Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, fevereiro 04, 2007

Alverca 2 - 1 Sporting (19ª Jornada)



Os Capitães Amado e Vando Sano no "areal" de Alverca.

Alverca mais rápido nas transições

Campeonato Nacional de Juvenis
1ª Fase, Zonal Sul
19ª Jornada

Local do jogo: Complexo Desportivo do Alverca, Campo Nº2.
Tempo: Nevoeiro.
Assistência: 200 pessoas.
Árbitro: António Franco (AF Lisboa)
Auxiliares: Vasco Santos, Miguel Creado.
Alverca: Rui Santos, Bernardo Junior, Ruben Dias, André Santos, Edson Martins, David Santos (Sérgio Neves, 80 mts), João Nascimento, André Almeida, Bruno Mendes, Hugo Ribeiro (Gidel Alves, 76 mts), Vando Sano (Samba Djau, 80 mts).
Suplentes não utilizados: João Santos, Fabio Serrote, Gonçalo Lopes, Guilherme Ferreira.
Treinador: José Carlos.
Adjunto: Tiago Silva.
Delegado: José Guerreiro Dias.
Massagista: Carlos Mergulho.
Sporting: Pedro Miranda, Filipe Paiva (André Martins, 70 mts), Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, Diogo Amado, Luís Andrade, André Sousa (Diogo Viana, 51 mts), André Gonçalo (Hugo Fernandes, 63 mts), Diogo Rosado, Wilson Eduardo.
Suplentes não utilizados: Nuno Silva, Luís Resende, Sérgio Marakis, Vasco Oliveira.
Treinador: Luís Dias.
Adjunto: Pedro Brandão.
Delegado: Jorge Cardoso
Massagista: Alexandre Rodrigues.
Resultado ao intervalo: 1-0
Marcadores: Vando Sano (24 e 77 mts) para o Alverca. Wilson Eduardo (80 mts) para o Sporting
Acção disciplinar: Cartão amarelo para André Almeida e Vando Sano do Alverca. Cartões amarelos para Hugo Fernandes, Pedro Mendes e Diogo Rosado do Sporting.
Melhores em campo: Vando Sano e André Almeida (Alverca), Wilson Eduardo (Sporting).

4 vitórias após o desaire VS Benfica, o Sporting tinha de enfrentar um adversário de “top” e provar que os triunfos recentes faziam parte de uma subida de forma consistente e duradoura. Mas no terreno do 3º classificado Alverca os Leões voltaram a ceder pontos e não se pode dizer que não estivessem avisados porque já na 1ª volta tinham cedido um empate a duas bolas em Alcochete e agora vinham ao terreno hostil onde o líder Benfica também havia cedido pontos na 2ª jornada.
O XI inicial de Luís Dias entrou em campo estruturado no já habitual 4-3-3 e apenas com duas novidades. O polivalente médio André Martins tinha ficado no banco em favor da titularidade de André Sousa, era uma aposta lógica de querer trazer mais “músculo” (e assim sacrificando capacidade técnica e “arte”) à equipa tendo em conta o terreno de jogo. A 2ª aposta recaiu em deixar o ala esquerdo Diogo Viana no banco e promover a titularidade do Ponta-de-lança André Gonçalo para a posição de extremo esquerdo.

Na equipa Ribatejana destaque em particular para o Nº10 André Almeida (Juvenil de 2º ano) que actuou a partir da posição de interior esquerdo e já no dia anterior tinha entrado como suplente na equipa de Juniores do Alverca (vitória 2-1 sobre o Estoril) e ele é a única novidade nos convocados de Carlos Dinis para o estágio de observação tendo em vista o Torneio Internacional do Algarve. Os primeiros minutos do jogo foram bastante equilibrados à medida que os anfitriões tentavam aquilatar as capacidades do Sporting, e os visitantes tentavam perceber qual a melhor maneira de fazer a bola chegar à área adversária. No inicio o Sporting talvez até tenha tido mais iniciativa, especialmente devido às incursões de Luís Andrade, mas o Sporting coxeava um pouco na ala esquerda porque Gonçalo não exibia destreza ou controle de bola necessário para desempenhar a função de ala esquerdo. Várias vezes André Gonçalo e Wilson trocavam de posição e assim o trio de ataque Leonino ficava mais esclarecido e jogava com mais naturalidade, mas o real problema e desvantagem dos visitantes foi na estratégia de transporte de bola.

O Sporting erradamente durante largos períodos do jogo tentou circular a bola entre os seus vários elementos numa tentativa de a levar para o seu trio de avançados, era uma estratégia que era construída à base de muitas trocas de bola que desaceleravam as transições (o grande calcanhar de Aquiles desta equipa) entre o sector criativo e finalizador. O Sporting nunca chegou a convencer-se que o “areal” onde jogava era impróprio para esse género de futebol muito trabalhado e excessivamente mastigado. O Alverca por seu lado sabia perfeitamente que para fazer chegar a bola à frente em vez de a circular tinha que a entregar a 2 transportadores de bola, neste caso os alas Bruno Mendes e Hugo Ribeiro que se revelaram ser 2 jogadores com muita velocidade e boa técnica (especialmente Mendes). A equipa de Alverca contava ainda com um desequilíbrador chamado André Almeida (Nº10) que se revelou como um jogador de selecção, alto (magro), com técnica apurada, bom toque de bola, relativamente boa visão de jogo, e apesar do ar “desengonçado” estava munido de uma surpreendente mobilidade. Tanto ele como o Nº9 Vando Sano (Capitão de equipa) quando somados aos 2 alas atrás referidos formavam um quarteto de qualidade muito boa na ofensiva Ribatejana.

