Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, março 14, 2007

Fotoreportagem: Portugal 0 - 1 Espanha (Sub-19 em Rio Maior)





O Pereirinha já lá não estava e parece que foi dispensado a pedido do Sporting por causa do jogo com o FC Porto. O Diogo Viana e João Pereira estão ambos KO e foram substituidos pelo Alfredo "Freddy" Ribeiro (Belenenses) e Fábio Marques (Atletico Madrid) respectivamente.
O jogo foi semelhante ao do Cartaxo, a 1ª parte foi muito equilibrada e provocava sonolência (o Capitão dos Sub-17 na bancada que o diga), mas na 2ª parte uma equipa começou a subir de rendimento, só que desta vez foi a Espanhola. Voltei a gostar do Daniel Candeias, o Marco Pinto apesar do golo sofrido é um GR sólido, em geral toda a equipa esteve um pouco distante daquilo que pode fazer. Nos últimos 25-30 minutos Portugal tinha pouca elasticidade e subia pouco no terreno o que provocou maior assédio Espanhol que eventualmente resultou num golo quando a Espanha já começava a ficar cada vez mais audaz.
O golo Espanhol foi marcado por Miguel "Miki" Roque (ficha de jogo diz "Mikel") que é o puto Espanhol (defesa) que o Rafa Benitez levou para o Liverpool uns anitos atrás. Lembro-me de andar a analisar as camadas jovens do LFC à procura de "estrangeirada" e estava lá o "Mikel" e vários outros Espanhois.
Estavam em Rio Maior pelo menos 6 Olheiros, alguns deles Espanhois. Pelo que me contaram Dimas também esteve no Estádio, tal como o Professor Mariano Barreto (eu não vi nenhum dos 2), a nível de Treinadores/Staff de Selecção estava lá Paulo Sousa, Agostinho Oliveira, Carlos Dinis, Violante talvez tenha estado, mas não o vi.
A Selecção Portuguesa de Sub-19 é boa, mas existem escalões com mais talento individual, a razão porque as duas partidas foram tão equilibradas pareceu-me mais ter a ver com o facto dos Sub-19 Espanhois actuais estarem longe de ser uma fornada fora-de-série.
Começo a ter um feeling sobre quem vai ser o sucessor de Luiz Felipe Scolari daqui por uns anos.

João Traquina

65% do corpo humano é constituido por água




Paulo Sousa Flutua no ar

Hugo Ventura

Hugo Ventura 2

Hugo Ventura 3

Capitão Daniel Carriço

Rui Pedro e André Monteiro

André Castro

Nuno Ferreira

Yago Fernandez

Bura





Sub-20:

Sporting Clube de Portugal:
Bruno Pereirinha.
Rui Patrício.
Tó Mané (Barreirense).
Zezinando (Estoril).
Paulo Renato (Massamá).

Futebol Clube do Porto:
Zéquinha (Tourizense).
Bruno Gama (Sporting Braga).
Igor Araújo (Sporting Covilhã).
Nuno Coelho (Portimonense).
João Pedro (Portimonense).
João Ribeiro (Naval 1º de Maio).

Sport Lisboa e Benfica:
Pedro Correia.

Boavista: Bruno Pinheiro (Ribeirão).

Paços Ferreira: Antunes.

Rio Ave: Fábio Coentrão e Vítor Gomes.

Vitória de Guimarães: Pelé.

Penafiel: Guedes e Luis Dias.

Monza: Diogo Tavares.

Sub-21:

Sporting Clube de Portugal:
Miguel Veloso.
Yannick Djaló.
José Semedo (Cagliari).
André Marques (Moscavide).
Silvestre Varela (Setúbal).

Futebol Clube do Porto:
Paulo Ribeiro.
Ivanildo (Leiria).
Paulo Machado (Leiria).

Sport Lisboa e Benfica:
João Coimbra.
Manuel Fernandes (Everton).
Amoreirinha (Estrela da Amadora).

Estrela da Amadora:Tiago Filipe Gomes.

Belenenses: Mano, Rolando e Ruben Amorim.

Gil Vicente: João Pereira.

Valencia: João Moreira.

Fulham: Ricardo Batista.

Bolton Wanderers: Ricardo Vaz Té.

Pontevedra: Sérgio Organista.

Selecção A (Jogadores com 23 anos ou menos):

João Moutinho (Sporting Clube de Portugal).

