Jorge Vicente do Sporting, Desporto Jovem, jornalistas espanhois, mesmo muita gente, uma partida de futebol com excelente ambiente. O Professor Jean-Paul teve muita sorte porque quando eu no final me fui despedir de várias pessoas estive mesmo para lhe dar um abraço daqueles que rebenta logo com meia dúzia de discos intervertebrais.



André Figueiredo

 
At 15:36, Anonymous Anónimo said...

andre sabes se osporting levou a melhor equipa?é que o diogo freitas nao foi ai ao torneio.veio ca passar o carnaval a lagos

 
At 15:51, Anonymous Anónimo said...

Andre, sabes algum onze inicial, ou os jagadores dos infantis e escolas que estiveram presentes neste torneio?

 
At 15:57, Blogger ACF said...

O plantel de Iniciados tem muita qualidade, não é apenas 11 jogadores de qualidade e depois uma dúzia de pernas de pau. A nível de Iniciados o Sporting tem jogadores de grande qualidade, tem uma boa equipa e tem um plantel com qualidade em quantidade, muitas soluções.

O Diogo Freitas não esteve lá, tal como outros não estiveram, mas esta equipa que Luís Gonçalves utilizou mesmo não sendo hipoteticamente a mais forte não deixou de ser uma equipa MUITO forte. Utilizou os 3 craques Coentrão, Altaír, Cerveira. Usou Oliveira, Serôdio. Usou o Danilo Serrano que para mim é o protótipo da maneira como eu gostava de ver o Amado e André Pires jogar nas suas respectivas equipas. 2 bons avançados em Caraballo e Couras. Mauro Antunes que subiu de forma nestes 2 últimos jogos, Daniel Pereira que é um excelente trinco e foi muito bem susbstituido por Taira.

O Diogo Freitas é um excelente jogador, mas tem caracteristicas diferentes do Danilo. O Freitas parece ser um jogador de maior recorte técnico enquanto o Danilo para mim é um médio "box-to-box" (e acho que o André Pires e Diogo Amado também podem ser) que dá muita cobertura ao trinco e sobe pelo eixo acima e surge na área como faz Lampard ou Gerrard.

O Danilo e Daniel quando estão em sintonia são jogadores que gosto muito de ver jogar, esta equipa tem arte e magia, mas também tem rapazes que sabem jogar de mangas arregaçadas.

Os adeptos não sabem o que perdem ao não ir ver jogos dos Iniciados. Nem em todos os jogos a equipa joga grande futebol, mas quando as coisas correm bem jogam futebol muito bonito e eficaz, têm lacunas, mas mesmo com as mesmas têm ganhado, ganhado, ganhado. Os atletas e a equipa técnica mereciam mais adeptos nas bancadas.

Gostava de ter visto o Ricardo Esgaio, enfim.

Coentrão = Craque. Não conheço muitos laterais como este rapaz. Não sei se vai crescer fisicamente, mas de resto tem muito a seu favor.



André Figueiredo

 
At 16:02, Blogger ACF said...

"Andre, sabes algum onze inicial, ou os jagadores dos infantis e escolas que estiveram presentes neste torneio?"

Não, por acaso até me queriam dar essa informação, mas como eu queria estar a prestar atenção ao jogo de Iniciados declinei a oferta, mas tenho fotos das equipas Leoninas de Escolinhas e Infantis. Depois eu mostro, são 500 fotos ao todo e quase 30 minutos de detalhes no meu gravador de voz.

Queria aproveitar para dizer que os funcionários do Estoril que organizaram o Estoril Foot foram excepcionais em todos os aspectos, providenciaram qualquer informação que eu tenha pedido, foram sempre gente prestavel e educada e gostei imenso destes 2 dias que lá passei. Parece que o torneio foi um grande sucesso para o Estoril e um justo prémio para o esforço de toda esta gente.



André Figueiredo

 
At 16:13, Blogger ACF said...

França 2 - 1 Portugal

Anthony Lopes

Ivo Pinto(Leandro Pimenta, 55’)
Vitor Bastos (João Pereira, 40’)
Pedro Mendes
Michael (Pedro Eugénio, 40’)

Diogo Amado – Cap (Rui Ferreira, 72’)
Diogo Rosado (David Simão, 60’)
Vitor Pacheco

Wilson
Coelho (Diogo Viana, 60’)
Rui Fonte.