O ala esquerdo Hugo Ribeiro trocou algumas vezes com o Nº9 Vando e era uma troca posicional interessante porque o Nº9 do Alverca (muito perigoso quando aparecia na jurisdição de Filipe Paiva e forte no jogo aéreo) não era um mero finalizador, também era capaz de construir jogo e lançar passes na diagonal para os extremos quando eles surgiam no meio. André Almeida muito inteligente começou a cair mais na esquerda e a tentar surgir no “buraco” entre Luís Andrade e Filipe Paiva. O Sporting depressa se apercebeu da velocidade do trio de ataque adversário e aos 19 minutos em jogadas de bola parada (quase sempre através de André Almeida) na sua área a equipa Leonina já recuava toda deixando somente André Gonçalo no meio campo.
Aos 24 minutos o ala Hugo Ribeiro faz um passe em diagonal da direita para o meio e “alimenta” o Nº9 do Alverca praticamente em cima de Pedro Miranda que tenta fazer a mancha e atrapalhar o oponente, mas é incapaz de impedir o golo inaugural. Após 9 jogos nos quais apenas havia sofrido 1 golo Pedro Miranda sofreu aqui o seu 2º tento da época e todo o mérito para os avançados da casa que numa jogada simples e de execução rápida conseguiram criar estragos. O Sporting tentava criar perigo e Luís Andrade era o mais empreendedor e perseverante da sua equipa, mas era Wilson com a sua velocidade que conseguia criar jogadas de maior perigo. O Sporting conquistou alguns cantos, mas a defesa do Alverca esteve quase sempre bem no jogo aéreo e o Guarda-Redes Rui Santos apesar de ser Juvenil de 1º ano mostrou estar à altura dos acontecimentos. De salientar também as instruções do Mister José Carlos que gritou bastante durante o jogo, mas transmitiu sempre uma imagem de serenidade de maneira a não enervar os seus pupilos. Manteve os níveis de ambição em alta do principio ao fim, corrigiu alguns aspectos que achou serem relevantes e usou o “doce” e o “chicote” em igual medida para motivar os seus rapazes.

Aos 47 minutos Luís Andrade tenta um dos seus patenteados remates em ângulo e esta chega a passar perto do canto superior esquerdo da baliza defendida por Rui Santos. Durante este jogo o Sporting era a equipa mais rematadora e teve que se socorrer desta estratégia porque continua a evidenciar algumas lacunas em na construção de jogo no último terço do terreno. O Alverca por seu lado é uma equipa com jogadores talhados para o contra-ataque, servidos por um bom Nº10 a equipa tem velocidade e técnica suficiente para fazer estragos. Aos 51 minutos previsivelmente sai André Sousa que parecia já estar algo diminuído fisicamente (coxeava) e não tinha sido das unidades em maior destaque na 1ª parte, revelando alguma incapacidade no jogo aéreo a meio campo, para o seu lugar entrou Diogo Viana e a equipa converteu-se num 4-4-2 com Andrade na direita, Viana na esquerda, Wilson e Gonçalo no eixo de ataque e Amado e Rosado no miolo, era claramente um modelo de jogo que podia tirar maior rendimento de André Gonçalo e trazer alguma simetria aos corredores laterais Leoninos. Aos 63 minutos Luís Andrade faz um remate cruzado em ângulo que vai acertar na trave. Alguns passes de Paiva e Pedro Mendes já eram mais “Kick and Rush” e tentavam municiar Wilson Eduardo, mas o avançado centro Sportinguista está no seu melhor quando servido por passes rentes à relva. Por esta altura o Mister Luís Dias pedia aos seus pupilos para não perderem a calma e para se manterem fieis aos seus princípios de jogo sem entrarem em passes sem nexo e quando o jogo fluía pela esquerda pedia ao seu ala direito para ir para dentro e tentar surgir na área.

Aos 63 sai André Gonçalo e entra Hugo Fernandes, a partir daqui o 4-4-2 Leonino esticou-se e evoluiu para um 4-2-4. 7 minutos depois saía o lateral direito Filipe Paiva e entrava André Martins e o Sporting evoluía então para um 3-1-2-4 com Martins a trinco, Amado e Rosado no miolo. Aos 65 minutos Vando seguia para a baliza, mas o Sub-Capitão Bruno Simões consegue o desarme providencial, mas a velocidade dos avançados do Alverca começavam a fazer mossa a Bruno Simões que agora era o “bombeiro” de uma defesa só com 3 elementos. O Nº11 Bruno Mendes em particular foi uma grande dor de cabeça para Bruno Simões nos últimos 10 minutos onde a velocidade do ala fez com que trava-se duelos muitos renhidos com o central Sportinguista. Apenas aos 76 minutos o Alverca fez a 1ª troca e fez sair o ala Hugo Ribeiro por troca com Gidel (Juvenil de 1º ano). Aos 77 o Alverca faz o 2º golo, André Almeida na esquerda cruza para a área e o Nº9 Vando faz um golo onde mais uma vez Pedro Miranda pouco ou nada podia fazer. Com a vitória garantida o Alverca retira de campo o seu Capitão e passa a braçadeira para o Nº10 André Almeida, entra em campo Samba Djau e sai ainda o trinco David por troca com Sérgio Neves (outro Juvenil de 1º ano). Já dentro dos descontos Diogo Rosado executa um dos seus livres de pé esquerdo e a bola vai de "controle remoto" ter com Wilson Eduardo que a mete lá dentro com uma facilidade ridícula tendo em conta as dificuldades que tinham sentido ao longo do jogo.



André Figueiredo

Muita areia
Filipe Paiva
Luís Andrade
André Sousa
André Gonçalo
Wilson e a Bola
Diogo Viana e a Bola
Sub-Capitão Bruno Simões
Wilson Eduardo
André Almeida

44 Comments:

At 13:54, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez se confirma que o empate em alverca do SLB início do campeonato foi um resultado aceitável. Neste momento o Benfica é lider com um jogo a menos, visto o jogo de hoje ter sido interrompido devido ao nevoeiro intenso.

cumprimentos

 
At 14:24, Anonymous Anónimo said...

andre sabes porque k o diogo amado deixou de ser capitao?

 
At 14:32, Blogger ACF said...

Perdão? O Diogo Amado começou o jogo como Capitão e terminou o jogo como Capitão.

