Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, março 20, 2007

Sportinguíssimo II


Convivendo com Capitães

Após o sucesso da iniciativa levada a cabo pela “Ofensiva 1906” quando em Dezembro organizou o 1º “Sportinguíssimo” com o intuito de celebrar os "7 a 1", o grupo de sócios decidiu desta vez homenagear vários Ex-Capitães do Sporting Clube de Portugal. Foi uma iniciativa que requiriu uma logística brutal para conseguir juntar no mesmo espaço tantas figuras ilustres, algumas delas ainda jogadores profissionais activos e a jogar em campeonatos estrangeiros, mas que desde cedo mostraram total disponibilidade para virem celebrar os seus colegas de profissão e conviver um pouco com os sócios e relembrar velhos tempos.

O "roll" de figuras emblemáticas do clube era interminável, Fernando Mendes, José Carlos, Hilário, Ricardo Sá Pinto, Carvalho, Isabel Trigo Mira, Tiago Fernandes (representando o Pai Manuel Fernandes), Ana Damas Oliveira (representando o malogrado e mítico Vitor Damas), Fernando Mendes, Ivaylo Iordanov, Pedro Venâncio, Carlos Xavier, Pedro Barbosa (fiquei bastante feliz de o ver comparecer), Nélson, Beto, e várias outras figuras com peso no clube de todos os Leões.

Pouco antes das 22:00 as várias "celebridades" começaram a “pingar” para dentro do recinto dedicado ao jantar, 1º Hilário (muito elegante e aprumado diga-se de passagem, LOL), seguido de Ana Damas Oliveira (sempre emocional e comovida). Eventualmente Carlos Xavier e Nélson surgiram na entrada do restaurante e dirigiram-se aos seus lugares enquanto eram celebrados audivelmente pela “mini-curva” que se tinha instalado dentro do espaço “Prestige” do Alvalade XXI. Pouco a pouco todos os craques surgiram e foram emotivamente saudados pelos presentes até surgir Ricardo Sá Pinto que foi apoteoticamente recebido e não escondeu a sua alegria perante a recepção de que foi alvo. Por fim apareceu “Iorda” que foi dos atletas mais acarinhados pelos sócios presentes no jantar, alguns chegaram mesmo a abraçar o antigo internacional da Bulgária ao ponto de não o quererem largar, aqui destaque para a enorme paciência do jogador para com todas as solicitações de que foi alvo por parte de adeptos mais ou menos emocionados com a sua presença. Era uma atmosfera tipica de uma reunião de antigos colegas de liceu. Os jogadores tiveram sempre grande disponibilidade para confraternizar com os fans e admiradores que ali se deslocaram, nunca houve distanciamento, altividade ou falta de tempo, todos eles se certificaram que os adeptos mais ou menos novinhos ficavam com uma lembrança fosse ela um autografo, fotografia ou umas palavras simpáticas para sempre recordarem.

Representando a Ofensiva, Fernando Barros deu inicio às celebrações com um vídeo no qual lembraram os vários Capitães e que foi visionado num ambiente de grande respeito e emoção por parte de alguns adeptos que tiveram dificuldades em conter os seus sentimentos que transbordavam à medida que visionavam tantos momentos mágicos do passado Leonino. Barros teve ainda tempo antes do final da noite para recordar as vitimas do varandim e as mazelas que as famílias desses adeptos ainda hoje carregam, recordação e tributo esse que foi amplamente aplaudido pelos sócios. Por fim voltou a falar do projecto que a OF1906 tem vindo a formular de convencer os dirigentes do Sporting a retirar em definitivo a camisola Nº1 de Vitor Damas, projecto esse que tem vindo a ganhar “momentum” nos últimos meses e está cuidadosamente a ser preparado de maneira a não ferir susceptibilidades.

Eventualmente deram a palavra a Ricardo Sá Pinto que teve dificuldades em exprimir-se porque a “curva” era incapaz de se conter e continuava com os cânticos em sua honra, até que o antigo Capitão entre sorrisos prometeu que seria breve nas suas palavras o que gerou uma boa gargalhada.

Manuel Fernandes em directo de Angola, através de uma chamada telefónica enviou algumas palavras que encaixaram bem no momento de celebração. Começou por enviar um forte e sentido abraço para todos os presentes e expressou uma vez mais a sua felicidade por ter sido Capitão do seu clube do coração. Mais uma vez bateu na “tecla” de que tinha sido o Capitão do Sporting com mais jogos e disse sentir-se privilegiado com a homenagem. Diz que ser celebrado como jogador, treinador e “fanático” do Sporting era algo que lhe dava uma grande alegria e que sem o apoio dos sócios nunca teria sido o jogador que foi ao serviço do clube.

Vários foram os craques que tiveram chance de exprimir o que lhes ia na alma. Tiveram tempo para prestar tributo a Alvaro Cardoso e a Fernando Mendes e agradeceram à Ofensiva 1906 com um forte abraço pelos seus esforços que têm ajudado o Sporting a ser mais respeitado. Fizeram um pedido aos adeptos para que independentemente dos resultados apoiassem sempre o Sporting Clube de Portugal. Proclamaram os sócios e as claques como a “alma” do Sporting,

O 2º vídeo-tributo foi dedicado a Vitor Damas, vídeo esse que causou alguma emoção a Ana Damas Oliveira que foi confortada por Fernando Barros (ele próprio bastante emocionado sempre que fala públicamente de VD1). Barros pediu a Ana Damas para dizer umas palavras, mas não antes de puxar da "surpresa" que lhe tinha reservado, uma belíssima camisola Nº1 autografada pelos vários jogadores.

Ana Damas como de costume sentiu o peso da emoção e o seu discurso foi pouco trabalhado, mas veio directo do coração, Disse sentir-se sem palavras perante a ocasião, agradeceu todos e quaisquer esforços por parte da OF1906 e dos adeptos para manterem vivo o nome do seu pai, que “infelizmente não pode estar presente” (“É eterno, é eterno” ouviu-se na plateia), “mas, ele merece”. Comovida disse que é preciso continuar a promover os valores e ideais do seu pai e do clube, e mais uma vez visivelmente emocionada agradeceu a todos os presentes por terem comparecido.

Para concluir, Fernando Barros mais uma vez agradeceu aqueles que responderam à chamada, tanto jogadores, como adeptos que apelidou de “Campeões do relvado e campeões da bancada”, e terminou relembrando Júlio Cernadas Pereira (“Juca”) o que motivou os adeptos a uma última salva de palmas. Após este último discurso terminou a parte mais formal da noite e seguiu-se a "caça ao autografo" e partilha de recordações nos quais os adeptos socializaram com os Capitães, sempre num ambiente de grande amizade, generosidade e empatia.



André Figueiredo






Para ter sucesso na minha épica tarefa de tirar o retrato aos vários craques necessitaria de um “chamariz”. Eis então que surge a lindíssima Nina, que com a sua carinha de anjo e doce sorriso certamente seria capaz de derreter o mais gélido dos corações e colocar os craques todos em sentido para a fotografia. Aqui fica então um registo das tropelias desta simpática Leoazinha:

Nina com Carlos Xavier e Oceano

Nina com Nélson

Nina com Pedro Venâncio e Pedro Barbosa

Nina com Ricardo Sá Pinto

Nina com Iordanov

Nina com Beto

Mais Bochechuda que o Diogo Amado

Não é por nada, mas este Mateus Fonseca (2º a contar da direita) está sempre a aparecer nas minhas fotos, e esta é de Janeiro.

