Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

terça-feira, abril 03, 2007

Convocatória Sub-20. 3 Leões no Jamor

Luís Almeida

Segundo o site da FPF o nosso Luís Almeida foi dispensado da Selecção Nacional Sub-16 devido a uma micro-rotura no adutor esquerdo e já foi substituido por Flávio Ferreira (Académica). Os meus sinceros desejos de uma recuperação rápida para este miúdo que para além de bom jogador, vem também apetrechado de um grande sentido de humor e irradia sempre boa disposição nos treinos.

A edição de 5 de Abril do Jornal "O Jogo" tem um artigo bastante extenso (de António Bernardino) sobre o defesa central Paulo Renato. Leitura recomendada e com comentários interessantes por parte dos seus colegas de profissão e actual treinador (Jorge Paixão) no Real Massamá.

Fábio Paim

Convocatória Sub-20:

Sporting Clube de Portugal:
Bruno Pereirinha.
Zezinando Correia (Estoril Praia).
André Marques (Olivais e Moscavide).
Pedro Celestino (Olivais e Moscavide).
Fábio Paim (Olivais e Moscavide).
Tó Mané (Barreirense).
Paulo Renato (Real Massamá).

Futebol Clube do Porto:
Nuno Coelho (Portimonense).
João Pedro (Portimonense).
Steven Vitória (Tourizense).
Zéquinha (Tourizense).
Bruno Gama (Sporting Braga).
Igor Araújo (Sporting Covilhã).
João Ribeiro (Naval 1º de Maio).

Sport Lisboa e Benfica:
Pedro Correia.

Boavista: Bruno Pinheiro (Ribeirão), Marco (Trofense).

Rio Ave: Fábio Coentrão e Vítor Gomes.

Belenenses: Mano.

Paços Ferreira: Antunes.

Vitória de Guimarães: Pelé.

Penafiel: Guedes.

Atletico Clube de Portugal: Ricardo Janota.

Monza: Diogo Tavares (Genova).

Villarreal: Feliciano Condesso.

3 Leões no Jamor:

Luís Almeida, Nuno Reis (Capitão), Cédric Soares.

Evandro Brandão 1, Evandro Brandão 2, Evandro Brandão 3

Às 16:00 em ponto os pupilos de Paulo Sousa chegaram ao Campo Nº3 do Jamor para efectuarem a sua 2ª sessão de treino do dia. Depois de terem treinado às 10:00, era de esperar uma sessão mais leve ao final da tarde, mas foi puro engano pois os atletas viram-se obrigados a suportar 115 minutos de treino debaixo de um sol abrasador.

Antes de se debruçarem sobre trabalho a sério, os jogadores começaram com os obrigatórios alongamentos para desentorpecer os músculos e melhor se preparem para o árduo esforço que se seguiria. Depois dos exercícios de activação seguiram-se 20 minutos de “drills” de circulação de bola com o grupo de trabalho dividido em 2 sub-grupos. Chegadas as 16:25 era altura de repor as energias com a re-hidratação do corpo graças às omnipresentes garrafinhas de água do Luso.

Tão Natural Como a Sua Sede

Durante 90 minutos o plantel ensaiou jogadas de ataque de bola parada. Primeiro começaram por bater cantos curtos na esquerda, cantos estes que foram convertidos inicialmente por Cédric Soares e Cardoso, mas mais tarde juntou-se a eles Rafael para cumprir a mesma função. Após sensivelmente 5 minutos de cantos curtos, os jogadores começaram a bater cantos directos, apontando na direcção do 1º poste de uma baliza que era defendida em turnos por João Guerra e Claudio Ramos.

Já a sessão de treino contabilizava 38 minutos de trabalho quando Paulo Sousa pede a Cédric e Cardoso que de desloquem para a bandeirola de canto no flanco oposto para agora treinarem cantos da direita, mais uma vez começaram com cantos curtos, seguidos de cantos directos (agora direccionados para o meio de pequena área). Como de costume o Mister interviu inumeras vezes para fazer correcções, pediu aos 2 jogadores que somente soltassem a bola quando vissem que um dos seus colegas no "coração da área" se havia desmarcado para evitarem perder posse de bola desnecessariamente. Após a "lição" que deu a Cédric e Cardoso, Paulo Sousa foi para a pequena área e exemplificou como desejava que se movimentassem para se escaparem dos seus marcadores. Eventualmente Cédric Soares começou audivelmente a pedir aos colegas para se “soltarem” dentro da área antes dele “premir o gatilho”.

