Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sexta-feira, março 09, 2007

Oeiras 0 - 1 Sporting (24ª Jornada de Juniores)


Oeiras sempre difícil para os Leões

Campeonato Nacional de Juniores
1ª Fase, Zonal Sul
24ª Jornada

Local do jogo: Estádio Municipal de Oeiras.
Tempo: Sol fortíssimo.
Assistência: cerca de 200 pessoas.
Árbitro: Nuno Borba (AF Setúbal)
Auxiliares: Mário Dionísio, João Lisboa.
Oeiras: Juan, Teixeira, Maicon, João Miguel, Juliano, Edson Queiroz, Cícero (Décio, 60 mts), Diogo, Filipe Sousa (Carlos Lee, 68 mts), Celestino, Fábio.
Suplentes não utilizados: Marcelo, Califa, Vida, Braulio, Zito.
Treinador: João Santos.
Adjunto: Alexandre.
Delegado: Pezerat Correia.
Sporting: Rui Patrício, João Gonçalves, Daniel Carriço, David Santos, Vasco Campos, André Santos, Marco Matias (Bruno Matias, 63 mts ), André Pires, Ricardo Nogueira (André Cacito, 72 mts), Yannick Pupo (Rui Lopes, 82 mts ), Alison Almeida.
Suplentes não utilizados: Tiago Jorge, Rui Figueiredo, Jorge Abreu, Sebastião Nogueira.
Treinador: José Lima.
Adjunto: Telmo Costa.
Delegado: Mário Lino.
Massagista: Carlos Lima.
Resultado ao intervalo: 0-1
Marcadores: Alison Almeida (aos 6 minutos).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Daniel Carriço.
Melhores em campo: João Gonçalves e Yannick Pupo (Sporting) e Juliano (Oeiras).

O Sporting na 24ª jornada teve que se deslocar ao campo sintético do ADO (Associação Desportiva de Oeiras) onde costuma sentir algumas dificuldades, já na época anterior tinha vindo a este recinto empatar 1-1 e mais uma vez encontrou dificuldades, mas acabou por triunfar justamente sobre um adversário que nunca se encolheu perante a visita do actual campeão nacional.
Muitas adversidades no plantel Leonino, Marco Lança havia sido operado a uma bursite poucos dias antes e estará fora de combate durante 3 a 4 semanas, os habituais titulares Tiago Pinto, João Martins e Adrien Silva também se encontram de fora devido a lesões tal como o Guarda-Redes André Martins.

O Sporting entrou em campo com uma estrutura defensiva muito diferente daquele que utilizou no principio da época. João Gonçalves mais uma vez jogou na lateral direita, Vasco Campos na esquerda e David Santos foi parceiro de Daniel Carriço no centro. À frente destes 4 estava o escudo do meio campo André Santos, mais à frente na ausência de Adrien jogou mais uma vez Yannick Pupo. Comparado com o XI do inicio da época esta equipa entra em campo por estes dias com 6 alterações, mas apesar destas dificuldades o colectivo tem permanecido forte e ultrapassado todas as tarefas nas jornadas recentes.
Foi um jogo não muito interessante, que se manteve razoavelmente equilibrado tanto por aquilo que o ADO fez como por aquilo que o Sporting não fez ou não conseguiu fazer por causa do relvado e a qualidade do seu oponente nesta partida. Tratou-se de uma partida muito disputada a meio campo e muito presa nesse sector. Não se viram grandes raides ao longo do flanco, nem muitos cantos ganhos, viram-se várias faltas na linha lateral ou de frente para a baliza, mas sempre a distâncias consideráveis, mas que permitiram a ambas equipas oportunidades de bola parada.

O Sporting jogou na frente com Alison na direita, Marco Matias na esquerda e Ricardo Nogueira no meio, mas durante o jogo ocorreram várias trocas posicionais, aos 6 minutos estava Nogueira descaído na direita e Alison surgia na área quando Nogueira cruza e Alison que inaugura o marcador a favor dos Leões, pareceu relativamente fácil e adivinhavam-se mais golos ao longo da partida.
O Oeiras entrou em campo sistematizado num sistema idêntico ao do Sporting (4-3-3) com uma linha defensiva onde os laterais Teixeira e Juliano tiveram mais ou menos dificuldades para suster os alas Leoninos, tal como na extrema esquerda Fábio deu alguns problemas a João Gonçalves, mas to computo geral as equipas estiveram bastante encaixadas e tornou-se um jogo excessivamente táctico e “preso”.

