Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, fevereiro 24, 2007

Sporting 6 - 0 Futebol Benfica (Infantis 7), Sporting 3 - 1 E. Amadora (Iniciados B)


Close-Up 1, Close-Up 2.

Daniel Podence a ser assistido durante o treino

Daniel Podence no final do jogo

Cristian Ponde

Não sei quem é este puto (parece um "Mini-Bruno Matias"), ele é das Escolinhas que estavam a treinar ao lado do jogo de Infantis (tudo no mesmo relvado) e quando reparei que ele tinha uma fitinha do Sporting para lhe prender o cabelo achei piada e decidi que tinha mesmo que lhe tirar a foto no final do treino. Como um amigo dele (também Escolinhas) disse que também queria que lhe tirassem a foto aproveitei e tirei uma fotografia aos 2 amigos.
Mas havia ainda outro puto (Escolinhas) que estava a treinar quando me viu a tirar fotos do jogo de Infantis e pediu logo para lhe tirar uma fotografia com "a bola colada ao pé" e estava muito entusiasmado, lá lhe fiz ver que se ele estivesse concentrado no treino eu no final esperava por ele para lhe tirar a tal foto.

O Nº8 Daniel Podence é um jogador de baixa estatura, mas tem excelente técnica, tem boa recepção de bola (inclusive com o peito) e consegue sempre arrastar 1 ou 2 adversários atrás dele na esquerda onde com as suas fintas consegue desequilibrar o seu oponente e quase sempre cruzar a bola para a área. Cedo deu para ver que é a referência ofensiva da sua equipa e os colegas estão sempre à sua procura para lhe endossar o esférico.
1º golo foi aos 8 minutos, marcado por Daniel Podence com o pé direito, remate cruzado. Apesar de Podence ter jogado quase sempre encostado à ala esquerda ele não evidenciou problema em jogar com ambos os pés, várias vezes recebendo com o interior do direito, fazendo o passe com o mesmo e depois cruzando com força para a área com o esquerdo. 2º golo ao minuto 13 marcado pelo Nº7 Marcelino Rim (assistência de Podence).

O sistema do Sporting não pareceu ser excessivamente rígido ao longo dos 60 minutos, mas no inicio assemelhava-se a um 2-2-2 com 2 laterais (Diogo Alpalhão na direita, Miguel Castro na esquerda), 2 médios interiores (Marcelino Rim Nº7 na direita e Tiago Fernandes Nº10 na esquerda) e 2 avançados (Paulo Fernandes na direita e Podence na esquerda) bem abertos na frente. O Nº10 da equipa Tiago Fernandes também teve pormenores interessantes e a equipa pareceu jogar mais à volta dele na 2ª parte (Podence já tinha saído de campo), bom remate e bom na execução de livres, boa planta física para a sua idade. 3º golo ao minuto 24 marcado pelo Nº2 Diogo Alpalhão (remate cruzado com pé direito).

Aos 28 minutos Cristian Ponde entra na equipa com o Nº11 no seu dorsal (sai o Nº9), primeiro parecia que se iria encostar a uma das alas, mas fiquei com a ideia de que com a entrada de Ponde o sistema alterou-se ligeiramente porque Ponde jogou mais pelo meio. O Nº5 Afonso Sousa também mostrou uma boa mescla de velocidade e tecnicismo, muitas vezes “atraindo” o seu marcador apenas para depois o desequilibrar e o deixar para trás. 4º golo foi ao minuto 29, foi marcado pelo Nº10 Tiago Fernandes após passe de Cristian Ponde que recebeu a bola, deixou o colega desmarcar-se e fez uma assistência primorosa.


Ao longo do jogo fiquei com a ideia que o Romeno Ponde se serve mais do seu pé direito. Esteve sempre muito apoiado o Nº6 Rafael Ramos, tinha muito incentivo por parte dos adeptos presentes. Cristiano Ponde não esteve muito feliz neste jogo, parecia acusar alguma ansiedade, lutava, rematava (poucas vezes bem), mas no capitulo do posicionamento esteve bastante perdido, perdeu algumas bolas devido a mau posicionamento ou mau timing na altura da recepção. 5º golo ao minuto 42 através do Capitão Miguel Castro, o Capitão subiu pela esquerda e a 10 metros da linha de fundo rematou cruzado e com força e fez a bola beijar as redes ao 2º poste da baliza. Aos 46 minutos o Capitão mostra como se faz uma vez mais ao assinar o 6º tento da manhã.

6-0 espelha bem o que se passou no relvado, talvez pudesse ter surgido mais 1 ou 2 golos, mas já seria muito pesado para o adversário. A diferença em qualidade entre 2 conjuntos não se vê só em numero de golos e nesta partida não foram só os golos, foi a capacidade técnica dos Leões que era vastamente superior, a circulação de bola, a qualidade no passe, o futebol ao 1º toque, a rapidez com que efectuavam as transições, era uma grande diferença. Apenas o Nº9 do Benfica saltou à vista como sendo um jogador acima da média na sua equipa, boa estatura física e bom toque de bola, se o Benfica tivesse marcado um golo então adivinhava-se que fosse ele o autor da proeza. A espaços o Benfica conseguia surgir na área Leonina, mas esteve sempre algo lento no último passe e faltou-lhes frieza na finalização o que permitia sempre aos laterais Leoninos tempo para descerem no terreno e restaurarem equilíbrio ao seu conjunto. Nos últimos 10 minutos o Sporting geriu a partida e aproveitou para “passear” a sua circulação de bola (muitas vezes com 6 passes seguidos ao 1º toque). Ponde era desarmado com muita facilidade na etapa final da partida, mesmo a nível de passe parecia inseguro e à medida que as coisas não corriam bem ficava chateado consigo próprio. Ao minuto 55 o Nº6 Rafael Ramos da direita cruza para a área e Ponde remata à baliza, mas o Guardião adversário segurou o remate que foi desferido a uma distância de 10 metros.