Golo de Wilson Eduardo aos 55 minutos.

Sim, já sabemos, a culpa da derrota foi toda dos jogadores do Sporting, se lá estivesse o André Soares Portugal tinha ganho o jogo, etc, etc, etc.

Diogo Amado acumulou 207 minutos nas pernas nestes 4 dias, o Wilson foram 233 minutos, vamos lá a ver como vai ser Vs Beneditense.



André Figueiredo

 
At 16:15, Anonymous Anónimo said...

andre ja viste o meu comment do jog de hoje de portugal?

 
At 16:18, Blogger Unknown said...

Então não foste com os juniores a Massamá?!?! Estava a contar com a reportagem (a do "coração de leão" é inferior em qualidade)...

 
At 16:51, Blogger ACF said...

"andre ja viste o meu comment do jog de hoje de portugal?"

Já. Não estando lá não quero especular, mas eu acho que a nível Sub-17 Portugal tem muitos jogadores com qualidade, mas é preciso não esquecer que jogámos contra 3 nações com tradição no futebol. Penso que podemos render mais, mas será que temos Jockey para este cavalo? Não conheço o treinador e por isso não especulo, é um homem sério e correcto (e está ali para orientar os rapazes e não para mostrar serviço à bancada onde tem muitos detractores), mas existem individuos a necessitar de uma enorme injecção de humildade.

Mas tenho a certeza que jogadores de qualidade temos em boa quantidade e Ricardo Caetano, André Soares, André Almeida, Fábio Futre, etc não estiveram lá e são ainda mais opções, mas não foi por causa desta ou daquela ausência que não ganhámos, penso que tem mais a ver com a qualidade de jogo do que com a qualidade dos atletas, embora alguns deles não tenham qualidade para lá estar como titulares.

"Então não foste com os juniores a Massamá?!?!"

E como achas que eu me sinto? Já vou em 2 jornadas sem ver o Mister Lima, Mário Lino, o Zeca e o resto dos rapazes. Pior do que eu não estás de certeza.

Eu já tinha avisado que não ia, estou muito cansado, provavelmente hoje nem vou escrever nada sobre o jogo VS Atletico, mas amanhã quando estiver mais repousado (isto foram 6 dias infernais) certamente coloco aqui qualquer coisa.

Eu ando com umas olheiras, a "fralda" toda pra fora, e uma barba que até já pareço um jornalista do jornal "A Bola" ou outro malandro qualquer. Tenho que cuidar de mim.

"Estava a contar com a reportagem (a do "coração de leão" é inferior em qualidade)"

Isso não é muito simpático, pois não? Agradeço o voto de confiança, mas prefiro que digas que gostas da minha e não que é a melhor que a dos outros. As minhas talvez sejam mais detalhadas,mas as dele são menos enfadonhas e têm um Português mais correcto e frases mais bem estruturadas.
Faço o que posso, mas nem sempre as reportagens me saiem bem ou tão bem como eu gostaria. Eu gosto das do Ricardo, é uma perspectiva diferente, gosto de ler as minhas e as dele e as do jornal Sporting. Muitas vezes a ler o trabalho dos outros apanho erros que eles fizeram, mas também apanho erros que eu fiz e assim posso melhorar o meu.

Este Fim de semana vou a Alcochete no Sábado ver os Juniores e Domingo vou a Benedita ver os Juvenis. Se for possível no Sábado talvez vá ver os Infantis. Até lá tenho que descansar um pouco.

Um grande Abraço.



André Figueiredo

 
At 16:58, Anonymous Anónimo said...

Nós temos 4 equipas de infantis, qual delas vais ver?

 
At 17:06, Blogger Unknown said...

André,

não precisas de ser humilde! (Humildade está claramente overrated). As tuas crónicas são muito melhores do que as demais. Confesso que muitas vezes (assistindo aos mesmos jogos) discordo da tua análise ao jogo, mas tem virtudes que são fantásticas: é desinteressada, objectiva, factual e informada.