"Vinícius e Victor Hugo Seguros"

João Gonçalves, Daniel Carriço, Yannick Pupo, Tiago Pinto, André Pires, Ricardo Nogueira, André Martins (GR), chamados para treinar com Seniores do Sporting, Jornal "O Jogo".

André Castro promovido aos Seniores do FCP, Jornal "O Jogo".




E Tudo O Vento Levou

O jogo entre a Selecção Nacional Sub-17 de Portugal e Islândia foi presenteado por rajadas de vento gelado que causaram bastante desconforto a todos os presentes e impossibilitaram cruzamentos e passes aéreos longos de qualquer espécie. A dada altura não se percebia porque razão os jogadores Portugueses não mantinham a bola no chão para jogar um futebol mais apoiado e com maior incidência no passe curto. Foi um jogo que durantes longos períodos foi disputado mais no meio campo onde ambas as equipas procuravam a melhor maneira de transportar a bola para a área adversária, aqui David Simão foi de grande utilidade utilizando o seu passe longo para tentar municiar Rui Fonte e André Soares. O trio de ataque contava com Rui Fonte no meio e André Soares e Alfredo Ribeiro nas alas. Fonte e Soares mostraram bastante maleabilidade no que diz respeito a trocar de posições, mas esta capacidade de reposicionamento funcionou contra a prórpia equipa que muitas vezes sentiu falta de uma clara referência na frente porque Rui Fonte é um jogador que raramente joga fixo (descaiu mais para a direita).

André Soares foi quase sempre o jogador em maior destaque, por vezes agarra-se demasiado à bola e não é um jogador muito rápido (talvez algum peso a mais), mas raramente desiste de um lance e mesmo depois de os adversários lhe tirarem a bola devem sempre exercer o máximo de cautela pois o extremo tenta sempre recuperar a mesma. Soares jogou nas alas, mas várias vezes surgiu no meio como 2º PDL e em algumas ocasiões os centrais Islandeses marcavam Rui Fonte que recuava para trás e servia de pivot entre David Simão e André Soares que surgia nas costas dos centrais e tentava a sua sorte. Várias vezes subiu pela direita e fez diagonais nos últimos 20 metros, não parece ser extremo puro, mas é um jogador que encaixa bem no 4-3-3 se for bem complementado por um extremo na ala oposta.

Aos 15 minutos houve uma ocasião na qual André Soares da direita cruza para a grande área, mas o vento “pega” na bola e faz a mesma aterrar 30 metros mais à esquerda perto da bandeirola de canto.

No miolo nada de novo, Amado e Pimenta como tinham demonstrado em outras ocasiões conseguem trocar de posição ao longo do jogo dependendo das necessidades da equipa. David Simão esteve algo estático durante os primeiros 2 terços do jogo e só no final começou a subir mais no terreno, mas a sua qualidade no passe longo rente à relva sem dúvida teve bastante utilidade nas transições rápidas que a equipa tentou efectuar apesar das dificuldades que o vento provocava.

Aos 45 minutos jogada estudada entre David Simão e Diogo Amado na qual Amado converte um livre que vai direito à figura do GR (teve mais trabalho que Anthony Lopes).

Aos 30 minutos Portugal jogava com Soares no meio, Fonte na direita e “Freddy” na esquerda. 8 minutos depois Simão solta a bola verticalizando o jogo, Fonte recepciona e lança o esférico do centro ligeiramente para a direita onde Soares oportunamente a recebe dentro da área e remata mesmo à figura do GR (boa defesa), muito sorrateiro André Soares, um “Stealth Bomber” a surgir nas costas da defesa da Islândia.

A Islândia no último terço do terreno parecia evidenciar um futebol mais trabalhado, 3 ou 4 passes curtos levavam a bola para a área onde raramente rematavam frontalmente, enquanto Portugal pecava por alguma pressa em fazer tudo em 1 ou 2 passes mais longos.

Aos 50 minutos com a entrada de Rui Ferreira a equipa Lusitana passou a ser mais previsível (no bom sentido) previsível para a própria equipa (que tinha agora um “Game Plan” mais esclarecido) que tinha finalmente uma referência na frente de ataque para onde as bolas poderiam ser canalizadas, mas mais uma vez a ansiedade de meter a bola no "homem golo" resultou em demasiados passes aéreos. Raides pelos flancos raramente resultavam porque estavam destinados a terminar em cruzamentos/passes de 30 metros que eram impraticáveis numa tarde tão ventosa. Portugal necessitava imenso de uma maior elasticidade no seu miolo, de um transportador de bola que fosse capaz de levar o esférico para além dos 2 trincos Islandeses e então fazer o passe de morte para o avançado-centro Português.

Após a entrada de Diogo Rosado Portugal reestruturou o seu miolo com Amado agora como trinco, David Simão como interior-esquerdo e Rosado como interior-direito. Com Rosado em campo a equipa começou a esticar-se na direcção da baliza Islandesa, agora não era apenas um municiador (Simão), agora Rosado já fazia subir mais a equipa. No desespero a 9 minutos do fim Carlos Dinis retira o central Henrique Dinis para inserir Victor Pacheco e passa efectivamente a jogar em 3-3-4 com Fonte e Ferreira na frente, Soares e Rosado nas alas (Amado, Pacheco e Simão no miolo) e com Mendes sozinho a ser o pilar defensivo apoiado pelos laterais Michael e Eugénio. Mas mais do que inoperância táctica ou falta de talento a equipa Portuguesa enfrentou uma ventania que impossibilitou a prática de bom futebol. Nesta 2ª parte Michael Santos também subiu mais e rematou com maior eficiência, Michael, Rosado e Soares foram 3 das melhores unidades na 2ª parte. Na etapa complementar Portugal conquistou muitos mais cantos (batidos por Rosado), mas raramente a bola lá chegava devido à força do vento. Foi um jogo de fraca qualidade que era preciso necessário ganhar, mas devido a várias contigências (tácticas e meteorologicas) foi empate que mostrou o seu sorriso amarelo às cores Lusitanas.

Diogo Viana, Fábio Futre e Wilson Eduardo fazem muita falta a esta equipa.



André Figueiredo

Capitão Amado

André Soares

+ André Soares

Pedro Mendes

+ Pedro Mendes

Pedro Eugénio

Alongar o Dorsalzinho

Os nossos adversários

Tactica Islandesa






Artigo sobre Rolão Preto no Jornal Sporting (Página 14).

Fábio Paim no Jornal Sporting (Página 15).

Artigo sobre Paulo Sousa no Jornal Sporting (Página 13).

Extenso artigo sobre Fábio Coentrão no Jornal "O Jogo" (Edição online).

Vinícius e Victor Hugo contratados, Jornal "O Jogo" (Edição online).

"Glory Days" (Bruce Springsteen, 1985)

"One Vision" (Queen, 1985)

"Supersonic" (OASIS, 1994)



André Figueiredo

57 Comments:

At 12:48, Anonymous Anónimo said...

Calendario da 2ª fase do sporting, é do seu conhecimento. Obrigado

 
At 14:11, Anonymous Anónimo said...

André, relativamente a esse artigo do Paulo Sousa, o facto de ele dar essa entrevista ao jornal do Sporting diz tudo. Ainda nao ganhou á frente dos Sub-16, não se nota nenhuma evolução no nivel de jogo da Selecção e as escolhas são muito duvidosas,que claramente demonstram falta de isenção.
Não sei se tens conhecimento disto, mas o Paulo Sousa esta época foi ver 2 jogos dos Juvenis B do Benfica. Diz-me lá quantos viu ele do Sporting...
O Artur Lourenço e o Nelson Oliveira jogam regularmente nos Juvenis A e são chamados á vez (nunca vão ao mesmo tempo) e com grande irregularidade á Selecção. Sinceramente duvido que haja melhor do que eles em Portugal, mas pronto. O Semedo no Vitória era chamado, chegou ao Benfica e deixou de o ser. O Pedro Ferreira, o Roderick e o André Campos, todos jogadores de qualidade, nunca foram chamados. Enfim...