Deves estar a falar de outro jogo qualquer. A semana passada também foi ele o Capitão.

Em Castelo Branco ele esteve ausente e a responsabilidade foi do André Martins.

Hoje com o André Martins no banco o Sub-Capitão foi o Bruno Simões (que também é uma excelente escolha).

Tens aqui a ficha de jogo para poder comfirmar:

http://img179.imageshack.us/img179/4725/dsc02700mr1.jpg



André Figueiredo

 
At 17:09, Blogger Unknown said...

André,

que tipo de futebol praticou o Alverca durante o jogo (pergunto por causa do pelado)? Um futebol mais directo ou com jogo trabalhado a meio-campo?

 
At 17:33, Anonymous Anónimo said...

andre n axas k o braga e uma ekipa a ter em conta em juvenis? parece k tao a fazer um excelente campeanato! plo menos pelos resultados obtidos! pois é a primeira ekipa a nivel nacional apurado para a 2a fase em 1º lugar!
n sabes nada sobre essa ekipa?
abraço

 
At 20:24, Anonymous Anónimo said...

a manter-se a classificação actual o Sporting irá ter como adversario na segunda fase o alverca não é? parece-te que poderão surpreender o Sporting nessa fase visto ainda nao terem perdido em embates com SCP?
abraço

 
At 20:26, Anonymous Anónimo said...

Para ti o que falhou hoje na equipa do sporting?

 
At 20:27, Blogger ACF said...

“que tipo de futebol praticou o Alverca durante o jogo (pergunto por causa do pelado)? Um futebol mais directo ou com jogo trabalhado a meio-campo?”

Mais directo, mas não estou a falar de passes longos, mais directo no sentido em que os alas eram ambos bastante atléticos (especialmente o Nº11) e tinham boa técnica, a estratégia consistia em fazer chegar a bola aos alas Nº7 e Nº11 e estes transportavam a bola pelos corredores e contavam com a criatividade do Nº9 e especialmente do Nº10 André Almeida para desiquilibrar com um gesto técnico extra. A equipa revolvia mais à volta de velocidade, o trio de ataque são jogadores estilo Mantorras, rápidos mas tecnicistas. O Alverca mereceu vencer porque entrou em campo com uma equipa bem estruturada e porque sabia como jogar nesta superfície, nós apostámos na força do André Sousa e num miolo combativo enquanto eles apostaram mais na velocidade, o nosso miolo era forte, mas o Alverca veio quase sempre pelas alas e o Nº10 deles caiu sempre mais na nossa esquerda. Jogadores como o André Almeida, Hugo Ribeiro do Alverca ou o Aldu Balde do Estrela são jogadores com lugar em planteis como Sporting ou Benfica.

Tenho que insistir que o grande problema da nossa equipa de Juvenis é a velocidade com que faz as transições defesa-ataque. Sinceramente não faz nenhum sentido jogar com o André Gonçalo a menos que seja um sistema com 2 PDL ou quando ele é o homem no meio porque ele simplesmente não rende nas alas. O André Gonçalo devia ser opção ao Wilson tal como o Cacito é opção para o Ricardo Nogueira, não faz muito sentido começar de inicio com o André Cacito nas alas. Quando o Sporting está a ganhar por 2 bolas é quando o Wilson deve sair e fazerem troca por troca e darem ao AG minutos nas pernas na sua posição de raiz embora com ele em campo o táctica mude ligeiramente porque é um PDL de características diferentes do Wilson. O Wilson pode jogar em qualquer posição do ataque, mas no meio ele rende muito mais. Viana-Wilson-Andrade é a melhor escolha mas Viana-Gonçalo-Wilson ou Viana-Gonçalo-Andrade também são combinações aceitáveis.

O André Gonçalo rende é quando a equipa joga em 4-1-3-2 com ele e o Wilson na frente, com o André mais fixo e o Wilson a vaguear à sua volta e a construir jogo para ele, quando jogámos na Pontinha viu-se como eles conseguem jogar em conjunto sem sacrificar nenhum dos 2 para os corredores laterais.

“andre n axas k o braga e uma ekipa a ter em conta em juvenis? parece k tao a fazer um excelente campeanato! plo menos pelos resultados obtidos! pois é a primeira ekipa a nivel nacional apurado para a 2a fase em 1º lugar! n sabes nada sobre essa ekipa?”

Conheço de reputação o Tiago Gomes dos Sub-16. O Eduardo Machado dos Sub-17 vi jogar recentemente nos Sub-17 no campo do Alcochetense (talvez também no Barreiro) mas não me chamou muito à atenção. Pode ser que ele me mostre qualquer coisa no Torneio Internacional do Algarve.



André Figueiredo

 
At 20:28, Anonymous Anónimo said...

parece-te esta equipa capaz de chegar ao titulo? nao esta a ter demsiados desaires?
abraço

 
At 20:47, Blogger ACF said...

“parece-te esta equipa capaz de chegar ao titulo? nao esta a ter demsiados desaires?”

O Sporting claramente não tem mostrado qualidade para ser considerada o principal candidato ao titulo. A equipa a bater é o Benfica e existe um lote de equipas como o Alverca, Pontinha, Belenenses, Amadora que num dia positivo podem ser adversários difíceis para o Sporting. O Sporting quando joga com Wilson Eduardo, Diogo Viana, Luís Andrade, André Martins, Diogo Rosado e Diogo Amado consegue desenvolver um bom futebol onde Martins e Wilson são muito importantes pela sua capacidade de circular depressa a bola e executar em velocidade, mas se sai um destes do XI ou um deles joga fora de posição a equipa ressente-se bastante.

O Sporting desde o desaire com o Benfica jogou bem na primeira parte Vs Belenenses e jogou bem durante largos períodos do jogo Vs Estrela da Amadora, para além disso sinceramente não me têm convencido. Quando o André Martins e Wilson saíram Vs Belenenses a equipa ressentiu-se imenso. Eu não tenho nenhum curso de treinador, mas eu não tirava estes jogadores quando estava a ganhar por apenas 2 bolas ainda tão cedo na contenda a menos que o André Martins estivesse fisicamente diminuído

“Para ti o que falhou hoje na equipa do sporting?”