E posso garantir que estou muito pior. Sou dos poucos portugueses que está realmente a trabalhar hoje. E cheio de vontade de saber o que se passou hoje em Massamá. Porque temos lá também o Flávio Pina e porque o jogo com o Louletano correu muito mal.

 
At 17:13, Blogger ACF said...

"Nós temos 4 equipas de infantis, qual delas vais ver?"

Não sei, terei que falar com o director dos Infantis e ver a que horas jogam e quando jogam e depois logo se verá. Ele sabe que eu gostava de ver o Cristian Ponde em acção e que vou ver os Juniores aos Sábados portanto só posso ir ver os Infantis aos Sábados de manhã. Toda aquela comitiva Leonina que acompanhou as nossas Escolinhas e Infantis ao Estoril é gente muito simpática, gosto sempre de ver as pessoas felizes no seu local de trabalho e alegres e cheios de orgulho por verem os seus meninos ganharem. É preciso uma figura paternal para ajudar estes miudos quando estam longe das familias e o Sporting tem ali gente que serve de "avôs", "pais", "irmãos" e "tios".



André Figueiredo

 
At 17:32, Anonymous Anónimo said...

Em Frielas a 6 minutos do fim:
Sporting 1 Benfica 0

 
At 17:44, Blogger ACF said...

"As tuas crónicas são muito melhores do que as demais."

É a tua opinião. Agradeço o elogio. É sempre agradavel os elogios, mas a minha verdadeira motivação são momentos como os de hoje onde vi os miudos aos pulinhos com a Taça e as Escolinhas com uns putos todos contentes a exibir as suas medalhas e a posarem todos orgulhosos para as minhas fotografias, são coisas bonitas, é uma alegria contangiante.

"Confesso que muitas vezes (assistindo aos mesmos jogos) discordo da tua análise ao jogo"

Acredita que podes mandar 100 jornalistas cobrir um jogo e eles voltam de lá com 100 versões diferentes e 50 deles vêm de lá com tempos diferentes de substituição de jogadores, marcadores diferentes, uns dizem que entrou o jogador A outros dizem que foi o Z, etc, etc, etc. Já vi disparidades absolutamente incriveis em reportagens e eu próprio também cometi erros.

", mas tem virtudes que são fantásticas: é desinteressada, objectiva, factual e informada."

Faço os possíveis por passar o máximo possível de informação, não sendo uma reportagem bonita no minimo tento que seja educacional.

Desinteressado não sei, mas tento ser objectivo, o segredo está em não querer agradar a A ou a B senão eventualmente percebemosque é impossível agradar a todos. Claro que existem pessoas que me acham fanático e mentiroso a favor do Sporting, mas também existe gente no Sporting que exactamente por eu ser Sportinguista pensam que eu devia ver as coisas de uma maneira mais favorável ao meu clube. Já me pediram para dizer que um auto-golo do adversário tinha de facto sido um golo de um jogador do Sporting e eu recusei, não sou nenhum pilar de moralidade, mas não sou capaz de estar a ludibriar as pessoas que estão a ler este blog só para glorificar um jogador com mais 1 golito. O jogador em questão não precisa desse tipo de apoios, ele vai lá chegar sozinho.

Não tenho problemas em dizer que os jogadores jogaram mal, existem individuos (talvez sejam os pais) que ficam danados, mas eu não tenho qualquer problema com isso porque quando os jogadores jogam mal eles sabem perfeitamente que o fizeram e nunca ficam chateados de eu afirmar o mesmo. Os jogadores não são feitos de vidro e não precisam que certos pais os tratem como bonecas de porcelana. Os jogadores precisam de apoio e de que acreditem neles, mas não precisam de proteccionismo excessivo. A alegria dos pais pelo sucesso dos filhos é muito bonito, mas existem pais que não sabem manter uma certa distância e querem tanto o melhor para os filhos que por vezes os prejudicam.

"Porque temos lá também o Flávio Pina e porque o jogo com o Louletano correu muito mal."

E creio que anda por lá o Kifuta Makangu que foi Campeão Nacional de Iniciados pelo Sporting em 02/03.