Eu não acredito que ainda vá fazer a crónica do jogo de Juniores hoje, estou com uma soneira porque acordei muito cedo para ir a Pina Manique e amanhã tenho que acordar cedo para ir a Benedita, portanto não tenho tempo nem disponibilidade para o fazer. Mas eu comprometi-me com o jornal que entregava uma crónica sobre este jogo até 2ª-Feira portanto a crónica vai mesmo aparecer, pode é aparecer depois da de Juvenis. Sinceramente o jogo dos Juniores foi bastante fraquinho, não perdem nada em esperar 24 horas pela história do jogo.
Gostei bastante de ir a Pina Manique ver os Infantis, sinceramente prefiro ver jogos de Infantis e Iniciados do que de Juniores, talvez porque existe menos interesse e por isso mesmo o ambiente seja mais calmo e relaxado. Ali é uma atmosfera familiar em que a equipa técnica e os pais podem apoiar os seus meninos e disfrutar o momento comparado com o jogo de juniores onde aparecem meio milhar de adeptos e boa parte deles estão ali para injuriar o árbitro e chicotear verbalmente a equipa. Estou cansado de acompanhar Juvenis e Juniores e ver uma dúzia de patetas atrás do banco de suplentes a dar sugestões ao Mister de como deve por a equipa a jogar e a questionar a autoridade do treinador à frente dos seus pupilos. Devem pensar que estão a prestar um grande serviço.

Cristiano Ronaldo Vs Fulham



André Figueiredo

40 Comments:

At 10:21, Anonymous Anónimo said...

Sporting Vs Futebol Benfica

Sete leonino:

César Paules
Diogo Alpalhão
Miguel Castro
Marcelino Rim
Daniel Podence
Paulo Fernandes
Tiago Fernandes

Resultado ao intervalo:

Sporting 4-0 Futebol Benfica

Informações de André Figueiredo em Pina Manique

 
At 12:06, Blogger Jorge Sepúlveda said...

André, sabes dizer-me alguma coisa sobre o Digo Alpalhão ?
Já agora que tal é que estiveram o Podence e o Ponde ?

Cumrpimentos, Regio

 
At 12:25, Blogger ACF said...

Terei com cuidado de ouvir o que fui anotando no gravador de voz sobre os vários "números" (e ver a que jogador correspondem na ficha de jogo) para depois dizer qualquer coisa. Mas esta foi a primeira vez que os vi jogar (já conhecia alguns do Estoril Foot, reparem bem nas fotos de hoje e desse torneio) e por isso mesmo não quero estar a formar muitas opiniões. Todos os elementos são jogadores de qualidade e a diferença em talento para os adversários foi enorme. O Nº9 do Benfica era um jogador claramente acima da média e o melhor da sua equipa, alto e boa técnica, bom 1º toque.

O Ponde não estava claramente nos seus dias, eu depois digo mais sobre o que correu mal.

O Podence é mesmo craquezinho, é pequenino, mas desequilibra que é um caso sério, baixinho, centro de gravidade baixo, mais cordenação, mais equilibrio e tecnica do que os outros jogadores. Nota-se que a equipa está sempre à procura dele, é a referência do ataque e desequilibra os adversários com fintas. Joga bem com os 2 pés embora esteja quase sempre encostado à esquerda.

A diferença de tamanho deste miudos para os Iniciados de 2º ano é enorme.

Aquele "Mini-Bruno Matias" apesar de ser Escolinhas é um "matulão".



André Figueiredo.

 
At 14:51, Anonymous Anónimo said...

Juniores: Sporting Vs Nacional da Madeira

Onze leonino:

GR: Rui Patrício
DD: João Gonçalves
DE: Vasco Campos
DC: Daniel Carriço
DC: Jorge Abreu
MDC: André Santos
MC: Yannick Pupo
MC: André Pires
Extremo Esquerdo: Allison Almeida
Extremo Direito: Sebastião Nogueira
PL: Ricardo Nogueira

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 15:54, Anonymous Anónimo said...

Resultado ao intervalo:

Sporting 1-0 Nacional da Madeira

Golo de Yannick Pupo

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 17:12, Anonymous Anónimo said...

Resultado final:

Sporting 1-0 Nacional da Madeira

MVP: André Pires (esteve em todo o lado, tanto a defender como a atacar)

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 17:42, Anonymous Anónimo said...

Iniciados B:
Sporting 3-1 Estrela da Amadora

Com Ricardo Esgaio e ALtair Junior na equipa.
Afinal o Esgaio não é "cigano"...lol

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 18:53, Blogger ACF said...

Duvido que alguém considere outro jogador para além de André Pires como homem do jogo, hoje esteve mesmo em todo o lado, era incrivel.

