Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Motivação e respeito pelo adversário.



Auto-Estrada aluga-se

Este Sábado no Campo Nº1 do Centro de Estágio do Benfica no Seixal joga-se o Benfica Vs Sporting no escalão de Juniores, este será um jogo com bastante entusiasmo à sua volta e com bastante afluência por parte dos adeptos de ambas as equipas. Na 1ª volta a 23 de Setembro o Sporting venceu confortavelmente o seu rival de sempre com um triunfo claríssimo por 3-1, mas desde então muita água passou por debaixo da ponte.

O Sporting era então orientado por Luís Martins e nessa ocasião o XI inicial Leonino contou com João Gonçalves, Fábio Paim, Yannick Pupo e Tiago Pinto jogadores que nas jornadas mais recentes por variadas razões não têm sido apostas iniciais do novo Treinador, José Lima. O Benfica por seu lado foi a Alcochete sem Rui Santos na baliza, sem Ruben Lima na lateral esquerda, Gregor Balazic não jogou a central, Romeu Ribeiro não jogou a trinco e Kaz Patafta ainda não era aposta sólida como interior-esquerdo.

Ambas as equipas passaram por desaires, o Benfica empatou fora com o Belenenses e sofreu uma derrota pesada com o Estrela da Amadora que é na realidade uma equipa muito forte e que ainda não perdeu nem com Sporting, Benfica ou Belenenses em 5 jogos realizados. O Sporting por seu lado foi travado pelo Estrela da Amadora num empate a zero, mas na semana anterior foi surpreendido pelo Casa Pia quando inesperadamente perdeu 3-1 em Pina Manique numa partida em que os anfitriões jogaram de “Fato-Macaco” enquanto os Leões após a pausa Natalícia desfilaram de Smoking até perceberem que o 7º classificado afinal também tinha “dentes” e sabia “morder” os Galácticos quando estes não se dispunham a jogar como verdadeiros campeões.

A evolução que se registou ao longo da época mostra que Adrien Silva é cada vez mais uma aposta de Lima, André Pires tem a sua posição no miolo Leonino cada vez mais cimentada, Alison está a subir de rendimento e a dupla Carriço-Lança 9 em cada 10 jogos faz exibições imaculadas. O Benfica por seu lado fixou Rui Santos na baliza (8 jogos seguidos como titular), a sua defesa ideal é hoje com Ruben Lima e André Casaca (Capitão) como laterais e Miguel Víctor e o Esloveno Gregor Balazic como dupla central. Romeu Ribeiro indiscutivelmente afirmou-se como médio defensivo, o Australiano Patafta e João Ferreira serão os prováveis titulares como médios interiores. A Nº10 o tecnicista André Carvalhas é uma forte possibilidade (Miguel Rosa como opção) e o palpite deste autor é de que o Asiático Yu Dabao vai começar o jogo no banco e na frente de ataque irá estar o Sérvio Milan Jeremic e o Guineense Leocísio Sami.

O Benfica tem feito uma época muito boa tendo em conta que vários dos seus atletas (3 Internacionais Sub-19 e 5 nos Sub-18) são Juniores de 1º ano e que na temporada anterior fizeram parte de um grande lote de Juvenis A envergando as cores do Sport Lisboa e Benfica. Tendo em conta a juventude e relativa inexperiência é justo afirmar que excederam as expectativas e encontram-se agora em posição de poder discutir o 1º lugar se conseguirem bater o Sporting e ao mesmo tempo manter ou aumentar a distância pontual que têm sobre o Estrela da Amadora que surge apenas um ponto a Sul e que este Sábado irá colocar à prova a sua defesa de betão VS Oeiras.

