Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Benfica 0 - 1 Sporting (20ª Jornada de Juniores)


A mais Saborosa das Vitórias

Campeonato Nacional de Juniores
1ª Fase, Zonal Sul
20ª Jornada

Local do jogo: Caixa Futebol Campus, Campo Nº1.
Tempo: Nublado.
Assistência: 2000 pessoas.
Árbitro: Hélder Pardal (A.F. Santarém).
Auxiliares: Paulo Castro, Freitas da Silva.
Benfica: Rui Santos, André Casaca, Nuno Ferreira, Miguel Víctor, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Milan Jeremic, João Ferreira (Leocísio Sami, 90 mts), Yu Dabao, Miguel Rosa (Dalibor Stojanovic, 75 mts), André Carvalhas.
Suplentes não utilizados: Daniel Casaleiro, Gregor Balazic, André Magalhães, Kaz Patafta, Carlos Correia.
Treinador: Bruno Lage.
Adjunto: Renato Paiva.
Delegado: Paulo Fonseca.
Massagista: Paulo Rebelo.
Sporting: Rui Patrício, João Gonçalves, Daniel Carriço, Marco Lança, Tiago Pinto, João Martins, Marco Matias (Yannick Pupo, 60 mts), André Pires (Vivaldo Arrais, 73 mts), Ricardo Nogueira, Adrien Silva, Alison Almeida (Sebastião Nogueira, 86 mts).
Suplentes não utilizados: Tiago Jorge, Jorge Abreu, Vasco Campos, André Cacito.
Treinador: José Lima.
Adjunto: Telmo Costa.
Delegado: Mário Lino.
Massagista: Carlos Lima.
Resultado ao intervalo: 0-0
Marcadores: Adrien Silva aos 92 minutos
Acção disciplinar: Cartão amarelo para João Ferreira do Benfica, cartão amarelo para João Martins do Sporting.
Melhores em campo: Milan Jeremic (Benfica), Adrien Silva e Daniel Carriço (Sporting).

Muitos foram os curiosos que se dirigiram ao Caixa Futebol Campus do Sport Lisboa e Benfica pela primeira vez para poderem ver um dos jogos mais aguardados da fase regular num embate entre o 1º e 2º classificado da Zona Sul. O Sporting precisava ganhar para “carimbar” a sua supremacia neste escalão, enquanto o Benfica sabendo que o Estrela da Amadora estava por perto e à espera de um deslize não podia perder este jogo. O centro de estágio encheu por completo e entre os vários responsáveis da formação Leonina destaque para as presenças de Aurélio Pereira, Jean-Paul e Pedro Mil-Homens.

O Benfica apresentou-se em 4-3-3 com Yu Dabao como Nº9, Milan Jeremic na ala direita, André Carvalhas na esquerda, Miguel Rosa (Nº10) como interior-esquerdo e João Ferreira como interior-direito. Romeu Ribeiro foi o trinco de serviço, os laterais foram Ruben Lima na esquerda, André Casaca na direita, dupla de centrais formada pelo regressado Nuno Ferreira (direita do eixo) e Miguel Víctor. Na equipa Leonina as novidades foram o regresso de Marco Matias à ala direita, a continuação da aposta em João Gonçalves como lateral direito e o regresso de Tiago Pinto à lateral esquerda.
Na equipa da casa particular destaque para o ala Milan Jeremic que fez um excelente jogo servindo-se da sua velocidade para muitas vezes aparecer nas costas de Tiago Pinto e depois surgir na retaguarda de Carriço e Lança à espera de um ressalto de bola ou de um passe rasteiro que o coloca-se em jogo. Jeremic é um jogador bem talhado para jogar em contra-ataque. O lateral esquerdo Ruben Lima também esteve bem, especialmente na 1ª parte onde os seus livres de pé esquerdo irradiaram boa técnica que quando complementados com a visão de jogo do jovem fizeram dele dos mais acutilantes em campo. Por último o central Miguel Víctor que também fez um bom jogo, e mostrou muita segurança nos processos defensivos. No computo geral esta equipa do Benfica claramente evoluiu bastante desde que perdeu com o Sporting em Alcochete na 1ª volta.