Dobrou o Gonçalves e Vasco nos corredores laterais, dobrou o Sebastião Nogueira no ataque, incansável do principio ao fim. o Carriço saiu e entrou o David Santos para central.

O Seba também não esteve mal.

Tive chance de conhecer a familia do Esgaio e estive ao lado deles a torcer pelos nossos Iniciados B. O Esgaio tem pinta de cigano, mas ele não é cigano (a familia dele é mais branca do que eu), ele é extremo esquerdo, mas também passou pela direita. É filho de um pescador na Nazaré. O Altair Júnior também jogou pelos A e o Mister Gonçalves, Ferreira e Afonso estavam lá a ver o jogo.



André Figueiredo

 
At 19:22, Anonymous Anónimo said...

André, o que achaste do Esgaio?
Existe mais algum jogador de grande destaque nos Iniciados B?

Quanto ao jogo dos infantis, o Ponde pareceu-te um ponta de lança ou um extremo?
É impressão minha ou na equipa de infantis estava o Bernardo Carlos (aqule loiro que está ao lado do Ponde na foto), que foi considerado o melhor jogador de escolas no Estoril Foot 2007?

 
At 19:48, Blogger ACF said...

Prefiro não adiantar demasiado em relação ao Esgaio. Vi os Sub-14 jogar durante 30 minutos, mas o Esgaio estava sempre na esquerda e eu estava na direita (com o sol a bater-me nos olhos e à procura de um "cigano"). Ele parece um bocadinho com o Quaresma, não só no aspecto, mas também naquele estilo "fintão" de jogar futebol, é cedo para tirar conclusões sobre ele ou sobre os Infantis (excepto o Podence que saltou logo à vista). É preciso não esquecer que o Podence jogou contra uma equipa fraca enquanto o Esgaio jogou contra os lideres da tabela.

Não reparei muito nos outros Iniciados B, era dificil pois não gosto muito de ver jogos ao nível do relvado, e ainda por cima virado contra o sol.

Estava por lá o Cerveira, Figueiredo e Matthew Silva a ver o jogo do banco. O Diogo Viana estava a ver o jogo dos Juniores.

Pelo seu posicionamneto e movimentações fiquei com a ideia que o Ponde ou é PDL ou o Mister lhe pedir para jogar como PDL. Com toda a sinceridade, se ninguém me tivesse dito que o Ponde era um fenomeno etc e eu fosse a julgar o jogador pelo que vi hoje e unicamente pelo que vi hoje então diria que era um jogador banal.

Aqueles "gadelhas" esteve no Estoril Foot como podes ver pela foto que lhe tirei na 3ª-Feira quando tinha um trofeu na mão, é um miudo cheio de personalidade.

O Ponde é muito sério, ele está quase sempre com aquela expressão e raramente abre a boca, mas admito que ele devia estar aborrecido no final do jogo porque realmente não lhe correu muito bem, especialmente na 2ª parte.

P.S. A Avó do Esgaio disse que o netinho dela já faz parte dos Iniciados A tal como o Altair (toda a gente lhe chama "Junior") e apenas desceram aos B porque este jogo era muito importante. O Esgaio faz 14 anos em Maio, o miudo é bem constituido, peito, pernas e ombros fortes.



André Figueiredo

 
At 20:41, Blogger Carlos said...

O Ricardo Esgaio, como te tinha dito André, esteve a época passada nos SUb-13 dos Nazarenos. Este ano é o seu 1º ano de iniciado.

A Nazaré não é terra de ciganos, quanto muito pescadores, mas sem dúvida que é uma cidade com o seu carisma e tradição, tal como a educação do seu povo, bem tradicional.

Até amanhã andré.

 
At 21:01, Blogger ACF said...

"O Ricardo Esgaio, como te tinha dito André, esteve a época passada nos SUb-13 dos Nazarenos. Este ano é o seu 1º ano de iniciado."

Não sei onde essa história de o Esgaio ser de etnia Cigana começou, mas admito que quando andava à procura de um cigano e vi o Esgaio assumi logo que era ele que estava à procura.

O Ricardo esteve de férias durante o Estoril Foot, pelo menos assim me disse a sua Avó que me disse para contar a toda a gente que o seu netinho não é cigano embora ela até ache piada a esses rumores. Mas admitam lá, o rapaz não é parecido com o Ricardo Quaresma? Até se chama Ricardo.

"A Nazaré não é terra de ciganos, quanto muito pescadores, mas sem dúvida que é uma cidade com o seu carisma e tradição, tal como a educação do seu povo, bem tradicional."

Quando precisares de ir a Pina Manique diz qualquer coisa, eu a partir de agora se calhar vou lá todos os Sábados de manhã.

"Até amanhã andré."

Conduz com cuidado.



André Figueiredo

 
At 22:05, Blogger ACF said...

Será que sou o único que é da opinião que o Ricardo Esgaio tem vestida a camisola da Selecção Portuguesa por debaixo da do Sporting? Reparem bem na gola, especialmente abaixo da nuca.