P.S. Parte do mérito das minhas reportagens deve-se à colaboração dos jogadores, ainda hoje o Peter Caraballo, João Figueiredo e Altaír Jr me elucidaram em relação a lances dos quais tinha duvidas porque é MUITO dificil seguir o lance, tirar fotos e escrever e gravar apontamentos ao mesmo tempo. No Seixal foi o Jorge Abreu que me comfirmou que tinha sido o Seba a fazer a assistência, por vezes é o Mário Lino que confirma os meus apontamentos no final do jogo, etc, etc, etc.



André Figueiredo

 
At 17:52, Anonymous Anónimo said...

Como acabou o jogo em frielas?
Alguem sabe quaisos jogadores do Sporting que estiveram presentes?
Alguem sabe quem venceu os premios nesse torneio?

 
At 17:59, Anonymous Anónimo said...

Os juniores venceram 2-1:

http://www.sporting.pt/Academia/Noticias/noticiasacademia_futjunmassamascpcro_200207_32667.asp

 
At 18:03, Blogger Unknown said...

"Desinteressado não sei, mas tento ser objectivo, o segredo está em não querer agradar a A ou a B senão eventualmente percebemosque é impossível agradar a todos"

e

"Os jogadores não são feitos de vidro e não precisam que certos pais os tratem como bonecas de porcelana. Os jogadores precisam de apoio e de que acreditem neles, mas não precisam de proteccionismo excessivo"

É exactamente por isto que as tuas reportagens são melhores.

Por exemplo, gosto muito do João Gonçalves e acho óptimo que esteja a jogar a defesa-direito. Contra o Louletano, o JG fez um jogo péssimo, exclusivamente por sua culpa (porque não foi para dentro de campo com a mesma vontade de ganhar que os adversários). Mas como é um dos meninos bonitos dos (muito poucos) que acompanham as camadas jovens do Sporting, alto lá antes de lhe fazerem uma crítica! Tudo rosas... Já o Alison, para alguns nunca joga bem...

Idem aspas para o Daniel Carriço, que chega a fazer erros de palmatória na marcação (que é o seu futuro como profissional), mas porque marca golos, é sempre o maior. Confesso que chega a incomodar-me vê-lo a marcar golos. E acho que tem um grande futuro à sua frente...

 
At 18:20, Anonymous Anónimo said...

Frielas:

A cauzuada empatou 3 minutos depois da hora e na lotaria dos penaltis ganhou.

 
At 18:59, Anonymous Anónimo said...

Vi agora no Record, que os golos da vitória de ontem na meia final de Frielas foram marcados por Nuno Malheiro e Tobias Figueiredo.

Bastos, foste ver o jogo?
O benfica mereceu ganhar?
O Iuri Medeiros e o Antoninho jogaram?

 
At 19:00, Blogger ACF said...

"Os juniores venceram 2-1:

http://www.sporting.pt/Academia/Noticias/noticiasacademia_futjunmassamascpcro_200207_32667.asp"

É pena é não dizerem qual foi o XI inicial. Seria interessante saber se Rui Lopes finalmente se estreou esta época. O Sporting segundo me disseram não esteve brilhante VS Louletano e agora VS Massamá. Se não estou em erro eram a 4ª e 5ª melhor equipa da tabela, mas o Sporting não pode adormecer nesta semana em que disputa 3 jogos em 8 dias. Sábado sabe que terá de carregar o adversário e só no final terá o seu merecido descanso.

"Mas como é um dos meninos bonitos dos (muito poucos) que acompanham as camadas jovens do Sporting, alto lá antes de lhe fazerem uma crítica! Tudo rosas... Já o Alison, para alguns nunca joga bem..."

Acho que o JG é um jogador inconstante, o Alison tem vindo a subir desde o principio de Dezembro. O João tem talento, simplesmente não joga bem X de jogos seguidos na posição Nº10, é um jogador que depende mais da inspiração do que da garra enquanto um André Pires quando tudo o resto falha sabe que só lhe resta correr e suar para poder chegar ao fim e saber que não deixou nada no depósito de combustivel. Não estou a criticar o Gonçalves, simplesmente acho que não é muito regular nas suas exibições apesar de a nível de tecnica ser um jogador com talento, mas algo displicente a defender e irregular demais para organizar a manobra ofensiva da sua equipa, algo que Adrien faz talvez com um futebol menos vistoso e com menos pormenores tecnicos, mas de maneira mais fiável e objectiva. Com o Adrien eu penso que a distribuição do jogo é mais rápida. O João tem talento, precisa é de o encontrar jogo após jogo para poder ser útil à equipa e afirmar-se.