No Sporting Daniel Carriço fez mais um jogo ao seu nível, muito empenho, excelente na marcação homem-a-homem mesmo em cima de Yu Dabao a quem não deu um milimetro e foi sempre mais rápido que o Asiático. O Capitão Leonino parecia estar em inferioridade física no final da 2ª parte, mas nem por isso jogou com menos garra.. Adrien Silva também fez um bom jogo e nota-se que os minutos que tem jogado lhe deram uma auto-confiança extra. Joga e faz jogar, constrói e e recupera e sempre com grande estoicismo vai suportando os tackles mais durinhos sem “fitas” nem perdas de tempo.
Não se pode dizer que tenha sido um jogo muito bonito na 1ª parte, o Benfica parecia mais rápido com a bola no chão e a explorar o contra-ataque (especialmente através de Jeremic) enquanto o Sporting jogava um futebol mais elaborado e mais dependente do passe longo pelas linhas laterais. Havia um certo nervosismo e ninguém queria cometer o 1º erro o que resultou num jogo com muitos passes aéreos curtos nos quais ninguém queria ter a bola ou jogar com fluidez pelo chão. Até que a bola chegou a Adrien Silva, com o Luso-Francês a conduzir a equipa o Sporting ganhava logo clarividência e propósitos claros.

Aos 7 minutos André Pires chega à linha de fundo e cruza para a área, mas o Guardião Rui Santos muito seguro vai busca-la junto à relva. Pouco depois Alison Almeida e Marco Matias começam a trocar de flanco numa tentativa de confundir as marcações de Ruben Lima e André Casaca. O Chinês Yu Dabao jogava encostado aos centrais Leoninos e com Jeremic na ala direita à procura de espaços de Tiago Pinto para poder surgir nas costas do eixo defensivo dos Leões.
Aos 8 minutos Ruben Lima vai bater um canto na direita e mais uma vez nota-se que este jovem é excelente na conversão de bolas paradas, mas Rui Patrício com uma palmada para a direita resolve a jogada momentaneamente e Daniel Carriço recupera o esférico e resolve-a de vez. Ruben Lima continuou a marcar livres, alguns de quase 40 metros e a bola ia sempre direitinha para Yu Dabao, mas Lança e Carriço conseguiram lidar sempre bem com a situação.

Aos 10 minutos Miguel Rosa faz uma entrada durinha sobre Marco Matias e o árbitro Hélder Pardal dá a entender que este género de tackles terão que acabar imediatamente. Vários jogadores do Sporting pareciam ter problemas de adaptação ao relvado pois Marco Lança, Ricardo Nogueira, Rui Patrício escorregaram mais do que uma vez. 2 minutos depois Adrien Silva que faz um corte de bola bastante viril a João Ferreira que deixa o médio Benfiquista momentaneamente “aflito”. Aos 18 minutos o Sporting ganha novo canto (executado por João Martins), mas o problema da equipa visitante é que a maior parte das suas oportunidades eram de bola parada e neste capitulo Miguel Víctor (e André Casaca) mostrou muita qualidade defensiva no jogo aéreo. O Sporting se queria fazer mossa teria que causar estragos de bola corrida, mas neste departamento apenas Alison Almeida a espaços parecia inspirado.

Aos 27 minutos Alison Almeida quase na linha de fundo faz um cruzamento promissor para a baliza, mas o Capitão André Casaca de cabeça desarma a jogada, mas entrega um canto ao Sporting (convertido por João Martins), mas Miguel Víctor volta a ser o “antidoto”. A 15 minutos do fim da 1ª parte Milan Jeremic troca de flanco e surge agora na teatro de operações de João Gonçalves, o ala Benfiquista caiu muitas vezes em off-side, mas continuou a causar alguns calafrios aos adeptos Sportinguistas, e mesmo nos aspectos defensivos este jovem Sérvio não poupou esforços ao longo do flanco.
Ao minuto 31 Marco Matias da esquerda faz um remate que passa a menos de 1 metro do poste direito de Rui Santos. Pouco depois Gonçalves, Adrien e Alison triangulam a bola na direita na área vermelha até que Gonçalves se solta e posiciona-se na cabeça da área e recebe e remata a bola e esta vai rente à relva ter com Rui Santos que não demonstrou muita segurança neste lance. 2 minutos depois livre directo frontal para o Sporting convertido por João Martins que acerta em cheio num adversário com um remate violentíssimo (e audível).