Hoje vi uma coisa muita estranha, o João Gonçalves estava a jogar com 2 pulseiras no pulso direito, não estou a querer insinuar que as pulseiras podiam ser perigosas em caso de choque com a cara dum adversário, mas eu NUNCA vi um árbitro deixar entrar um atleta em campo com pulseiras.

http://img87.imageshack.us/img87/8844/dsc04628pp2.jpg

Outra coisa curiosa é que o Carriço geralmente joga na direita do eixo e o Marco Lança na esquerda do eixo e quando um deles descansa o atleta que entra vai para o lugar do ausente sem que central habitual tenha que mudar de posição. Hoje curiosamente o Carriço jogou na esquerda do eixo e o Jorge Abreu na direita, não me lembro de ver o Carrriço na esquerda uma única vez esta época até ao jogo de hoje.

http://img267.imageshack.us/img267/1563/dsc04544be1.jpg

Para quem tenha duvidas o jogo VS Beneditense vai ser às 11 horas no campo principal do Beneditense, o Campo de Jogos Fonte da Senhora.



André Figueiredo

 
At 22:43, Blogger Goyaaté said...

Olá amigos,

fico feliz André por dispensares algum do teu precioso tempo a acompanhar os nossos leõezinhos mais novinhos.

Em relação ao Ponde eu penso que ele é sem duvida um craque, mas tenho receio que o seu mediatismo o esteja a prejudicar de alguma forma, pois os níveis de ansiedade do miudo estão altíssimos e existe o factor de ele querer fazer sempre tudo bem.

Por outro lado o menino ainda está em fase de adaptação ao seu novo clube e só vem conviver com os seus novos coleguinhas aos fds para jogar e isso poderá ter algum peso no seu desempenho.

No entanto penso que as equipas técnicas da formação leonina são muito competentes. Os miudos vêm neles figuras paternais e estes saberão dar espaço aos miudos, deixando-os crescer e sobretudo incutir-lhes a importância de se divertirem a jogar á bola.

O Podence segundo o teu comentário está a confirmar o que dele se dizia, mas penso que o miudo vai crescer com "traquilidade", às vezes as crianças dão um salto qd menos se espera.

Foi-me dito que certa vez o CRonaldo7 com o fim das competições regressou à Madeira para passar junto da família as férias de verão. O engraçado é que o menino Cristiano qd voltou para se apresentar aos trabalhos de início de época de uma equipa de escalão jovem do Sporting vinha com + 10 cm de altura o que deixou toda a gente boqueaberta.


cumps

 
At 23:18, Blogger ACF said...

"fico feliz André por dispensares algum do teu precioso tempo a acompanhar os nossos leõezinhos mais novinhos."

O prazer foi todo meu. É um escalão diferente, nesta idade os miudos têm uma inocência e entusiasmo muito maior do que aquele que têm noutros escalões, é por isso que acredito que um bom treinador num escalão pode não ser o apropriado para outro, é preciso a mentalidade certa para fazer uma aproximação correcta e adequada às mentalidades dos jovens naquela idade.

"Em relação ao Ponde eu penso que ele é sem duvida um craque, mas tenho receio que o seu mediatismo o esteja a prejudicar de alguma forma, pois os níveis de ansiedade do miudo estão altíssimos e existe o factor de ele querer fazer sempre tudo bem."

Eu não era o único fotografo que lá estava. Tento sempre ser o mais discreto possível e agir de forma relaxada com os miudos para que eles encarem tudo isto com informalidade, mas o Ponde parecia frustrado e segundo li no artigo do Filipe Alexandre Dias parece que também não brilhou na partida em que "O Jogo" lá esteve.

"Por outro lado o menino ainda está em fase de adaptação ao seu novo clube e só vem conviver com os seus novos coleguinhas aos fds para jogar e isso poderá ter algum peso no seu desempenho."

Neste jogo não foi fácil ver onde reside a força do Ponde, ouvi dizer que não era propriamente no tecnicismo, mas mais na capacidade atletica. Ele é razoavelmente alto para um miudo nascido em 1995.

"No entanto penso que as equipas técnicas da formação leonina são muito competentes. Os miudos vêm neles figuras paternais e estes saberão dar espaço aos miudos, deixando-os crescer e sobretudo incutir-lhes a importância de se divertirem a jogar á bola."

Não tenho duvidas em relação a isso, é preciso saber ser ternurento, amigo e padagogo e acredito que todas as pessoas que conheci hoje formam uma estrutura muito boa à volta dos miudos. Esta gente nota-se que têm prazer naquilo e gostam de lidar com crianças, qualquer professor tira satisfação no facto de conseguir ser uma influência positiva num jovem e poder adicionar-lhe algo seja culturalmente, socialmente ou futebolisticamente. Estou certo que é uma responsabilidade que deve dar grandes alegrias aos professores.
Um Infantil é um projecto, um professor durante 1 ou 2 anos verte para dentro dele todos o seus conhecimentos e depois vê o miudo evoluir e seguir para Iniciado sabendo que ele foi importante no seu desenvolvimento. Alguma coisa se pode comparar a essa satisfação de ver esse investimento de 2 anos resultar num bom Iniciado? O trabalho de um bom formador/treinador muitas vezes só é visivel anos depois, e quando um treinador tudo ganha é preciso lembrar que não foi ele a meter o primeiro "tijolo".

"O Podence segundo o teu comentário está a confirmar o que dele se dizia, mas penso que o miudo vai crescer com "traquilidade", às vezes as crianças dão um salto qd menos se espera."