O Sporting já ganhou a esta equipa no passado e assim padece do problema motivacional de ter subconscientemente menos a provar a si próprio e aos adeptos, enquanto o Benfica por seu lado encontra-se na posição favorável de ser um ligeiro “underdog” e assim terá menos pressão em cima dos seus jovens que assim poderão jogar mais descomplexados. O Benfica sabe também que melhorou porque tem um XI mais forte do que aquele com que alinhou na 5ª Jornada e os seus jovens atletas evoluíram. O Sporting como equipa mais forte da Zona Sul saberá que desde que esteja física e psicologicamente bem bastará jogar esta partida com 100% de entrega e a vitória será sua, mas se a humildade estiver ausente, se a ambição tiver sido saciada pela vitória de 15 jornadas atrás e se cometerem o erro de menosprezar o adversário então a diferença em qualidade irá estreitar e os Leões terão pela frente um adversário que à partida é consideravelmente mais forte que o Casa Pia. A mentalidade ditará o rumo desta contenda e ela será tão “fácil” ou tão dolorosa consoante a atitude competitiva dos jovens Leões.

Lembrem-se de 6 de Janeiro.

Benfica VS Sporting (20ª Jornada de Juniores).
Sábado 10 de Fevereiro, 15:00.
Caixa Futebol Campus, Campo Nº1.

Quando não estamos dispostos a correr..........qualquer equipa nos ganha
Zinedine Zidane.

Hino Nacional de Portugal Vs Brasil



André Figueiredo

36 Comments:

At 11:31, Blogger 30 said...

Na globalidade o texto está bom, mas devo apenas dizer que nas últimas 6/7 partidas, o Balazic jogou apenas a do último fim-de-semana. A aposta tem sido o Nuno Ferreira, e tenho curiosidade para ver se o Akaminko não será titular.

Cumprimentos

 
At 12:09, Blogger ACF said...

Manter o Gregor balazic no banco até faria algum sentido porque sendo um elemento que pode actuar como central ou trinco isso daria alguma flexibilidade ao Mister caso fosse preciso substituir o Nuno Ferreira ou Romeu Ribeiro ou caso fosse necessário fazer avançar o Romeu para interior-direito e meter o Gregor a Nº6.

O Nuno Ferreira pode ter ganho a titularidade ao Balazic, mas foi substituido Vs Amadora e na semana seguinte o Esloveno jogou contra o Portimonense. É certo que o Portimonene é uma equipa que em 19 jogos sofreu 16 derrotas e 3 empates, mas como se registou um "clean sheet" pode ser que Balazic tenha impressionado o Mister. Para além disso não sei se o Nuno Ferreira está apto para esta jornada porque ele saiu tocado VS Amadora (e foi dispensado dos Sub-19) e não esteve sequer no banco VS Portimonense. Em 5 dos últimos 7 jogos no Seixal o Balazic foi titular na defesa do Benfica, enquanto o Nuno Ferreira foi titular nos últimos 4 jogos fora do Seixal.

Quanto ao Akaminko e Dabao não acredito que vão ser titulares de inicio Vs Sporting porque isso era passar um atestado de falta de confiança ao plantel que esteve 12 jogos sem perder. Colocar o Akaminko a titular num jogo desta importância penso que seria uma péssima ideia, não se mexe no eixo central quando se vai para um jogo destes.



André Figueiredo

 
At 12:27, Blogger 30 said...

Nos últimos 7 jogos realizados, o Nuno Ferreira foi titular em 6, tendo o Gregor entrado na Amadora como suplente, e jogou de ínicio vs Portimonense devido à lesão do Nuno Ferreira. O Gregor foi titular vs Portimonense, e o último jogo que tinha jogado como titular foi frente ao Pescadores no dia 25 de Novembro.

Cumprimentos

 
At 12:42, Anonymous Anónimo said...

Pois é o Balazic nunca mais jogou.

Pedro

 
At 12:54, Anonymous Anónimo said...

Este é o jogo da vida dos lampiões...
Para nós, é só mais um jogo na carreira promissora destes jovens...
Não tenho dúvidas de que, invertendo os pápéis, os lampiões não hesitariam em fazer alinhar o Pereirinha pelos juniores neste jogo, tal como nunca dispensariam o Paim, pois o título nacional é mais importante que a formação dos jogadores...
Não duvido que, se o Ricardo ou o Tiago estivessem indisponíveis para o jogo dos seniores, o Rui Patrício seria chamado à convocatória destes, alinhando o André Martins ou o Tiago Jorge pelos juniores ,mesmo sendo contra o SLB...
Tudo isto nunca aconteceria no SLB, que sofre neste momento de campeonite aguda!!!
Alguém duvida de que o William Carvalho (sub 15, mas que alinha pelos sub 16 e até sub 17), se jogasse no Benfica, estaria sempre nos sub 15?
E, como estes, há muitos outros exemplos... E eles sabem disso!

