Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, março 03, 2007

Escolinhas (e Infantis) ao Sábado


Vítor Hugo (Nº2) defesa central da equipa de Infantis, fisicamente bastante forte, muito concentrado durante todo o jogo, não arrisca em demasia a subir no terreno, mas sabe entregar a bola aos colegas de maneira a lançar o contra-ataque.

Plantel das Escolas.

Tiago Alves, Nº7 das Escolas, marcou pelo menos 2 golitos (foram tantos golos no 2º jogo que até perdi conta).

André Carvalho, Nº11 das Escolas.

Constituição da equipa no 1º jogo, Constituição da equipa no 2º jogo, Constituição da equipa no 3º jogo. António Bettencourt segundo me contaram é filho ou sobrinho de José Eduardo Bettencourt.

O 1º jogo foi aquele no qual o Sporting teve mais problemas, o Guarda-Redes Leonino teve alguns momentos infelizes e a própria defesa parecia ter dificuldades em receber a bola com “elegância” para depois a passar aos colegas, optando antes por aliviar a bola com um “chutão” mal esta entrava na área o que tornava a transição defesa-ataque um momento menos bonito do jogo. Após o intervalo a equipa transfigurou-se e tomou conta do jogo e marcou 5 a 7 golos. Curiosamente durante essa 1ª parte o jogador adversário que mais me saltou à vista era mais uma vez um Nº9 (tal como na semana anterior), este atleta também era razoavelmente alto, boa técnica, muda de direcção com excelente equilíbrio (para a sua idade) e sem dúvida estava a dar nas vistas com pormenores que me agradaram de imediato. Então sem grande surpresa assinou pelo menos 2 golos na 1ª parte e deu “show” até ao intervalo. Tem um look à “Ronaldinho” e até comentei com o “apanha-bolas” (o central Vítor Hugo) que aquele jogador dava jeito a qualquer equipa. Parece que este Nº9 também já andou a fazer testes no Sporting.

No 2º jogo as Escolas Leoninas jogavam contra atletas que eram claramente 1 aninho mais novas e sem grande espanto o Sporting goleou, devem ter marcado entre 10 a 15 golos, era demasiada diferença em tamanho e classe. Aqui sinal mais para o Bernardo Carlos, defesa central desta equipa e melhor jogador de Escolinhas no Estoril Foot 2007, é um defesa que sabe subir no terreno com a bola bem controlada para iniciar (e participar) o contra-ataque. Vários jogadores estiveram em destaque como Tiago Alves e Nuno Januário, mas é preciso lembrar que jogaram contra uma equipa que deu muitas facilidades devido às suas limitações.


Equipa do Real Massamá, reparem bem na mão direita do Ronaldinho.




Video Youtube da reportagem BBC sobre a Academia de Alcochete.

"Quem somos nós? O que é que nós queremos?"

Condições climatéricas ideais

Vai começar o festival, Gesto técnico irrepreensível. Não sei ao certo qual é o nome deste senhor, mas ele faz tudo para manter os miúdos bem dispostos, está sempre a puxar por eles para os animar, inclusive deixa que os rapazes o fintem para ganharem confiança. O Director Carlos Alberto da Mota Lopes também está sempre a brincar com os atletas (como se vê na foto com o André Carvalho) para estarem relaxados e bem dispostos. É preciso saber ser "Pai", amigo e professor em igual medida quando se lida com jovens atletas nestas idades. Diria que naquele banco de suplentes eles têm uma 2ª familia.

Em 1º plano o Capitão Martim Galvão, atrás dele o Keeper Guilherme Oliveira e o central Vitor Hugo.



André Figueiredo

17 Comments:

At 14:10, Anonymous Anónimo said...

Este Vitor Hugo é feio que nem uma porta, não admira ser defesa central, os avançados até fogem dele...

 
At 15:18, Blogger ACF said...

É um rapaz bastante sério, calado e não é de grandes sorrisos, mas é educado, leal dentro do campo e cumpridor na sua função.