O Daniel é um grande jogador, está longe de ser o melhor central na antecipação, posicionamento e leitura de jogo, mas tem predicados que fazem dele o melhor jogador da equipa, é muito regular, dá tudo o que tem em campo, tem uma resistência aeróbica assinalável, é bom cabeceador (no jogo aéreo é melhor na finalização do que a defender cantos) e uma vontade de vencer incrivel. O Carriço defensivamente comete mais erros que o Lança, mas também se expõe mais a cometer esses erros porque ataca mais, acho que são uma dupla estupenda e ambos têm muita qualidade (e caracteristicas diferentes) e complementam-se muito bem, mas é preciso respeitarem o Marco e não apenas glorificar o Carriço. No jogo aéreo o Marco a defender é muito melhor que o Daniel, mas como não corre tanto dizem logo que não tem carisma, enfim.......................... o Lança que jogue o seu jogo e jogue com naturalidade e não para agradar aos outros.

E atenção, eu NÃO CONHEÇO nenhum destes jogadores e muito menos tenho amizade ou inimizade com eles, falei brevemente com o Lança durante o SCP Vs SLB (Juvenis) e outra com o Alison no final de um jogo em que ele marcou 3 golos, nada mais.

Já fui convidado por um grupo de sócios ilustres para organizar um evento festivo para celebrar os Capitães das 3 equipas principais da formação e recusei porque não me quero envolver nessas coisas a menos que Miguel Ribeiro Telles, Aurélio Pereira e outros estivessem em sintonia e aprovassem. Tenho amigos no Sporting, mas gosto de passar despercebido e dispenso visibilidade, por alguma razão as minhas reportagens no jornal aparecem sempre sem a minha fotografia.



André Figueiredo

 
At 22:10, Anonymous Anónimo said...

André, sabes porque razão os Esgaio não esteve presente neste torneio?
Terá estado no torneio inter-associações de sub-14?

 
At 22:24, Blogger ACF said...

"André, sabes porque razão os Esgaio não esteve presente neste torneio?
Terá estado no torneio inter-associações de sub-14?"

Não infelizmente não sei. Não sei a data de nascimento do Ricardo Esgaio, mas que eu saiba ele é Iniciado B e por essa razão não figura com tanta regularidade nos jogos dos A. Penso que o único jogador nascido em 1993 que está nos A é mesmo o Altair.

Tenho que ver se consigo apanhar Miguel Salema Garção para lhe pedir pessoalmente que façam um artigo sobre o plantel Sub-14, é inacreditavel como nesta altura da época ninguém se deu ao trabalho de escrever algo sobre isso.

Eu agradecia a quem acompanha mais os nossos Iniciados que me informasse no futuro quando estes tiverem jogos aos dias de semana pois assim poderei ir ver jogar esta equipa com mais regularidade.



André Figueiredo

 
At 22:26, Blogger Carlos said...

No Torneio Inter-Associações de Sub-14 o clube mais representativo foi o Sporting com 3 jogadores convocados:
Alberto Coelho
João Eduardo
Mateus Fonseca

 
At 22:45, Blogger ACF said...

Vais a Benedita no Domingo ver os nossos Juvenis? Nem ficava bem a um Leiriense Leonino não marcar presença.



André Figueiredo

 
At 22:49, Blogger Carlos said...

Eu?
Já te tinha dito que sim.

 
At 09:02, Blogger ACF said...