Aproximadamente 2 horas antes os alunos de uma escola tinham estado em visita de Estudo ao Estádio do Jamor, crianças estas que um quarto de hora antes das 17:00 surgiram no Campo Nº3 e começaram a apreciar o treino dos craques. Destaque tem que ir para Evandro Brandão que depressa cativou a atenção da criançada que lhe começou a chamar “Djaló” e a pedir “Yannick, faz um golo”, o que proporcionou um momento de boa disposição no seio do plantel que aproveitou para brincar com Evandro que suportou tudo com grande fairplay e respondeu com um sorriso às solicitações da miudagem. Antes de seguirem em frente na sua excursão os miúdos ainda tiveram tempo para fazer uma observação quando disseram “Professora, eles estão a brincar aos cantos”.

Terminada a sessão de cantos e o plantel começou então a bater livres da linha lateral direita e largos minutos depois foi fazer o mesmo para a esquerda. Nesta altura aproveitei para conversar com António Violante (um cavalheiro) sobre o Torneio Sub-16 em Castelo Branco e sobre o facto de a Selecção Sub-16 de Portugal quando for jogar à Idanha ir jogar com a Selecção Sub-18 (DEZOITO) de Castelo Branco.

No relvado havia chegado a altura de bater livres frontais, primeiro foi Evandro Brandão que os batia através da barreira, depois Paulo Sousa deu instruções a Cédric para colocar a bola do lado oposto da barreira com um “chapéu” e nessa altura um dos homens na barreira (Brandão) soltava-se e recebia a bola e rematava à baliza. Paulo Sousa exemplificou o gesto técnico várias vezes e diga-se de passagem que o antigo internacional Português faz o passe com excelente técnica. Do contingente Benfiquista seleccionado, só lá estava Artur Lourenço, pois Nelson Oliveira não havia ainda sido integrado pois tinha responsabilidades a cumprir no seu clube quando foi convocado para um jogo de Juvenis A.

O treino aproximava-se do fim quando Nuno Reis começou a bater livres da linha de meio campo para a frente enquanto os seus colegas efectuavam movimentos de ruptura. Nesta altura Paulo Sousa deu um raspanete verbal a quem não estivesse 100% concentrado no que se passava no relvado.

Nos últimos 25 minutos o grupo dividiu-se em 2, metade veio fazer os alongamentos necessários para se poderem aliviar do acido láctico acumulado ao longo do treino, enquanto os pré-nomeados marcadores de grandes penalidades ficaram a treinar penalties e também a bater livres por cima de uma barreira. A sessão estava quase a terminar quando aparece Nelson Oliveira e David Simão que vieram visitar os colegas, e David Simão aproveitou para rever o seu antigo Mister e estiveram todos em amena cavaqueira até o treino ser encerrado após uma tarde agradavel passada no Jamor.

Alexander Zahavi

João Guerra

Informações sobre a participação do Sporting na Nike Premier Cup

Nesta passada Segunda-Feira a equipa do Arsenal participou no 2º jogo da meia final da FA Youth Cup contra o Manchester United em Old Trafford onde o conjunto Londrino perdeu por 4-2 (o Arsenal tinha ganho 1-0 no Emirate Stadium 19 dias antes) ao fim de 120 minutos. O nosso Rui Fonte entrou aos 93 minutos.



André Figueiredo

27 Comments:

At 19:40, Blogger ACF said...

"Hi Andre

Roy from Big Soccer.

We have heard rumours of a Messi Type of player from the Azores I believe his name is Iuri Mederios. Please confirm if this is true Also have you seen him play."