 
At 14:23, Anonymous Anónimo said...

11 inicial:

Anthony Lopes

Michael Santos
Henrique Dinis
Pedro Mendes
Pedro Eugénio

Diogo Amado (capitão)
Leandro Pimenta
David Simão

André Soares
Rui Fonte
Alfredo Ribeiro

Suplentes:

Ruca
Ivo Pinto
Fábio Marques
Diogo Rosado
Vitor Pacheco
Rui Ferreira

 
At 16:17, Anonymous Anónimo said...

a formação do SPORTING agora vem toda do brasil??
que fazer então aos jovens que temos por cá??
concordas com esta politica andré??

 
At 16:34, Anonymous Anónimo said...

Se viu 2 jogos do slb e muitos mais do scp, optimo.
Do Padroense (equipa de juvenis B do FCP) viu a parte final de um treino.
É a confirmação de que só conseguem ver o que está em Lisboa.
Já agora, do scp a maiopria nem na equipa B joga, já fizeram mais jogos na seleção do que no clube.
Sem mais comentários...

 
At 16:44, Anonymous Anónimo said...

Resultado final: 0-0

Muito frio e vento.

 
At 16:56, Anonymous Anónimo said...

Pressinto o não apuramento para este europeu de sub-17 e a consequente ausência do mundial de sub17...
Quando é que estes seleccionadores serão responsabilizados pela ausência de resultados?
Não me digam que estão em formação,porque na minha maneira de ver a formação faz-se ganhando jogos e obtendo vitórias...Mundiais de sub20 em 89 e 91 são bons exemplos...Fez-se formação e ganhou-se torneios...
P.s: Bons jogadores não dão bons treinadores...Exemplo Paulo Sousa...
Falta de resultados é notório com Carlos dinis,mas o abutre continua lá...

 
At 17:18, Anonymous Anónimo said...

Parece que os sub-17 foram derrotados pela vento. Duas vezes! Contra a Rússia e contra a Islândia!

É vento demais, é vento nos estádios e na cabeça do Dinis.

Agora o Mister "Cabeça de Vento" vai dizer que as ausências do João Pereira, do Diogo Viana e do Wilson foram decisivas para o resultado final desta Ronda de Elite.

Obviamente não vai citar os nomes dos que lá não estavam por sua exclusiva opção. O Coelho, por exemplo.

E como gosto muito desse Mister "Cabeça de Vento", vou acabar de reunir as suas declarações na imprensa e depois ponho-as aqui para o deleite de todos.

 
At 17:18, Anonymous Anónimo said...

vais aos juvenis b vs benfas?

 
At 18:02, Anonymous Anónimo said...

Nao e so o Coelho o FCP tem pelo menos 3 jogadores que poderiam ser convocados mas como diz alguem o " Cabeca de Vento " nunca viu nenhum jogo do FCP agora devia ser responsavel pelos resultados, mas nao para o ano estara a treinar uma outra seleccao como nada se tivesse passado.

 
At 18:18, Blogger ACF said...

"vais aos juvenis b vs benfas?"

Não sei, talvez vá ao Sporting Vs Maritimo (Iniciados A) ou talvez vá aos SCP VS SLB (Juvenis B). Creio que são 3 jogos em Alcochete no Domingo, pelo menos assim me contou o Sr Ferrão.

"Não sei se tens conhecimento disto, mas o Paulo Sousa esta época foi ver 2 jogos dos Juvenis B do Benfica. Diz-me lá quantos viu ele do Sporting"

Não faço a mais pequena ideia, eu esta época não vi um único jogo dos Sub-16 dos Sporting, só os vi treinar no Jamor.

Vocês todos juntos dizem quase tanto mal do Carlos Dinis como o meu pai, LOL.

Isto hoje foi uma autêntica reunião de familia, estava lá o Pai Rosado, Tio Rosado, João Rosado, Mãe e irmãs do David Simão, Pai do Michael, Professor Jean-Paul, Pedro Miranda, e mais uns quantos.

O André Soares foi o jogador de quem mais gostei hoje, não é muito rápido, nem muito alto, mas é MUITO persistente, sempre a tentar "esburacar" e muito oportunista.

Foi um péssimo jogo, era uma ventania que não deixava mesmo jogar futebol, e um frio horrível.



André Figueiredo

 
At 18:31, Blogger ACF said...

Maisfutebol:

"Paulo Bento ficou sem mais quatro internacionais, depois de ontem não ter contado com Tello (Chile), Bueno (Uruguai), Paredes (Paraguai), Miguel Veloso e Yannick (Sub-21), Pereirinha e Rui Patrício (Sub-20), que estão ao serviço de selecções. Hoje o treinador do Sporting não pôde contar ainda com Ricardo, Moutinho, Nani e Caneira, que se juntaram à Selecção Nacional.

Perante as ausências, o técnico chamou sete juniores: André Martins, Tiago Pinto, Daniel Carriço, João Gonçalves, Yannick Pupo, André Pires e Ricardo Nogueira."



André Figueiredo

 
At 19:00, Anonymous Anónimo said...

Penso que o Pedro Eugénio não jogou ao mesmo tempo à direita e à esquerda ;).

 
At 19:18, Anonymous Anónimo said...

André, o teu pai parece que percebe da coisa!!! (lol)

Agora, muito seriamente, o Carlos Dinis é um mister que não é muito frontal e directo com os jovens. Afasta-os por vaidade, e prejudica o trabalho de uma selecção nacional por isso. O Carlos Dinis é capaz de, por não simpatizar com um dos seus atletas, deixar de o convocar sem qualquer critério técnico visível ou perceptível.

Qual foi o êxito alcançado por este senhor, além de ter coadjuvado o Antonio Violante em 2003?

 
At 19:50, Anonymous Anónimo said...

O André Soares é do SLB não é?
Ja na 2ªfeira tinha feito umas boas arrancadas..Pena as suas jogadas não terem terminado em golo.
O David Simão também me pareceu ter boa qualidade de passe.

Tava um senhor ao pé de mim a dizer que tava la o José Fonte..

Eras aquele que tava de t-shirt, não eras? Corajoso...lol

 
At 19:51, Blogger ACF said...

"André, o teu pai parece que percebe da coisa!!! (lol)"

Não, LOL. Ele já está reformado e como também gosta muito do Sporting (embora goste sobretudo nas vitórias) por vezes eu levo-o comigo. Mas ele é daqueles adeptos que diz mal de todos os treinadores e jogadores.

Ele neste momento só diz bem do José Lima, Daniel Carriço, Diogo Amado, Adrien Silva, Rui Coentrão e de vez em quando diz bem do Rui Fonte. Passa a vida a criticar o Paulo Bento e a defender sua Santidade Carlos Martins. Ultimamente deu-lhe para dizer que o Moutinho é um fiteiro e que o Rui Patrício está gordo. Já diz que o Adrien vai ser melhor que o JM28.

Sempre que eu digo a palavra "tranquilo" ele começa a olhar para mim com uma cara.

Ele detesta treinadores que gesticulem muito no banco porque acha que estão a dar show para a bancada. Lembro-me de uma vez em que o Carlos Dinis abriu os braços exasperado (como que a dizer "como é que é possível!?!?!") e o meu pai disse logo "O gajo quando abre os braços parece uma águia a querer levantar vôo".