De acordo com o blog "O meu druida" (link disponivel neste blog como "Iniciados do F.C.P.") parece que foi o Nº10 do Atletico que com uma cotovelada deixou o Rafael Sousa (GR do FCP) no mau estado que referi na minha reportagem FCP VS Atletico. Lá está escrito:

"FOI UM JOGO VIOLENTISSIMO QUE FEZ O ATLÉTICO DE MADRID EM QUE UM JOGADOR O Nº10 LESIONOU PERIGOSAMENTE O GR RAFA COM UMA COTOVELADA NA CABEÇA ESTAVA O RAFA NO CHÃO!!!! TEVE UMA ENTRADA PERIGOSISSIMA NOS PRIMEIROS MINUTOS SOBRE O ROSAS E AINDA FEZ UMA ENTRADA PERIGOSA SOBRE O DAVID E OS SRS A´RBITROS A TUDO ISTO FIZERAM VISTA GROSSA E NEM UM CARTÃO AMARELO LHE MOSTRARAM"

Sinceramente a equipa do Atletico pareceu mais jovem do que a nossa, não sei ao certo, mas alguns altetas pareciam ser de 1º ano (O GR parecia ser claramente mais novinho do que João Figueiredo), em contrapartida os 2 Africanos pareciam ser Iniciados de 4º ano.

O Nº10 Madrileno passava por Coentrão que quase parecia uma locomotiva a entrar por uma ceara de trigo, era uma diferença em força fisica e tamanho impressionante.

http://img360.imageshack.us/img360/8286/ferawx9.jpg

http://img243.imageshack.us/img243/8339/dsc04302er2.jpg

A entrada de João Freitas na 2ª parte para lateral direito talvez tenha sido com o intuito de travar o Africano. Freitas não é um jogador muito rápido, mas é corajoso e fisicamente forte, não sendo uma "locomotiva" é no minimo um "camião TIR" e foi ele que caiu em cima do Africano Madrileno nos últimos minutos:

http://img62.imageshack.us/img62/2213/dsc04258le5.jpg

Druida diz: "O GR RAFA TEVE DE SER TRANSPORTADO AO HOSPITAL E TEVE DE FICAR EM OBSERVAÇÃO PREVENTIVA MAS FELIZMENTE TUDO NÃO PASSOU DE UM SUSTO E REGRESOU JÁ NOITE AO CONVIVIU DOS COLEGAS......GRANDE RAFA......."

Excelentes noticias.



André Figueiredo

 
At 11:05, Anonymous Anónimo said...

muito cuidado ao falar do JGonçalves, não esquecer que ele esteve um ano encostado à box com uma lesão muito grave. deviamos dar graças por ele ter conseguido voltar a jogar futebol, em vez de se estar aqui a dizer que ele tem determinados defeitos. e não esquecer q este ano ele já se lesionou mais algumas vezes. assim nao é facil ele impor-se! em termos de evolução técnico-táctica, não nos podemos esquecer que ele tem um ano de atraso em relaçao a todos os outros jogadores. e não é facil recuperar todo esse atraso, nem muito menos recuperar totalmente de todas as mazelas fisicas e mentais que uma lesão desse tipo provoca num miúdo. por isso tenham muita calma.

e sobre o resto só digo o seguinte:
mesmo apesar de tudo o que se passou com o João Gonçalves, tomara muitos dos jogadores da idade dele quer do sporting, do porto ou do benfica, terem um décimo do talento que ele tem naqueles pezinhos.

 
At 11:33, Blogger ACF said...

"muito cuidado ao falar do JGonçalves, não esquecer que ele esteve um ano encostado à box com uma lesão muito grave. deviamos dar graças por ele ter conseguido voltar a jogar futebol, em vez de se estar aqui a dizer que ele tem determinados defeitos."

Eu penso que ninguém aqui lhe apontou defeitos, simplesmente disse que ele não tem tido regularidade exibicional. Também não creio que alguém esteja a querer dizer que este ou aquele é melhor do que o João, pode é porventura este ou aquele estar num momento de forma superior. O meu clube é o Sporting e não o clube de fans do Adrien, do Gonçalves, do Pires, do Yannick, do Lopes, etc. Não torço por nenhum em particular.

Falo por mim quando digo que desejo o melhor para o João e que a titularidade sorria a quem estiver melhor, para mim é me indiferente. Neste blog não existem lobbies nem compadrios.