Nani (Sporting Clube de Portugal).

Ricardo Quaresma (Futebol Clube do Porto).

Raúl Meireles (Futebol Clube do Porto).

Hugo Almeida (Futebol Clube do Porto).

Cristiano Ronaldo (Manchester United).

Manuel da Costa (PSV Eindhoven).

Daniel Fernandes (PAOK).

Cristiano Ronaldo (Video Youtube) com a música "Inner Smile" (Texas, 2000)

Figo tenta entrar no balneário do Valencia

"Make Me Pure" (Robbie Williams, 2005)

"Man In The Box" (Alice in Chains, 1991)

"If I Can Dream" (Elvis Presley, 1968)

Em "O Jogo" (Edição Online):

"Bileu está referenciado
Com apenas 17 anos, já actuou pela equipa principal do Fortaleza no campeonato cearense, sob as ordens de Paulo Bonamigo, ex-técnico do Marítimo
Bileu está referenciado pelo gabinete de "scouting" do Sporting. Trata-se de um defesa-direito – que também pode jogar como central – “feito” nos escalões de formação do Fortaleza e que, aos 17 anos, já actua na equipa principal do emblema cearense.

O jogador foi observado no início do ano, tendo fornecido excelentes indicações aos prospectores leoninos.
Lateral-direito rápido e dotado de boa condição técnica, Bileu pode jogar também noutras funções, nomeadamente no eixo da defesa – sobre a direita –, ou mesmo no meio-campo. O jogador é pretendido por vários emblemas brasileiros de maior nomeada, e o Sporting surge como um dos clubes que seguem com atenção o seu trajecto, estudando a hipótese de um eventual negócio.

Bileu é o nome de guerra de Josileudo Rodrigues de Araújo, que mede 1,77 metros e tem sido uma das apostas recentes de Paulo Bonamigo (ex-técnico do Marítimo) no Fortaleza, tendo trabalhado com Ronny nos escalões de formação do clube.
Depois de Vinícius, Luís Paéz (este já contratado) e Libis Arenas, Bileu é mais um jogador que “se revela” na sequência da prospecção que o gabinete de "scouting" do Sporting tem realizado pela América do Sul, prevendo-se que, nas próximas semanas, possam surgir novidades relacionadas com estes processos. Aliás, na carteira leonina estão vários outros jovens talentos do futebol sul-americano. "


Mónica Cintra e as "Mulheres de Garra" (em página 7 do Jornal SCP)

Pedro Celestino (página 8 do Jornal SCP)


Mister Noronha em Pina Manique

Mister Gonçalves

Mister Figueiredo (Direita)





André Figueiredo

28 Comments:

At 15:45, Blogger Unknown said...

André,

reparaste que o Diogo Tavares foi (efectivamente) emprestado ao Monza?

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=3210020

 
At 16:31, Anonymous Anónimo said...

boa tarde, só tens essas fotos do jogo? onde posso encontrar mais?

 
At 17:18, Blogger ACF said...

"reparaste que o Diogo Tavares foi (efectivamente) emprestado ao Monza?

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=3210020"

Não, eu hoje ainda não parei, o meu Pai deu-me uma ideia de quem foi convocado a nível Sub-21 e Selecção principal, mas ainda não tive tempo. Talvez pela hora de jantar.

"boa tarde, só tens essas fotos do jogo? onde posso encontrar mais?"

Não, de maneira alguma, tenho mais 331 fotos (LOL) só que ainda não tive tempo para as colocar online, nem falar um pouco mais sobre o jogo. Deixa-me adivinhar, tu queres ver fotos de alguém em particular, de quem se trata? Se for algum atleta em particular posso tentar colocar essas 1º.



André Figueiredo

 
At 18:42, Anonymous Anónimo said...

O Diogo Tavares foi emprestado pelo Genova ao Monza no final do mês de Janeiro.

 
At 19:45, Blogger Unknown said...

Depois das entrevistas em que foi dizendo que o Sporting não lhe dava oportunidades e que queria emprestá-lo, ei-lo na 3ª divisão italiana...

Sem censura! É o trajecto mais normal de um avançado e espero (a bem de Portugal) que o Tavares consiga evoluir para se tornar um avançado de referência.

 
At 21:31, Anonymous Anónimo said...