Apesar de toda a publicidade gerada à sua volta Yu Dabao esteve longe de fazer um grande jogo, particularmente no capitulo da recepção de bola o Asiático terá que melhorar imenso pois perde sempre a bola permitindo demasiado ressalto quer com o pé, quer com a cabeça, também não pareceu ser dotado de grande mobilidade, mas em contrapartida parece ser capaz de servir os colegas (Milan Jeremic) se os apanhar bem posicionados.

Minuto 49, Milan Jeremic sobe pela direita, passa por Tiago Pinto e cruza para a baliza numa jogada que podia ter dado em golo se Dabao e Carvalhas tivessem sido um pouco mais ousados a surgir na área. Aos 52 minutos Alison sobe pela direita e municia Marco Matias que é derrubado dentro da área num lance que muitos considerariam grande penalidade, mas Hélder Pardal não se pronunciou e o jogo continuou. 3 minutos depois Alison cruza para dentro da área mas Miguel Víctor volta a “limpar” de cabeça (um auto-golo não andou longe) e entrega novo canto ao Sporting que é convertido por João Martins e ao qual Marco Matias responde com um remate à queima roupa por cima da baliza.

Aos 63 minutos canto da esquerda de André Casaca, mas Rui Patrício agarra a bola nas alturas e inicia o contra-ataque através de um passe para Marco Matias que é eventualmente nulificado pela defesa Benfiquista, complementada pela saída da baliza de Rui Santos a quem o Mister Bruno Lage depressa “sugere” que não saia da sua área. 3 minutos depois Rui Patrício sai da baliza e arrisca demais e fica “apanhado” na direita da área enquanto o Benfica depressa tenta circular a bola de volta para a baliza indefesa, mas Daniel Carriço resolve a situação sem grandes alaridos varrendo a bola com o pé direito. Esta gaffe de Patrício serviu para entusiasmar as hostes vermelhas nas bancadas que agora acreditavam que o Sporting estava a ficar enervado.
Lima sente que o seu conjunto a meio da 2ª parte está a perder alguma objectividade e a perder a bola criando assim situações de perigo desnecessário e por isso pede a João Martins que feche os espaços no miolo de forma a jogar de forma mais compacta com Pires e Adrien. Eventualmente Lima retira Marco Matias (esteve abaixo do seu nível habitual) e faz entrar Yannick Pupo e mais tarde troca André Pires (esteve bem, mas pode fazer melhor) por Vivaldo Arrais (a quem Lima deu bastantes instruções a nível de correcções tácticas). Apesar de Vasco Campos e Jorge Abreu terem aquecido na 2ª parte o treinador Leonino só fez entrar jogadores de ataque.

Na 2ª parte Ricardo Nogueira começou a descair mais pelo flanco esquerdo, mas aqui o esperava André Casaca que não teve grandes problemas em lidar com o avançado-centro visitante. Entre o minuto 70 e 80 o Benfica encontrou os seus melhores momentos do jogo, quase todos através de Milan que aos 71 minutos inacreditavelmente falha um golo facílimo na cara de Rui Patrício. Ao minuto 74 Daniel Carriço sofre uma entrada bastante violenta que aparentemente o atira para fora de combate. Lima de imediato pede a Jorge Abreu que se prepare para qualquer eventualidade, durante este período o Sporting joga com 9 jogadores de campo, mas com João Martins recuado para a posição de defesa central. Como que feito de borracha, Daniel Carriço em menos de 3 minutos recupera fisicamente e alerta o árbitro para o deixar entrar, o que acontece aos 77 minutos.
Ruben Lima aos 79 minutos converte outro livre o qual Rui Patrício segura com alguma dificuldade. Nos últimos 20 minutos da partida o Benfica está mais por cima do Sporting e o golo dos vermelhos não parece estar longe de acontecer pois a equipa está a ganhar confiança e o público percebendo a mudança no jogo começa a puxar pelos seus atletas. Aos 85 livre directo de João Martins, mas mais uma vez inconsequente. 1 minuto depois sai Alison Almeida e entra Sebastião Nogueira que se encosta mais na esquerda e começa a penetrar a jurisdição de André Casaca. Ao minuto 91 “Seba” surge na retaguarda do Capitão do Benfica e faz a assistência para dentro da área, Adrien domina a bola e de seguida remata para a baliza inaugurando assim o marcador e fazendo os seus colegas, equipa técnica e em especial Daniel Carriço explodir de alegria.