"tomara muitos dos jogadores da idade dele quer do sporting, do porto ou do benfica, terem um décimo do talento que ele tem naqueles pezinhos."

Não discordo, acho que ele é um rapaz com muito talento, simplesmente acho que será mais fácil para ele se impor numa posição que não seja a de Nº10 porque ali penso que terá algumas dificuldades tendo em conta a concorrência. Para ele o importante é jogar independentemente da posição, assim ganhará ritmo de jogo e mais tarde quem sabe reconquistar a posição de organizador de jogo.



André Figueiredo

 
At 12:11, Blogger Unknown said...

Caro Anónimo, André,

de acordo com ambos. O que procurei apontar foi a existência de uma crítica parcial e não qualquer falta de qualidade do JG, que é um jogador que aprecio imenso (aliás, até referi que lhe fazia muito bem estar a jogar a defesa-direito).

Já tive muitas lesões na vida (clavículas, cruzado anterior, roturas e distensões em todos os ligamentos imagináveis) e só numa tive medo de voltar ao contacto. Com o JG tem de ser o mesmo, tem de ir à luta porque apenas dessa forma triunfará. Tem potencial para ser um bom jogador e tudo depende dele. Mas no sábado fiquei com a impressão que o Lima lhe deveria ter dito para lutar mais e se queixar menos...

 
At 12:28, Blogger Incómodo said...

Os melhores jogadores de sub-14 ainda não foram convocado para este torneio. Isto foi um torneio preparatório para seleccionar outros jogadores para além dos mais fortes. Por exemplo Rui Silva, que será o esteio da selecção de Lisboa, e Gonçalo Dias do Benfica serão convocados mais tarde com certeza.
Do Sporting o Esgaio será também mais tarde.

cumprimentos

 
At 12:42, Blogger ACF said...

"Já tive muitas lesões na vida (clavículas, cruzado anterior, roturas e distensões em todos os ligamentos imagináveis)"

Parti as 5 vértebras coccígeas e já as removi através de cirurgia. Levei duzias de injecções de cortizoide em ambos os rotator cuffs (fazer "fundos" para mim está fora de questão ) até que desenvolvi um tumor no ombro direito ao qual fui operado 2 vezes. Tenho 2 hernias nas vértebras lombares e 2 discos intervertebrais em muito mau estado, os meus joelhos têm uns meniscos laterais que me vão colocar numa cadeira de rodas aos 60, uma vez fiquei 6 meses parado e era impressionante a atrofia muscular de um quadricep comparado com o outro. Nunca faço agachamentos, extensões de quadricep é a única coisa que arrisco senão já sei que um dia não me levanto do chão.

As lesões são chatas, mas mesmo deprimente é não poder treinar ou jogar, já passei por isso.



André Figueiredo

 
At 17:12, Anonymous Anónimo said...

andre ja viste se tinhas fotos da bancada do jog de portugal em lagos?

 
At 20:06, Blogger ACF said...

http://img355.imageshack.us/img355/1117/dsc03650mk3.jpg

http://img252.imageshack.us/img252/1707/dsc03683pb4.jpg

http://img47.imageshack.us/img47/7838/dsc03694ak7.jpg

Estas 2 últimas fotos são numa altura em que o jogo ia começar e como podes ver as bancadas não estão muito cheias.

Se quiseres do jogo VS Inglaterra eu desse jogo tenho bastantes das bancadas.

Dia 27 talvez dê um pulinho ao Jamor de manhã para ver os treinos dos Sub-19 e dar uma força ao Gonçalves e ao Martins. Logo se verá. Alguém sabe quando se vai realizar e onde se vai realizar o Torneio Sub-16 em Castelo Branco?



André Figueiredo

 
At 20:38, Anonymous Anónimo said...

André, tens aqui os vários jogos das equipas de infantis, esta semana:

http://www.sporting.pt/Info/Agenda/Agenda.asp

 
At 22:04, Anonymous Anónimo said...

Não percebi, o que é aquilo de "Está partido? Então oferece ao Vítor!!!"? Quem é o Vitor?

 
At 22:22, Anonymous Anónimo said...

mas quando o jogo começou ainda nao tava muita gente. com o decorrer do jogo é que foi chegando muito pessoal.