Eu espero pelas fotos do atleta em particular e do jogo em geral! (LOL)
Queria era saber se existe algum site onde coloques as fotos dos jogos e torneios onde vais, afinal se tens assim tantas é um desperdicio estarem na gaveta!
Obrigada

 
At 21:49, Blogger ACF said...

"Eu espero pelas fotos do atleta em particular e do jogo em geral! (LOL)
Queria era saber se existe algum site onde coloques as fotos dos jogos e torneios onde vais, afinal se tens assim tantas é um desperdicio estarem na gaveta!"

Pois, é assim, eu por exemplo hoje tirei 333 fotografias, na Terça foram 200 e tal, mas isto não quer dizer que tenham ficado todas boas, das que tirei hoje talvez se aproveitem 100 porque é dificil fotografar objectos em movimento e por vezes o Sol não ajuda ou não tenho a lente certa para aquele momento, etc. Quanto a disponibilizar as fotos, fazer o upload de cada foto pode ser um processo de 30 segundos a 5 minutos e por isso não coloco muitas senão passava o dia nisto. Na Terça quis dar destaque ao Pereirinha, hoje foi o João Gonçalves, da próxima seria o Daniel Carriço. Tenho com calma que ver as fotos que tenho no cartão de memória, escolher as melhores e tentar colocar pelo menos uma por cada atleta que tenha fotografado. Algumas eventualmente podem aparecer em revistas, mas em alguns casos pode ser daqui por uns meses.

Eu estou a preparar mais fotos, aos poucos vão surgindo aqui neste post e se tiver tempo gostava de falar um pouco sobre o jogo.

Fico com a ideia que a gente se cruzou algures nos últimos 3 dias, LOL. Foi esse o caso?



André Figueiredo

 
At 09:24, Blogger Ricardo said...

Só uma pequena correcção: posso estar enganado, mas penso que tanto o Igor Araújo como o João Ribeiro já não pertencem aos quadros do Porto e foram em definitivo para o Sp.Covilhã e Naval, respectivamente.

Alguém do Porto que confirme ou corrija.

 
At 09:30, Blogger ACF said...

Creio que quando saiu uma convocatória um mês atrás eu coloquei o JR na Naval (se não me engano) e disseram logo que ele era jogador do Porto. Penso que na altura também disse que Araújo era do Porto e ninguém corrigiu, mas na verdade não tenho a certeza em relação ao IA, apenas presumi e ninguém na altura disse o contrário.



André Figueiredo

 
At 09:31, Blogger Madjer said...

André, na penúltima pag. do Jogo de hoje vem uma entrevista com alguem do scp sobre formação, na sequencia do Prós e contras.

 
At 09:37, Blogger Ricardo said...

Já tinha visto o nome dele, mas ainda não tinha associado, porque só o conhecia por uma alcunha. Agora que vi a foto é que reparo em quem ele é. Aquele João Traquina da Académica é da minha cidade, Alcobaça. Ele há uns anos tinha o Porto, o Sporting e o Benfica à perna. Acabou por ir para o Benfica. Penso que por problemas disciplinares acabou por ser recambiado apenas um ano depois, voltando a Alcobaça. Depois foi contratado pela Académica, e nunca mais soube o que lhe tinha acontecido. Agora vejo-o aí na selecção. Lembro-me de o ver. Não era nenhum fenómeno da natureza mas tinha de facto muita qualidade, e fisicamente era muito evoluído em relação aos seus companheiros da mesma idade.

 
At 09:39, Blogger Ricardo said...

Só uma pergunta: quais foram os destaques individuais do jogo e como jogaram?

 
At 10:04, Blogger ACF said...

Em relação à saída do Pedro Miranda do Benfica uns anos atrás, o que me contaram foi que o Benfica estava interessado em 5 jogadores do Belenenses e portanto ia dispensar o Pedro para o mandar para o Belenenses como moeda de troca.
Deram-lhe a carta de dispensa e mandaram-no ir para o Restelo, o Pai dele decide no caminho parar no Sporting, eles decidem fazer um treino com o rapaz, ele começa a defender uns cruzamentos e os treinadores ficam satisfeitos, mas algo incrédulos pois não percebem porque razão um jogador desta qualidade podia ser dispensado, a menos que tivesse algo a ver com a vertente disciplinar.