 
At 13:17, Blogger 30 said...

Respondendo ao último anónimo, o Toumany Sambou é sub-16 e actua sempre pelos sub-17. O Artur Lourenço, Nélson Oliveira, Abdel Vieira e mais recentemente André Campos, todos sub-16, actuam sempre (excepção feita ao Nélson e ao Campos) pelos sub-17. Sana Camará (sub-16) actua sempre pelos sub-17.

Então, que mais tens a dizer?

Este jogo não é o jogo da nossa vida, pois nós (benfiquistas) somos unanimemente considerados o melhor clube nacional, um dos maior do mundo e vamos apenas jogar contra o Sporting. Ou esqueces-te que maior que o amor ao Sporting de muitos sportinguistas, é o seu ódio ao Benfica? Porque razão ganham um jogo e ofendem o Benfica?

Enfim...

Viva o maior clube do Mundo! André, apesar deste post ser demasiado"abenficado" para o blog, gostava que o colocasses online pois tem conteúdos interessantes em relação à utilização dos míudos sub-16 e sub-17.

Um abraço

 
At 13:35, Blogger ACF said...

Só peço é que não se desviem muito do assunto de falar sobre as camadas jovens para começar a falar do impacto social do clube A, B, C, ou D. Podes falar do teu clube o quanto quiseres, mas tenta não criar tensão com os outros users (expõe os factos e nada mais) e espero que os outros também consigam esgrimir os seus argumentos mas sem entrar em colisão contigo só porque neste FDS vai haver uma partida de futebol entre os 2 clubes.

Todos querem ganhar, mas é preciso serenidade e não entrar em picardias desnecessárias só porque estão um pouco mais nervosos que o habitual. Nada justifica um homem (ou mulher) perder a sua dignidade, muito menos por causa de um jogo de futebol.

Um abraço para os 2.



André Figueiredo

 
At 13:36, Anonymous Anónimo said...

Onde escreveste João Ribeiro deve ler-se João Ferreira.
O Nuno Ferreira não deve estar em condicoes de jogar com o Sporting, pelo que o Gregor (que dos jogos que vi foi dos melhores em campo) deve voltar a jogar ao lado do Miguel Victor. O Miguel Rosa jogou alguns minutos com o Estrela e teve os 90 minutos contra o Portimonense, e por isso penso que já terá algum ritmo para jogar de inicio. Em relacao ao Dabao, tendo sido talvez o melhor em campo contra o Portimonense, não faria sentido que nao jogasse contra o Sporting.
A minha aposta é: Rui Silva; Casaca, Gregor, Miguel Vitor, Ruben Lima; Romeu, Rosa, Kaz Patafta; Milan, Dabao, Carvalhas

 
At 13:37, Blogger samuel said...

Desde que deixem a parte de melhor para o Sporting podem ser os maiores à vontade!

 
At 13:54, Blogger ACF said...

"Onde escreveste João Ribeiro deve ler-se João Ferreira."

Tens 100% de razão, já alterei. Obrigado.

"O Miguel Rosa jogou alguns minutos com o Estrela e teve os 90 minutos contra o Portimonense, e por isso penso que já terá algum ritmo para jogar de inicio."

É dificil deixar o Rosa de fora se ele estiver em condições, mas se ele jogar em principio jogaria a Nº10 e isso poderia empurrar o Carvalhas para Ponta-Esquerda e talvez Milan Jeremic na Ponta-Direita.

"Em relacao ao Dabao, tendo sido talvez o melhor em campo contra o Portimonense, não faria sentido que nao jogasse contra o Sporting."

O Sporting não é o Portimonense, o Dabao só deve ter 6 treinos com o Benfica e acho demasiado ousado dar-lhe a titularidade contra a melhor equipa do campeonato só porque ele marcou 3 golos à pior equipa da Zona Sul.