1º O Alverca tem boa equipa.

2º O terreno de jogo favoreceu a equipa que está habituada a jogar nele.

3º O Sporting começou sem extremo esquerdo e insistiu demasiado em trocas posicionais entre Wilson e Gonçalo que só serviram para confundir o ataque.

4º A aposta em André Sousa não rendeu, mas em retrospectiva falar é fácil, eu teria feito exactamente a mesma coisa e apostado no Sousa para este jogo.

Se voltasse atrás eu colocaria Diogo Amado como médio centro e Sérgio Marakis como trinco. O Filipe Paiva não tem mobilidade para jogar contra alas tão rápidos como os do Alverca. Também não me desagrada ver o André Martins como trinco para acelarar as transições e ter o Rosado e Amado como médios interiores. O Amado tem que jogar mais adiantado para poder surgir na área.

“a manter-se a classificação actual o Sporting irá ter como adversario na segunda fase o alverca não é? parece-te que poderão surpreender o Sporting nessa fase visto ainda nao terem perdido em embates com SCP?”

Se o Sporting colocar em campo o seu melhor XI e sem equívocos posicionais penso que somos favoritos a ganhar em Alcochete, se não ocorrem equívocos em Alverca penso que tudo pode acontecer, mas é pivotal que o Sporting ganha cantos e livres e deixe o Rosado bater tudo e mais alguma coisa a nosso favor porque aquele pé esquerdo é mágico.

O 4-1-3-2 que utilizámos Vs Pontinha talvez tivesse sido boa opção para o jogo de hoje embora o Alverca tenha melhores avançados que o Pontinha.



André Figueiredo

 
At 21:11, Anonymous Anónimo said...

Hi Andre

Please tell us about Almeida the #10 of Alverca and the #9 as well. They might want to be called to the seleccao Sub 17

 
At 21:28, Blogger ACF said...

André Almeida has already been called up for training practice with the U-17 squad and might possibly go to the Algarve International Tournament where we will be playing Vs England, Germany and Holland.

Vando Sano is a good player but Wilson Eduardo and Rui Fonte are top quality players so I doubt there's enough room for them, for Rui Ferreira and also Vando. Plus I'm not certain whether Vando holds Portuguese citizenship, I believe he's got double citizenship because he's from Guiné Bissau.

André Almeida, David Simão and Diogo Rosado are all quality players for the Nº10 position, Almeida definitely put on a good show today. They have a very solid team, IMHO they have the 3rd best overall squad in the Southern Division.



André Figueiredo

 
At 21:47, Blogger ACF said...

73 minutos, vai entrar o Paulo Sérgio na equipa do Desportivo das Aves.



André Figueiredo

 
At 22:02, Anonymous Anónimo said...

Iniciados vs SLB:

João Figueiredo
Flaviano Rosa
Miguel Serôdio
André Oliveira
Rui Coentrão
Afonso Taira (Daniel Pereira, int)
Altair Júnior
Diogo Freitas (Ricardo Esgaio, int)
João Couras (Luís Carlos, 55')
Mauro Antunes
Tiago Cerveira (Leandro Albano, 65')

O SLB mais uma vez entrou a ganhar com um golo obtido na sequência de um pontapé de canto aos 5' de jogo.

O Sporting podia ter empatado após um excelente cruzamento de Tiago Cerveira que encontrou João Couras sozinho na grande área, mas este cabeceou ao lado...

Até ao intervalo, duas boas ocasiões para o SLB: numa delas João Figueiredo fez uma excelente defesa após um remate muito venenoso desferido de fora da área, na outra levou a melhor um duelo com um avançado que surgia isolado perante si após um erro da defensiva sportinguista...

Chegou-se ao intervalo com uma ligeira supremacia da equipa benfiquista, com os nossos leões a entrarem um pouco nervosos...
No entanto, esta 1ª parte é incomparável com a 1ª parte do jogo da 1ª volta na Academia... O 1-0 era um resultado justo ao intervalo.

Para a 2ª parte estava reservada a reviravolta e o golpe de teatro...
Após 15' em que parecia que o jogo se iria manter 0-0, o Sporting beneficiou de um livre lateral. Na sequência deste livre, Altair Júnior cabeceou para o fundo das redes...

Este golo espevitou os leões e adormeceu as águias...
Estas, mostravam-se confrangedoras e eram do Sporting as ocasiões de perigo...

(De assinalar que o "técnico" benfiquista também ajudou à festa substituindo o elemento mais consistente da defensiva encarnada: Aurélio)

Adivinhava-se o golo sportinguista e tal veio a acontecer após uma excelente jogada de Tiago Cerveira, que o mesmo finalizou...

Estava feita a reviravolta!

Até ao fim, o jogo foi perfeitamente controlado pelos leões e pode dizer-se que esteve mais perto o 1-3 que o 2-2, tal era a intranquilidade demonstrada por toda a equipa benfiquista...

No entanto, 4 minutos após os 70, deu-se o golpe de teatro: livre a favor do SLB ainda no seu meio-campo e ordem para todos subirem à grande-área sportinguista. O livre encontrou a cabeça de um jogador benfiquista, que obrigou João Figueiredo a defesa apertada para o poste, para na recarga um avançado benfiquista fazer o empate...

Bola ao centro e apito final!

O Sporting continua com 3 pontos de vantagem sobre o opositor e ainda com um goal average favorável, faltando apenas 3 jornadas para terminar a 1ª fase.

Analisando os 2 jogos entre estas 2 equipas, pode afirmar-se que viu-se uma enorme progressão na equipa do Sporting. E até Maio, essa progressão ainda será maior...
Já do lado do Benfica não se viu aquele pressing que sufocou o Sporting na 1ª volta... Ou seja, a equipa regrediu...