Telefonaram para um actual treinador do Sporting que já tinha treinado o Pedro no passado para inquirir sobre a conduta do jogador, mas foram logo sossegados porque o treinador Leonino disse que era um rapaz espectacular e tinham feito muito bem em ficar com ele. Como tinha carta de dispensa perguntaram-lhe se queria ficar por ali ou queria ir para o Belenenses, e ele disse que queria ficar. O Benfica quando soube deste “rapto” telefonou logo para o Sporting a dizer que não podiam ficar com o atleta porque ele era do Benfica e não tinha sido dispensado, mas o Sporting disse logo que tinha ali a carta de dispensa e ficou por ai.

Penso que algo nesta estória deve estar mal contado, então um clube da grandeza do Benfica dispensa jogadores e envia-os para outro clube em vez de os ir colocar lá pessoalmente correndo o risco de serem desviados em transito? Parece uma conduta algo desleixada ou ingénua assumir que podem dar uma carta de dispensa e ele vai direitinho ao clube que mais lhes convém.

"Só uma pergunta: quais foram os destaques individuais do jogo e como jogaram?"

Quando disse que a equipa colectivamente tinha ficado uns furos abaixo do que tinha visto no Cartaxo foi mesmo isso, penso que todos eles sem excepção que jogaram na 3ª jogaram uns furitos abaixo ontem. Voltei a gostar do Daniel Candeias (muita garra deste ED). O Marco Pinto não é tão bom como o Ventura, mas não achei que fosse mau e conheço muito treinador que gosta do rapaz. O Carriço penso que acusou um pouco o esforço das últimas 2 semanas pois parecia estar sem "Gasolina" nos últimos 25 minutos.

Por falar em Gasolina, voltei a cruzar-me com os tais olheiros Espanhois na Estação de Serviço de Santarém no regresso a Lisboa. Um deles era do Celta de Vigo, mas não era o mesmo que esteve no Municipal de Lagos.

Tenho um "feeling" que vai aparecer algo sobre o Paulo Sousa no jornal Sporting da próxima semana.

O Traquina jogou como extremo esquerdo no Cartaxo se a memória não me fahha.

Em Pina Manique no passado Sábado no 1º jogo a equipa antes do apito tinha 2 laterais e 4 jogadores na linha média, quando o jogo começou os laterais vieram para o centro tornando-se centrais e depois começaram a subir até se posicionarem como 2 médios defensivos muitos subidos, à frente deles os outros 4 tinham-se estruturado em Losango com 1 médio centro, 2 alas e 1 PDL portanto jogavam em 2-4 com Losango no meio campo ofensivo.



André Figueiredo

 
At 10:07, Blogger Madjer said...

Pedro Mil-Homens
"Os clubes portugueses não adquirem jovens ao Sporting, Benfica ou FC Porto"
"Há um certo consenso de que por volta dos 17 anos poderemos ter uma fotografia aproximada do valor de um jogador"
ANTÓNIO TAVARES-TELES


Há dias, nos “Prós e Contras” da RTP, Miguel Ribeiro Teles, referindo-se à formação levantou, embora sem a aprofundar, uma questão muito interessante, embora que negativa nas suas consequências: a da ausência entre nós de um mercado para os jovens jogadores que, saindo da formação, não conseguem entrar de pronto no plantel principal dos seus clubes. Para além de que – ele não falou dessa realidade mas ela existe – tal passagem – da formação para o patamar superior – costuma pôr difíceis problemas a muitos desses jogadores, mesmo a alguns que nos diversos escalões revelaram talento, levando-os a desistir ou a ter de orientar a sua carreira para clubes sem a projecção dos grandes. Razão pois para uma conversa com Pedro Mil-Homens, o principal responsável da formação leonina, formação que ainda há dias a BBC, num programa chamado “Foot-ball Focus”, considerou, a par do também citado Ajax, uma das melhores do mundo. Mas vamos à conversa.