Destaque para as boas exibições de João Gonçalves e Yannick Pupo que na ausência de Adrien Silva e Tiago Pinto têm aproveitado bem os minutos. Gonçalves tem-se revelado um lateral interessante, não é de grandes correrias, mas lê bem o jogo e sabe posicionar-se de maneira a não ter que puxar muito pelo pulmão, a nível de cruzamentos e conversão de livres tem estado particularmente bem. Yannick não tem sido grande surpresa, quer jogue 15 ou 90 minutos joga sempre ao mesmo ritmo. Mesmo não correndo tanto como outros médios mais “operários” tem sido importante para o colectivo e é dos melhores no capitulo do remate de meia distância. Desde os primeiros jogos que mostrou que sabe defender fazendo faltas inteligentes, mas não pode ficar parado à espera que o árbitro marque falta. Numa ocasião o adversário roubou-lhe a bola e o Brasileiro protestou com o árbitro enquanto o adversário continuou a subir no terreno o que forçou Carriço a ir ter com o fugitivo para lhe tirar a bola com alguma rudeza pela qual foi recompensado com uma cartolina amarela. Por último é bom mencionar a exibição de David Santos que apesar de não ter sido brilhante (nenhum dos centrais esteve muito inspirado) tem vindo lentamente a subir de forma e parece estar já mais confortável.

Após as 3 alterações Lima tinha feito entrar Bruno Matias, André Cacito (um jogador de quem a bola parece gostar) e Rui Lopes numa partida onde utilizou 6 Juniores de 1º ano e para a qual o ADO trouxe quase 50% de jogadores nascidos em 1989. Na etapa complementar o jogo continuou a ser jogador longe da linha de fundo e explorando pouco as faixas laterais onde o Sporting em teoria teria clara vantagem a subir no terreno. No miolo Edson, Cícero e Diogo estiveram sempre muito fortes tiraram proveito de alguma falta de rotina de André Santos na posição Nº6 e foi aqui que André Pires teve muito trabalho como de costume, mas eventualmente foi surgindo um pouco mais no jogo ao rematar mais e a tentar subir mais no terreno para apoiar o avançado-centro.

Pupo por seu lado esteve sempre muito marcado, por vezes com Juliano (uma autêntica “carraça” para os 2 Brasileiros do Sporting) e João a seguirem-no desde o miolo à linha lateral pressionando muito em cima não fosse o Brasileiro puxar o gatilho no seu remate de meia distância. O Oeiras teve algumas oportunidades de bolas paradas da esquerda, mas aqui Rui Patrício não deu qualquer hipótese porque de resto os anfitriões mostraram que estão bem servidos no capitulo das bolas paradas. No final da partida o resultado aceitava-se perfeitamente, o Sporting foi melhor, mas não foi dominador, o Oeiras pode ter perdido o jogo, mas os seus atletas ficaram com razões de sobra para se sentirem orgulhosos da sua prestação perante um opositor que tem maiores recursos, mas sentiu dificuldades.





André Figueiredo

Eu sei que a crónica desta semana parece menos detalhada, e isso tem razão de ser, o meu gravador de voz avariou-se quando eu cheguei a casa e perdi tudo o que tinha anotado (pelo menos fiquei com um bronzeado fantástico) sobre os 4 jogos que vi no Sábado e por isso mesmo é muito difícil (e injusto para os jogadores, especialmente os do Oeiras) reconstituir o jogo sem cometer erros, e por isso prefiro não elaborar muito esta semana.
Também perdi tudo o que tinha gravado sobre os jogos em Pina Manique, mas vão certamente haver outras oportunidades, e ao longo da semana quando me for lembrando eu através dos "comments" vou contando umas estórias engraçadas que se tenham passado neste FDS e talvez vá adicionando fotos de Pina Manique a posts mais recente (Portugal Sub-19, etc).

Jorge Abreu (eu pedi "Cara de Mau", mas isto foi o melhor que consegui arranjar)

Rui Patrício

Sebastião Nogueira

Tiago Jorge "avec" sorriso

TJ12 com "Cara de Mau"

Marco "Bin Ladden" Matias (E) e André Santos (D)

Ricardo Nogueira

Vasco Campos

Bruno Matias, Sebastião Nogueira e Rui Lopes minutos antes do jogo

Yannick vai bater canto

Gonçalves "à la" Beckham





Constituição da equipa Vs Foot 21

Constituição da equipa Vs Odivelas

Constituição da equipa Vs Alverca

Constituição da equipa Vs Oeiras

O meu primo Rui

Vou ter que ir colocando aqui coisas aos poucos, tanto relativamente aos 3 jogos que fui ver em Pina Manique, como o de Oeiras, no total foram 7,5 horas a "tostar" debaixo de um sol infernal. Muitas estórias interessantes, sobre o "Alistair", como o Pedro Miranda veio parar ao Sporting, tive chance de conhecer melhor o "Mini-Bruno Matias" (e de tarde levei com o verdadeiro BM), "tropeçei" no pai de um Iniciado B em Oeiras (como o mundo é pequeno), o Lisandro Semedo rematou com violência a 30 metros do poste esquerdo e acertou-me em cheio no ante-braço (Ouch!!!), o Ex-Internacional Guineense que se sentou atrás de mim a falar de futebol, etc, etc, etc. Isto hoje dava para escrever um livro.

