Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, abril 23, 2007

Sporting 5 - 1 Alverca (Juvenis A), Tenente Valdez 0 - 5 Sporting (Infantis de XI)


Lionel Santos, Alexandre Guedes, Miguel Martinho, Filipe Chaby, João Barreto, Rui Bento, Gonçalo Fino, Pedro Pinto, Pedro Rebocho (Treinador).

Vitor Pereira, André Silva, João Pinto, Diogo Cataluna, Vando Dias.


Posicionamento do XI Leonino Vs Tenente Valdez.

Substituições:

30 minutos, sai Pedro Pinto e entra Lionel Santos (Guarda-Redes).
30 minutos, sai Miguel Martinho e entra Vitor Pereira (Extremo-Esquerdo).

André Silva

Filipe Chaby

Gonçalo Fino

João Pinto

Rui Bento

Lionel Santos

João Barreto

Vando Dias

Diogo Cataluna

Weliton Matos (Defesa Central)


Posicionamento do XI Leonino Vs Alverca.

Substituições:

49 minutos, sai Michael Santos e entra Frederico Oliveira (Extremo Direito).
57 minutos, sai Joshua Silva e entra Rui Magalhães (PDL).
64 minutos, sai Diogo Viana e entra Luís Andrade (Extremo Esquerdo).

Neste jogo Vs Alverca (que em teoria é o mais forte dos 3 adversários nesta 2ª fase) o Sporting realizou uma exibição agradável e que foi qualitativamente superior às duas anteriores (Vs Belenenses e Setúbal) sendo premiada com um resultado "gordo", mas verdade seja dita que o score final é excessivamente generoso tendo em conta o futebol jogado pelo Sporting ao longo dos 80 minutos. É curioso que o Belenenses na sua recente visita ao Sporting exibiu-se colectivamente a um nível inferior daquele que tinha mostrado a 28 de Janeiro e o Sporting sem uma grande exibição conseguiu obter os 3 pontos. Mais curioso ainda tem sido a regressão por parte do Alverca que nos últimos 3 jogos Vs Sporting tem vindo a descer de qualidade, a 4 de Fevereiro o Alverca bateu o Sporting 2-1 no seu "areal" e foi uma vitória merecida por parte dos Ribatejanos que ambientados ao terreno de jogo fizeram por merecer o triunfo. 2 meses depois o Sporting regressou a Alverca e num terreno de jogo adequado conseguiu finalmente levar de vencida a equipa de Alverca por 1-0 após uma exibição de boa qualidade (mas com alguma sorte à mistura). Não havia razão para pensar que o Sporting fosse capaz de neste 4º encontro com o Alverca de os bater por 5-1. Foi um resultado fantástico, não foi a melhor performance da época, mas o score (tendo em conta a potencial qualidade do adversário) foi muito bom.

Comparativamente ao jogo anterior o Sporting alinhou com 2 alas puros (Michael e Viana) e notou-se como o seu ataque possuia mais simetria e agressividade. Tanto Viana como Michael estiveram bem neste jogo, embora a contenda na sua fase inicial tenho passado mais pela esquerda (Michael) e curiosamente o Alverca também atacou mais por esse lado, mas nas traseiras de Michael esteve Bruno Simões que assinou uma exibição sólida no capitulo defensivo e esporadicamente subiu com segurança para apoiar o ataque. Na ausência temporaria de um Luís Andrade em grande forma para equilibrar (com Viana) o ataque, esta opção por adiantar Michael no terreno e colocar Simões nas suas costas pareceu-me uma aposta interessante. A defesa agora joga com 3 centrais (1 adaptado a lateral) e permite mais liberdade a Cedric para subir, de certa forma não é dissimilar do Sporting a jogar com Caneira,Polga e Tonel e estes a permitirem a Tello/Abel que subam com maior impunidade.

Ter confiança faz toda a diferença, o Sporting quando se apanhou a vencer por 2-0 começou a jogar com segurança e confiança, foi do futebol mais sereno e fluido que se viu do Sporting nas últimas 4 semanas, 5 a 8 passes seguidos rápidos e sem perder a bola, boa posse de bola, 2 alas agressivos, boa interacção entre Joshua e Rosado na construcção de jogo no último terço do terreno, Martins e Amado omnipresentes no miolo, Simões, Reis e Mendes muito organizados nas traseiras.