Hoje nem quis ver a 2ª parte, mal cheguei ao carro ele já estava a dizer mal do Mister e a fazer-lhe a cama, LOL.

Ainda me lembro quando fomos ver um jogo do Sporting e eu o perdi de vista, quando o encontrei estava perto do banco de suplentes a criticar o treinador mesmo à frente do delegado, quando me apercebi da situação fugi logo a 7 pés.

"Agora, muito seriamente, o Carlos Dinis é um mister que não é muito frontal e directo com os jovens. Afasta-os por vaidade, e prejudica o trabalho de uma selecção nacional por isso. O Carlos Dinis é capaz de, por não simpatizar com um dos seus atletas, deixar de o convocar sem qualquer critério técnico visível ou perceptível."

Pois, mas eu não conheço o Sr Carlos Dinis e nunca me guio pelo que as pessoas de dizem sobre A, B, C ou D. Comigo sempre foi um individuo correcto a nada tenho a apontar-lhe, o que ele faz no balneário não me diz respeito. Ele não me parece ser para brincadeiras.

"Qual foi o êxito alcançado por este senhor, além de ter coadjuvado o Antonio Violante em 2003?"

Se a FPF tivesse mais dinheiro certamente contratava Scolaris para todos os escalões e contratava mais uma ou duas centenas de observadores.

Não gosto de criticar os treinadores por tudo e por nada, é preciso não esquecer que estamos a falar do emprego de uma pessoa. Não acho que tenha sido por causa dele que Portugal não ganhou, perdi conta dos cruzamentos qu eo vento levou.

"E Tudo O Vento Levou"

P.S. O Norton de Matos também lá estava. Não me importava de o ver no Gabinete de Scouting.



André Figueiredo

 
At 20:03, Anonymous Anónimo said...

André queria só dizer-te que ainda falta trocar o nome da fotografia que se encontra junto às do aquecimento da equipa para "Tiago Andrade". (desculpa la a insistencia :P)

 
At 20:08, Blogger ACF said...

"O André Soares é do SLB não é?"

Sim.

"Ja na 2ªfeira tinha feito umas boas arrancadas..Pena as suas jogadas não terem terminado em golo."

Mas persistente ele é, nunca desistia da bola quando entrava em disputa e apesar de ser pequenino jogava bem na frente estilo Liedson.

"O David Simão também me pareceu ter boa qualidade de passe."

O melhor jogo que vi do DS10 foi no campo do Alcochetense VS Finlândia, nesse jogo correu bastante, mas de resto acho que é um jogador que revela pouca mobilidade e aposta mais na sua qualidade de passe.

"Tava um senhor ao pé de mim a dizer que tava la o José Fonte.."

Não o vi. Eu raramente ando a reparar nessas coisas, o Pai Rosado é que practicamente veio ter comigo porque eu não o conhecia (deve ter sido o João Rosado que lhe disse quem eu era) e estáva-mos a conversar quando o Professor Jean-Paul "tropeçou" em nós. Na brincadeira até lhe disse que a gente passa a vida a tropeçar uns nos outros.

"Eras aquele que tava de t-shirt, não eras? Corajoso...lol"

Eu era aquele que estava a falar com o Pedro Miranda e a mãe do David Simão ao intervalo.

T-Shirt? Eu levo sempre um Polo preto do Sporting debaixo do meu colete do CNID. Mas após o intervalo regressei com um casaco e ainda bem porque por incrivel que pareça estava ainda mais frio, Fdx.



André Figueiredo

 
At 20:29, Blogger Carlos said...

Sim, estava muito frio e vento, tal como teve ontem por estes lados.

André, o João Rosado joga nos Iniciados ou Juvenis do Peniche, correcto? Se sim, é um jogador muito indisciplinado.

Sábado queria ir a Peniche ver o último jogo de Portugal, mas parece-me que vou ter de ir "espiar" a próxima equipa que vou defrontar. Tenho pena, pois gostaria imenso de ir e tirar umas fotos.

 
At 20:43, Anonymous Anónimo said...

André, agora é minha vez de usar umas aspas, ok?! (lol)

"Não gosto de criticar os treinadores por tudo e por nada, é preciso não esquecer que estamos a falar do emprego de uma pessoa."

Bem André, não se esqueça que estes treinadores que são chefes de família e necessitam dos seus 'eurozitos' mensais têm nas mãos jovens de 15, 16, 17, 18 anos que cujo talento algumas vezes são desprezados porque estes chefes de família que não são de brincadeiras não dão espaços para jovens que são bem dispostos, talentosos, criativos e não robots programáveis. Era suposto que fosse responsabilizado pelas suas opções. Se abriu mão do jovem A, B ou C, abriu porque entendeu que obteria melhores resultados sem a boa disposição, o talento e a criatividade destes mesmos jovens.
Isso não aconteceu. E agora?

Agora, o mister "Cabeça de Vento" vai certamente culpar os seus atletas. Não os criticará publicamente (não é frontal para isso), mas nos gabinetes da FPF.

 
At 20:57, Blogger ACF said...

"André, o João Rosado joga nos Iniciados ou Juvenis do Peniche, correcto? Se sim, é um jogador muito indisciplinado."

Ele tem 13 anos, é medio e joga algures no Distrito de Leiria, tive chance de o conhecer quando acompanhei os Juvenis à Benedita.

Tem cuidado, o puto é um matulão (já é maior que o Pai Rosado) e se percebi bem ele lê este blog, se ele te topa ainda de te faz uma espera, LOL.

"Sábado queria ir a Peniche ver o último jogo de Portugal, mas parece-me que vou ter de ir "espiar" a próxima equipa que vou defrontar. Tenho pena, pois gostaria imenso de ir e tirar umas fotos."

Gostava de ir, mas quero ir a Alverca com os Juniores. Seria especialmente interessante ir ver o jogo em Peniche pois é a terra natal do Diogo Rosado e talvez ele receba alguma citação do Presidente da Camara.

Se o JR é indisciplinado ou não isso não sei, mas conheço uma pessoa ligada à formação do Benfica (e não é o Paulo Figueiredo) que me disse que o Diogo Rosado é um excelente jogador, MAS tem fama de indisciplinado.

Aliás, conheço casos de jogadores de 13, 14 e 15 anos que têm problemas disciplinares, se recusam a ser "apanha-bolas", etc, etc, etc.



André Figueiredo

 
At 21:05, Anonymous Anónimo said...

"Aliás, conheço casos de jogadores de 13, 14 e 15 anos que têm problemas disciplinares, se recusam a ser "apanha-bolas", etc, etc, etc."


Recusar ser apanha bolas não tem nada a ver com indisciplina! pelo contrário pode ser revelador de uma personalidade forte!

 
At 22:10, Blogger 30 said...

O André Soares é excelente e todos aqueles que torciam o nariz à sua entrada nos sub-17 estão a ficar sem argumentos contra. O Soares é somente, na minha opinião, o melhor jogador sub-17 a jogar em Portugal.

Continuo com algumas desconfianças em relação à equipa utilizada nos sub-17, pois preferia muito mais ver um ataque constituido pelo André Soares a alternar com o Rui Fonte nas alas e com o matador Rui Ferreira entre os centrais. Aí Portugal ganharia peso e capacidade física para melhor explorar a técnica dos dois alas e os espaços vazios que daí surgiam.

André Sabino.

 
At 22:13, Blogger 30 said...