Mini-Matias

Maxi-Matias

André Cacito

Mini-Cacito (André Carvalho, Escolas A)

O Mini-Bruno Matias (AKA "Fitinha") afinal chama-se Sandro Ferreira e é Capitão de equipa e diga-se de passagem que é um excelente jogador (creio que foi a 1ª vez que o vi jogar, mas já o tinha visto treinar) e gostei bastante da sua exibição no jogo de hoje. O Sandro jogou de inicio, depois saiu, e quando chegou a vez de voltar a entrar (neste escalão podem sair e voltar a entrar no jogo) levantou-se do banco todo animado e disse "agora vamos marcar ainda mais golos".

Jornada Técnicas de Actualização, após a iniciativa "Jornadas da Medicina" no passado Verão, o Sporting volta a atacar, desta vez com Jornadas Técnicas nos próximos dias 23 e 24 de Março.

"As Jornadas vão ter lugar nos dias 23 e 24 de Março, no Auditório do Estádio José Alvalade. Na sexta-feira vão decorrer à noite e no sábado da parte da manhã. A sessão de abertura vai ser feita pelo presidente do Conselho Directivo, Filipe Soares Franco.
A sessão de abertura vai ser feita por Filipe Soares Franco. As Jornadas Técnicas vão ter os seguintes oradores: Mário Moniz Pereira, Pedro Mil-Homens, José Tomaz, Paulo Bento, Carlos Bruno, Paulo Fernandes, José Gomes Pereira, Rui Marques, Custódio César, José Pedro Almeida e Sidónio Serpa."
As inscrições podem ser feitas no Centro de Atendimento do Multidesportivo Açoreana Seguros. Para obter informações poder ligar para o 21 751 60 41"

Pedro Paulito


Joel Neves


Santiago Freitas


Sorrizão do Matador Lisandro Semedo


Rafael Rebelo e Manuel Lemos


Mateus Fonseca (MF10)??????

Bem sei que a foto não está grande coisa, mas se o Mateus Fonseca jogou contra o Estrela da Amadora usando o Nº10 então é ele que aparece nesta foto. Terei que ver se tenho mais alguma, mas duvido, eu nessa tarde só andava à procura do Ricardo Esgaio embora tenha tirado fotos de outros atletas (Ruben Freitas por exemplo) que depois vi jogar 9 dias depois.

What's The Story Morning Glory, vamos lá acordar para ir observar o puto. É preferivel que ninguém lá saiba que eu sou do Sporting, portanto é melhor vestir isto para me certificar que todos ficam contentes com a minha presença.

Site do Lusitânia fala sobre Benjamim Vicente no Sporting

42 Comments:

At 14:07, Anonymous Anónimo said...

Infantis 7:

Ponte Frielas 1-6 Sporting (resultado final)

Lourel Vs Sporting (estavamos a vencer por 8 ou 9)

Escolas:

Sporting 8-1 Alverca

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 14:17, Blogger Gonçalo said...

Olá André, quando chegares dos jogos da formação e se puderes gostaria de saber a tua opinião acerca das declarações proferidas no Colóquio Bentista.
Um abraço e fica bem;)

 
At 16:00, Anonymous Anónimo said...

Oeiras Vs Sporting:

Onze leonino:

GR- Rui Patricio
DD- João Gonçalves
DE- Vasco Campos
DC(sobre a esquerda)- David Santos
DC(sobre a direita)- Daniel Carriço
MDC- André Santos
MC(sobre a direita)- André Pires
MC(sobre a esquerda)- Yannick Pupo
EE- Marco Matias
ED- Allison Almeida
PL- Ricardo Nogueira

Suplentes:

Tiago Jorge
Rui Figueiredo
Jorge Santos (é o que consta na ficha de jogo, mas deve referir-se ao Jorge Abreu)
Rui Lopes
Bruno Matias
Sebastião Nogueira
André Cacito

O Marco Lança está de fora devido a lesão.

Resultado ao intervalo:

Oeiras 0-1 Sporting

Golo de Allison com assitencia de Ricardo Nogueira aos 6 min.

Informações de André Figueiredo em Oeiras

 
At 17:06, Anonymous Anónimo said...

Oeiras 0-1 Sporting (Resultado final)

Golo de Allison aos 6 min. da 1ª parte.

Informações de André Figueiredo em Oeiras

 
At 18:36, Anonymous Anónimo said...

benfica empatou 1-1
o estrela perdeu 1-0

 
At 19:40, Anonymous Anónimo said...

André, descobriste quem é o "famoso" Rochemback?

 
At 19:51, Blogger ACF said...

Não, o Director CAdML estava cheio de pressa e não pude falar com ele. Em relação ao Alistair John Smith o rapaz é da Escócia e anda por lá outro (creio que é o Eric Dier) que também é Inglês ou Escocês, não tive chance de falar muito sobre isto com os responsáveis.

P.S. O Sr Gonzaga não está em nenhuma das fotos que eu tirei a semana passada e até já saiu (como eu suspeitava) do Sporting.

O Bernardo Carlos veio perguntar-me pelo Hi5 dele, LOL!!!!



André Figueiredo

 
At 20:30, Anonymous Anónimo said...