Diogo Rosado teve uma exibição muito boa, que foi coroada com 3 tentos, mas para além destes detalhes é preciso realçar que este jogador se envolve cada mais nas tarefas defensivas e tem demonstrado crescente utilidade dentro da sua área no jogo aéreo a defender contra jogadas de canto. É um jogador que beneficia imenso da presença de André Martins (mais uma exibição "todo-terreno", absolutamente pivotal a defender e a atacar) e Diogo Amado nas suas costas que lhe permitem subir no terreno e orquestrar jogadas. No capitulo da finalização Rosado esteve bastante feliz, mas é preciso dar sequência a esta "felicidade". Pezinhos fantásticos, muita técnica, qualidade de passe muito boa, quando ganhar maior velocidade nas suas movimentações, jogar de cabeça levantada, e tiver maior qualidade (ou consistência) no remate será um jogador decisivo porque o potencial está lá.

Joshua Silva jogou como PDL, mas não jogou muito fixo, várias vezes descaiu para a ala direita e combinou múltiplas vezes com Rosado para construírem jogadas de golo um para o outro, nessa tarefa esteve bem. A dupla de centrais exibiu-se solidamente, Nuno Reis muitas vezes joga mais adiantado e assim preencheu o espaço entre Mendes e Amado, o entendimento entre Reis e Mendes está cada vez melhor, no jogo aéreo ambos têm estado bem, mas o Sporting precisa proteger melhor o seu 2º poste contra jogadas de bola parada. Quando a equipa subia no terreno geralmente deixava quase sempre 3 unidades (Simões, Mendes e Reis) na retaguarda. O Sporting abusou um bocadinho dos passes aéreos longos, quando são feitos por Pedro Mendes pelo centro do terreno (para Joshua ou Viana) faz algum sentido, mas passes destes ao longo dos corredores laterais muitas vezes resultam em lançamentos de linha lateral para o adversário.

Aos 25 minutos Nuno Silva ainda não tinha tocado na bola (devido à posse de bola do Sporting que não permitia "travessuras" aos adversários) e Michael passou para a direita e Viana para esquerda. Aos 54 minutos Nuno Silva fez uma fantástica defesa instintiva após um cabeceamento de Edson Martins que tinha selo de golo. Aos 58 minutos o Sporting estava a jogar com André Martins como trinco, Viana como médio interior esquerdo, Amado como interior direito, Rosado na esquerda, Frederico Oliveira (muito fustigado por faltas dos adversários) na direita e Rui Magalhães (já esteve melhor do que na jornada anterior) no eixo do ataque. A partir do 70º minuto Rui Magalhães descai para a posição de médio-ala direito e foi Diogo Rosado que assumiu as funções de avançado-centro.

O Sporting nesta partida fez 5 golos, mas terá tido 10 boas oportunidades de golo (nas primeiras 4 fez logo 2 golos), pode-se dizer que esteve feliz na finalização e teve um Rosado a quem o jogo correu bastante bem, mas acima de tudo a equipa desta vitória tem que retirar confiança para poder jogar com mais atitude. A capacidade para jogar bom futebol está lá, trocar a bola com rapidez e classe e explorar devidamente a acutilância dos seus 2 extremos. É preciso ter confiança e forçar a sua qualidade aos adversários, sem arrogâncias e sem menosprezos.
Já no Domingo em Setúbal é necessário provar que esta última exibição não se tratou de uma "anomalia" e que faz parte de uma evolução positiva que apenas pode sobreviver se a consistência exibicional se mantiver e se o Sporting voltar a vencer praticando cada vez melhor futebol.