"Rui Silva; Casaca, Gregor, Miguel Vitor, Ruben Lima; Romeu, Rosa, Kaz Patafta; Milan, Dabao, Carvalhas"

Rui Silva? Rui Santos queres dizer?

Se o Nuno Ferreira está no estaleiro então a defesa e o trinco é fácil de adivinhar; Lima, Balazic, Víctor, Casaca e Romeu.

Os interiores, Nº10 e 2 PDL é que já existem mais cenários possíveis e muitas possibilidades a considerar, mas penso que o Carvalhas e Milan vão jogar de inicio.



André Figueiredo

 
At 15:09, Blogger Unknown said...

André,

desculpa ser off-topic, mas sabes se o Sporting renovou o contrato com o Pereirinha recentemente?

 
At 15:14, Anonymous Anónimo said...

O Dabao já tinha treinado mais de 2 semanas á experiencia nos Juniores, portanto já conhecia a equipa e já fez mais que 6 treinos, para alem de 1 ou 2 amigáveis em que participou antes de assinar...

 
At 15:27, Blogger Unknown said...

E já agora...

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=116176&tema=7

Foram só 8 desta vez.

 
At 17:08, Anonymous Anónimo said...

O Paulo Sousa é ridiculo. Em Juvenis B o Benfica está a 1 ponto do Sporting. Tem 4 jogadores (Abdel Vieira, Andre Campos, Nelson e Artur Lourenço) a jogar com alguma regularidade nos Juvenis A, onde o Benfica está com 5 pontos de avanço sobre o Sporting. E disto resulta que o Sporting tem 8 jogadores convocados e o Benfica 1. É preciso dizer mais?

 
At 18:35, Anonymous Anónimo said...

Pois é, o Dabao ja tem quase 2 meses de treino com a equipa.

 
At 20:12, Anonymous Anónimo said...

Com o Sporting a jogar ao seu nível podem chamar a selecção da china que perdem na mesma.
Sábado espero que os sportinguistas, tal como eu, vão ao seixal apoiar a equipa de júniores e ver alguns dos futuros crauqes da equipa principal.

 
At 20:40, Blogger ACF said...

"O Paulo Sousa é ridiculo. Em Juvenis B o Benfica está a 1 ponto do Sporting. Tem 4 jogadores (Abdel Vieira, Andre Campos, Nelson e Artur Lourenço) a jogar com alguma regularidade nos Juvenis A, onde o Benfica está com 5 pontos de avanço sobre o Sporting. E disto resulta que o Sporting tem 8 jogadores convocados e o Benfica 1. É preciso dizer mais?"

Não conheço muito bem a equipa de Sub-16 do Benfica, mas estranho o facto de Paulo Sousa só convocar 1 jogador de uma equipa que está a 1 ponto atrás do 1º. Mas as convocatórias têm sempre episódios estranhos como este, a nível de Sub-18 nós também somos prejudicados.

"Sábado espero que os sportinguistas, tal como eu, vão ao seixal apoiar a equipa de júniores"

Eu estou lá de certeza, ainda hoje durante a tarde tive que dar um pulo ao Seixal e aproveitei para fazer uma missão de reconhecimento ao Caixa Futebol Campus para me certificar que Sábado chego lá pelo menos 90 minutos antes do jogo.



André Figueiredo

 
At 20:44, Blogger ACF said...

"O Paulo Sousa é ridiculo. Em Juvenis B o Benfica está a 1 ponto do Sporting. Tem 4 jogadores (Abdel Vieira, Andre Campos, Nelson e Artur Lourenço) a jogar com alguma regularidade nos Juvenis A, onde o Benfica está com 5 pontos de avanço sobre o Sporting. E disto resulta que o Sporting tem 8 jogadores convocados e o Benfica 1. É preciso dizer mais?"

Não conheço muito bem a equipa de Sub-16 do Benfica (conheço o Ricardo Semedo, Ricardo Real, Abdel Vieira, Valdo Águamel), mas estranho o facto de Paulo Sousa só convocar 1 jogador de uma equipa que está a 1 ponto atrás do 1º. Mas as convocatórias têm sempre episódios estranhos como este, a nível de Sub-18 nós também somos prejudicados.