Andre, quem foram os miudos que se destacaram esta manha?
Sabes porque é que o Adrien ficou de fora? Ainda esta lesionado?
Não sei se reparaste mas tens um comment do Mateus Fonseca, de que falaste recentemente, no jogo dos juvenis de domingo passado.

 
At 21:03, Blogger ACF said...

"Andre, quem foram os miudos que se destacaram esta manha?"

Gostei particularmente do Sandro Ferreira e do Lisandro. O Sandro é bom jogador e faz a diferença porque é um jogador que não tem medo de ter a bola e desiquilibra o adversário (é grande, mas tem técnica) tendo em conta que é Escolas B e já tem aquela planta fisica imagino como será quando for Iniciado A. Ele quando chegou ao campo trajado à civil tinha ainda mais pinta de Bruno Matias, é só estilo, blusão de ganga branca, óculos de sol gigantes, 2 litros de gel no cabelo, tenho imensa pena de não lhe ter tirado a foto porque estava muito engraçado e ele de certeza ia achar piada.

O Lisandro levou um bocadinho até calibrar o pé e acertar no alvo, mas depois tem um remate e uma frieza tipicas de um matador. O Bernardo Carlos teve uma exibição menos conseguida do que o habitual, particularmente no capitulo do passe, mas é um jogador que gosto imenso de ver jogar, tem muita classe no desarme e a subir no terreno com a bola controlada (quando tenta lateralizar o jogo é que por vezes não a entrga tão bem). Estou certo que me estou a esquecer de mencionar alguns, foram uns 40 que vi hoje (sem contar com os dos Juniores e todos os adversários).

No jogo que ganhámos 2-1 os adversários eram 1 ano mais velhos e via-se logo porque recuperavam bolas com uma facilidade, o nosso GR nesse jogo fez algumas defesas de bom nível, mas tivemos sorte em vencer esse jogo.

"Sabes porque é que o Adrien ficou de fora? Ainda esta lesionado?"

Presumo que sim. O Marco Lança foi operado Quarta ou Quinta-Feira a uma bursite e vai ficar 3 ou 4 semanas no estaleiro. Os meus sinceros desejos de uma recuperação rápida para o Marco Lança.

Estranho um pouco jogar o David Santos em vez de Jorge Abreu, mas o David esteve bem, aliás ele não esteve mal no jogo anterior quando também jogou a central, o DS de cara faz lembrar o Nemanja Vidic, trnho uma foto dele tirada no Casa Pia 3 - 1 SCP em que o rapaz até mete medo.

O João Gonçalves jogou bem, cada vez gosto mais de o ver ali na LD e penso que foi o melhor que lhe podia ter acontecido pois está a acumular minutos e a ganhar confiança e isso nota-se nas suas performances.

"Não sei se reparaste mas tens um comment do Mateus Fonseca, de que falaste recentemente, no jogo dos juvenis de domingo passado."

Só soube agora ao ler o que escreveste, eu raramente vou verificar os comments de 4 ou 5 posts atrás. Logo se vê em relação a isso, mas de qualquer maneira o Mateus fica desde já a saber que é sempre bem vindo aqui.



André Figueiredo

 
At 21:13, Anonymous Anónimo said...

O que achaste do primeiro jogo? Ao contrario dos outros jogos, os jogadores leoninos nesse jogo nasceram em 1997 (1 ano mais novos que os outros dois jogos)?
O que achaste do nº 7 dessa equipa, Stephanos Kokorelis, não me parece que seja portugues.
Por fim, e sem querer ser maçador, o que achaste do nº5, Gonçalo Agrelos, do primeiro jogo. E do nº11 do 2º jogo, Pedro Amador, visto que ambos nasceram em 1998, logo tem ainda nove anos?

 
At 21:30, Blogger ACF said...

Milton, não estás a ser maçador, mas acredita que uma coisa é ir ver um jogo para observar um atleta e outra coisa é ir ver 4 jogos e conseguir lembrar-me das prestações de 50 jogadores diferentes. Não me lembro de nada em particular em relação a esses (o SK que eu saiba não é Português) o que não quer dizer que não tenham jogado bem.



André Figueiredo

 
At 22:09, Anonymous Anónimo said...

Futebol de qualidade tá a dar na sporttv 2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Barça - Real 2 - 2

 
At 22:19, Blogger ACF said...

"Futebol de qualidade tá a dar na sporttv 2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Barça - Real 2 - 2"

Estou a ver "Crime Disse Ela" na SIC Mulher.



André Figueiredo

 
At 22:22, Anonymous Anónimo said...

Não te deites tarde, amanhã começas uma nova actividade e tens de estar atento...

 
At 22:23, Anonymous Anónimo said...

andre o sporting da importancia a escola nos escaloes jovens?

 
At 22:40, Blogger ACF said...

"Não te deites tarde".

Quando não tenho sono geralmente começo a pensar no Sérgio Godinho a falar sobre futebol e fico logo com uma soneira.

"andre o sporting da importancia a escola nos escaloes jovens?"