 
At 22:23, Anonymous Anónimo said...

ahh! e ja agora amostra as da guia sff

 
At 22:37, Blogger ACF said...

"Não percebi, o que é aquilo de "Está partido? Então oferece ao Vítor!!!"? Quem é o Vitor?"

Os jogadores (Couras, Cerveira e Pereira) não disseram isso, isso era eu a brincar com a situação.

O que aconteceu é que como podes ver nas 2 primeiras fotos a Taça está direitinha, mas depois o Altair cai por cima dela e entorta o "Cálice". Um deles depois diz "então vocês já estragaram isso, LOL!?" ou algo do género.

No caminho de regresso aos balneários o Treinador Adjunto Vitor Afonso (ou talvez fosse o técnico de equipamentos Vitor Pinto) levava com ele a Taça e ao aproximarem-se dos balneários os miudos estavam a cantar "olé, olé, a Taça é nossa, olé", mas o Vitor disse "Então eles dizem que a Taça é deles e eu é que a tenho?", e é então que o Mister Gonçalves diz "A Taça é do Vitor"

Eu nesta equipa só conheço bem o Mister Gonçalves, o Delegado e o Treinador de Guarda-Redes. 2ª e 3ª eles tinham lá uma comitiva de uma dezena, e eu sinceramente não conhecia metade daquelas pessoas. Eles têm lá muitos treinadores estagiários. Eu nunca tinha visto um jogo dos nossos Iniciados fora de Alcochete (excepto o jogo VS Estoril na 11ª jornada) portanto só conhecia LG da Sala de Imprensa ou de o ver no banco, o Mister Fernando Ferreira é uma "torre" portanto é fácil de reconhecer.



André Figueiredo

 
At 11:50, Anonymous Anónimo said...

andre tens mais fotografias do joao figueiredo no aquecimento do jogo contra o estrela da amadora?

 
At 13:31, Blogger ACF said...

"andre tens mais fotografias do joao figueiredo no aquecimento do jogo contra o estrela da amadora?"

Tenho fotos, mas não são necessariamente do aquecimento na manhã de 2ª Feira. Quando vi o meu "primo" aproveitei logo para lhe tirar algumas fotografias ao longo do Torneio. Não ficaram todas muito boas porque o tempo não ajudou na 2ª-Feira, mas vou colocar aqui uns links:

http://img401.imageshack.us/img401/1233/dsc04162ga7.jpg

http://img444.imageshack.us/img444/1662/dsc03808pk2.jpg

http://img517.imageshack.us/img517/5276/dsc03844et7.jpg

http://img530.imageshack.us/img530/7236/dsc03863gw6.jpg

http://img403.imageshack.us/img403/5839/dsc04148mq0.jpg

http://img98.imageshack.us/img98/4875/dsc04162sb4.jpg

http://img403.imageshack.us/img403/3374/dsc04282hx4.jpg

http://img409.imageshack.us/img409/6066/dsc04169qj8.jpg

Já agora aproveito para dizer que eu hoje vou mandar 2 dúzias de fotos que tirei no Estoril Foot para o laboratório para ficar com umas "12 por 15" jeitosas. Se vir os Misters eu entrego a eles o envelope com as fotos, mas se não me cruzar com eles (é dificil porque geralmente estou com os Juvenis) eu entrego antes o envelope na Portaria de Alcochete e peço para entregarem ao Mauro Antunes ou André Oliveira.

Eu agradecia era que no futuro se as pessoas quiserem fotos me venham antes pedir através de E-Mail (andremanuelcf@hotmail.com) porque senão pede 1 aqui no blog, depois aparecem 2, e depois 4, depois já vai em uma dúzia, portanto prefiro que estas coisas sejam tratadas com mais descrição (e alguma paciência) através de E-Mail.

Se tiver a felicidade de ir a mais uns jogos dos Iniciados esta época quero ver se tiro umas boas fotos ao Cerveira e Coentrão e pouco a pouco irei tirando aos outros até ter de todos, é preciso calma porque não quero perturbar a concentração da equipa por causa de algo tão superfluo como fotografias.

Abraço



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home