Aqui se vê o que é formação...
Formação não é fazer alinhar os mesmos 11 jogadores domingo após domingo durante as 19 jornadas que já leva o campeonato...
Os pais dos jogadores encarnados queixavam-se que o "técnico" só mudou a equipa quando teve lesões ou castigos... Não deu chances a ninguém! Será que aquilo é uma equipa profissional???
Outro aspecto focado pelos pais foi os fracos resultados escolares da maioria dos seus educandos...
É triste!
É o oposto do que acontece connosco: muita rotatividade no plantel e bons resultados escolares da maioria dos jogadores...

Assim vamos lá!

 
At 22:04, Anonymous Anónimo said...

Onde se lê 0-0 deve ler-se 1-0...

 
At 22:11, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de referir um facto: se virem um jogo do SLB, ponham os olhos no nº6 do SLB, de seu nome Marco Oliveira... Loirinho, baixinho, mas entroncado...
É raro participar na fase ofensiva da equipa (por acaso hoje obrigou o João a excelente defesa), mas na fase defensiva é rei...
É o rei da fruta!!!
Agrediu jogadores do Sporting por 2 vezes e fez, no total, 7 faltas merecedoras de cartão amarelo...
Como são miúdos, não se faz nada ,sr. árbitro? Nem se repreeende o miúdo? Nem o treinador, que é o maior resposável por aquela forma de jogar?
Depois de um jogo em que o miúdo participe, as despesas para tratamento da relva são enormes tal é a quantidade de carrinhos que o miúdo faz...
Já têm um sucessor para o Petit...

 
At 22:15, Anonymous Anónimo said...

andre conseguiste saber se o oliveira veio do farense?

e como se portou o diogo freitas anonimo?

 
At 22:22, Blogger ACF said...

O Marco Oliveira foi quem marcou um auto-golo em Alcochete.

"andre conseguiste saber se o oliveira veio do farense?"

O Luís Oliveira? Não, ele hoje não esteve em Alverca.

Alguém sabe quem marcou o golo do Moscavide? No site da LPF só dizem 10 jogadores do XI inicial.



André Figueiredo

 
At 22:38, Blogger Unknown said...

Sei eu!

o Carlos Marques foi o que anunciaram na rádio.

O Fábio Paim não foi convocado, não constava como lesionado nos jornais desportivos e já é a 2ª semana consecutiva... o que será?

 
At 22:43, Blogger ACF said...

“Iniciados vs SLB:

João Figueiredo
Flaviano Rosa
Miguel Serôdio
André Oliveira
Rui Coentrão
Afonso Taira (Daniel Pereira, int)
Altair Júnior
Diogo Freitas (Ricardo Esgaio, int)
João Couras (Luís Carlos, 55’)
Mauro Antunes
Tiago Cerveira (Leandro Albano, 65’)”

Finalmente alguém tem a decência de nos dizer quem foram os jogadores utilizados. Obrigado, muito obrigado.

Serôdio, André Oliveira, Rui Coentrão, Altair Junior, Diogo Freitas, Tiago Cerveira, Daniel Pereira. Tudo grandes jogadores. E o Danilo Serrano esteve nos convocados? Diz quem foram os não utilizados.

Que achas-te do Figueiredo? Eu achei que o Santos esteve muito seguro na 1ª volta.

Em que posição jogou o Altair? Espero que o Mister já tenha percebido que o Brazuca não é um extremo embora o LG muito goste de o encostar na esquerda.

O Ricardo Esgaio, que achas-te dele?

“Para a 2ª parte estava reservada a reviravolta e o golpe de teatro...
Após 15’ em que parecia que o jogo se iria manter 1-0, o Sporting beneficiou de um livre lateral. Na sequência deste livre, Altair Júnior cabeceou para o fundo das redes...”

É um jogador com uma capacidade técnica muito boa, mas acho que é muito lento (e a equipa do Benfica pressiona muito) para jogar como ala, se crescer fisicamente (e penso que isso vai acontecer) é capaz de ser um Nº10 ou talvez um 2º PDL. Já vi pessoas a comparar o AJ com o CR28, mas acho isso um disparate.

“(De assinalar que o “técnico” benfiquista também ajudou à festa substituindo o elemento mais consistente da defensiva encarnada: Aurélio)”

Já em Alcochete achei que o Aurélio Silvério (lateral direito) foi dos melhores, desligou o Coentrão de uma maneira incrível tendo em conta a qualidade/consistência do nosso lateral canhoto

“Adivinhava-se o golo sportinguista e tal veio a acontecer após uma excelente jogada de Tiago Cerveira, que o mesmo finalizou...”

Este Cerveira é um caso sério, a primeira vez que o vi passar até pensei que estava num túnel de vento, rápido e muito bom nas diagonais, jogador agressivo e objectivo. Esperemos que à medida que ganhe corpo ele consiga reter as sua capacidade atlética.

“O Sporting continua com 3 pontos de vantagem sobre o opositor e ainda com um goal average favorável, faltando apenas 3 jornadas para terminar a 1ª fase.”

O Sporting se não me engano tem 5 golos sofridos e 3 deles foram Vs Benfica.

“Analisando os 2 jogos entre estas 2 equipas, pode afirmar-se que viu-se uma enorme progressão na equipa do Sporting. E até Maio, essa progressão ainda será maior...”

Era essa a minha convicção para este jogo. Creio que o Cerveira não jogou na 1ª volta e jogou nos Bês.

“Já do lado do Benfica não se viu aquele pressing que sufocou o Sporting na 1ª volta... Ou seja, a equipa regrediu...”

Regrediu? Também não vamos tão longe, não estive lá, mas assumo que também evoluiram simplesmente não ao mesmo nível de progressão que nós.

“Aqui se vê o que é formação...”

Parabêns para o Mister Luís Gonçalves e os nossos rapazes. Tenho que ir ao Parlamento pedir para passarem um decreto a ordenar que os Iniciados joguem às Sextas ou Segundas senão nunca tenho chance de ver estes putos.