Ele parece é ter umas perninhas curtinhas comparadas com o seu tronco, é algo cómico porque tem perninhas curtas, mas tem bom equilibrio e bons pezinhos e cordenação entre o tronco e os membros inferiores. É uma joia de miudo, e ficou bem nas fotos. Vale a pena ir ver os Infantis só para ver os malabarismos dele, atenção ele não faz malabarismos para dar show ou "brincar" com o adversário, ele simplesmente para a sua idade tem maior cordenação motora do que muitos jovens e quase parece injusto ver os outros a tentar fazer-lhe marcação muito em cima porque ele "desequilibra", é mesmo essa a palavra.

"Foi-me dito que certa vez o CRonaldo7 com o fim das competições regressou à Madeira para passar junto da família as férias de verão. O engraçado é que o menino Cristiano qd voltou para se apresentar aos trabalhos de início de época de uma equipa de escalão jovem do Sporting vinha com + 10 cm de altura o que deixou toda a gente boqueaberta.""

Se fores a ver a diferença na estatura fisica entre um atleta do Sporting nascido em 1995 e um nascido em 1993 acredita que ficas de boca aberta, é um grande salto entre os 12 e 14 anos.



André Figueiredo

 
At 00:10, Blogger Unknown said...

André,

é curioso. Estava atrás do banco do Lima e não vi ninguém questionar a autoridade do treinador ou a "chicotear" os jogadores. Havia de facto um homem mais velho que insultava o fiscal de linha, mas foi tudo...

 
At 00:13, Blogger samuel said...

André se me permites dar-te uma sugestão, eu pedia-te que não colocasses tantas fotos no Blog, se possivél deixavas os links ou assim... é que desta forma o blog torna-se muito pesado a abrir.

 
At 01:19, Anonymous Anónimo said...

Andre

Itis Roy used to be from Big Soccer. Now talk Soccer.net. You have seen Pode please pass on your thought"s although Pondence seemed to have stolen the show.

Thank you

 
At 07:27, Blogger ACF said...

"é curioso. Estava atrás do banco do Lima e não vi ninguém questionar a autoridade do treinador ou a "chicotear" os jogadores. Havia de facto um homem mais velho que insultava o fiscal de linha, mas foi tudo..."

Não estava a pensar nesta partida em particular no que diz respeito a darem sugestões ao treinador. Em Alverca em particular era uma vergonha como não eram capazes de ficar calados atrás do banco de suplentes. Não chegava a equipa estar a perder e ainda havia uns quantos a dizer faz isto, faz aquilo, vezes e vezes sem conta, "põe o Viana deste lado ó Mister", etc, etc, etc.

Fico saturado de ver tanta gente a gritar com o árbitro durante o jogo. O árbitro Vs Nacional não esteve bem, mas ouvir os adeptos (não era só 1) a implicar com ele durante 2 horas cansa. Estou a tentar apreciar um jogo e dispenso estas bocas que não servem para nada excepto atrair atenção sobre quem as está a dar. Os protagonistas é suposto estarem no relvado e não nas bancadas. Por vezes fico com a ideia que existem pessoas que apenas vão ao futebol para poderem insultar os árbitros a partir da relativa segurança das bancadas.

E o adepto do Nacional também era chato até dizer chega, já estava com ele até à ponta dos cabelos. Mais parecia uma corrida tauromáquica do que um jogo de futebo.



André Figueiredo

 
At 10:35, Anonymous Anónimo said...

Juvenis: Beneditense Vs Sporting

Onze leonino:

Nuno Silva
Vasco Oliveira
Pedro Mendes
Bruno Simões
Diogo Rosado
Diogo Amado
Diogo Viana
André Sousa
André Gonçalo
André Martins
Luis Andrade

Informações de André Figueiredo

 
At 10:56, Blogger Unknown said...

André,

2 notas (a 1ª das quais será rapidamente esclarecida com a tua reportagem):

(i) Diogo Rosado a defesa esquerdo?? O Michael?

(ii) Não me apercebi que houvesse assim tanta gente a pedir substituições ou a dar conselhos tácticos durante o jogo. E se há uma pessoa que o faz sempre - e sem merecer qualquer reprovação porque o faz por viver os jogos com intensidade - é o irmão do Daniel Carriço. De qualquer forma, devem contar-se pelos dedos as pessoas que vão ver os juniores e que não são (de alguma forma) familiares dos jogadores. O que torna esse tipo de queixas um tanto mais compreensível...

Também não gosto de comentadores profissionais de bancada e acredito que uma parte enorme do trabalho que se vê em campo é fruto do trabalho invisível no treino. Mas ontem os jogadores mereceriam levar um belo raspanete pela forma absolutamente relaxada como jogaram. E as pessoas que assistiram ao jogo foram bem mais simpáticas do que deveriam. Percebo que jogar contra o Nacional não traga grande motivação. Mas para o ano, aqueles que forem séniores terão de jogar a outro ritmo.

 
At 13:27, Anonymous Anónimo said...

"o Mister Gonçalves, Ferreira e Afonso estavam lá a ver o jogo."

André, eu não estive a ver esse jogo. Penso que me estás a confundir com o Pedro Gonçalves, que é o treinador dos Iniciados B e que costuma acompanhar também os Iniciados A. Eu sou o jovem que levava o troféu do Estorilfoot a caminho do balneário e não "o que tem o cabelo mais comprido", como dizias num post anterior. Só para esclarecer esta pequena confusão.

Victor Afonso

 
At 14:36, Anonymous Anónimo said...