André Figueiredo

Cristiano Ronaldo vencedor do trofeu PFA votado pelos adeptos


Às 16:10 chegou o 1º dos “notáveis” que marcou presença nas bancadas do Complexo Desportivo do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais foi o Mister Quinito (pareceu andar à procura de locais para estagiar) que veio acompanhado de um colega de profissão e perguntou-me se seria ali o treino dos Sub-20. Sentou-se nas bancadas e formulou várias perguntas sobre o excelente (dos melhores que já vi em Portugal) relvado sintético de ultima geração ao Fisioterapeuta do clube. Durante a tarde estive a conversar durante uma hora com o Fisioterapeuta, senhor este que conhecia bem o percurso do Fábio Paim (Alcoitão), Daniel Carriço (Estoril) e inclusive falou com grande carinho do “Paulinho” (Paulo Ferreira) e da forma como este último humildemente gosta de regressar às suas origens e vir visitar os seus amigos no clube onde se formou antes de seguir para o Estoril.

Não muito depois chegou o representante do nosso Sporting, o professor Jean-Paul que veio cumprimentar todos os presentes e ele também expressou curiosidade sobre o relvado, tal como Rui Caçador também expressou curiosidade sobre o sistema de rega, densidade do gramado, custo e tempo de instalação, que chuteiras são mais apropriadas para evitar lesões sobre esta superfície, o fisioterapeuta respondeu com entusiasmo a todas e quaisquer perguntas sobre um assunto sobre o qual obviamente estava bem documentado.

Eventualmente chegaram os atletas, a numerosa comitiva era liderada entre outros pelos Professores Rui Caçador, José Couceiro, Carlos Dinis e Fernando Brassard que iriam ministrar e auxiliar no treino dos atletas que inicialmente seriam divididos em 3 grupos, uns (Paim, Marques, Coentrão, Condesso, Antunes, Renato, Vítor Gomes) iriam fazer treino de recuperação com o Mister Dinis, outros levariam com uma componente mais táctica ministrada por Rui Caçador, enquanto o Mister Brassard se ocupava com Patrício, Ventura e Igor Araújo. Os craques já vinham equipados do hotel, e apenas necessitaram de se equipar nas bancadas onde foram colocando as caneleiras e chuteiras, sempre num ambiente onde reinava a boa disposição.

Antes do treino

Em relação à Selecção Sub-15 e quem irá ser o seu treinador, tendo em conta que num futuro a curto prazo esse escalão não irá ter um calendário muito exigente as ultimas especulações são de que seja Paulo Sousa a acumular também essa responsabilidade e assim treinaria os Sub-15 e os Sub-16, mas isto é apenas o mais recente rumor.

Concluída a sessão de alongamentos e activação muscular por parte de Carlos Dinis, esses atletas começaram a correr à volta do relvado, enquanto no outro grupo Caiado, Zezinando, Pereirinha, Pedro Correia, Steven (a quem os “pequeninos” nas bancadas carinhosamente alcunharam de “Viga” ou “ Guindaste ”), Diogo Tavares e outros fizeram alguns alongamentos a nível de biceps femurais, adutores, etc.

Já nas bancadas antes do treino eu tinha reparado em 2 Africanos equipados com camaras de filmar, quase uma hora depois um deles estava atrás da baliza onde “Pereirinha e Companhia” estavam a treinar. Quando falei com ele notei que falava um Inglês muito bom, mas que havia ali um sotaque que era decididamente sub-Equatorial, quando lhe perguntei ele disse que estava ali ao serviço de uma cadeia de televisão Sul Africana que estava a promover o Campeonato Mundial de 2010 e estava em Portugal (esteve em Alvalade na noite anterior) a recolher imagens sobre “youth football”.

Claro, eu esfreguei as mãos e lancei de imediato uma “operação charme” falando-lhe daquele Bruno Pereirinha que estava ali à frente, expliquei-lhe que estavam ali “8 dos nossos”, 6 do Porto (o Bruno Gama estava em Braga) e 1 do Benfica. Ele inqueriu sobre o investimento do Sporting na formação e eu “regurgitei” 15 minutos de informações sobre a nossa Academia e Pina Manique. Depois começou a perguntar-me por vários nomes e onde tinham sido formados. Futre, Figo? Ronaldo? Quaresma? Simão? Nuno Gomes? Petit? Felizmente não me perguntou onde foi formado o Tó Madeira, Hugo Pinheiro e o Nuno Mata, LOL. Eventualmente quis que eu o acompanha-se até ao sector do Mister Brassard e lhe falasse um pouco sobre os 3 “Keepers” presentes, obviamente falei-lhe logo de um tal Rui Patrício que ele teria que filmar devidamente.