Dá, mas não penses que isso quer dizer que os jogadores do Sporting são os melhores alunos lá na escola.

Não quero parecer "velho" dizendo isto, mas o aproveitamento escolar e a cultura geral com que se saía da escola no tempo dos meus pais era superior ao meu, mas eu também acho que hoje em dia os miúdos saiem da escola menos enriquecidos culturalmente do que os putos da minha geração. Mas em alguns aspectos houve melhorias, hoje em dia os miúdos falam e escrevem muito melhor Inglês do que os de 20 anos atrás.



André Figueiredo

 
At 22:58, Anonymous Anónimo said...

Andre , customo ver este blog regularmente ! parabens pelo teu trabalho

 
At 23:08, Blogger ACF said...

Muito obrigado, estou certo que a gente se vai cruzar mais cedo ou mais tarde. Se tiver oportunidade depois queria ver se te tirava umas boas fotografias para que os adeptos do Sporting que ouvem falar do "Mateus Fonseca" tenham uma cara para associar ao nome. Muita gente que frequenta este blog vive em localidades distantes de Lisboa e apenas ouvem falar de ti e de vários outros craques, mas não sabem se são altos, baixos, louros, morenos, canhotos, etc, apenas tento aproximar os adeptos dos nossos miúdos seja através de fotografias ou reportagens.

Depois vai me dizendo via E-Mail quando jogam os Sub-14, pode ser que seja compativel com o meu calendário um destes fins-de-semana.



André Figueiredo

 
At 02:05, Blogger Goyaaté said...

Boas André, na foto cujo titulo é Plantel das Escolas que está mesmo a seguir à foto do miudo que é defesa central e que tem uma cara que até o Carriço fugia dele, ora na dita foto a pessoa que está na ponta do lado direito de bigode e calças bêge chama-se Gonzaga. Esse é que é o Gonzaga ou então eu estou a fazer confusão com o nome da pessoa em causa. Sim o Carlos disse-me no dia do jogo para a taça com o Rio Ave em Alvalade que o Gonzaga já tinha saído da estrutura.

 
At 07:20, Blogger ACF said...

Este na direita (Foto tirada ontem):

http://img151.imageshack.us/img151/6720/dsc06220vq2.jpg

Falei com este senhor e ele disse "Eu sou velho, mas o Gonzaga já tem 80 anos", ele disse claramente que não era o Gonzaga e que ele já tinha saído do Sporting.



André Figueiredo

 
At 09:47, Anonymous Anónimo said...

"Dá, mas não penses que isso quer dizer que os jogadores do Sporting são os melhores alunos lá na escola.

Não quero parecer "velho" dizendo isto, mas o aproveitamento escolar e a cultura geral com que se saía da escola no tempo dos meus pais era superior ao meu, mas eu também acho que hoje em dia os miúdos saiem da escola menos enriquecidos culturalmente do que os putos da minha geração. Mas em alguns aspectos houve melhorias, hoje em dia os miúdos falam e escrevem muito melhor Inglês do que os de 20 anos atrás.
"

pois é que eu tenho conhecimento de alguns jogadores juvenis e juniores que a estao quase chumbados nesta altura do ano. os juniores é normal mas os juvenis ja nao

 
At 10:16, Anonymous Anónimo said...

"pois é que eu tenho conhecimento de alguns jogadores juvenis e juniores que a estao quase chumbados nesta altura do ano. os juniores é normal mas os juvenis ja nao"

Os juniores têm treinos de manha, por isso não é facil eles conseguirem consiliar os estudos com os treinos.
Quanto aos juvenis, tu não imaginas a quantidade de aulas a que os internacionais faltam.

 
At 12:01, Blogger Unknown said...

Andrém

queria só deixar a menção de que no jornal A Bola de hoje se refere que um juvenil do Lusitânia, chamado Benjamim Vicente, vai a Alcochete entre os dias 26 e 30 fazer um estágio.

O que é estranho é que isto seja público e mereça notícia... Fica a referência. Boa sorte no "scouting duty".

 
At 12:37, Anonymous Anónimo said...

Boas André,olha podes-me confirmar se nos juniores o Yannick e o unico estrangeiro no plantel?Ou temos mais algum brasileiro?

 
At 13:06, Blogger 30 said...

Alison Almeida, brasileiro. Bom trabalho André Figueiredo, como correu a observação do puto? Correspondeu às tuas expectativas?

André Sabino

 
At 13:39, Anonymous Anónimo said...

Para a semana há um derby na Academia , Sporting vs Benfica em sub-14 ! quando souber as horas do jogo , informo !

 
At 13:39, Blogger ACF said...

"pois é que eu tenho conhecimento de alguns jogadores juvenis e juniores que a estao quase chumbados nesta altura do ano."

Se precisarem de aulas de Inglês ou Anatomofisiologia é só dizerem, LOL.

"Quanto aos juvenis, tu não imaginas a quantidade de aulas a que os internacionais faltam"

Ainda esta semana o Evandro Brandão foi dispensado dos Sub-16 por causa da escola.