Isto claro sem contar com a presença do Wilson que poderá ser o elemento titular no lado direito do ataque para ir fazendo diagonais constantes com o Rui Ferreira. Neste caso o Rui Fonte poderia recuar para 10 o que daria mais luta à titularidade nessa posição. Neste momento parece-me que há 6 jogadores titulares indiscutíveis: Pedro Eugénio, Michael Santos, Diogo Amado, Leandro Pimenta, André Soares e Rui Fonte.

André Sabino.

 
At 22:25, Anonymous Anónimo said...

André Figueiredo, o que me dizes do Flaviano Rosa?

 
At 23:22, Blogger Carlos said...

O Wilson vai ser operado, ou seja, não vai poder ajudar os seus colegas na 2ª fase do campeonato. Quanto ao João R. deve ser de facto no Peniche, onde é Iniciado e secalhar joga por vezes nos Juvenis. As equipas do Peniche são muito raçudas desde cedo o que faz com que por vezes sejam muito viris. Eu referi a indisciplina no João porque já vi o nome dele referenciado algumas vezes no Mapa de Multas e Suspensões.

 
At 23:28, Blogger ACF said...

"Neste momento parece-me que há 6 jogadores titulares indiscutíveis: Pedro Eugénio, Michael Santos, Diogo Amado, Leandro Pimenta, André Soares e Rui Fonte."

Daqueles que o Mister Carlos Dinis convoca eu escolheria:

Ruca

Pedro Eugénio
Pedro Mendes
João Pereira
Michael Santos

Leandro Pimenta
Diogo Amado
Diogo Rosado

Diogo Viana
André Soares/Wilson Eduardo
Rui Ferreira

"André Figueiredo, o que me dizes do Flaviano Rosa"

O Flaviano ou tem que subir mais no terreno para apoiar o extremo ou então tem que melhorar no jogo aéreo para assim poder apoiar os centrais (ou o trinco) quando o Coentrão sobe no terreno. Raras são as equipas que usam 2 laterais ofensivos ao mesmo tempo, nos iniciados o RC é quem sobe mais e por isso o Flaviano defensivamente tem que ser forte.

Outro aspecto é não ter medo de ter a bola e não ter medo de correr riscos, não se pode é ter o esférico e empatar muito o jogo porque se tem receio de tomar a opção errada.

"O Wilson vai ser operado, ou seja, não vai poder ajudar os seus colegas na 2ª fase do campeonato"

Sim, já me tinham dito (e não foi nenhum jogador) isso hoje, infelizmente. Mas pelo menos não vão jogar no pelado, o SCP negociou com o Alverca e o jogo vai ser num relvado a sério.

"Quanto ao João R. deve ser de facto no Peniche, onde é Iniciado e secalhar joga por vezes nos Juvenis"

Isso é bom sinal.

"Eu referi a indisciplina no João porque já vi o nome dele referenciado algumas vezes no Mapa de Multas e Suspensões."

Um autêntico fora-da-lei, LOL. O João é bom rapaz e gosto de o ver nas bancadas a apoiar o mano mais velho.



André Figueiredo

 
At 23:41, Blogger ACF said...

Sabino, para esclarecer de vez a confusão, posso te dizer que o pé dominante do Diogo Viana é mesmo o direito, ele simplesmente consegue jogar com os 2 e acabou por assentar na esquerda.



André Figueiredo

 
At 02:16, Anonymous Anónimo said...

André
estar a escolher um onze entre os dezoito que o mister "Cabeça de Vento" já escolheu é ser politicamente correcto em excesso.
Já que tiveste a iniciativa de criar um blog e explorar a formação do nosso futebol, penso que deves ser independente. Deves emitir as tuas opiniões doa a quem doer.
Há outros jovens que deveriam estar entre esses 18 eleitos. Logicamente alguns teriam que sair para aqueles entrarem, mas...
O Dinis é o responsável, e deve como responsável assumir os desaires da selecção que lidera.
Um abraço

 
At 10:24, Blogger ACF said...

“estar a escolher um onze entre os dezoito que o mister "Cabeça de Vento" já escolheu é ser politicamente correcto em excesso.
Já que tiveste a iniciativa de criar um blog e explorar a formação do nosso futebol, penso que deves ser independente. Deves emitir as tuas opiniões doa a quem doer.
Há outros jovens que deveriam estar entre esses 18 eleitos. Logicamente alguns teriam que sair para aqueles entrarem, mas...
O Dinis é o responsável, e deve como responsável assumir os desaires da selecção que lidera.”

Vou ser sincero, se eu fosse a trazer mais jogadores para a Selecção Sub-17 seria para tornar o plantel mais forte e não necessariamente o XI titular mais forte. Com isto quero dizer que existem vários jogadores que merecem lá estar, mas se eu fosse a formar o XI mais forte possível não sei se esses que eu trazia tinham lugar. O problema não é a equipa titular, é mais o banco.

Existem vários jogadores que podiam não jogar de inicio, mas são melhores do que os que costumam estar no banco ou apenas jogam contra equipas mais fracas.

Gostava de ver por lá o Frederico Oliveira, penso que é dos melhores LD que vi esta época neste escalão, dizer que é melhor que o PE é algo que não quero afirmar categoricamente, mas que merecia no minimo estar na selecção e ser observado e ter chance de jogar para mostrar qualidade lá isso merece.

Pedro Miranda é um GR de quem gosto bastante, mas não vou afirmar que é melhor que o Ruca pois por enquanto não sou dessa opinião, mas que merecia ir aos estágios e andar com a equipa lá isso merecia, depois com umas oportunidades logo se vê.

O Bruno Simões, não me parece que os Sub-17 tenha um grande central de categoria inequívoca para além do Pedro Mendes e vários jogadores podiam ser chamados para serem testados nessa posição até se encontrar o parceiro certo. O Bruno pode não ser esse parceiro, mas é mais um de vários que merecia ser observado nessa posição e depois quem sabe.

André Martins, para mim este jogador numa conjectura favorável talvez até venha a ser outro João Moutinho, só lhe faltam uns centímetros e kilinhos, é certo que oferece características diferentes do Rosado e David Simão, mas mais uma vez digo então não o deixem sair do banco, mas ao menos convoquem o rapaz e vejam-no treinar e depois logo decidem, agora nem sequer lhe darem uma oportunidade é que não está bem.

Dos jogadores fora do meu Sporting destaco o Fábio Futre, Portugal tem o Diogo Viana e André Soares (e até o Wilson ou o Coelho) que podem jogar na esquerda, mas o Viana pode jogar de ambos os lados e o Soares jogou bem na direita portanto são compatíveis, mais uma vez não digo que o FF seja melhor que os outros, só digo é que é preciso qualidade no banco e o Futre é um excelente jogador.

Eu não critico o melhor XI do Carlos Dinis, eu sou da opinião é que muitos dos jogadores que estão na periferia da titularidade não são melhores do que alguns não convocados. Portugal tem um grande lote de jogadores disponíveis para este escalão, tem uma grande equipa titular, mas não sou da opinião que os 18 a 25 convocados por CD sejam os melhores 18 a 25 jogadores convocáveis.

Não me peças é para dizer quais é que deviam sair para entrar esses de que falo porque não vou fazer isso a miúdos de 16/17 anos que estão ali a tentar viver o seu sonho.



André Figueiredo

 
At 11:43, Anonymous Anónimo said...

De tudo que li garantidamente o FCP tem jogadores para serem titulares dos sub 17. Fica o registo na face final do campeonato de juvenis eu espero que pelo menos os jogos na capital voces vou ver e depois entao facam os vossos comentario.

 
At 11:45, Blogger ACF said...

"a formação do SPORTING agora vem toda do brasil??
que fazer então aos jovens que temos por cá??
concordas com esta politica andré??"