Sorry about that one, Roy, I apparently forgot all about your query from a fortnight ago. A "Messi type of player", well, I'm not quite sure what that is in your mind, if by that you mean a left flanker with a good left foot and quite a bit of determination on the pitch then you're indeed spot on. Iuri Medeiros is a left winger, and he does indeed come from the Açores islands. As for being a Leonel Messi sort of player, well............. when a promissing unknown youngster comes along the instinctive thing to do is to draw a comparison with an establish reference, in your case Leo Messi. And in some other comparisons he's been regarded as a reasonable facsimile of Cristiano Ronaldo, the fact that both came from the Islands is a ingredient not lost on most people's imaginations when conjuring up all these fantasies of the "next big thing".

I have indeed seen the youngster play, twice in fact. He's an U-13 player but the first time I saw him in action was in a game versus U-14 players, I should point out though that the opposition clearly had brought along quite a few U-15 players in it's team, so he was in reality playing against physically much more developed players and in fact did not get much of a chance to shine. This past Saturday I got the privilege of seeing him in action once again, this time VS an U-13 side (but with a few U-12 players thrown into the mix). He was very anxious all throughout the game, he scored twice and set up one of the initial goals but had he been more in control of his emotions he likely could have produced more on the pitch. He certainly gives it his all and he's not lacking in athletical or natural ability, it's a question of gaining some maturity before he can put his considerable talents at the service of his team. He can be a bit selfish with the ball when there are colleagues of his more properly positioned to take a shot on goal but since he's not lacking in enthusiasm I can hardly blame him for a bit of ball hogging at this early stage of his career.

Next Friday he'll likely start for us in a game VS Barcelona in the Pontinha International Tournament, it promisses to be a mouth watering affair.

If I can be of any further assistance please feel free to ask. Kindly give my regards to all the lads and lassies over at Big Soccer.



André Figueiredo

 
At 21:10, Anonymous Anónimo said...

os 3 mais feios da seleção!!!

 
At 21:14, Anonymous Anónimo said...

os mais perfeitos....

 
At 21:34, Anonymous Anónimo said...

Thank you Andre you are a great source of information. Also heard good things about Antoniho Silva , and his midfield partner Mendouca i think his his name. Also I have heard sporting has the best 2 young striker with Eto" Goncalves and also they are close to signing Mauro from the Foutninhas, Can you give us who have a hard time reading Portuguese what type of players Silva, Medouca and Eto are also is Mauro with Sporting?

Thankk you

Roy,

 
At 22:51, Blogger milton_filipe76 said...

André, se fores ao blog do strike vês lá informações acerca do torneio Nike. Talvez ele te consiga informar melhor acerca do torneio.

 
At 23:19, Anonymous Anónimo said...

voçe disse-nos que ia actualizar a lista de melhoes marcadores dos juvenis A do scp mas ate hoje nada....

 
At 23:43, Blogger ACF said...

"voçe disse-nos que ia actualizar a lista de melhoes marcadores dos juvenis A do scp mas ate hoje nada"

Não, não vou fazer isso, contabilizar toda essa estatistica dá imenso trabalho e requere muita concentração. Para fazer isso não fazia outras coisas.



André Figueiredo

 
At 00:00, Anonymous Anónimo said...

Qual é o blog do strike ?

 
At 00:06, Blogger ACF said...

No lado direito deste blog tens vários links, inclusive um chamado "Iniciados do F.C.P.", é esse mesmo.



André Figueiredo

 
At 02:00, Blogger Jorge Sepúlveda said...

Quais são as equipas do Sporting que vão estar presentes nos torneios da Pontinha e Lda-a-Velha (Nike) ?

 
At 13:14, Anonymous Anónimo said...

nem pedia muito e sim simplesmente os tres primeiros que fossem...

 
At 13:33, Blogger ACF said...

"nem pedia muito e sim simplesmente os tres primeiros que fossem"

Wilson Eduardo, 18 golos.

Diogo Viana, 8 golos

Luís Andrade, 8 golos.

André Gonçalo, 7 golos.

Diogo Amado, 6 golos.

Diogo Rosado, 5 golos.