"Sábado espero que os sportinguistas, tal como eu, vão ao seixal apoiar a equipa de júniores"

Eu estou lá de certeza, ainda hoje durante a tarde tive que dar um pulo ao Seixal e aproveitei para fazer uma missão de reconhecimento ao Caixa Futebol Campus para me certificar que Sábado chego lá pelo menos 90 minutos antes do jogo.



André Figueiredo

 
At 20:48, Blogger ACF said...

"desculpa ser off-topic, mas sabes se o Sporting renovou o contrato com o Pereirinha recentemente?"

Sei que ele em Fevereiro de 2006 tinha vínculo de formação e tinha mais 2 anos como profissional. Possívelmente o de formação era até ao Verão de 2006 e nessa altura fazendo 18 anos automaticamente passava a profissional com contrato até Junho de 2008, mas estou a especular.



André Figueiredo

 
At 20:58, Blogger André Viegas Simões said...

Eu gostava de saber é como o Benfica tem 500 estrangeiros e o Sporting só tem Alison e Pupo.

 
At 20:58, Blogger 30 said...

André, o Valdo Águamel é sub-17.

 
At 21:18, Blogger ACF said...

"André, o Valdo Águamel é sub-17"

Isso explica o facto de o ter visto nas fichas de jogo dos A. Mas olha que no site onde tem o plantel Sub-16 está lá o nome dele:

www.serbenfiquista.com/modalidades/epocas.php?id=9&tipo=futebol



André Figueiredo

 
At 21:39, Blogger 30 said...

Sim, está o nome dele, assim como nos Juvenis A está o nome do Artur, do Abdel, do Nélson Oliveira, do Semedo. Tudo isso se explica a termos de fazer a ficha de jogo das equipas e de termos a necessidade de colocar os jogadores que referi nessas mesmas fichas. O Artur, Abdel, Nélson, Semedo, Campos, são sub-16, mas integram o plantel Juvenil A.

 
At 21:57, Anonymous Anónimo said...

O benfica em juvenis B está a quatro pontos do sporting e não a três. Cinco dos pontos perdidos pela equipa do sporting, pelo que li no desporto jovem, foram perdidos quando os oito jogadores estavam a representar a selecção nacional em frança. Desta forma os quatro pontos poderiam perfeitamente a meu ver ser nove. Não esquecer que a selecção de sub quinze que ganhou o Lopes da Silva era constituida por dez jogadores do Sporting. Não é justo estar a colocar novos jogadores na selecção quando estes têm tanta ou mais qualidade.
Cumprimentos

 
At 22:01, Blogger ACF said...

Tens que ter atenção é em relação às primeiras fichas de jogo de Juniores no site porque colocaram o 2 na esquerda e o 5 na direita dando a ideia que o Ruben Lima actuava na direita quando na verdade foi na esquerda como a própria crónica indica. E em outras ocasiões o André Casaca aparece na esquerda e mais que provavelmente essa informação não está correcta e cria alguma confusão quando em retrospectiva se tenta fazer uma análise sobre os XIs titulares ao longo de 20 jornadas como eu andei a fazer nos últimos dias.

O treinador dos Juvenis B é muito jovem.



André Figueiredo

 
At 22:11, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa pelo atraso na resposta, sr. André Sabino...

Todos os nomes com que argumentou são sub 16 que jogam nos sub 17... Apesar do facto de dizer que o Toumany é sub 16 ser falso... Tem de dizer que o passaporte dele diz que é sub 16... Os exames maturacionais já disseram tudo... Ups, lá tou eu a pôr em causa do Departamento de Desenvolvimento e Adaptação Motora da FMH e da Univ. Lusófona...

Continuando, sub 16 e sub 17 são do mesmo escalão: Juvenis...

Quer argumentar com casos semelhantes aos que apresentei?
Rui Patrício, Pereirinha, Paim, William?

Você até quer, mas não pode...