Penso que é preciso separar as águas, é perfeitamente possível que esteja uma dúzia de jogadores novos em Alcochete, mas entre estarem lá e terem assinado contrato com o clube são coisas diferentes. Existem tantos jornais e sites hoje em dia a falarem de tantos nomes e tanta informação diferente que eventualmente ficamos confusos pois assim fica difícil perceber quem é quem e quem assinou ou não. As informações que surgem nos jornais são sempre interessantes, mas é preciso engolir as mesmas com uma pitada de sal. Fiar, só me fio mesmo naquilo que surge no site oficial do Sporting.

Creio que até agora só falaram mesmo no Luís Paéz (talvez também no Libis Arenas) e esse é ponto assente que assinou contrato. O Marcelo, Pio, Mateus, Renato, etc, etc, etc, podem perfeitamente estar a caminho, mas até o MSG dizer que sim ou que não penso que os adeptos não devem formular opiniões sobre o assunto. Vamos esperar que a poeira assente.

Se os jogadores forem melhores do que aqueles que lá estão em Alcochete então são bem vindos, mas duvido que todos eles sejam craques inquestionáveis.

Se o Sporting realmente contratar uma dúzia de Sul Americanos de uma vez só então é algo preocupante. Penso que existem posições especificas nos quais o Sporting fazia bem em assegurar algumas mais valias. Se estas contratações forem outros Alisons Almeida ou Yannick Pupos então não vejo razões para ficar preocupado pois ambos são bons jogadores.

No 1º trimestre de 2006 FSF disse em Campanha Eleitoral que o Sporting quando ele fosse eleito iria estender a sua rede de prospecção à America do Sul e Africas. Estranho é ainda não ter surgido nenhum Argentino.

Alguns dos jogadores falados na imprensa são mesmo craques, outros são jogadores que não acredito que venham acrescentar qualidade em relação aos que lá estão, mas não vale a pena falar demasiado porque ainda há muita poeira no ar, portanto guardem a indignação até terem razão para isso.

O que me preocupa é a aquisição de jogadores nascidos em 1987 ou 1988. Espero que sejam mesmo craques porque o Sporting tem vários atletas nascidos nesses anos à espera de oportunidades.

P.S. as pessoa têm martelado muito no Ronny ultimamente, sinceramente não percebo a razão desta implicação para com o Brasileiro e as expectativas que outros Sul-Americanos em transito para Alcochete sejam outros Ronnys. O Ronny porventura é mau jogador? Sinceramente não me parece, se estivesse num clube onde fosse sempre titular talvez fosse dos melhores LE da liga. Tem é o azar de estar a passar o seu 1º ano num clube onde tem tido poucas oportunidades de jogar para ganhar confiança.

Vamos com calma.



André Figueiredo

 
At 12:41, Blogger ACF said...

"De tudo que li garantidamente o FCP tem jogadores para serem titulares dos sub 17. Fica o registo na face final do campeonato de juvenis eu espero que pelo menos os jogos na capital voces vou ver e depois entao facam os vossos comentario."

Diz lá a verdade, és tu o autor deste "pós-modernismo":

http://img249.imageshack.us/img249/3971/dsc06594rn8.jpg

http://img388.imageshack.us/img388/6747/dsc06593rd7.jpg

Obviamente que quando as equipas do FCP vierem jogar à Capital eu vou ver esses jogos, talvez até vá ao Porto quando lá forem jogar os nossos.



André Figueiredo

 
At 15:10, Anonymous Anónimo said...

André,
Como é que consegues estar preocupado com o emprego do Carlos Dinis - "Não gosto de criticar os treinadores por tudo e por nada, é preciso não esquecer que estamos a falar do emprego de uma pessoa." e ao mesmo tempo pensar nos miúdos - "não vou fazer isso a miúdos de 16/17 anos que estão ali a tentar viver o seu sonho".

Se o próprio Dinis, por vaidade pessoal, não está preocupado com os miúdos porque havemos nós de nos preocuparmos com ele?

Como já foi dito aqui, para o ano o mister "Cabeça de Vento" estará a dirigir outra selecção jovem como se nada fosse. E os miúdos, os do Dinis e os que ele não gosta, terão perdido a oportunidade de evoluírem com a participação num Europeu e até mesmo num Mundial.

 
At 15:13, Anonymous Anónimo said...

André,
Sabes qual será a razão porque RUCA não jogou jogou nenhum neste torneio? Será que AL é melhor gr do que ele?

 
At 15:14, Anonymous Anónimo said...

Já agora, o que pensas de RUCA como gr?

 
At 15:44, Blogger ACF said...

"Sabes qual será a razão porque RUCA não jogou jogou nenhum neste torneio? Será que AL é melhor gr do que ele?"

Nem tinha reparado que o Ruca não havia jogado VS Russia, presumi que o Mister o tinha usado Vs Russia e contra uma selecção mais fraca como a da Islandia tinha usado a sua 2ª opção para a baliza.

"Já agora, o que pensas de RUCA como gr?"

Já o disse várias vezes, para mim o Ruca é o melhor GR que já vi actuar neste escalão. O Ventura dos Juniores do FCP também me pareceu muito sólido, talvez os sucessores do VB99 estejam mesmo a aparecer.

"Se o próprio Dinis, por vaidade pessoal, não está preocupado com os miúdos porque havemos nós de nos preocuparmos com ele?"

Como já te disse, eu não conheço o CD assim tão bem, e por isso não lhe reconheço esses defeitos todos. Não posso chegar perto dele antes do jogo para o cumprimentar e desejar boa sorte para depois vir para aqui desancar o homem. A menos que eu seja esquizofrenico e seja hipócrita para com o homem. Não tenho nada contra ele, ZERO.

Só posso falar da minha experiência pessoal com as pessoas e como já disse o CD comigo nunca se portou mal. Desejo-lhe sorte porque a sorte dele será a dos putos.

Não estou a duvidar das tuas afirmações sobre CD, só que não julgo os outros pelo que me dizem uns.



André Figueiredo

 
At 16:07, Anonymous Anónimo said...

é muito vento e frio para os meninos!!!!! são só craks de prateleira os que andam com a camisola das quinas.....e só lisboetas.........aja paciência....fds........assim não vão a lado nenhum....nem os sub 16 .....nem os sub 17.....bye bye mundial sub17.....FDS........

 
At 17:36, Blogger Unknown said...

André,

não sei se reparaste, mas hoje o Scolari voltou a chamar alguns dos nossos:

http://www.maiseuro2008.iol.pt/noticia.php?id=788970&div_id=1391

Adrien (a bisar), Vasco Campos e... Rui Lopes!

O Rui Lopes é um médio de características muito singulares em Portugal: muito forte, boa técnica, com toques de 10 e canhoto. Estou curioso para saber se (como no ano passado) é deixado no banco em detrimento do Amado.

 
At 18:23, Anonymous Anónimo said...

o rui lopes tava para ser dispensado esta epoca. so nao foi porque nao arranjou colocação. Ha médios nos juniores e nos juvenis com muito mais potencial que ele e tb com muito mais juízo na cabeça. do ano dele (89) tanto o Adrien como o andre santos já tao a 1 nivel superior a ele.

o rui lopes se nao se tivesse lesionado no ano passado e principalmente se tivesse uma cabecinha minimamente ajuizada podia ser uma das grandes promessas da academia. mas neste momento nao é. mas se ele quiser ainda vai a tempo de mudar alguma coisa. eu assim espero.

 
At 18:43, Blogger Unknown said...