- Que é que se passa? Miguel Ribeiro Teles levantou a questão da ausência entre nós de um mercado para os jogadores saídos da formação, um mercado que poderia ajudar a rentabiliza-la melhor, e não ajuda. Quer desenvolver um pouco mais esse tema, sabendo-se por outro lado que, nessa zona, isto é, entre a formação e o patamar superior, se perdem muitos miúdos que haviam revelado talento até aí?
- Trata-se da inexistência de um mercado nacional para jogadores formados por Clubes como o Sporting. Se utilizarmos, apenas como exercício comparativo, a indústria de produção de um determinado bem, encontraremos com facilidade exemplos em que as empresas têm produtos de excelência. Estes são normalmente mais apreciados pelos mercados estrangeiros e constituem um bem mais escasso. Podem ser objecto de exportação, ou podem ser colocados na montra da empresa (neste caso a equipa principal do Clube). Mas certamente, haverá muitos outros que sendo bons produtos (jogadores), mas não atingindo o patamar necessário para “exportação” ou para a sua utilização imediata no clube formador, poderiam ser alternativas para clubes de menor expressão e exigências competitivas. Dito por outras palavras, poderiam entrar no mercado nacional. O que acontece é que os clubes portugueses, por diversas razões, não adquirem, nem procuram adquirir, os direitos desportivos de um jogador formado pelo Sporting, Benfica ou Porto. Creio que podemos encarar este facto como um claro sinal de incapacidade financeira do mercado português, mas creio, igualmente, que também constitui um sinal de um hábito instalado: aos três grandes os outros clubes portugueses não compram, só vendem!

- Por cada Moutinho, Nani, etc. etc., quantos ficam pelo caminho ou não conseguem nunca chegar ao futebol de topo?
- Apesar de essa ser a natureza do processo de desenvolvimento e selecção desportivas, creio não estar muito longe da verdade, se disser que se poderiam perder menos.

- Quanto custa um Moutinho por exemplo, se dividirmos o custo total de uma “fornada” de jogadores recém-formados pelos quatro ou cinco que têm acesso ao mais alto nível?
- Os custos totais da Formação do Sporting, rondam os 2 milhões de Euros, se contabilizarmos, também, os custos de funcionamento da Academia.

- O que é que pode fazer-se a favor da criação desse mercado inexistente, ou muito precariamente existente?
- Sendo uma situação fortemente condicionada pelo contexto económico e financeiro da esmagadora maioria dos clubes portugueses, só uma inversão deste ciclo poderá, de forma consistente, conduzir a um crescimento desse mercado. Contudo, não deixo de admitir que razões de natureza cultural mais profundas têm de merecer algum arejamento. Para além de que, se houvesse por exemplo um campeonato de esperanças, os jovens jogadores poderiam adquirir, mais rapidamente e intensamente, outra capacidade competitiva.

- Quantos jovens tem neste momento o Sporting nos seus diversos escalões de formação?
- A Sporting SAD tem um total de 230 jogadores nos escalões de Iniciados (3 equipas), Juvenis (2 equipas), Juniores (1 equipa), que treinam e competem na Academia Sporting/Puma e 120 jogadores nos escalões de Infantis (4 equipas) e de Escolas (3 equipas).

- Quantos pensa que virão a afirmar-se ao tal alto nível?
- Ninguém pode predizer tal situação. Nestas idades o lema deve ser: Rigor e superação, no treino e na competição, na escola e na vida social, e dedicação para com o clube que os forma e lhes proporciona estas oportunidades. O sucesso será, em grande parte, o produto desta equação.

- O que fazer com os outros, que assim entram na referida zona difícil?
- Em primeiro lugar, ser sério e falar-lhes a verdade desde o início. Cuidar da sua formação escolar, pessoal e social, de forma a que possam ter alternativas sempre o quando o futebol lhes for ingrato. Na fase final da sua formação (sub-19 a sub-21) procurar ajudá-los a encontrar as melhores oportunidades (clubes) para aqueles que quiserem e puderem ter uma carreira no futebol profissional.

- A partir de que momento pode dizer-se com pouca margem de erro que um jovem vai “virar” craque?
- Não gostando de usar a expressão “craque” neste contexto e pelas razões que me parecem óbvias, acho que há um certo consenso que por volta dos 17 anos poderemos ter uma fotografia aproximada do valor do jogador. Não esquecendo que há jovens, normalmente por razões maturacionais, que surgem mais tarde. Nestes casos, há que ter paciência e saber esperar um pouco mais.