"queria só deixar a menção de que no jornal A Bola de hoje se refere que um juvenil do Lusitânia, chamado Benjamim Vicente, vai a Alcochete entre os dias 26 e 30 fazer um estágio"

"O que é estranho é que isto seja público e mereça notícia"

Interessante, em que página está isso? O facto de aparecer no jornal é indicativo de que tem amigos, a mim também já me pediram (não estou a falar de ninguém do Sporting, nem de pais de jogadores) para falar bem deste ou daquele jogador, são coisas absolutamente normais, mas se o jogador em questão não for realmente bom isso eventualmente vai retirando credibilidade ao jornalista que o "publicitou".

Quando digo "amigos" não estou a insinuar nada de menos correcto, só estou a dizer que por vezes aparece um jogador numa publicação em vez de outro e não é apenas uma coincidência, é sinal que tem quem (um amigo de um amigo de um amigo) lhe dê uma força aqui e ali. Se um jogador não tiver qualidade entao não existe publicidade que o salve. No futebol como em tudo na vida por vezes dá jeito ter amigos e cunhas, existe muita gente que por mais capacidade que tenha se não tiver cunhas não consegue oportunidades para mostrar esse valor.

É preciso ter cuidado com protagonismos excessivos porque isso pode gerar invejas.

"Boas André,olha podes-me confirmar se nos juniores o Yannick e o unico estrangeiro no plantel?Ou temos mais algum brasileiro?"

O Yannick Pupo e Alison Almeida são ambos Brasileiros, o Dimitrius Omphroy é Americano. Presumo que o Alison (ou Yannick) já deve ser comunitário pois têm jogado ao mesmo tempo.

Será que anda tudo bem com o Vivaldo, achei estranho ele ontem não estar nos convocados, talvez tenha saido para reentrar o Bruno Matias.

"Alison Almeida, brasileiro. Bom trabalho André Figueiredo, como correu a observação do puto? Correspondeu às tuas expectativas?"

Bom, eu não fui com expectativas nenhumas pois prefiro imaginar que vou ver o pior jogador do mundo e não um grande craque, porque já sei que quando me avisam sobre jogadores vêm sempre com muito entusiasmo dizer que é craque, é isto, é aquilo. O rapaz é bom jogador, mas a questão é se ele é tão bom ou melhor jogador que os atletas do SCP que jogam na sua posição, não me parece que seja assim tão bom, mas um plantel não é feito só de titulares. Este miúdo não é ambidestro como me tinham dito, se ele tem pé esquerdo hoje não se viu. Apesar de rematar bem precisa de melhorar no capitulo da finalização, mas esteve envolvido em pelo menos 3 golos da sua equipa. Ele é bom e penso que merecia ser observado pelo Sporting.
A outra questão é a idade, pois é um atleta nascido em 1990 e o Sporting em principio não deve estar muito interessado em jogadores de 16 anos. Vou entregar hoje ou amanhã o meu relatório. Se não estiverem interessados eu talvez até coloque aqui o relatório no blog e mesmo que não vá para um SCP ou SLB acredito que pode aspirar a um clube de maiores dimensões pois foi o melhor jogador em campo e nos cruzamentos, cantos, livres tem um pé direito muito bom, ajuda a defender, sabe fazer faltas, recupera muitas bolas e solta muito depressa a bola, tem qualidade no passe longo, lateraliza muito bem o jogo, e embora não se agarre muito à bola deu para ver que sabe esconder bem o esférico e tem bons (e rápidos) pézinhos, depois de passar a bola desmarca-se bem e proporciona uma nova linha de passe.

7 dias atrás disseram-me que o Benfica estava(está) muito interessado, hoje já me disseram que está referenciado pelo Manchester United através do Queiroz. Isso talvez até seja verdade, mas esta progressão (1º Benfica, agora também o United) soa um pouco anedótica. Estes rumores valem o que valem.

Meus senhores (e senhoras), não esquecer que hoje pelas 14:00 temos Inter VS Milan na Sportv1.



André Figueiredo

 
At 13:49, Blogger ACF said...

"Para a semana há um derby na Academia , Sporting vs Benfica em sub-14 ! quando souber as horas do jogo , informo !"

Sábado ou Domingo?

Mateus, tu tens a certeza que és jogador de futebol? É que a tua gramática é bastante melhor do que a da maioria dos "artistas da bola" que eu conheço, LOL.

Um abraço e força nesses treinos.



André Figueiredo

 
At 14:22, Anonymous Anónimo said...

LOL eu penso que será no Sabado , porque o meu " mister " disse que o jogo ia ser ás 16:00 , e quando assim é , os jogos são aos sabados , mas ainda hoje vou tentar saber !

Abraços

 
At 19:14, Anonymous Anónimo said...

"Quanto aos juvenis, tu não imaginas a quantidade de aulas a que os internacionais faltam"

ai imagino sim
tenho na minha turma uma moça que joga na selecçao A e nos sub 19 e ela falta bastantes vezes

 
At 20:34, Anonymous Anónimo said...