Pronto, André, agora já sabes que para além dos jogadores, também os treinadores da nossa formação acompanham o teu blog...

Mas não caias na tentação de os mimar, só porque sabes que eles vão ler o que escreves...

Não faças o mesmo que o André Sabino, que lambe os "cús" de todos os treinadores do SLB... Até dos afilhados do Jaime Graça!!!

Por falar nisso, era bom que ele viesse esclarecer o que aconteceu ao treinador João Barbosa, esse ex-líbris da formação benfiquista, que ficou famoso pelo excelente resultado alcançado frente ao Sporting na última jornada da fase final de iniciados da época passada (0-6).
Esse mister, estava a orientar os escolas A (e também os infantis???) e foi despedido na semana passada, creio...
Será que se recusou a fazer alinhar os "Toumanys" que abundam nas equipas de escolas e infantis do SLB?

 
At 16:58, Anonymous Anónimo said...

entao as fotos e os comentarios ao jogos dos juvenis?????????

 
At 17:09, Blogger ACF said...

"(i) Diogo Rosado a defesa esquerdo?? O Michael?"

O Rosado jogou a LE e diga-se de passagem que não esteve mal, subiu mais do que o Vasco Oliveira e teve um ou dois desarmes limpinhos, só técnica e pouca rudeza. Gostei mesmo bastante foi quando o Frederico Oliveira entrou para LD na 2ª parte (Vasco foi para médio). O Sporting em jogos que queira ganhar terá que dar a titularidade a Frederico Oliveira como LD em vez de adaptar o Paiva a essa posição. Nem existe comparação possível, o FO tem que jogar, é tão simples como isso.

O Michael estava no banco, mas parece que ele não está a 100% pelo que me contaram. O Andrade jogou na esquerda e o Viana na direita. Mais um bom jogo do André Martins, novo penteado, mas a mesma atitude de sempre. Viana fez hat-trick até comentei com 2 ilustres membros da bancada que o Sabino iria ficar danado porque assim o André Soares passa a ser apenas 25% melhor que o Viana e não 2 vezes melhor. Este Vianinha é mesmo lixado.

O André Gonçalo esteve melhor do que o habitual. A interacção entre Rosado e Andrade e até dos 2 com André Martins foi muito interessante. Curiosamente ontem estava a ver o jogo dos Sub-14 e descobri que tinha a familia do Esgaio à minha esquerda, hoje estava a ver a 1ª parte do jogo e descobri que tinha o João Rosado (médio de 14 anos, pé direito dominante) e o Tio Rosado à minha direita e estavam lá para ver o Diogo (também lá estava o Pai Rosado). Quero ver se quando ele for a Peniche também lá aparece o Presidente da Camara para o felicitar como fizeram em Lagos com o Amado/Viana.

A equipa desde que mantenha a bola no chão e saiba circular a bola (e hoje esteve bem nesse capitulo) joga um futebol agradavel e eficiente.

Não conheço o irmão do Daniel Carriço, só vejo lá por vezes a sua mãe.

"Também não gosto de comentadores profissionais de bancada e acredito que uma parte enorme do trabalho que se vê em campo é fruto do trabalho invisível no treino. Mas ontem os jogadores mereceriam levar um belo raspanete pela forma absolutamente relaxada como jogaram."

3 jogos em 8 dias, é preciso compreender o desgaste fisico. Mas foi um jogo fraco, sem duvida.

"o Mister Gonçalves, Ferreira e Afonso estavam lá a ver o jogo.

André, eu não estive a ver esse jogo. Penso que me estás a confundir com o Pedro Gonçalves, que é o treinador dos Iniciados B e que costuma acompanhar também os Iniciados A. Eu sou o jovem que levava o troféu do Estorilfoot a caminho do balneário e não "o que tem o cabelo mais comprido", como dizias num post anterior. Só para esclarecer esta pequena confusão.

Victor Afonso"

Mister, nesse caso peço desculpa pelo equivoco. Eu tenho má memória para fixar caras, e como já disse no passado, só conheço razoavelmente o Mister Luís Gonçalves e o treinador de Guarda-Redes Fernando Ferreira. O outro treinador que estava ontem no banco com LG e FF era o tal com cabelo comprido e que se sentou no banco no Estoril Foot (Vs Amadora por exemplo). Quanto a Pedro Gonçalves, ontem foi a primeira vez que estive presente num jogo de Iniciados B e por isso não conheço a equipa técnica. Mas se o "cabeludo" é o Pedro Gonçalves então acho estranho ele estar num banco com LG72 e FF a ver o jogo em vez de estar no banco de suplentes a orientar a equipa. Não haverá aqui alguma confusão? Presumi que os 3 misters (Gonçalves, Afonso e Ferreira) estavam de visita a observar potenciais jogadores para subirem aos A e que PG estaria no banco de suplentes.

Aqui está a foto para clarificar de vez a confusão.

http://img184.imageshack.us/img184/9691/untitledzb2.jpg

E os atletas dos A a observar:

http://img404.imageshack.us/img404/2053/untitledlc2.jpg

"Pronto, André, agora já sabes que para além dos jogadores, também os treinadores da nossa formação acompanham o teu blog..."

Já sei disso desde o Pontinha VS Sporting em Juvenis.

"Mas não caias na tentação de os mimar, só porque sabes que eles vão ler o que escreves..."