A diferença entre um campeão e um não-campeão pode ser um golpe de sorte...
A diferença entre um jogador bem formado e um mal formado é enorme!!!

 
At 22:44, Anonymous Anónimo said...

"O treinador dos juvenis B é jovem"

Todos os treinadores da academia têm alguns anos de clube e estão na casa dos trinta e poucos anos. Penso que são todos professores de educação física com especialização em futebol.

 
At 22:59, Blogger ACF said...

Eu estava a falar do Mister Ricardo Dionísio dos Juvenis B do SLB:

www.serbenfiquista.com//modalidades/_jogadores.php_tipo_futebol_id_657

O Treinador-Adjunto dos A, Alexandre Silva também é bastante jovem.

O Mister Nuno Lourenço dos Juvenis B do Sporting creio que é mais novo que eu. Não tenho a certeza sobre o dos Iniciados B.

O Mister Luís Dias foi jogador de futebol. Como treinador ele já está no Sporting desde 1998. Creio que tanto ele como Gonçalo Pedro foram adjuntos de João Couto, não tenho a certeza.

Luís Gonçalves é formado em ciências de desporto e está no Sporting desde 1999. Presumo que todos eles tiraram o curso de educação física na FMH com especialidade em futebol porque Pedro Mil-H de vez em quando traz treinadores promissores da FMH para estagiarem no Sporting.



André Figueiredo

 
At 23:06, Anonymous Anónimo said...

O Mister Ricardo do Benfica foi estagiário do João Paulo nos iniciados do benfica e tirou o curso em rio maior.

 
At 14:24, Blogger ACF said...

OFF-TOPIC.

Paulo Sousa na sua coluna no Jornal "A Bola" na passada Segunda-Feira 5 de Fevereiro disse:

"Cheguei a fazer 400 kilogramas de agachamento".

Se ele conseguir provar que fez uma única repetição no "squat" com 880 libras usando uma barra (e não usando uma prensa) então eu pago-lhe 10.000 euros na hora.

O Paulo Sousa nunca me pareceu pesar mais de 80 a 85 kilogramas mesmo no off-season portanto eu sinceramente não acredito por um segundo que ele esteja a dizer a verdade quando diz que era capaz de agachar 5 vezes o peso do seu corpo, ninguém que perceba de culturismo ou powerlifting acredita nisto.



André Figueiredo

 
At 17:57, Anonymous Anónimo said...

O Toumany nunca esteve na Academia. Isso garanto eu.

 
At 22:39, Blogger Goyaaté said...

"O Toumany nunca esteve na Academia.Isso garanto eu."

Engraçado essa afirmação, Anónimo... Isto pq já houve 2 pessoas da formação do Sporting que me garantiram o contrário. Inclusive até lhe foi feito um teste á placa dentária para lhe calcularem a idade...e daí não ter ficado.

Mas não vou entrar em discussões pq os dirigentes do Benfica juram a pé juntos que ele nunca foi á Academia, até devem ter espiões á porta para ver quem entra e quem sai e por isso têm tanta certeza, e os do Sporting dizem que sim que esteve lá. Por isso ficamos neste tom, até pq ele como jogador está londe de ser um prodígio.

 
At 10:13, Anonymous Anónimo said...

Pois está, longe de ser um prodígio. Secalhar as pessoas que te estão a dizer isto, acompanham a vida do Toumany desde o primeiro dia que ele está em Portugal. Só para que fiques a saber, o Toumany viveu durante alguns meses na casa de dois senegaleses do Estoril na altura. O Ndoye e o outro não me lembra o nome.

 
At 11:54, Anonymous Anónimo said...

Se acompanhas o Toumany desde o 1º dia em Portugal.... És tu, então... És tu que estás a tomar conta dos filhos dele?

 
At 23:08, Anonymous Anónimo said...

Tu nunca viste o rapaz na vida, para saberes como ele é. Sabias que ele tem 1,68m? És triste.

 
At 14:07, Anonymous Anónimo said...

Bem a unika koisa ke kero dixer é ke o VALDO AGUAMEL É GIRO I BOM PA KARAÇAS xD ADORO TE KUNHADOOO

 

Enviar um comentário

<< Home