Hi Andre

Roy from Big Soccer.

We have heard rumours of a Messi Type of player from the Azores I believe his name is Iuri Mederios. Please confirm if this is true Also have you seen him play. Also can you talk a little about Lisandro Semedo what type of player is he??

Thank you as always

Big Hug

Roy,

 
At 22:09, Anonymous Anónimo said...

Excelente trabalho andre.
No forum sportingcp artinova já há quem ande com azia por ver que outros tb são capazes, e de forma muito mais completa, de cobrir as nossas camadas jovens. Será que o CDL quer ficar com os louros sozinho?
A última foi o assunto das lesões, o Milton que o diga.

 
At 22:57, Blogger ACF said...

"Excelente trabalho andre.
No forum sportingcp artinova já há quem ande com azia por ver que outros tb são capazes, e de forma muito mais completa, de cobrir as nossas camadas jovens. Será que o CDL quer ficar com os louros sozinho?
A última foi o assunto das lesões, o Milton que o diga."

Bom, em relação a isso, todos sabemos que o Adrien, Martins e Pinto estão lesionados e não é de ontem. Talvez por ter uma simpatia pelo Marco (que é um jogador sub-apreciado pelos adeptos na minha opinião) fiquei um pouco decepcionado de ele continuar afastado (quando falei com ele durante a semana não me apercebi disso) e por isso perguntei pelo seu estado de saúde a 3 pessoas diferentes. Eles disseram que ele tinha sido operado a uma Bursite nos últimos dias e não era nada de grave e em breve estaria de volta.

Não conheço os jogadores assim tão bem e não ando em contacto com eles para saber sobre as suas lesões como é o caso do Adrien e Pinto (sinceramente nem sei qual é a lesão do João Martins), não estou por dentro disso e não tenho confiança com eles para perguntar. Não quer dizer que goste mais deste do que daquele, simplesmente mencionei o Marco e não as lesões dos outros, não existe nenhuma razão especial para isso e não percebo porque razão isso poderia incomodar alguém.

Não considero a minha coberturta mais completa (digo isto com 100% de sinceridade) que a do Ricardo, penso que é diferente, talvez eu foque mais uns aspectos e ele outros. Penso que lendo as duas crónicas o leitor sai mais enriquecido e até é interessante comparar, acho sempre alguma piada quando leio crónicas de outras pessoas (e eu leio TODAS as crónicas sobre jogos do Sporting de todos os escalões) e vejo que vão ter ao encontro daquilo que eu também vi.

Em relação ao Ricardo, gostaria de pensar que tenho uma relação cordial com alguns membros da familia dele e com vários amigos dele, e agradecia que não alimentem nenhuma rivalidade entre nós porque isto não é nenhuma competição e eu gosto de ler as crónicas dele a da Susana, o que não quer dizer que eu não sinta quando me estão a dar "alfinetadas".



André Figueiredo

 
At 23:27, Anonymous Anónimo said...

andré chegaste a saber ou a confirmar se o joão santos treinador do oeiras vai ser ou não o selecionador dos sub 15??
abraço

 
At 23:35, Blogger Unknown said...

André,

o Tonel foi operado à acrómio-clavicular e vai estar 5 semanas parado (ou seja, quase até ao final do campeonato). Isso quer dizer que o Miguel Veloso vai descer no relvado (o que é uma pena...) e adivinha-se que o Carriço seja integrado.

Como és um grande adepto do seu futebol...

 
At 23:42, Blogger ACF said...

Não, não cheguei a falar com ele, apenas falei com um dos treinadores adjunto (ou delegado?) do Oeiras para lhe desejar boa sorte antes do jogo.

Diga-se de passagem que gostei bastante do staff do Oeiras, gente que colabora imenso e ajuda naquilo que pode e tem ali um campo sintético absolutamente fantástico, segundo me contaram 240 putos das escolas treinam ali durante a semana. Como já disse várias vezes no passado, neste clubes pequenos a gente tem chance de conhecer gente de grande dedicação e humildade.

Amanhã tenho que ir à Federação Portuguesa de Futebol por causa do sorteio dos Iniciados, pode ser que alguém me saiba dizer alguma coisa.

Não conhecia bem a zona de Oeiras, mas é mesmo muito bonita (não têm prédios altos, existem bastantes árvores, uma arquitectura que enquadra bem com a paisagem), especialmente com o clima que se fez sentir no Sábado, cá por mim tinha ficado em "tronco nu" durante o jogo, LOL.

Aliás, este FDS fartei-me de conhecer gente porreira, até os árbitros eram gente boa.

P.S. O Lima cada vez que o vejo parece mais novo (fruto da sua boa disposição). Até já tenho receio de ser fotografado ao lado dele.



André Figueiredo

 
At 00:09, Blogger ACF said...