Não foi um grande jogo pela beleza do futebol jogado, foi um encontro equilibrado no qual o Sporting esteve melhor na 1ª parte e o Benfica melhorou na 2ª e esteve particularmente bem nos últimos 20 minutos da partida, mas o Benfica com manifesto azar não conseguiu marcar um golo e nos últimos 5 minutos o jogo perdeu ritmo devido a paragens que permitiram ao Sporting reentrar na partida e já nos descontos marcar o único golo da tarde numa partida que terminou com grande emotividade para a equipa Sportinguista. O Benfica nada ganhou em termos pontuais neste jogo, mas pode confortar-se com o facto de em termos qualitativos ter evidenciado uma clara melhoria neste últimos 5 meses.












André Figueiredo

19 Comments:

At 00:33, Blogger Unknown said...

À mesma hora, Bruno Pereirinha estará a fazer as delícias dos sportinguistas no estádio da CUF.

Aquela máquina...

 
At 15:08, Blogger João Faria said...

A equipa do Benfica está a alinhar com: Rui Santos, André Casaca, Nuno Ferreira, Miguel Vítor, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Milan Jeremic, João Ferreira, Yu Dabao, Miguel Rosa, André Carvalhas

 
At 17:05, Anonymous Anónimo said...

Ganhamos ao Benfica 0-1

 
At 17:12, Anonymous Anónimo said...

SC de Portugal contra um benfica que começa a ter poucos portugueses até nos juniores...

 
At 18:32, Anonymous Anónimo said...

Parece ter sido merecido!
@Felipe Reis ve isto: http://sueco73.wordpress.com/

 
At 18:50, Anonymous Anónimo said...

Oi André,será possivel eu utilizar as tuas fotos para o meu blog sobre o Sporting,em sueco?
Excelente trabalho q fazes aqui!
Parabens!

 
At 19:05, Anonymous Anónimo said...

Eu sou tuga,mas ja vivo na Suecia desde 1981...
O link do teu blog ja esta no meu blog a algum tempo.
Eu n utulizo as fotos desse modo,e mm so para dar mais "core" ao meu blog.
E claro q cada vez q utilize vou por de quem sao as fotos.!
Agradeco!
Saudacoes leoninas

 
At 19:58, Blogger 30 said...

A minha crónica já está disponível no blog http://aguiasjovens.blogspot.com

Chamo a atenção para as palavras do Daniel Carriço em relação à próxima temporada.

Um abraço

 
At 21:39, Anonymous Anónimo said...

Bom jogo de futebol com o Sporting a superiorizar-se na primeira parte e em alguns momentos da 2ª.
O Benfica só apareceu a espaços com bolas lançadas nas costas especialmente de Tiago Pinto e principalmente na altura da 2ª parte em que o SCP mudou para 4-4-2 com a entrada de Yanick Puppo (fala-se muito nele mas mais uma vez achei que esteve bastante abaixo do que devia).
O Sporting acaba por ganhar com justiça e até poderia ter sido por mais se o penalty sobre Marco Matias fosse assinalado pois houve falta clara.
Destaque pa o Adrien (que grande jogo fez este menino hoje) e para a defesa so Sporting que esteve bastante segura e não permitiu praticamente lances de perigo especialmente os centrais e para o defesa-direito adaptado que só teve uma falha quando no lance com Rui Patricio não deixando que a equipa do Benfica causa-se qualquer calafrio pelo seu lado enquanto que o Tiago Pinto já teve mais algumas dificuldades apesar de mais rotinado á posição que o seu colega do lado oposto.
Para terminar uma apreciação ao tão aclamado jogador chinês que pouco ou nada fez hoje e que não me pareceu nada de especial (será por ter sido marcado pelos 2 melhores centrais do País??? Talvez) e também dizer que discordo contigo André quando elogias o Milan, pois me pareceu bastante apagado durante a primeira parte só aparecendo na segunda, na fase em que o Benfica bombeou bolas para as costas do Tiago Pinto.
Saudações leoninas

 
At 22:07, Blogger 30 said...

O Jeremic hoje não esteve nos seus dias. O sérvio é excelente nas diagonais em alta rotação direito à baliza. Hoje mostrou muita falta de confiança, estando extremamente nervoso ao contrário do que é habitual. Não mais foi o Jeremic de umas jogadas atrás, e o Benfica ressente-se disso.