André Martins, 5 golos.



André Figueiredo

 
At 15:28, Anonymous Anónimo said...

Milton, relativo ao torneio figo, e quando disseste que ia ser um bom torneio "Entre Sporting e Barcelona" e eu te mostrei que o Benfica é dominador nestes escalões, hoje tens mais uma prova.

Torneio Internacional Vila Real de Santo António:

Barcelona 4-4 Benfica (O Benfica levou os Escolas C), tendo o Benfica derrotado os espanhóis nos penalties.

 
At 15:37, Blogger milton_filipe76 said...

O que eu disse e repito é que este torneio será um excelente torneio e que o duelo, de sexta, entre Sporting e Barcelona será um grande jogo.

Quanto ao Benfica ter derrotado o Barcelona, se acompanhas minimamente o torneio sabes que o Barcelona nem sequer em 1º lugar do grupo passou, perdendo, alias, contra o Quarteirense. Contudo os meus parabens às jovens aguias, e eu com isto não quero tirar o merito ao Benfica.

Já agora onde vais buscar estas informações? A algum site ou tens visto os jogos? É que o site do torneio apenas fornece os resultados dos jogos ao final do dia.

 
At 15:55, Anonymous Anónimo said...

Estou no Algarve e fui ao complexo ver o jogo. Não vi nada de especial pois ambas as equipas levaram jogadores muito novos e sem grande capacidade actual.

 
At 18:41, Blogger milton_filipe76 said...

Mundialito:

Escolas - Oitavos de final:

Sporting 1-5 Sevilla

Um resultado previsivel, tendo em conta o trajecto leonino (2 empates na fase de grupos).

Infantis - Oitavos de final:

Sporting 13-0 Juventude Atlantico

Amanhã deforntamos o Valencia nos Quartos de final.

 
At 18:54, Blogger ACF said...

"Mundialito:

Escolas - Oitavos de final:

Sporting 1-5 Sevilla

Um resultado previsivel, tendo em conta o trajecto leonino (2 empates na fase de grupos)."

Fazes alguma ideia quem foram os jogadores do Sporting utilizados nesse jogo com o Sevilha?



André Figueiredo

 
At 19:09, Blogger milton_filipe76 said...

Não mas tenho curiosidade em saber quais os jogadores que estão a representar o Sporting.

Os resultados neste escalão são estranhos, especialmente os dois empates na fase de grupos.

 
At 11:02, Blogger ACF said...

Pergunto a mim próprio se existirá alguma veracidade no artigo do Jornal "O Jogo" em relação ao regresso a curto prazo do Paulo Renato ao Sporting, ou se será apenas especulação, e nesse caso porque o escolheram a ele e não outro dos emprestados para colocar na capa do jornal? Não li nada de concreto, nem nenhum "soundbyte" por parte de algum dirigente Leonino que dê credibilidade a esta noticia.

Assumindo que o plantel necessita de ter 2 homens para cada posição, então requere 4 defesas centrais. O Sporting actualmente tem o Anderson Polga e Tonel e se necessitar de substitutos tem Miguel Veloso, embora este tenha actuado várias vezes como médio de contenção apesar de Paulo Bento ter dito (e eu concordo com ele) várias vezes no passado que acreditava mais nele como defesa central. E o Sporting tem também Marco Caneira para desempenhar essa função.

Olhando para 2007/08:

1) Tonel, aparentemente prestes a renovar contrato até 2011, segundo se diz/especula na imprensa desportiva.

2) Polga, titular indiscutivel.

3) Daniel Carriço, até agora não houve confirmação oficial, mas a sua integração seria perfeitamente lógica.

4) Paulo Renato?

Penso que existem aqui muitas possibilidades a considerar.

1) Será que o Sporting inesperadamente vai vender o Polga este Verão para abrir espaço para uma dupla Tonel e Veloso e permitir a integração de mais 1 (ou 2) jovens no seu leque de 4 defesas centrais? Realmente seria inesperado.

2) Será que Caneira vai continuar, receio que este seja um cenário que vai aparecer várias vezes nos próximos anos enquanto Caneira estiver vinculado ao Valencia.