Segundo me contaram ele farta-se de dar tareias aos adversários, mas pelo menos hoje não vi nada disso. Impôs respeito na sua área, controlou os adversários, mas não vi nenhuma falta durinha, nem nenhuma maldade. Fiquei com a impressão que os adversários nem queriam chegar muito perto dele.

Ele não é feio, ele tem é jeitinho para fazer cara de mau, até o Carriço fugia se visse este.

É pena ter estado tempo nublado senão as fotos podiam ter ficado melhores, particularmente a do Tiago Alves (o André Carvalho ficou MUITO bem), mas certamente vão haver outras ocasiões. Já me convidaram para ir ao Torneio da Pontinha. Vamos a ver, talvez.



André Figueiredo

 
At 15:18, Anonymous Anónimo said...

Hi,

I thought this may be of interest - a BBC report on the difference between Portguese and English Youth Academy systems (Sporting the Portguese example):

http://www.youtube.com/watch?v=WJeJXwosZ5o

In English, but I know that's no problem, since your Blog used to be in English :(

 
At 15:33, Blogger ACF said...

Thank you, Kevin, I really appreciate it. I had already heard about this BBC story and I'm looking forward to seeing the rest of it.

I ditched Sporting's 15:00 "Infantile A" (12 year olds) game to come watch the Liverpool Vs Man Utd game, how I wish I hadn't.

Cheers.



André Figueiredo

 
At 16:55, Anonymous Anónimo said...

André, quem foram, para ti, os jogadores leoninos que mais se destacaram, nos respectivos escalões?

Não vais escrever nada sobre os infantis?Não foste ver esse jogo?

Abraço

 
At 17:15, Blogger ACF said...

Ninguém hoje saltou tanto à vista como na semana passada tinha feito o Podence. Gostei de ver o Bernardo Carlos e o Tiago Alves e até o Januário e Lisandro, mas era contra adversários que dificilmente os podiam testar. Nos Infantis gostei do Vitor Hugo e não desgostei de ver o Vítor Rodrigues (GR suplente).

No jogo de Infantis o SCP marcou 5 golos enquanto a semana passada tinha marcado 6, mas um jogo não tem a ver com o outro, o Sporting hoje teve mais dificuldades e os golos surgiram mais tarde, não só devido ao valor do adversário, mas também por alguma falta de inspiração colectiva. Creio que estiveram a ganhar por 1-0 ou 2-0 durante muito tempo até que os outros golos finalmente surgiram.

Dos que vi hoje aquele que gostei mais talvez tenha sido o Bernardo Carlos das Escolinhas, mas como já disse contra este calibre de oponentes é dificil.

P.S. Segundo me contaram o Ponde ainda não vai para Alcohete em 07/08, só vai quando for Iniciado a menos que seja um daqueles casos tipo Altair Junior em que jogue um escalão acima. Penso que os adeptos precisam dar espaço e tempo ao Ponde e não se deixarem entusiasmar pelo que dizem os jornais, o rapaz não tem culpa que todos façam dele um fenomeno e que depois não consiga corresponder a esse rotulo em todos os jogos.



André Figueiredo

 
At 17:28, Anonymous Anónimo said...

Tanto o Ricardo Tavares (infantis) como o Joel Neves (escolas) não constam nas equipas que estão no site do Sporting.
Sabes se são jogadores com o mesmo plano que o Ponde ou foram contratados recentemente?

 
At 18:06, Anonymous Anónimo said...

André,

Os infantis não tem futebol de 11? Não jogaram hoje? Fostes ver?
O Iuri jogou?

 
At 18:17, Blogger ACF said...

"Tanto o Ricardo Tavares (infantis) como o Joel Neves (escolas) não constam nas equipas que estão no site do Sporting.
Sabes se são jogadores com o mesmo plano que o Ponde ou foram contratados recentemente?"

Não sei, mas se tiveres a delicadeza de me lembrar disso na próxima Sexta (ou um telefonema Sábado de manhã) eu posso tentar descobrir.

"Os infantis não tem futebol de 11? Não jogaram hoje? Fostes ver?
O Iuri jogou?"