Mais uma vez muito obrigado pela crónica do jogo.



André Figueiredo

 
At 22:50, Blogger ACF said...

"o Carlos Marques foi o que anunciaram na rádio."

Ainda bem para ele. Nesta próxima semana ou vou aos treinos do Moscavide ou ao jogo de Domingo para tirar umas fotos do Carlos e do Luís Zambujo.

"O Fábio Paim não foi convocado, não constava como lesionado nos jornais desportivos e já é a 2ª semana consecutiva... o que será?"

Não vou alimentar especulações porque eu não faço a minima ideia portanto vou dar o beneficio da dúvida ao atleta em vez de começar já com a treta do "indisciplinado", etc.

Alguém sabe quem marcou o golo do Estoril?



André Figueiredo

 
At 23:37, Blogger ACF said...

Quase me esquecia de dizer isto. Eu na 1ª parte sentei-me nas bancadas do lado oposto ao banco do Sporting, mas como sofremos um golo eu ao intervalo fui para o outro lado para ver se dava mais sorte e fiquei a ver o jogo mesmo atrás do Hugo Fernandes, mas não resultou.



André Figueiredo

 
At 23:40, Anonymous Anónimo said...

Os suplentes não utilizados foram o João Santos e o João Freitas.

O Sporting tem 3 excelentes guarda-redes: João Figueiredo, João Santos e Joaquim Oliveira. Não interessa qual deles joga. Desta vez foi o João Figueiredo e esteve muito bem na 1ª parte... Na 2ª parte teve intervenções com menor grau de dificuldade.

Quanto à posição futura do Altair Júnior, é muito prematuro especular...
Hoje jogou a 1ª parte a extremo direito e a 2ª parte a nº10... Também pode jogar a ponta de lança e diz quem já viu que também é um excelente defesa-central...

O Ricardo Esgaio entrou bem... A velocidade e objectividade dele põe os defesas em sentido...

O Sporting só tem 4 golos sofridos... Sofreu tantos golos hoje como nas 18 anteriores jornadas...

O Tiago Cerveira tem evoluído de forma muito interessante e penso que deve ser o melhor marcador da equipa...
Mas, André, só viste um jogo dele...
Ele tem limitações ao nível da estatura e na velocidade (não é o túnel de vento que apregoas)...
Compensa essas dificuldades com uma grande atitude, grande inteligência, cultura táctica, espírito colectivo e capacidade técnica...
Mas para singrar faltam-lhe uns bons centímetros e um acréscimo significativo de velocidade...
Vamos esperar para ver e não endeusá-lo...

 
At 23:57, Blogger ACF said...

O Joaquim Oliveira creio que nunca vi jogar. O Santos é pequenino, mas isso não parece ser um problema para ele.

"Hoje jogou a 1ª parte a extremo direito e a 2ª parte a nº10... Também pode jogar a ponta de lança e diz quem já viu que também é um excelente defesa-central..."

Bom, tu dizes que na 2ª parte nós estivemos melhor e dizes que o Altair na 2ª jogou a Nº10. Já agora tenho que perguntar em relação ao Mauro Antunes porque presumo que ele era o Nº10 de inicio portanto deve ter mudado de posição?

"O Tiago Cerveira tem evoluído de forma muito interessante e penso que deve ser o melhor marcador da equipa"

Mas isso em parte tem a ver com a sua utilização regular no XI enquanto que os jogadores que jogam como Nº9 foram vários, o Couras, Caraballo.

O Couras não é mais um Extremo direito do que Nº9? Já o vi jogar nas duas e pareceu ser um jogador que não perde demasiada influência nessa outra posição.

"Ele tem limitações ao nível da estatura e na velocidade (não é o túnel de vento que apregoas)..."

Quando o gajo estava encostado à ala esquerda e passou por mim Vs Massamá parecia um furacão.

Ele pode ser pequenino (por enquanto) mas na posição em que joga isso não é necessáriamente um problema, físicamente pareceu ser um jogador forte para a sua altura, centro de gravidade baixo.

Mais uma vez obrigado pelas explicações. Eu nunca endeusei ninguém a não ser o Dennis Bergkamp e Milene Domingues.

Agora com licença tenho que me ausentar porque o programa de comédia do Rui Santos está quase a começar na Sic Noticias.

P.S. David Caiado expulso pelo Estoril, Zezinando não saiu do banco.



André Figueiredo

 
At 00:15, Anonymous Anónimo said...

O João Santos não é assim tão pequenino... Cresceu bastante... E vai ser relativamente alto...

O Mauro Antunes na 2ª parte jogou na mesma posição, mas agora com o Júnior a seu lado...

É verdade que o Sporting jogou melhor na 2ª parte, mas os jogadores que sairam ao intervalo também estavam a cumprir...

O Couras pode jogar nessas duas posições... Vamos ver onde ele vai "cair"...

Eu também gostava de poder ver mais jogos dos Iniciados... O título nacional não é uma certeza como era a época passada, mas os adeptos saem satisfeitos com o Futebol que os miúdos praticam e com a sua atitude...

Também devias ver mais jogos deles. Deves ter contrato com os juvenis... Eles precisam que lhes dês descanso! É muita ribalta para eles... Eles precisam aparecer como outsiders na 3ª fase... Não podem estar sempre a ser avaliados pelos adeptos (e tu ajudas a essa avaliação muitas vezes positiva, mas também muitas vezes negativa)...
Dá-lhes descanso por umas semanas...

 
At 01:03, Blogger ACF said...

"O João Santos não é assim tão pequenino... Cresceu bastante... E vai ser relativamente alto..."

Ele pareceu ser uns 15 centimetros mais baixo que o Serôdio

"Eu também gostava de poder ver mais jogos dos Iniciados... O título nacional não é uma certeza como era a época passada, mas os adeptos saem satisfeitos com o Futebol que os miúdos praticam e com a sua atitude"

Eu gostei muito de ver os Iniciados jogar, não é uma questão de golos, mas sim uma questão de jogarem em ataque continuado e quase sempre com grande frescura física, é um futebol entusiasmante .