3) Será que Veloso afinal se vai fixar como médio defensivo e portanto o Sporting terá Renato e Carriço como herdeiros de Polga e Tonel?

4) Sai Tello e possívelmente ocorre uma adaptação (ou re-adaptação) à lateral esquerda por parte de Renato, Veloso, Lança, ou a integração de André Marques ou Tiago Pinto?

Uma coisa é certa, com tantas possibilidades para este sector penso que alguém tem que sair, ou alguém inesperadamente vai ser emprestado.

Muitos cenários possíveis. Sendo eu um admirador de equipas que defendem bem, e sendo a posição de defesa central aquela que mais me fascina (Desailly, Baresi, Maldini, Nesta, Terry, Ayala, Cannavaro, Thuram, Aloísio, Carvalho, Kohler, Ferrara, etc), vou ser um observador interessado em todos estes desenvolvimentos no Defeso. Quem entra, quem muda de sector e se alguém vai sair.

Se os 4 escolhidos forem Polga, Tonel, Carriço e Renato, então faço votos de que Marco Lança seja premiado com um contrato profissional e seja emprestado para poder evoluir. Daqui por 1 ano é possível que o Sporting tenha ganho confiança suficiente em Carriço e Renato (ou Veloso) de modo a não ter receio de dezfazer-se de Polga ou Tonel e aí teria espaço para integrar Marco Lança caso ele fosse merecedor dessa oportunidade.

Uma coisa é certa, com uma vintena de jogadores emprestados, e com tantos jogadores interessantes desta classe de 1988 prestes a terminar a sua formação, para alguns deles poderem ser integrados vários dos elementos do actual plantel terão que sair. Espero que no Verão alguma da gordura superflua no plantel seja removida para abrir espaço. Jogadores como Carlos Martins, Farnerdud, Tiago, João Alves, Alecsandro, Bueno (muito caro) terão que sair pelas mais variadas razões.

Gostava de ver Romagnoli, Tello e Miguel Garcia no SCP 07/08, mas isso depende de muita coisa. Não me repugna a permanência de Paredes, mas não pode ser nos moldes actuais.



André Figueiredo

 
At 12:31, Blogger Ricardo said...

O Ricardo Janota já não pertence aos quadros do Benfica.

 
At 12:54, Blogger Gonçalo said...

Defesa 2007/2008:

Com a propalada, previsível e natural saída de Miguel Garcia (Reggina?), com o possível empréstimo de Ronny (ou pelo menos assim acredito de forma a evoluir regularmente num clube de primeira liga para depois regressar) e com a fixação de Miguel Veloso como pivot defensivo, julgo que há aqui questões a ponderar.
Acredito que se Caneira ficar continuará a ser determinado para as alas defensivas, ficando a faltar um defesa-lateral, direito ou esquerdo. Se for esquerdo há a possibilidade do regresso de André Marques, mas será que estará já em condições para esta chamada? E Tiago Pinto, poderá ser uma hipótese credível a curto prazo? Ou teremos de recorrer ao mercado externo?
Para defesa-direito, quais as possibilidades do Sporting? Haverá alguém na formação ou terá de ser recrutado no mercado externo?
Ficam a permanecer dois centrais (Polga e Tonel) para 4 vagas. De facto, também li hoje um pouco o Jornal O Jogo que falava de Paulo Renato, será que é esta uma das apostas a breve trecho? Sabendo das qualidades apontadas a Daniel Carriço, o que fazer com este jogador na próxima época, é uma aposta segura para a equipa Sénior ou terá de ser emprestado para evoluir mais?

Um aparte: Romagnoli tem-se destacado, está mais influente no jogo, tem uma técnica muito interessante e rara netse campeonato, apesar de fisicamente ainda ser um jogador débil...Será fundamental a sua permanência ou o seu investimento será um grande risco dado o que fez até há umas semanas atrás? Será este o nº 10 que o Sporting precisa?

Ficam lançadas as questões, um resto de bom dia para todos.
Abraço André;)

 
At 13:48, Blogger milton_filipe76 said...