Os Infantis creio que têm 4 equipas, duas de 7 e duas de 11. Os de XI jogaram às 15:00, eu estive em Pina Manique desde as 08:00 até 13:30, depois vim para casa ver a 2ª parte do Liverpool Vs Man Utd e quando isso acabou já os Infantis de 11 tinha começado em Pina Manique.

Nunca vi o Iuri, nem esse tal Rochemback de quem falam tanto, mas estou certo que mais cedo ou mais tarde nos vamos cruzar.

Não faço a minima ideia quem jogou de tarde. Mas existe gente a ler isto que talvez tenha disponibilidade para nos elucidar em relação a isso e em relação ao Ricardo Tavres e Joel Neves. Como já disse recentemente eu ainda conheço muito pouco os atletas deste escalão. Mas estou a gostar imenso de ir ver os jogos.



André Figueiredo

 
At 18:57, Blogger Carlos said...

Este f-d-s tive a informação que houve/vai haver um torneio qualquer internacional de Infantis, onde jogaram vários jogadores em observação. Sabes de alguma coisa andré? Não sei se foi/vai ser em Pina Manique ou em Alcochete.

Aquele menino escurinho do Real Massamá, esta-te a fazer um pirete :D eheheh

André, já agora, se puderes fazer um esquema táctico[como fazes com iniciados/juvenis e juniores] dos infantis de fut 7, agradecia imenso, se bem que acho que já percebi como é que funciona[a não ser que seja flexivel consoante adversários mais fracos e adversários mais fortes.

 
At 19:49, Blogger ACF said...

"Este f-d-s tive a informação que houve/vai haver um torneio qualquer internacional de Infantis, onde jogaram vários jogadores em observação. Sabes de alguma coisa andré? Não sei se foi/vai ser em Pina Manique ou em Alcochete."

Desconheço. Eles falaram muito sobre torneios, sobre o da Pontinha, sobre torneios recentes que ganharam a adversários de grande respeito, um torneio no estrangeiro sobre o qual me perguntaram se eu iria comparecer (quem me dera, mas infelizmente não tenho "massa" para isso), etc.

Se o torneio ainda não aconteceu então diz-me qualquer coisa.

Hoje não prestei muita atenção aos aspectos tácticos porque estava mais na conversa com as equipas técnicas, mas geralmente o 2-2-2 tem 2 laterais, 2 médios-centro e 2 avançados que jogam em toda a largura do terreno. Mas é flexivel, existem ocasiões em que jogam com 1 PDL no meio e noutras em que sobem todos excepto 1 libero. Em várias ocasiões no último jogo subiram todos menos o Vitor Hugo que sozinho controlava as traseiras.

Este sistema é interessante particularmente do ponto de vista dos defesas que têm que aprender a atacar (e quase todos eles atacam), mas sem perder de vista a retaguarda, gosto particularmente de ver jogar o Bernardo Carlos a quem já alcunhei de "Baresi" junto de um dos treinadores, LOL.

O sistema é flexivel, pode ter a ver com a valia dos adversários, mas também pode ser influenciado pelo decorrer do jogo. Eu a semana passada fiz vários apontamentos sobre o sistema e modelo de jogo, mas infelizemente já apaguei isso. Mas fico prometido que para a semana tentarei descrever essa vertente em maior detalhe. Hoje eu tentei apenas fazer aquilo que raramente faço, que é disfrutar do(s) jogo(s) sem a pressão de ter que estar a anotar isto e aquilo.



André Figueiredo

 
At 20:01, Anonymous Anónimo said...

André Figueiredo sou um dirigente do Sport Lisboa e Olivais e quero convidar-te através deste que tem sido o teu local de trabalho ao longo destes últimos meses para trabalhares com o Sport Lisboa e Olivais, nomeadamente comandando a equipa B de Escolas. Aguardo pela tua (sua) resposta e depois tratarei de entrar em contacto consigo.

 
At 20:21, Blogger ACF said...