- Custa muito ver sair se calhar prematuramente jogadores como o Simão Sabrosa, o Ricardo Quaresma, o Cristiano Ronaldo, agora se calhar o Nani, o Moutinho, e outros? E acredita que, com a sua nova política de “ciclo invertido” o Sporting vai poder começar a manter os seus talentos por mais tempo, negociando em seguida em muito melhores condições os seus passes?
- É uma situação que ocorreu numa fase de forte investimento patrimonial (Estádio e Academia) e um contexto difícil. Actualmente a política anunciada, e que está a ser implementada, vai noutro sentido e os nossos maiores activos devem permanecer no clube.

 
At 10:07, Blogger Madjer said...

Paulo Sousa?

 
At 10:50, Blogger ACF said...

"Paulo Sousa?".

Não, estou neste momento em posição de poder revelar que eu vou acumular as funções de Seleccionador Sub-15 e Seleccionador Principal. Aqui entre nós ficas a saber que o João Figueiredo já está pré-convocado e vai correr definitivamente com o Bruno Vale das convocatórias.

Vou introduzir várias alterações, por exemplo, as mulheres bonitas passam a entrar de graça nos estádios (tal como se faz nos "Night-Clubs"), um estudo conduzido pelo "Instituto Nacional de Planeamento Estratégico" estima que esta medida levará a um incremento de 300% de adesão aos jogos por parte de rapazes adolescentes.

Treinador Principal: André Figueiredo.
Treinador Adjunto: Nuno Figueiredo.
Treinador de Guarda-Redes: Miguel Miranda.
Delegado de Jogo: Vítor Hugo.
Massagista/Enfermeira: Milene Domingues.
Acessoria de Imprensa: Marta Aragão Pinto.
Roupeiro/Estilista: Rui Santos.
Apanha-Bolas: José Peseiro.

Pré-Convocados:

João Figueiredo
Rui Figueiredo
Tobias Figueiredo
Bernardo Figueiredo
Rafael Figueiredo



André Figueiredo

 
At 12:31, Blogger aRMAS said...

hahahahaha


curti essa

 
At 12:38, Blogger aRMAS said...

Uma nota:

lembro-me de há uns anos atrás o Pinto da Costa ter assegurado numa entrevista de que gostava muito do Paulo Sousa e que, mesmo que ele nunca fosse jogar no FCP um dia iria trabalhar com eles.

Actualmente na 1ª liga existem 2 treinadores ex-jogadores do FCP, que sairam do clube há muito pouco tempo.

Creio portanto que o Pinto da Costa está a salvaguardar o clube no que diz respeito a treinadores. E arrisco a dizer que o sucesso do Jesualdo Ferreira irá passar por estes três nomes:
Domingos Paciencia, Jorge Costa ou Paulo Sousa.

 
At 12:40, Blogger aRMAS said...

No Sporting só temos lançado jogadores.
Se calhar seria importante conseguir colocar treinadores nossos em clubes da 2ª ou até da 1ª liga.

Adorava que apoiassem o Litos a chegar mais alto.

 
At 13:16, Blogger ACF said...

Não sei porquê, mas não consigo imaginar o Domingos Paciência como treinador do FCP.

Outra estória. O PDC pediu ao Pai do Bruno Vale que fosse buscar Marfim a um armazém ou qualquer coisa assim do género e tinha-lhe dito que caso fosse apanhado pela policia no máximo apanhava uns meses de Cadeia e em troca o PDC tomaria conta do filho dele. Só que parece que a policia caçou mesmo o Pai do BV só que ele apanhou uns quantos anos de Cadeia e em troca o Bruno Vale nunca mais saiu do Futebol clube do Porto. Se isto é verdade ou apenas mais um mito não sei.

"No Sporting só temos lançado jogadores.
Se calhar seria importante conseguir colocar treinadores nossos em clubes da 2ª ou até da 1ª liga.

Adorava que apoiassem o Litos a chegar mais alto."

Como regra geral prefiro ex-Médios Defensivos (ou defesas centrais) tornados treinadores do que jogadores que tenham jogado em outras posições. Parecem ter uma capacidade de leitura de jogo e uma preocupação em construir a equipa detrás para a frente que não vejo em outros treinadores.
Conhecimentos ganhos através de cursos e estágios é sempre muito bom, mas estou convencido de que o caracter e personalidade de um individuo também conta muito, há pessoas que simplesmente têm a mentalidade certa para serem treinadores e outros que não.
Não é por um treinador ser mais ou menos simpático ou ser capaz de dizer mais ou menos palavrões no banco que ele é melhor ou pior treinador. É preciso saber comunicar, motivar, conquistar o respeito dos seus "alunos", é preciso qualidades de líder e isso não é nem com um sorriso nem um chicote que se vai lá.