Quando os atletas estavam a descomprimir e a ingerir líquidos no final da sessão de treino apareceram vários miúdos que queriam autógrafos e alguns começaram a perguntar-me se eu conhecia os jogadores. Queriam saber qual deles era o Pereirinha, depois quantos eram do Sporting (“são muitos”) e por fim houve um que me perguntou se estava ali algum do Benfica e eu assegurei-lhe que o Pedro Correia estava de facto ali muito perto de nós. Quando o puto persistiu e desejou saber qual deles era o Pedro “Pencas” Correia, eu generosamente apontei na direcção do Fábio Paim e disse “é aquele ali com as trancinhas” e lá foi ele todo contente.

Terminado o treino os vários craques aprontaram-se para regressar ao autocarro e eventualmente à sua unidade hoteleira, mas ainda tive tempo de tentar “lixar” o Pereirinha:

“Bruno, aquele gaijo (Feliciano Condesso), aquele é que é o Pelé do Guimarães?”

“Não, não, não, aquele tipo não tem nome, a gente simplesmente chame-lhe Zé”



André Figueiredo

1 grande Sportinguista

André Marques

Bruno Pereirinha

David Caiado

Pedro Correia

Zezinando Correia

Antunes

Igor Araújo

Pedro Celestino

Paulo Renato

Diogo Tavares

Hugo Ventura

Mano

Fábio Coentrão

Feliciano Condesso

João Pedro

Vítor Gomes

"Beckham"

Mais uma vez esse grande monstro do jornalismo Português que é Filipe Alexandre Dias do jornal "O Jogo" produziu mais uma cintilante, cativante e informativa entrevista com o nosso Miguel Luís Pinto Veloso. Esta edição vale a pena comprar, plastificar e preservar na nossa gavetinha de recordações.

Desviando os holofotes dos trincos de raiz Custódio e Paredes, o “puto” Veloso, uma revelação como médio-defensivo, dá a cara, na sua primeira entrevista de fundo, pelo ansiado fim de cinco anos sem títulos. A aventura triunfante que quer de leão ao peito aproxima-se da ponta final: o dérbi da Luz é mais um capítulo
FILIPE ALEXANDRE DIAS

À porta do decisivo dérbi, uma das novas sensações leoninas fala sobre tudo, em entrevista exclusiva a O JOGO. Desde as raízes encarnadas, sob a égide do pai, António, passando pela primeira temporada ao mais alto nível, até… aos cuidados com o cabelo, o agora médio-defensivo só repete um verbo ao falar do encontro na Luz e das provas nacionais: ganhar.

Em Maio de 1995, tinha nove anos e chorava agarrado ao seu pai, António, na festa de despedida deste em pleno relvado da velha Luz. Uma dúzia de anos passou, e hoje é titular do Sporting, sendo também uma das maiores promessas do clube, ao qual associa um apelido outrora tão ligado ao rival. Decerto não lhe passava então pela cabeça estar hoje nesta posição…
Recordo-me perfeitamente dessa tarde da despedida. Sempre vivi no meio do futebol, era o meu mundo. Cresci a ver o meu pai jogar, ia sempre assistir aos desafios, adorava aquilo, e a iniciativa de me tornar jogador foi minha, e assim entrei nas escolinhas do Benfica. Mas, naquela idade, não se têm grandes metas. Só quando chegamos aos escalões mais altos, juvenis, por exemplo, é que traçamos objectivos claros. Foi aí que alimentei a sério o sonho que agora vou concretizando. E cá estou.