Preso por ter cão e preso por não ter. Estou mais precocupado é em não ser nem duro nem doce com os atletas pois não os quero desanimar nem envaidecer. Quanto aos treinadores não me parece que os mime, mas também só faltava agora não poder dar uma opinião positiva sobre um treinador só porque eles estão a ler isto. Fico chateado é de ver as pessoas sempre a falar dos treinadores que já lá não estão em vez de dar valor a quem está. Disse que acho que o Luís Gonçalves está a fazer um bom trabalho, disse isso porque acredito nisso. Não ando a mimar ninguém, e também não ando a criticar ninguém, nem acho que tenha competência para criticar as opções deles embora não concorde com todas elas o que não quer dizer que não entenda o propósito das mesmas. Não se pode fazer uma análise do trabalho de um treinador ao fim de 20 jornadas.

"Não faças o mesmo que o André Sabino, que lambe os "cús" de todos os treinadores do SLB... Até dos afilhados do Jaime Graça!!!"

Não leio tudo o que o André Sabino escreve, sei que ele defendeu o Bruno Lage, e eu próprio achei que os adeptos do Benfica foram muito duros com BL após o jogo com o Benfica. O Sabino entrevista os jogadores e treinadores no final dos jogos e inclui isso nas suas crónicas e acho que faz bem porque é o que fazem a maior parte dos Jornalistas. Eu nunca faço isso, já conversei informalmente com LG72 e Lima, mas é apenas isso, conversa, troca de opiniões, nada mais, e nada para consumo público. Sinceramente não gosto de entrevistar as pessoas, gosto mais de conversar com elas e o conteudo das minhas conversas com jogadores ou atletas não são para vir cá para fora. A expressão "Off-Record" é muitas vezes usada.

"entao as fotos e os comentarios ao jogos dos juvenis?????????"

Calma.



André Figueiredo

 
At 17:12, Anonymous Anónimo said...

''entao as fotos e os comentarios ao jogos dos juvenis????????? ''



calma pessoal...dêem tempo para o rapaz respirar um pouco...
De certeza que não há muita gente a fazer aquilo que ele faz so por amor á camisola, por isso não podemos exigir de mais dele, se não qualquer dia ainda lhe dá uma coisinha má...

Obrigado pelo teu empenho e dedicação André

 
At 17:49, Blogger ACF said...

Estou cheio de sono, e como sei que o Chelsea ganhou 2-1 ao Arsenal (Terry lesionou-se outra vez) queria ver se almoçava qualquer coisa e via esse jogo antes de começar a escrever a(s) crónica(s).

Estive também a ver a tal peça da SIC N relativa aos jovens que não singraram no futebol. Muito interessante.

"De certeza que não há muita gente a fazer aquilo que ele faz so por amor á camisola . Obrigado pelo teu empenho e dedicação André"

Muito obrigado, gosto imenso de acompanhar os atletas das equipas das camadas jovens do Sporting, seja no campeonato ou nas selecções. Por vezes é desgastante, mas também é um prazer enorme.



André Figueiredo

 
At 18:18, Anonymous Anónimo said...

O Frederico Oliveira não veio do Corroios?

 
At 18:28, Blogger Ricardo said...

Sim veio, e embora tenha jogado apenas na 2ª parte, jogou muito bem e teve uma série de lances vistosos. Foi dos jogadores que mais gostei de ver hoje.

 
At 18:46, Blogger ACF said...

Não tenho a certeza, mas creio que sim, que veio do Corroios. Só te digo que o Filipe Paiva tem tudo para ser um excelente central a curto prazo, mas ele não tem velocidade nem resistência aeróbica para fazer de lateral direito, enquanto o Frederico hoje jogou muito bem nessa posição e em parte foi por sua causa que na 2ª parte o Sporting jogou muito mais do que na primeira. O Frederico parecia o "Papa-Léguas".

Um jogador rápido como o FO teria dado muito jeito à nossa equipa quando fomos a Alverca enfrentar flanqueadores rápidos.

O Benfica está num bom momento, mas se no Sporting tivessem jogado certos jogadores (e nas posições certas) nos 2 jogos com o Alverca a gente podia ter extraido 4 a 6 pontos dessas 2 partidas em vez de apenas 1. Erros e experiências fazem parte de um processo de aprendizagem e experimentação, o importante é que na 2ª fase a lição já esteja bem estudada. Após a 22ª jornada o campeonato vai começar do zero outra vez.



André Figueiredo

 
At 21:21, Blogger Jorge Sepúlveda said...

"Estive também a ver a tal peça da SIC N relativa aos jovens que não singraram no futebol. Muito interessante."

Apanhei essa entrevista já a meio. :(
Gostava muito de a poder ver por completo. Sabes onde poderei fazer isso ?

Regio

 
At 21:48, Blogger ACF said...

Apanhei essa entrevista já a meio. :(
Gostava muito de a poder ver por completo. Sabes onde poderei fazer isso ?

Também não vi toda, não reconheci alguns dos intervenientes porque a meio da peça já não os identificavam.

Vai ao site da TVCabo e vê a programação pode ser que repitam, é uma reportagem de qualidade.

Achei piada: "Começei a sair à noite com uns amigos meus, um dia dedici fazer um assalto, mas as coisas não correram lá muito bem"

ROTFLMAO!!!!!!!!!!



André Figueiredo

 
At 21:52, Anonymous Anónimo said...