"André Figueiredo sou um dirigente do Sport Lisboa e Olivais e quero convidar-te através deste que tem sido o teu local de trabalho ao longo destes últimos meses para trabalhares com o Sport Lisboa e Olivais, nomeadamente comandando a equipa B de Escolas. Aguardo pela tua (sua) resposta e depois tratarei de entrar em contacto consigo."



A minha resposta é que inequivocamente não estou interessado porque não tenho qualquer qualificação ou competência necessária para desempenhar tal função. De qualquer maneira agradeço o voto de confiança e desejo-lhe muita sorte para o resto da época.

Pelo que me contaram vocês têm excelentes condições de trabalho e certamente não terão qualquer problema em seduzir vários treinadores de qualidade. Eu sei que existem vários jovens que sem qualquer experiência abraçam a carreira de treinador e vão aprendendo à medida que a carreira avança, mas treinar jovens é uma grande responsabilidade e sem espaço para amadores que só podem prejudicar o desenvolvimento dos miúdos. Gosto de lidar com crianças, mas não reconheço em mim a erudição necessária para lhes ensinar a arte de jogar futebol.

Se fosse para ser delegado de jogo, isso sim, estaria a falar com o homem certo.

Mais uma vez muito obrigado por ter pensado em mim.



André Figueiredo

 
At 21:26, Blogger João Faria said...

André o teu trabalho a acompanhar os jovens é fantástico!

 
At 22:07, Blogger ACF said...

"André o teu trabalho a acompanhar os jovens é fantástico!"

Muito obrigado, este "trabalho" não é fardo nenhum, muito pelo contrário, é um previlégio.



André Figueiredo

 
At 23:42, Blogger ACF said...

"André quando vires os juvenis contra o Loures, diz o que achas do Joao Junior,defesa esquerdo. Ele falou-me muito bem do sergio marakis"

Os Juvenis vão jogar com o Pontinha em Alcochete, já jogaram duas vezes com o Loures esta época. O Sérgio Marakis é um jogador de quem gosto, muito raçudo e não me decepcionou quando o vi jogar como Nº6. É um de vários "Bês" que gostava de ver dar um pulinho aos Sub-17 Leoninos.

Se e quando eu vir o JJ eu terei o cuidado de avaliar o atleta e jogador.

"Bem começo por dizer que sou um rapaz do norte que joga futebol e que conhece bem o atleta do leixoes que foi chamado para os sub-16( nao devem ter reparado nele, deve ser o unico escalao da seleçao que o leixoes da o jogador).Pois preparem-se.Grande jogador esse FABIO.Acredito que se ele mostrar o que vale neste estagio da seleçao, ira participar noutros tambem e ira marcar lugar nesta seleçao.Tem uma excelente tecnica,1vs1 poderoso e muito rapido.Tem um porte fisico tambem muito bom, o que lhe permite encarar os adversarios com poder de choque.

Portanto o Fábio é um avançado-centro? O Leixões tem formado jogadores, o Tiago Cintra também veio de lá para o FCP e existem outros casos recentes.

"Andre figueiredo, se fores ver os treinos da sub-16 tenta saber quem ele e.Nao foi convocado por acaso. Vejam so isto. Joga na 1ª divisao distrital,em que os preguiçosos olheiros da seleçao devem ir ver um ou dois jogos por mes e chegou ao leixoes este ano.Pq sera? e mesmo craque."

Não prometo nada, se for ao Jamor seria mesmo por causa dos Sub-16 porque esses nunca vi treinar.

"Quero tambem dizer aqui ao andre figueiredo, que tem um excelente blog, dos melhores relativos a formaçao de portugal, senao msm o melhor. parabens."

Muito obrigado, ainda bem que gostas. Sempre que quiseres contribuir com algo sobre um atleta promissor da tua zona estás à vontade.

P.S. O Bruno Wilson é sobrinho ou neto do Mário Wilson.



André Figueiredo

 
At 10:36, Blogger Ricardo said...

Acompanhar jornalisticamente e treinar são coisas incomensuravelmente distintas. Acho muito bem que o André se distancie dessas ofertas, que podem muito bem ser apenas a gozar.

 

Enviar um comentário

<< Home