Anónimo,

o Adrien está muitos furos acima de qualquer outro e, como tal, não pode ser critério de comparação. Acredito que o Adrien, daqui a 3/4 anos, vai estar nos planos dos grandes da Europa. Parece-me que é um daqueles que, de tempos a tempos, o Sporting forma e que não conseguirá aguentar mais do que 2 épocas na equipa principal. São as nossas pérolas e apenas espero que o consigamos manter o + tempo possível...

O André Santos (Mini) também é um jogador que aprecio muito. Falta-lhe talvez a maturidade física para jogar ao mais alto nível. Não sei se não tornará morfologicamente um homem antes dos 21/22 anos, o que é tarde para um jogador de futebol. Tem imenso talento (e aqui o disse antes de jogar sequer este ano!) e espero que consiga aproveitá-lo.

O Rui Lopes parece ter já o cabedal para aguentar o mais alto nível. Não imagino que esteja ao nível do Adrien... mas um canhoto assim, só poderá falhar por culpa própria. Pelo que nos disse, assim tenha juízo e trabalhe... Pelo que vi contra a ADO, é um centro-campista (no ano passado tinha o visto a jogar a extremo e não me tinha impressionado) com mais intensidade de jogo do que o Diogo Rosado. Entre os 2, acha que jogará o 2º para o ano?

 
At 19:13, Anonymous Anónimo said...

Anónimo,
Ruca no banco? É inexplicável. Do que já vi dos GR's da turma de 1990, na minha opinião os dois melhores são o Ruca (opção desta época com o Carlos Dinis nos sub-17) e o Leonardo (opção da época passada com o Paulo Sousa nos sub-16), e ambos são do F.C.Porto.
A opção pelo Anthony creio que não é lógica. Não tem estatura para um GR na alta competição e quanto à técnica não é superior nem ao Leonardo, nem ao Ruca.

 
At 19:28, Blogger ACF said...

"o rui lopes tava para ser dispensado esta epoca. so nao foi porque nao arranjou colocação. Ha médios nos juniores e nos juvenis com muito mais potencial que ele e tb com muito mais juízo na cabeça. do ano dele (89) tanto o Adrien como o andre santos já tao a 1 nivel superior a ele.

o rui lopes se nao se tivesse lesionado no ano passado e principalmente se tivesse uma cabecinha minimamente ajuizada podia ser uma das grandes promessas da academia. mas neste momento nao é. mas se ele quiser ainda vai a tempo de mudar alguma coisa. eu assim espero."

Sim, já sabia destes detalhes, mas prefiro não falar deles aqui no blog porque apesar de poder ser terapeutico para um jovem saber que tem essa reputação (e poder tentar limpar essa imagem) por outro lado acho que é embaraçoso para um miúdo ter as pessoas a falarem dele dessa maneira. Estas coisas são para se dizer na cara e em privado, por vezes é preciso uma "wake-up call", mas é preciso subtileza.

E quem diz o Rui Lopes podia dizer outros, ele não é o único que é considerado problemático, infelizmente. Não podemos censurar um jogador de 17 anos por ter atitudes tipicas de um adolescente. Criticar é fácil, ajudar já dá mais trabalho.

"Adrien está muitos furos acima de qualquer outro e, como tal, não pode ser critério de comparação. Acredito que o Adrien, daqui a 3/4 anos, vai estar nos planos dos grandes da Europa. Parece-me que é um daqueles que, de tempos a tempos, o Sporting forma e que não conseguirá aguentar mais do que 2 épocas na equipa principal. São as nossas pérolas e apenas espero que o consigamos manter o + tempo possível."

Ainda recentemente especulei se o Adrien não irá já fazer a pré-época com os seniores, provavelmente não ficará nos A simplesmente porque a equipa não precisa tanto dele como precisou do Moutinho 3 anos antes, mas se houvesse espaço possívelmente ficava já por lá. O mais importante é que o Adrien não regresso antes de estar completamente curado da sua lesão.

"com mais intensidade de jogo do que o Diogo Rosado. Entre os 2, acha que jogará o 2º para o ano?"

Não me espantaria se o Rui Lopes fosse "atropelado" pela chegada do Diogo Amado e Diogo Rosado aos seniores, penso que o Adrien, Amado e outro (Rosado ou Santos) serão o miolo em 07/08. Nada está perdido para o Rui, só tem é que se capacitar disso e mostrar serviço. Concordo que o Rui Lopes joga com maior intensidade que o Rosado, mas também não sabemos como vai jogar o DR com mais 6 a 12 meses em cima. São jogadores diferentes. A nível de médios e avançados creio que estamos bem servidos para a próxima época de Juniores.



André Figueiredo

 
At 19:47, Blogger Carlos said...

Obviamente que vou ter de defender o Rui. Acho de muito mau tom virem para aqui em anonimato dizer isto e aquilo do Rui, quando as coisas não são assim.

O Rui é como todos os outros jovens residentes na Academia, cumpre as regras como todos os outros, é humilde[ao contrário do que os espalha brasas já estão a levantar poeira], é um jovem com muita capacidade de trabalho e tem muito talento. Infelizmente no inicio da época passada teve uma lesão que fez com que o desenvolvimento dele não fosse o esperado. Até ali ele era um jogador chamado à selecção, o nº 10, um dos indiscutiveis da selecção, enfim ...

Depois disso e com idade para continuar a evoluir, desenvolver-se e ganhar a confiança, as coisas não se sucederam dessa forma, pois uma lesão num jovem em formação não é fácil e incapacita muito o jogador, ainda para mais se tiver com muita confiança. Há medos posteriores devido à lesão e isso vai sendo ultrapassado com o tempo. Neste momento o Rui está 100% apto e pronto para o que der e vier, ele vai ter o seu ano na próxima época, pois é junior de 2º ano e é aí, tal como a grande maioria[dos juniores de 1º ano] que se vai mostrar, pois este ano foi para os de 2º ano.

Não façam traços do Rui pela diversão dele na sua terra quando regressa a casa e está com os amigos, ele também precisa de viver, tal como todos os jovens, não há super homens, ainda para mais os jovens, eles precisam de ar, de conversar, de se divertir. Além disso o Rui não é propriamente um rapaz problemático, e indisciplinado.

Força Rui!

 
At 19:56, Blogger Unknown said...

André, Anónimo,

tenho muita fé em todos. Espero que o Rui Lopes queira ser o jogador que tem capacidade para ser. E que o Rosado queira acrescentar aquele plus de agressividade e de procura da bola que o pode tornar um excelente 10.

Sei que eles sabem que são bons. Mas não tenho a certeza que saibam o quanto poderão fazer a diferença e ter sucesso. Porque se tiverem humildade e trabalharem para isso, têm todo o potencial.

E André, como podes ver, por muito que se possam sentir repreendidos (o que também é natural para adolescentes), aqui podem encontrar (não a motivação mas) a opinião de outros que acompanham e que, desinteressadamente, confiam muito no seu potencial.

 
At 20:56, Blogger milton_filipe76 said...

Quanto ao mano João Rosado ele não é assim tão indisciplinado como se disse, ele "apenas" apanhou um vermelho.
Ele jogo no Peniche e é iniciado A, nunca jogou pelos juvenis. É um rapaz extremamente simpatico, sportinguista e acompanha afincadamente a carreira do irmão.
Ele actua na posição de 8 ou 10 e é o titular da selecção de Leiria com o número 8. Para alem disso já foi treinar ao benfica, e pediu-me que metesse aqui uma cunha para o Sporting o ir observar. lol

Quanto ao Carlos Dinis, acredito cada vez mais que será o novo selccionador sub-15, para não ser definitivamente afastado da FPF.
Ele de facto não é frontal com os jogadores, visto que chamou sempre dois jogadores (Vitor Bastos e Coelho), que desapareceram das convocatorias na hora da verdade sem ter dito qualquer palavra aos jogadores.
Quanto aos GR o Carlos Dinis acha o mais seguro que o Ruca, se terá razao ou não, não sei.