Como tal um dispensado do Benfica também cabe no Sporting :).

Era só para responder aqueles que dizem que o Ricardo-dispensado-do-Sporting-Real (entre outros exemplos) nem sequer merece ir a um estagio de observação das selecções nacionais.

Afinal as coisas não são assim tão lineares...

 
At 23:00, Blogger ACF said...

Quantos atletas estão nas convocatórias? 20 a 30. De quantos clubes vêem esses 20 ou 30 atletas? 10 clubes diferentes.

Isso parece querer dar a ideia que a FPF tem pelo menos 10 observadores para o escalão Sub-16, e outros tantos para Sub-17, e 18, e 19 e 20 e 21 e mais uma vintena para a Selecção Principal, etc. Alguém acredita nisso, que a FPF tem essa rede de observadores para saber quem está a jogar bem e merece ir à selecção? Eu não acredito portanto o processo de escolha não deve passar só por esse processo.

Eu não sei como se processa, só digo que não acredito que seja através de observação porque a FPF não tem dinheiro (e provavelmente não tem competência) para isso.

Não culpem o Sporting pelo facto de o Ricardo Real e o André Soares não estar na selecção.



André Figueiredo

 
At 23:57, Anonymous Anónimo said...

O Christopher, o Paulo Sérgio, o Miguel Veloso e o Diogo Tavares também foram dispensados do Benfica e todos eles deram profissionais de Futebol... Há dúvidas de que o Sporting erra menos nas dispensas do que os seus rivais?

 
At 23:58, Blogger ACF said...

"André se me permites dar-te uma sugestão, eu pedia-te que não colocasses tantas fotos no Blog, se possivél deixavas os links ou assim... é que desta forma o blog torna-se muito pesado a abrir."

Claro, eu entendo, é apenas porque aquelas fotos que tirei no Estoril Foot dos putos ficaram tão bonitas e por isso eu fiquei tão vaidoso que coloquei todas à vista.

Quanto às do Esgaio, é um jogador sobre o qual ouço falar muitas vezes e quando finalmente tropeçei nele meti aqui bastantes fotos de um jogador sobre o qual muitos adeptos também tinham curiosidade.

Vou tentar no futuro meter mais links e menos fotos.



André Figueiredo

 
At 17:24, Anonymous Anónimo said...

Que o Benfica fez muitos erros ao longo dos anos ninguém tem duvidas. Não me venham é com essas "foi dispensado pelo Sporting logo não tem qualidade".

Ninguém critica o Sporting por outros jogadores não la estarem, critica-se sim os nabos da selecção que dão preferência a certos jogadores do Sporting que nem são melhores do que outros do próprio clube.

 
At 17:49, Blogger ACF said...

"Que o Benfica fez muitos erros ao longo dos anos ninguém tem duvidas. Não me venham é com essas "foi dispensado pelo Sporting logo não tem qualidade"

Mas quem é que te veio com essa? Eu? Que eu saiba nunca disse que o Eugénio ou o Real não tinham qualidade. Aliás, que me lembre nem nunca vi o Ricardo Real jogar para ter opinião formada.

Em relação ao Pedro Eugénio não conheço ninguém em Alcochete que não o considere um bom jogador, mas é unanime que ele não se portava muito bem. Pelo que me constou um dos 2 (talvez os 2) desde que chegaram ao Seixal já aprontaram das suas.

Que o Pedro Eugénio é bom jogador e seria uma mais valia a qualquer clube grande isso é indiscutivel. E não vejo ninguém aqui a querer retirar valor ou mérito aos atletas ou equipa do Benfica. Já pensaste que se calhar o André Soares e Ricardo Real não estão na selecção porque alguém no Benfica não os está a promover nesse sentido?



André Figueiredo

 
At 09:01, Anonymous Anónimo said...

Ola Andre, sou um leitor assiduo do teu blog faz ja algum tempo, e sou o treinador de Infantis do Futebol Benfica (tanto dos Inf 7 como dos Inf 11). Fiquei muito surpreendido, porque nao estava a espera que fosses acompanhar o jogo. Em relaçao ao jogo, o SCP foi claramente superior, mas nos jogamos muito mal. Jogamos e podiamos realmente jogar muito melhor. O nosso estilo de jogo nao é aquele, nao tivemos calma a trocar a bola, e recorremos muitas vezes ao pontape para a frente. Outro dos nossos erros foi deixar a bola entar no MC sem que este tivesse marcado. Ele depois ficava livre para construir e ja se sabe...aquele numero 8 joga muito, pequenino, ja tinha jogado contra nos no jogo de Inf 11, e é um quebra-cabeças. No entanto, estes jogos sao sempre positivos para os miudos, eles adoram-nos.

De realçar que esta equipa é toda de primeiro ano, o que é raro nestas fases mais adiantadas, sem ser o SCP eo SLB, e que tem mais bons valores sem ser o numero 9, apesar de esse ser um bom jogador, que inclusive anda a prestar provas no SCP (treina á quarta feira com eles).

Convido-te desde ja, para vires assistir á segunda volta no nosso campo (que este convite nao soe a vingança :D ) que seras recebido de braços abertos.

Abraço e parabens

 
At 18:54, Anonymous Anónimo said...

Rafael Ramos sempre o melhor do meio campo leonino! adrt primito :)

 

Enviar um comentário

<< Home