Bom trabalho como sempre André. Vou-te enviar um e-mail para me enviares as melhores fotos que tenhas da partida, pois a minha máquina está a kilómetros da tua. ehehe

Abraço

 
At 22:17, Blogger 30 said...

No post anterior não queria dizer "jogadas", mas sim jornadas.

 
At 22:48, Blogger ACF said...

Aconteceu-me um episódio curioso hoje quase no final do jogo. Por uma questão de respeito e profissionalismo tento sempre conter-me ao máximo e nunca expressar muita emoção quando o Sporting marca golos. Mas este jogo foi mesmo muito emocional, e quando nós marcámos eu sinceramente não me lembro de qual foi a minha reacção, só sei que me cheguei um pouco mais à frente para tirar aquela fotografia do Mário Lino a celebrar o golo, mas que me lembre não gritei, não esbracejei, nem sorri (demasiado).

Mas aparentemente fiz mesmo qualquer coisa, porque eu estive na conversa com um individuo que estava de plantão próximo do relvado ao longo do jogo e ele no final estava eu a guardar as minhas coisas e ele a sorrir veio ter comigo e disse:

“Então amigo, lá ganhámos nós!?!?!?!?”

E eu surpreso disse “Nós!?!?!?!?!? O Sporting!?!?!?!?”

Ele respondeu “Sim, sim, eu bem vi o saltinho que você deu quando os nossos marcaram”.

Bolas, aparentemente dei um saltinho de alegria, tenho de começar a ter mais cuidado.

Diga-se de passagem que os responsáveis do Benfica foram impecáveis, já me tinham contado que eles cooperam bastante e facilitam a vida às pessoas e pude testemunhar que isso é verdade. Não hesitarei em voltar ao Seixal no futuro, pois foi uma experiência agradavel.

P.S. Aquele Tiago Jorge (GR) é um rapaz porreiro.



André Figueiredo

 
At 00:17, Blogger ACF said...

In Correio da Manhã:

"O Sporting de Braga quer juntar na mesma equipa, já na próxima época, João Vieira Pinto e Tiago Pinto, colocando duas gerações – pai e filho – lado a lado, uma situação inédita no futebol português ao nível do escalão principal.

Mais do que o aspecto desportivo – Tiago Pinto fez a maior parte do seu percurso como lateral--esquerdo, mas ultimamente tem sido utilizado a central nos juniores ‘leoninos’"



O Tiago Pinto tem jogado como defesa central nos Juniores do Sporting???????



André Figueiredo

 
At 00:30, Blogger Unknown said...

É absurdo...

Tivesse o "jornalista" tratado de averiguar minimamente quem (e como) é o Tiago Pinto e perceberia a enormidade que disse. De qualquer forma, parece-me que é a 1ª vez que é publicado nos jornais esta notícia de que o Tiago Pinto é cobiçado pelo SCBraga, que tem vindo a circular na net amiúde... Veremos.

Entretanto, estive no Barreiro a ver o Bruno Pereirinha jogar (e não só...). Não faço ideia como os jornais avaliarão a sua exibição, mas foi muito aquém das suas capacidades. O Sporting jogou durante toda a 1ª parte num 3-4-3, com o Pereirinha a fechar a direita e o Ronny a esquerda e com o JMoutinho a trocar a função de marcação no centro com o Custódio. A mecanização é boa, com o Tello na esquerda seria ainda melhor, mas meter o Pereirinha tão agarrado à linha e sem sequer poder combinar com um defesa-direito é pena...

Teve, ainda por cima, azar no jogo: sofreu uma falta dura de um jogador do Pinhalnovense e teve de sair ainda antes do final da 1ª parte. Muito melhores dias virão e só espero que não demore muito a colocarem-no a interior ou médio direito. O puto é craque.

A propósito? Segundo o André Sabino, o Vivaldinho veio mexer com o jogo... continua a fazer as suas derivações para o centro para organizar? Como é que se deu no contacto físico com os médios do Benfica?

Por último... no fórum do artinova há muitos detractores do Alison por razões que escapam a minha compreensão. Fazes ideia porquê? Acredito sinceramente que o Alison tem tudo para explodir e tornar-se uma opção séria a médio-prazo para os séniores (1 ano emprestado ao V.Setúbal não lhe faria nada mal e eles agradeceriam muito!). Tem físico, finta, capacidade para jogar com os 2 pés e marca golos. Não percebo porque é tão massacrado...