André, no sabado de manhã vais a Pina Manique ou às jornadas tecnicas?

 
At 13:17, Blogger ACF said...

"Ele jogo no Peniche e é iniciado A, nunca jogou pelos juvenis. É um rapaz extremamente simpatico, sportinguista e acompanha afincadamente a carreira do irmão."

Se um dia o Peniche/Leiria vierem jogar a Lisboa diz qualquer coisa, pode ser que tenha chance de dar um pulinho a esse jogo.

"Quanto aos GR o Carlos Dinis acha o mais seguro que o Ruca, se terá razao ou não, não sei."

O Anthony não é mau, de maneira alguma, mas o Ruca é mais completo e mais seguro, pelos menos eu sou dessa opinião. Podem haver tantes justificações, pode o Ruca não estar a 100% ou estar psicologicamente afectado, o Mister lá sabe. Pelo menos no aquecimento o Ruca parecia estar bem

"André, no sabado de manhã vais a Pina Manique ou às jornadas tecnicas?"

Qual é o horário das Jornadas Técnicas? Tenho a impressão que talvez vá ver isso pois assim posso me ir embora quando quiser para ir para Alverca. Aproveito e passo pelos Leões de Portugal.



André Figueiredo

 
At 19:17, Anonymous Anónimo said...

"O Anthony não é mau, de maneira alguma, mas o Ruca é mais completo e mais seguro, pelos menos eu sou dessa opinião. Podem haver tantes justificações, pode o Ruca não estar a 100% ou estar psicologicamente afectado, o Mister lá sabe. Pelo menos no aquecimento o Ruca parecia estar bem"

No fim do jogo com a Islândia falei com o RUCA e posso garantir que está bem fisica e psicologicamente. A sua não titularidade é opção do Carlos Dinis. Claro que ele (RUCA) respeita a decisão... mas não tem explicação para tal, pois vinha sendo titular nos últimos jogos de preparação e, no Algarve, contra a Alemanha toda a comunicação social destacou a sua actuação pela positiva!!!

 
At 19:54, Blogger João Faria said...

André eu tenho sido assíduo frequentador do teu blog,mas ultimamente está muito pesado e bloqueia o computador. Tenta,se nao te der muito trabalho,por parte das fotos no teu outro blog.

Já agora,queria informar-te que usei uma foto tua num artigo do meu blog http://todoofutebol.blogspot.com,e usei alguma da informação que aqui postas.Se te incomodar,avisa com um comentário lá ou por mail que eu tiro logo.

Abraço!

 
At 20:48, Blogger ACF said...

"André eu tenho sido assíduo frequentador do teu blog,mas ultimamente está muito pesado e bloqueia o computador. Tenta,se nao te der muito trabalho,por parte das fotos no teu outro blog."

Estou a tentar, penso que é uma questão de tempo até o blog voltar a acelerar. Estou a colocar mais links e quando meto fotos tento meter com um formato inicial mais pequeno para facilitar.

Tenham um pouco de paciência pois estou certo que em 2 semanas já se vai notar a diferença em velocidade.

"Já agora,queria informar-te que usei uma foto tua num artigo do meu blog http://todoofutebol.blogspot.com,e usei alguma da informação que aqui postas.Se te incomodar,avisa com um comentário lá ou por mail que eu tiro logo."

Estás a referir-te à foto do Daniel Carriço? Metes-te o meu nome e o nome do blog, se a foto não está a ser utilizada com propósitos comerciais então não vejo qualquer problema. É uma foto tão engraçada que merece ser divulgada.

http://bp1.blogger.com/_IauYFHfarqM/RgBi8BVnwkI/AAAAAAAAACc/h5H3cR-q7BE/s1600-h/daniel+carri%C3%83%C2%A7o.jpg

Abraço



André Figueiredo

 
At 22:01, Blogger João Faria said...

Já agora,e desculpa estar a encher o espaço dos comentários com coisas desinteressantes,mas o que achas do blog? Eu para as "Estrelas do Futuro", onde já incluí o Carriço,o Ventura e o Patrício,estou a pensar por o Bura,do Porto,o André Carvalhas,o Romeu Ribeiro,João Pereira,Adrien,Diogo Rosado e Tiago Pinto.

Qualquer ajuda tua é bem vinda,até se quiseres convido-te para colaborador do blog,embora imagine que não tenhas disponibilidade.

Um abraço!

 
At 22:13, Blogger ACF said...

"Qualquer ajuda tua é bem vinda,até se quiseres convido-te para colaborador do blog,embora imagine que não tenhas disponibilidade."

Acredita que não tenho mesmo, já me pediram isso noutros blogs ou sites, mas é preferivel não aceitar porque depois não tenho tempo para contribuir ou para o fazer com um minimo de qualidade. Tenho tanta gente à espera de coisas que ao aceitar mais acabo por atropelar aqueles com quem já me comprometi.

Quanto ao teu blog, aproveita quando vês os jogos dos grandes para reparar se aparece algum puto com talento nos adversários, é sempre bom poder promover valores nos clubes mais pequenos e acredita que nas outras equipas por mais fracas que sejam aparece sempre alguém que se destaca, em Pina Manique todas as semana salta um à vista. Sabe sempre bem poder validar ou incentivar o trabalho feito pelos "pequenos" que lá por serem pequenos não têm que ser invisiveis nem incompetentes.

1 Abraço e boa sorte com o blog.



André Figueiredo

 
At 22:30, Blogger milton_filipe76 said...

André, ja viste isto:

http://olheiro.blogsome.com/2007/03/20/martim-aguas/#comments


Já o viste jogar ou ouviste falar dele?

 
At 03:10, Anonymous Anónimo said...

É toda a gente a falar do Ruca, que até parece que estamos a ver nascer um outro Vitor Baía. Deixem de brincadeiras!!!

A imprensa destacou sim a sua actuação no jogo com a Alemanha, mas foi o Anthony a receber o prémio de melhor guarda-redes. Ou estou errado?

A verdade é que me parece haver algum "interessado" directo e muito próximo, a estimular a repetição do nome do jovem.

Enfim, dois jogos com empates a zero, e só se fala de guarda-redes? E do guarda-redes reserva? Estranho, muito estranho!

Isso é coisa de papázinho!

 
At 14:05, Blogger João Faria said...

André posso usar as tuas fotos do jantar dos capitães?

 
At 12:41, Anonymous Anónimo said...

Quem é essa gaja boa das fotos?

 
At 12:53, Blogger ACF said...

"Quem é essa gaja boa das fotos?"

É a Nina, filhota de um amigo de um amigo meu que me pediu para lhe tirar (e ao Pai) fotos com vários Ex-Jogadores e depois disse que não se importava de eu colocar as fotos aqui.

Achei que o constrate de uma adepta tão novinha e entusiasmada ao lado dos monstros sagrados seria engraçado. Uma espécie de bela e o monstro.

E olha que algumas das pessoas que aparecem nas outras fotos são leitores deste blog.

Achei piada quando um deles foi ter com o Pedro Barbosa e disse "Pedro, isto é para um blog, é para o Luso Football", eu até revirei os olhos quando ele começou a dizer isso.

P.S. Aquela foto daquele tipo a fazer aquela careta por detrás do Beto é que está mesmo ROTFL, na altura nem tinha reparado.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home