"Também devias ver mais jogos deles. Deves ter contrato com os juvenis... Dá-lhes descanso por umas semanas..."

É dificil, estou viciado. Se alguém tiver alguma coisa que me queira dizer em relação a isso eu não sou dificil de contactar ou de dialogar.

Um abraço.



André Figueiredo

 
At 09:49, Blogger Ricardo said...

É muito estranho que tenham jogado num pelado, porque tinha a sensação que os regulamento só permitem que os jogos da I Divisão do Nacional sejam disputados ou em relva ou em sintético.

 
At 10:01, Blogger ACF said...

http://img402.imageshack.us/img402/8249/dsc02693vc2.jpg



André Figueiredo

 
At 11:18, Anonymous Anónimo said...

«"andre conseguiste saber se o oliveira veio do farense?"

O Luís Oliveira? Não, ele hoje não esteve em Alverca.»

Deixem-se de confusoes. não há nenhum luis oliveira do farense. só há 1 luis oliveira que entrou no inicio desta epoca para os juvenis b do sporting, vindo do corroios, e que joga a extremo ou a nº10.

 
At 16:53, Anonymous Anónimo said...

Eu tambem acho que devias acompanhar mais os iniciados.
Por exemplo, ires ver uma semana os juvenis e na seguinte os iniciados, e assim sucessivamente.
É só uma ideia...
Parabéns pelo excelente trabalho!
Um abraço

 
At 18:44, Blogger ACF said...

Se os Juniores, Juvenis A, Juvenis B, Iniciados A e Iniciados B jogarem em "time frames" diferentes eu ia ver os 5 com todo o gosto, mas não é possível. É pena porque os Juvenis B e Iniciados B a nível de cobertura de imprensa praticamente não existem e já reclamei 2 vezes para o Jornal Sporting porque nunca mais publicam um artigo sobre a constituição do plantel de Iniciados B como fizeram para os outros 4.



André Figueiredo

 
At 19:01, Anonymous Anónimo said...

O jornal do Sporting contem reportagens sobre os jogos de todos os escalões ou apenas dos Juniores, Juvenis A e Iniciados A?

Abraço

 
At 19:21, Blogger ACF said...

Sou assinante do Jornal Sporting já lá vão 4 anos, sou assinante desde que fui lá falar com o editor do Jornal em 2003 para lhe pedir mais atenção para as camadas jovens.
Recebo o jornal, guardo as páginas com artigos referentes às camadas jovens e depois dou o jornal a um sócio que esteja interessado.

Tem crónicas dos Juniores, Juvenis A e Iniciados A, e mencionam resultados das outras equipas, mas não anunciam os jogadores envolvidos nessas equipas o que para mim é muito frustrante porque gostava de ter acesso a mais informações sobre os jogadores dos Sub-16 e Sub-14, posições em que jogam, minutos jogados, golos, sanções disciplinares, etc.

Ainda ontem mandei um E-Mail para a redacção a questionar a demora do artigo sobre o plantel de Sub-14, mas em 10 anos de enviar E-mails para o Sporting nunca recebi uma única resposta nem do site, nem do jornal, nem dos Leões de Portugal (do qual sou sócio), etc.

O único E-Mail que interessa é este: recrutamento@scp.pt , ainda 3 jornadas atrás em Castelo Branco veio um observador ter comigo porque pensou que eu era da comitiva do Sporting e dizia que tinha descoberto "um Pedro Barbosa" nas camadas jovens do CB.



André Figueiredo

 
At 19:48, Blogger João Faria said...

Conheçes um Miguel Gonçalves, que o ano passado era Juvenil A do Benfica?

 
At 22:40, Anonymous Anónimo said...

vou só faxer um reparo, tanto dixes bem dos jogadores como mal

 
At 23:01, Blogger ACF said...

"vou só faxer um reparo, tanto dixes bem dos jogadores como mal"

Podias dar um exemplo daquilo que te estás a referir?



André Figueiredo

 
At 23:42, Anonymous Anónimo said...

Tens Razão o Jornal do Sporting é muito fraco no que diz respeito à Formação

 
At 00:33, Blogger ACF said...

Também tens que ver que esses jogos dos Juvenis B e Iniciados B sobre os quais nós tanto gostaria-mos de estar mais bem informados decorrem numa altura em que os jogos dos A também estão a ser jogados e por isso seria necessário 2 jornalistas ao mesmo tempo. Penso que devem haver ocasiões em que os Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 jogam todos ao mesmo tempo aos Domingos e para dar cobertura a esses 4 eventos o Jornal Sporting necessitaria de 4 elementos disponíveis num Domingo de manhã o que não seria fácil como seguramente deves compreender.

O Jornal Sporting não é propriamente o “Público” ou o “Diário de Noticias” e não têm ali um staff de 50 jornalistas para tratar de tudo e mais alguma coisa, os recursos humanos são limitados e por isso é preciso sacrificar alguma coisa. Até te digo que tendo em conta o número relativamente curto de jornalistas que lá trabalham é verdadeiramente impressionante a quantidade de informação que conseguem colocar no jornal de 7 em 7 dias. As pessoas não têm noção do trabalho que aquilo deve dar semana após semana encher tantas páginas. Vocês deviam reparar nos autores dos textos, são só 4 ou 5 que fazem a maioria dos textos e mesmo assim conseguem encher aquilo todas as semanas.

A minha sugestão é simples, mesmo não havendo disponibilidade para estar em todo o lado para fazer uma crónica para 4 jogos, no minimo podiam era colocar a ficha de jogo referente a esses jogos e isso não dava trabalho nenhum pois era uma questão dos delegados de jogo dos Sub-16 e Sub-14 enviarem um documento com esses detalhes por E-Mail e colocar isso no jornal e ao menos ficavam os adeptos com uma noção do XI inicial, dos suplentes, etc.