 
At 00:33, Blogger ACF said...

"dizer que discordo contigo André quando elogias o Milan, pois me pareceu bastante apagado durante a primeira parte só aparecendo na segunda, na fase em que o Benfica bombeou bolas para as costas do Tiago Pinto."

Eu gostei bastante do Jeremic, podia ter marcado 1 golo e fez duas assistências primorosas que não foram aproveitadas. Pareceu mais acutilante no seu flanco do que Carvalhas no lado oposto. Ofensivamente para mim foi o melhor do Benfica.

Se tivesse jogado o Sami no lugar do Dabao talvez o Sporting tivesse perdido este jogo, o Chinês foi muito estático, teria sido melhor apostar em alguém mais rápido e mais rotinado.

O Toumany estava lá e passou várias vezes à minha frente. Também lá esteve o André Santos, e creio que vi o Mister Pedro Brandão, mas posso estar equivocado.

Para terminar de vez com esta novela em volta do Toumany eu contactei um profissional do Sporting e perguntei se o Toumany sempre esteve em Alcochete ou não e ele disse que ele realmente passou por lá. Não posso dizer quem me disse isto, mas tenho 100% confiança neste individuo, portanto chega de falar do Toumany.

Também acho que estão a ser muito duros com o André Casaca e penso que o Marco Lança neste jogo esteve uns furos abaixo daquilo que sabe fazer.

O Lança, Pinto, Pires, Matias para mim estiveram todos um pouco abaixo enquanto o Carriço, Patrício estiveram ao nível habitual, Martins e Alison estão no mesmo das últimas jornadas. Nogueira um pouco discreto, Adrien esteve tão bem ou melhor do que na jornada anterior, o Gonçalves voltou a surpreender pela positiva. Acho que o Benfica fez um excelente jogo tendo em conta o seu actual valor e potencial enquanto o Sporting pode fazer mais do que fez hoje.

Esta vitória por 1-0 soube muito melhor do que a de 3-1 na 1ª volta, sem comparação, foi sofrer até ao fim e depois veio a explosão de alegria.



André Figueiredo

 
At 00:53, Blogger ACF said...

"Entretanto, estive no Barreiro a ver o Bruno Pereirinha jogar (e não só...). Não faço ideia como os jornais avaliarão a sua exibição, mas foi muito aquém das suas capacidades. O Sporting jogou durante toda a 1ª parte num 3-4-3"

Interessante, não sabia disso, quando vi lá Caneira, Veloso e Polga assumi que o Ronny estava na esquerda.

"A propósito? Segundo o André Sabino, o Vivaldinho veio mexer com o jogo... continua a fazer as suas derivações para o centro para organizar? Como é que se deu no contacto físico com os médios do Benfica?"

Sim ele não ficou preso ao flanco, o Pupo quando substitui o Marco foi mais para a direita, o Seba quando substitui o Alison foi para a esquerda, o Vivaldo não jogava muito fixo e vagueava no meio-campo ofensivo, creio que a sua introdução em campo permitiu mais liberdade ao Adrien porque os adversários ficaram com o Vivaldo em mente e relaxaram um pouco em relação ao AS10. Ele é franzino, mas não parece atemorizar-se muito, ele está mais confiante do que uns meses atrás. É um projecto de jogador, vale a pena investir nele dando-lhe minutos, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

"Por último... no fórum do artinova há muitos detractores do Alison por razões que escapam a minha compreensão. Fazes ideia porquê? Acredito sinceramente que o Alison tem tudo para explodir e tornar-se uma opção séria a médio-prazo para os séniores (1 ano emprestado ao V.Setúbal não lhe faria nada mal e eles agradeceriam muito!). Tem físico, finta, capacidade para jogar com os 2 pés e marca golos. Não percebo porque é tão massacrado..."