"o Tonel foi operado à acrómio-clavicular"

Se o Carriço anda/vai a estudar Fisio-Terapia (penso que seja isso ou Educação Fisica) então deve saber tudo sobre lesões da "acrómio-clavicular" e certamente poderá ajudar o Tonel, LOL.

"e vai estar 5 semanas parado (ou seja, quase até ao final do campeonato). Isso quer dizer que o Miguel Veloso vai descer no relvado (o que é uma pena...)"

Não gosto muito de ver o Veloso com o Polga, tanto um como outro são lentos, prefiro ver um central mais rápido com o Polga, mas quando jogaram juntos a verdade é que as coisas não correram mal. Eu gosto mais do Veloso a central, ele tem muita qualidade no passe, mas é lento demais para jogar como médio. O Miguel Floribela Veloso é indiscutivelmente a revelação da época. Penso que estas pseudo-rivalidades que os adeptos criam entre o MV24 e CC27 não são lisongeadoras para ninguém, o Custódio quando está bem é um excelente jogador, tal como o Veloso não precisa ser comparado com ninguém para se perceber que ele é um grande valor no futuro do futebol Português.

"e adivinha-se que o Carriço seja integrado.
Como és um grande adepto do seu futebol..."

O Carriço é um grande jogador, o que não quer dizer que faça grandes exibições em todos os jogos. É importante que o Carriço jogue descomplexado sem pensar que existem milhares de adeptos que ouviram falar dele e agora querem maravilhas logo à primeira.

Sim, o Carriço será primeira escolha para surgir nos A, o que quer dizer que o David Santos e Jorge Abreu assim ganham espaço e o Tiago Pedrosa vai começar a surgir mais vezes nas convocatórias. Aliás, não percebo porque razão o David Santos tem sido o escolhido para fazer dupla com Carriço em vez do Abreu com Carriço. Mas acho que o David está cada vez mais confortável a jogar naquela posição e a aposta de Lima começa a fazer sentido.

Até pode surgir um Pedro Mendes nos Sub-19 e um Nuno Reis nos Sub-17, as oportunidades nunca se perdem pois alguém tira sempre partido delas.

O Jorge Abreu precisa é de sentir confiança e sem pressão entrar na equipa.

Na Terça-Feira vou ao Cartaxo ver o Carriço, Gonçalves e Pereirinha jogar pelos Sub-19. Depois digo (e mostro) qualquer coisa.



André Figueiredo

 
At 09:08, Blogger Unknown said...

Nada como um clássico para pôr o Pereirinha a jogar na selecção onde só constam juniores (e o Fábio Coentrão, para disfarçar)...

 
At 13:02, Anonymous Anónimo said...

André, li um comment teu no post anterior e gostaria de saber quais são os GR's que conheces dos 17 aos 21 anos? Gostaria de saber a tua opinião sobre cada um deles. Pelo menos sobre os internacionais e "internacionáveis" (dos sub-17 aos sub-21).
Observo que esta selecção sub-17 (desde os sub-16) já pôs à prova vários GR's, o que não é muito comum. Nos sub-18 o Ricardo e o André vêm convocatórias após convocatórias a firmarem as suas posições. Nos sub-19, o destaque vai para o Patrício (ausente desta vez) e o Ventura. E estes repetem as presenças nos sub-20 ao lado do Ygor. O que pensas sobre os GR's? Porquê tantas experiências nos sub-17? Será por carência ou por excesso?
Abraço.

 
At 17:34, Anonymous Anónimo said...

Sorteio campeonato nacional de iniciados 2ª fase:

Zona A:

Beira Mar
Porto
Nacional
Guimaraes

Zona B:

Braga
Feirense
Os Rapasenses
Boavista

Zona C:

Benfica
Setubal
Leiria
Academica

Zona D:

Sporting
CAD
Maritimo
Louletano


Destaque para a presença do junior leonino Dimitrius Omphroy no sorteio.

Informações de André Figueiredo na sede da FPF

 
At 17:35, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao escoces e ao ingles Alistair Smith e Eric Dier, resta só mesmo saber como é q foram parar ao SCP. Se os pais emigraram para cá ou se o SCP os foi lá buscar. Mesmo assim é muito esquisito haverem 2 miudos totalmente anglo-saxónicos nas nossas escolinhas.

 
At 19:06, Anonymous Anónimo said...

Acho muito improvavel que o Carriço venha a ser chamado à equipa principal, só mesmo em caso de grande urgência é que isso vai acontecer. Temos só o Polga e o Veloso, mas antes da opção Carriço ainda se pode contar com o Miguel Garcia ou até mesmo o Caneira para fazer o lugar.

Além disso, O Carriço não pode deixar a equipa de juniores, ainda para mais agora que o Lança se lesionou. O Carriço é, assim, a única opção de segundo ano para aquela posição, uma vez que o Pedrosa, o Abreu e o David Santos são todos de primeiro ano e eles não vão seguramente arriscar por em campo uma dupla composta apenas por elementos de primeiro ano. Isto já para não falar da importância que o Carriço tam na equipa como jogador e como capitão.

 

Enviar um comentário

<< Home