Conheci um ex-atleta do Estoril que não gostava do Ulisses Morais, mas não hesitava em elogiar o seu valor. Respeito e simpatia são coisas diferentes.

Desconheço o valor do Litos como treinador. Simpatizo com ele, mas estou certo que ele prefere ser reconhecido pela sua capacidade do que pela sua simpatia (ou as duas de preferência).

Quanto ao meu feeling, sim, é em relação ao Paulo Sousa.



André Figueiredo

 
At 14:13, Anonymous Anónimo said...

"estou neste momento em posição de poder revelar que eu vou acumular as funções de Seleccionador Sub-15 e Seleccionador Principal. Aqui entre nós ficas a saber que o João Figueiredo já está pré-convocado e vai correr definitivamente com o Bruno Vale das convocatórias.

Vou introduzir várias alterações, por exemplo, as mulheres bonitas passam a entrar de graça nos estádios (tal como se faz nos "Night-Clubs"), um estudo conduzido pelo "Instituto Nacional de Planeamento Estratégico" estima que esta medida levará a um incremento de 300% de adesão aos jogos por parte de rapazes adolescentes.

Treinador Principal: André Figueiredo.
Treinador Adjunto: Nuno Figueiredo.
Treinador de Guarda-Redes: Miguel Miranda.
Delegado de Jogo: Vítor Hugo.
Massagista/Enfermeira: Milene Domingues.
Acessoria de Imprensa: Marta Aragão Pinto.
Roupeiro/Estilista: Rui Santos.
Apanha-Bolas: José Peseiro.

Pré-Convocados:

João Figueiredo
Rui Figueiredo
Tobias Figueiredo
Bernardo Figueiredo
Rafael Figueiredo"

André, é mesmo atrofiado mas pelo menos deu para rir um pouco...

 
At 14:15, Blogger aRMAS said...

A minha simpatia pelo Litos não é propriamente por capacidades tecnico-tacticas e sim pelos seguintes dois aspectos:

1. É sportinguista (curti bastante a maneira como ele enfrentou os dirigentes do Benfica e do próprio Estoril aquando daquele famoso jogo no estádio do Algarve)
2. Parece-me ser uma pessoa ponderada e equilibrada mas ao mesmo tempo com personalidade forte como demonstrado na tal situação do jogo no Algarve.

 
At 15:57, Blogger Unknown said...

André,

por acaso reparaste que o Josileudo pesa 89?

89 quê?????

Porque se forem quilos, se pisa alguém vai ser complicado!

 
At 17:46, Blogger ACF said...

Não, tinha reparado na altura, mas não no peso. Deve ser um equívoco, a menos que a foto seja antiga porque um rapaz com as feições tão esculpidas dificilmente anda a carregar 89 kilos em 177 ctms.

Está aqui um thread no site oficial do Fortaleza sobre o Bileu poder sair do Fortaleza, mas começou a 28 de Janeiro:

http://www.fortaleza.net/forum/xmb/viewthread.php?tid=3912



André Figueiredo

 
At 18:02, Anonymous Anónimo said...

André,

Ou começas a arranjar forma de pôr as fotografias mais leves, ou vir ao site torna-se cada vez mais penoso...

 
At 18:15, Blogger ACF said...

Eu entendo, penso que isso deve depender do Computador ou do acesso à Internet de cada um. Digo isto porque eu nunca tenho qualquer problema, mas já houve quem se tivesse queixado. Mas vou tentar a partir de amanhã colocar menos fotos e mais links para as fotos no Imageshack, penso que fazendo isso o blog deve ser mais rápido a carregar.

Obrigado pela compreensão.



André Figueiredo

 
At 20:26, Blogger milton_filipe76 said...

André, amanhã não te esqueças de tentar descobrir quem é o Rochemback e o outro miudo da Sanjoanense.lol

Abraço e bom "trabalho"!!!!

 
At 12:20, Blogger Jorge Sepúlveda said...

André as fotos tornam realmente o blog um pouco mais pesado mas podes resolver a questão de outra forma sem teres de retirar fotos.
Se quiseres manda-me uma mail que eu posso ajudar-te nisso.

Cumprimentos, Regio

 

Enviar um comentário

<< Home