Sendo Brasileiro ele carrega aquele estigma de suposta,ente ser pachorrento ou não gostar de defender, mas acredito que o principal ódio é porque não o vêem jogar já lá vão uns meses, eu acho que a saída do Paim forçou o Alison a subir uns furos, não tem sido sempre fantástico, mas gostei de o ver Vs Madeira, Portimonense, Pescadores e a espaços Vs Benfica, acho que ele melhorou bastante em termos de agresividade e nos aspectos defensivos. Tem técnica (mesmo muita) e fisicamente é forte, para mim foi o melor ala do Sporting neste jogo, mas já fez melhor. Ele Vs Portimonense esteve muito bem apesar das condições do relvado e Vs União da Madeira fez um jogo esforçado e não teve problemas em "sujar-se" e mostrar uma faceta mais operária. É bom jogador, mas ainda não me convenceu, é um daqueles que está quase lá, mas precisa de mais consistência. Não me lembro de muitos extremos de 18 anos formados no Sporting com a força física do Alison, ele precisa mesmo é ser mais objectivo e deixar-se de "pedaladas", mas admito que não me importava de o ver nos seniores caso continue a evoluir.

Já agora aproveito e lanço aqui mais um furo jornalistico, parece que o Chelsea anda interessado no Milan Jeremic, não, não estou a brincar, esse rumor anda mesmo por aí.



André Figueiredo

 
At 01:36, Blogger Unknown said...

André,

O teu pai (como o meu, aliás...) vem demonstrar que às vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado. Não é verdade que tenha falhado 7 ou 8, embora tenha falhado algumas ocasiões de golo (2 ou 3 em desmarcações e uma de cabeça que seria muito bem aproveitada porque é a ressaca de um pontapé na atmosfera do Yannick)...

Não sei se o teu pai se apercebeu do estado do relvado, muito pesado, que dificultava a recepção de bola. O Bueno acabou por falhar 2 recepções em desmarcações para trás da linha de defesas que teriam resultado em golo com um melhor 1º toque. Numa delas estou convencido que o Bueno pensava estar em fora-de-jogo.

Enfim... não foi um jogo brilhante do Bueno, mas também não foi nada mau. E não foi pelos 2 golos marcados... O 1º golo, apesar de parecer atabalhoado, é a forma segura de meter a bola dentro da baliza (lá está, por causa do relvado). No 2º deve ter saído de fora-de-jogo, mas o trabalho é bom. De qualquer forma, se o Sporting tivesse precisado daqueles golos, era evidente que todos ficávamos com vontade de o abanar... Mas ninguém diz mal do jogador de smoking!

Já agora, pergunta ao teu pai quantas situações de finalização teve o Liedson. Essa é outra característica que me parece que alguns adeptos não sabem descortinar. Prefiro um avançado que falhe metade das ocasiões claras de golo que cria, do que um que marque todas mas não crie nenhuma. O Bueno, de uma forma ou de outra, está frequentemente no sítio certo. O Liedson nem tanto... O que quer dizer que alguma coisa de bem o Bueno faz!

Ah! E faz uma coisa absolutamente básica que nem o Djaló nem o Liedson percebem: corre para o 2º poste e faz a diagonal para o 1º. Os movimentos do Djaló às vezes levam-me a perguntar o que lhe ensinaram na Academia...

Sobre o Alison, ainda bem que concordas comigo sobre as suas características (embora não sejas tão positivo na avaliação). Interrogava-me se era o único. Tem características muito semelhantes ao Paim, menos talento e técnica, mas o corpo que tem pode fazer a diferença. E jogadores capazes de desequilibrar assim não se encontram muitos por ano. Por acaso temos lá o Paim, mas não temos mais ninguém nos juniores ou juvenis com aquelas características de brinca-na-areia. E, surpreendentemente, nota-se que tem faro de golo.

Estou para ver o que o Sporting vai fazer a esta equipa de juniores...

 
At 02:38, Blogger ACF said...

"O teu pai (como o meu, aliás...) vem demonstrar que às vezes mais vale cair em graça do que ser engraçado. Não é verdade que tenha falhado 7 ou 8, embora tenha falhado algumas ocasiões de golo (2 ou 3 em desmarcações e uma de cabeça que seria muito bem aproveitada porque é a ressaca de um pontapé na atmosfera do Yannick)..."

O meu pai tem quase 70 anos e é daqueles adeptos muito emocionais que se pudesse fazia uma dúzia de limpezas de balneário todos os anos e despedia o treinador se não fosse com a cara dele. "O Liedson não quer treinar de calções? Despeçam já esse gajo", "O Polga chegou tarde de férias? Despeçam", e depois nestas guerrinhas Carlos Martins Vs Paulo Bento ele toma sempre partido do CM10 e diz que "o Bento anda a queimar o coitado do rapaz", etc, etc. O meu pai defende o Carlos Martins, defendeu o Peseiro, defendeu o Dias da Cunha, enfim.............