Terminou a participação leonina no Mundialito. Perdemos em penalties com o Valencia, depois de um empate a 2 bolas no tempo regulamentar.

 
At 13:52, Blogger ACF said...

Atenção porque isto é muito importante.

Tomei hoje conhecimento que o defesa central Italo Garcia Alves foi dispensado pelo Alverca, a equipa foi rebaixada e chegaram à conclusão que não precisavam mais dos seus serviços e dispensaram o atleta sem mais nem menos disseram-lhe para pegar na sua trouxa e ir-se embora. Tendo em conta que estamos a falar de um jovem com 18 ou 19 anos e está a 6000 kilómetros da sua família no Brasil é lamentável que o clube o deixe assim à deriva.

Tenho que dizer que fico estupefacto com esta medida, primeiro porque o jogador em questão é bom jogador, é alto, fisicamente forte, está longe de ser lento e joga com bastante garra, para mim foi o melhor elemento do Alverca contra os nossos Juniores 2 semanas atrás. Segundo porque me parece um gesto pouco humano deixar um rapaz sem sustento assim sem mais nem menos de um momento para o outro, e ainda por cima quando está sem o apoio da sua família.
Quem o trouxe para cá, seja o Alverca ou um agente desportivo devia responsabilizar-se pelo atleta para o poder ajudar pelo menos até ao começo da próxima época desportiva.

Já entrei em contacto com algumas pessoas numa tentativa de auxiliar este jovem, mas até agora os meus esforços foram infrutíferos, o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol não o pode ajudar, todos dizem que isso é problema do Alverca. Tentei arranjar-lhe colocação na zona de Setúbal, mas neste momento ninguém tem possibilidades de albergar mais ninguém. Se algum leitor deste blog tiver contactos ou conhecimentos de alguém que tenha possibilidades de ajudar este rapaz, conseguindo-lhe uma oportunidade de se treinar à experiência em algum clube na zona de Lisboa ou Alverca então entre em contacto comigo e eu passo o contacto dele.

Quero frisar que não tenho qualquer interesse financeiro nisto, e apenas estou a tentar ajudar um atleta que tem qualidade e que precisa de um pouco de solidariedade.

Muito obrigado

Por favor contactem-me através de andremanuelcf@hotmail.com



André Figueiredo

 
At 15:29, Anonymous Anónimo said...

tens fotos do rui magalhaes? gostei do jogo dele em alverca...

 
At 18:27, Blogger ACF said...

"tens fotos do rui magalhaes? gostei do jogo dele em alverca.."

Terei que ver isso com cuidado, raramente vou para um jogo à procura de fotografar um jogador especifico, excepto quando uma publicação desportiva me pede fotografias (as quais cedo gratuitamente, nunca fiz 1 tostão às custas dos nossos atletas) de um jogador em particular, por vezes calha serem uns, por vezes outros, depende de quem aparece na linha de fundo naquele momento.

Creio que devo ter algumas do RM, mas provavelmente não ficaram grande coisa senão já as teria colocado online. Se encontrar alguma eu depois digo qualquer coisa. Mas pode levar uns dias, até Terça-Feira tenho muito que fazer.

Também gostei do Rui em Alverca, teria sido interessante ver o que ele conseguia fazer se tivesse estado mais minutos em campo.



André Figueiredo

 
At 15:56, Anonymous Anónimo said...

ok amigo obrigado,se me puderes dar essas fotos e algumas informaçoes sobre eu deixo te aqui o meu mail...pedro_gomes35@hotmail.com

 
At 19:31, Anonymous Anónimo said...

Ricardo,M.Felgueiras,R.Patricio

Abel,Caneira

Tonel,Polga,Carrico,P.Renato

Tello,A.Marques

Zezinando,M.Veloso

J.Moutinho,Pereirinha,Nani,Romagnoli,Adrien Silva,Yannick Pupo,???

F.Paim,Liedson,Djaló,???,L.Paez

eis o nosso plantel 2007/08 :-)

 

Enviar um comentário

<< Home