O Jornal está um pouco limitado naquilo que faz porque a SAD é quem decide muitas vezes sobre quem é entrevistado ou qual o conteúdo, dão ao jornal uma lista com uns 3 nomes e dizem para escolher com qual deles desejam falar, e é por essa razão que muitas vezes eles entrevistam jogadores menos interessantes. Não sei quem escolhe o conteúdo do Jornal Sporting, mas penso que tentam essencialmente agradar a várias tipos de leitores e por isso aparecem aquelas entrevistas com Pedros Granjer, Mónicas Sintra, Paulas Coelho e esse tipo de coisas que na minha opinião têm muito pouco a ver com aquilo que me leva a ser assinante do jornal, ou seja FUTEBOL.

Presumo que as leitoras gostam desse tipo de segmentos sobre celebridades, e deve haver quem esteja interessado no Horse-Ball e campeonatos de dardos e o que fulano não sei quantos disse no Nucleo não sei quantos e quem esteve a visitar o núcleo de New Jersey, etc. A mim só me interessa mesmo as camadas jovens, mas admito que o outro conteúdo deve agradar a alguém senão o Jornal já teria falido.

Num clube como o Sporting no qual a formação é uma peça tão importante do puzzle eu penso que devia ser dada mais importância a esse sector e eu prefiro entrevistas com um Luís Gonçalves, ou um Mário Lino, ou um Aurélio Pereira do que com a Mónica Sintra ou qualquer outra pseudo-celebridade que tenha alguma afinidade para com o Sporting.

Eu por agora só peço ao jornal Sporting que publique um artigo que dê a conhecer os atletas que constituem o plantel de Iniciados B. Já estamos em Fevereiro e está mais do que na hora de falar desses rapazes que têm tido tão pouco destaque apesar de liderarem o campeonato.

Quem quiser dar sugestões construtivas ao Miguel Salema Garção sobre o conteúdo do Jornal é só ir aqui:

http://www.sporting.pt/Utilizadores/contactos.asp



André Figueiredo

 
At 16:05, Blogger Unknown said...

André,

excelente notícia: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=770562&div_id=1194

Paulo Renato é um dos capitães (se bem me lembro, no Europeu eram o Hélder Barbosa e o Bruno Gama), o que significa que será muito provavelmente chamado para o Mundial... um já cá mora!

 
At 17:00, Blogger ACF said...

O Jornal Sporting no canto inferior direito da página 8 tem detalhes sobre os jogos dos Sub-14 e Sub-16.

Também aparece um artigo sobre o Zezinando Correia no lado esquerdo da página 7.



André Figueiredo

 
At 18:28, Anonymous Anónimo said...

ANDRE DIZES QUE ES VICIADO EM VERES OS JUVENIS A .SERÀ QUE È SÒ VICIU?DESLOCASTE PARA CASTELO BRANCO ,VAIS VER A SELECÇAO SUB-17 AO ALGARVE (ONDE CONTINUAM A ESTAR OS MENINOS)ENAO CONSEGUES VER OS INICIADOS?UHMMMMMMM.QUERO VER PARA O ANO E DAQUI A DOIS ANOS SE CONTINUAS ASSIM «VICIADO»E DAS O MESMO PROTAGONISMO Á TUA EQUIPA DE ELEIÇAO.

 
At 20:21, Blogger ACF said...

"ANDRE DIZES QUE ES VICIADO EM VERES OS JUVENIS A .SERÀ QUE È SÒ VICIU?DESLOCASTE PARA CASTELO BRANCO ,VAIS VER A SELECÇAO SUB-17 AO ALGARVE (ONDE CONTINUAM A ESTAR OS MENINOS)ENAO CONSEGUES VER OS INICIADOS?UHMMMMMMM.QUERO VER PARA O ANO E DAQUI A DOIS ANOS SE CONTINUAS ASSIM «VICIADO»E DAS O MESMO PROTAGONISMO Á TUA EQUIPA DE ELEIÇAO."

Onde queres chegar? Porque te incomoda tanto que eu prefira acompanhar os jogadores que este ano estão nos Sub-17 em vez dos Sub-15?

Sim, eu vou ao Algarve, e se fosse possível tambem iria a Santarém ver os Sub-16, e no dia 25 vou a Benedita ver os Juvenis contra o Beneditense. Porque razão isto te incomoda tanto só tu saberás explicar.

És Iniciado do Sporting?



André Figueiredo

 
At 15:48, Anonymous Anónimo said...

Caro amigo eu gostaria de saber o que pensas do capitão de alverca Vando Sanó do juvenis?ouvi dixer que travou boms duelos com o amado.

 
At 09:32, Blogger ACF said...

"Caro amigo eu gostaria de saber o que pensas do capitão de alverca Vando Sanó do juvenis?ouvi dixer que travou boms duelos com o amado."

Gostei do que vi, tanto ele como o André Almeida e Bruno Mendes e o Hugo Ribeiro. O Alverca no seu trio da frente tem jogadores fisicamente muito fortes e possantes e que estão habituados a jogar naquele terreno onde a sua força e rapidez nas transições fazem uma grande diferença. Mas quando jogaram no relvado do campo principal foi uma grande diferença porque aí o tecnicismo de jogadores como Diogo Rosado apareceu de uma maneira que não foi possível no areal. O Alverca tem boa equipa de Juvenis, disso não tenho duvidas e apesar de ter perdido VS Sporting estou bastante curioso por ver o próximo jogo na Academia onde o Alverca já empatou.

O Sporting para ganhar ao Alverca em Alcochete terá que jogar mais do que fez Vs Vitória de Setúbal no Domingo passado.

Bons duelos com o Amado? Sim, e não só, ele movimentou-se bem na frente de ataque, mudou de posição algumas vezes e mostrou bom entendimento com o resto dos colegas, gosto do Vando, Mendes, Ribeiro e Almeida, mas a equipa não está mal servida nos outros sectores, é sólida e aguerrida e vale a pena ver os embates dos Ribatejanos VS Sporting porque não existem vencedores antecipados quando se têm aquela qualidade.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home