O meu pai só gosta mesmo é do Daniel Carriço e do Diogo Amado, de resto ele arranja defeitos a todos, agora anda a dizer que o Rui Patrício está gordo, LOL. Ele hoje gostou muito de ver jogar o Adrien.

"Ah! E faz uma coisa absolutamente básica que nem o Djaló nem o Liedson percebem: corre para o 2º poste e faz a diagonal para o 1º. Os movimentos do Djaló às vezes levam-me a perguntar o que lhe ensinaram na Academia..."

Ensinaram a ser extremo esquerdo.

"Sobre o Alison, ainda bem que concordas comigo sobre as suas características (embora não sejas tão positivo na avaliação). Interrogava-me se era o único. Tem características muito semelhantes ao Paim, menos talento e técnica, mas o corpo que tem pode fazer a diferença. E jogadores capazes de desequilibrar assim não se encontram muitos por ano. Por acaso temos lá o Paim, mas não temos mais ninguém nos juniores ou juvenis com aquelas características de brinca-na-areia. E, surpreendentemente, nota-se que tem faro de golo."

Temos sim, o Januário Jesus, ainda este passado Domingo jogou 80 minutos Vs Pontinha. O Alison é semelhante ao Quaresma 01/02-02//03 no sentido de ter técnica e alguma força física, mas o brasileiro aos 18 é mais forte do que o Quaresma era com 20 anos. Dizer que o Paim tem mais talento ou técnica do que o Alison é subjectivo, diria que como o Paim é fisicamente menos possante existe essa tendência de dizer que tem mais técnica, eu acho que o Paim tem mais mobilidade exactamente por ser mais pequeno, mas o Alison tem ferramentas físicas que o Paim não tem. O Alison tem técnica fora do comum para um jogador do seu porte físico e desenvolvimento muscular.

"Estou para ver o que o Sporting vai fazer a esta equipa de juniores..."

A melhor pergunta é o que o Sporting vai fazer com o Marco Lança, José Semedo e Paulo Renato quando já tiver Polga, Tonel, Carriço e Veloso nos seniores. Não vi o jogo do Vale do Tejo, mas dizem que o Semedo esteve muito bem.



André Figueiredo

 
At 12:39, Blogger Unknown said...

André,

eu vi o jogo do Torneio do Vale do Tejo em que jogaram o Semedo e o Paulo Renato... Nenhum deles fez uma má actuação, mas também não se pode dizer que tenham brilhado. Denotaram características completamente diferentes e ambos mostraram algumas limitações.

O Semedo é duro e voluntarioso, tem limitações técnicas evidentes (que pouco importam por ser central) e o seu maior defeito é a sua falta de velocidade na abordagem aos lances, aliado a uma estatura média (não deve ter mais de 1m80). Talvez se tenha notado também alguma falta de ritmo de jogo, uma vez que ainda não conseguiu jogar no Cagliari. É preciso emprestá-lo a um qualquer clube da 1ª divisão em Portugal para ver se se faz...

O Paulo Renato mostrou aquilo que se vira nos juniores: é óptimo de pés, joga sorrateiramente, passa muito bem a bola e posiciona-se bem, mas não mostrou ser muito sólido a defender. Pareceu-me um pouco menino na hora de parar os ataques adversários. Também precisa de rodar mais. E espero que, sendo titular no Campeonato do Mundo, se valorize para entrar directamente no onze de uma equipa qualquer.

O Lança é um mistério. Sinceramente gosto muito de o ver jogar, mas o futuro dele como central é muito incerto. Não tem estrutura física para isso, pois não deve ir além dos 72kg. Faz-me lembrar o Vasco Faísca... Num esquema com 3 defesas talvez...

Mas há muitos mais problemas: o que fazer a João Martins, Zezinando, Paredes, Farnerud, Carlos, Martins, André Pires, João Gonçalves e Bruno Pereirinha, todos opções para o meio-campo? E vamos deixar o Adrien nos juniores se ele continuar a jogar assim?

E o que fazer do 4-1-2-1-2 do Sporting com os extremos Fábio Paim, David Caiado e Alison a subir a séniores?

 

Enviar um comentário

<< Home