Na época de estreia na equipa principal do Sporting, esperava ter este nível de afirmação e aceitação por parte de colegas, público e crítica?
Está a ser muito bom, mas tenho trabalhado bastante para isso, é verdade. Como é óbvio, tinha como primeiro objectivo fazer parte deste plantel. A partir daí, tudo é possível. Tentei ter sempre calma, concentração e paciência suficientes, à espera do meu momento, que felizmente surgiu. Dei o melhor para agarrar a oportunidade, tudo correu bem, e agora há que dar continuidade, mas claro que tenho noção da importância que é ser titular desta equipa. E acredito que iremos vencer o Campeonato e a Taça.

Sentiu alguma dificuldade ao integrar-se no plantel?
Nada. Com o Nani e o João Moutinho, já estava à vontade, pois conhecia-os dos escalões jovens. Com muitos outros, já havia trabalhado na pré-época de 2004/05, mas todos foram fantásticos comigo. Estou-lhes muito reconhecido pela forma como me têm ajudado, até porque os jogadores mais antigos estão habituados a receber jovens vindos dos escalões de formação a cada época.

Ganhou um lugar [trinco] para o qual não havia muita concorrência desde 2003/04, “atirando” Custódio para o banco e barrando o caminho ao reforço com selo de experiência que é Paredes…
Sim, mas é bom não esquecer que tanto um como outro tiveram problemas físicos no início da temporada, e o mister decidiu colocar-me numa posição que eu já conhecia bem. Tentei sempre fazer o meu melhor, e tudo correu de feição.

O Sporting nada ganha desde a Supertaça da época 2001/02. No seu primeiro ano de profissional, pode ajudar a quebrar este jejum…
Seria muito importante para o clube e para os jogadores. O êxito do Sporting é o nosso, e está tudo em aberto. Lutamos para ganhar o Campeonato e estamos merecidamente na final da Taça de Portugal. Não dependemos só de nós na prova principal, mas faremos tudo para lá chegar.

Liedson chamou recentemente a atenção do público para os apupos dirigidos a um só jogador, Nani, dizendo que isso afecta todo o conjunto. Concorda?
Sim, a entreajuda é muito importante, embora tenhamos de estar preparados para essas situações. Só com este espírito poderemos seguir em frente. Ainda para mais neste grupo, no qual, mais do que companheiros, somos amigos. Queremos ver todos os colegas motivados, quer para ajudar o clube, quer com os adeptos, que devem estar do nosso lado.

Como amigo pessoal de Nani, procurou estar mais próximo dele nesse período?
Ajudei-o sempre em tudo o que pude, tal como os outros companheiros e a equipa técnica. Não foi fácil para ele, mas essa fase já passou. Sentia-me triste por ele, mas todos lhe deram apoio, e felizmente vemos hoje o Nani em grande forma.

Quando Miguel Veloso parecia firme à frente da defesa leonina, Paulo Bento optou por retirá-lo do onze logo a seguir à derrota caseira, para a Liga dos Campeões, frente ao Bayern de Munique, numa opção polémica e surpreendente. Ainda assim, o esquerdino garante que não desanimou, apesar da mágoa que o consumiu: "Não é fácil para um jogador sair da equipa quando está num momento positivo, ainda para mais quando está a começar. Temos sempre essa vontade de continuar e de jogar mais, mas as opções do treinador estão acima disso, e só temos de as respeitar. Foi o que fiz.”

Sem baixar os braços, o polivalente futebolista encarou o sucedido como uma etapa do processo de aprendizagem, de como se luta contra a adversidade: "Fiquei triste, claro, mas acabou por ser mais um teste à minha capacidade de superação. Cresci com isso e acabei por recuperar o lugar. Foi mais uma experiência para quem está a começar. Não podemos pensar que, logo no começo, as coisas são garantidas, por muito bem que estejamos."

O dérbi aproxima-se a passos largos e deverá ser o seu primeiro ao mais alto nível. Por tudo o que tem revelado e também pelo peso que o seu apelido tem no lado do adversário, sente-se um jogador a estar especialmente debaixo de olho neste importante embate?
Sei bem de tudo isso, mas não me altera, embora tenha muita vontade de estar nesse jogo. Vai ser mais um dérbi, muito importante nesta fase e sempre emocionante…

É só mais um adversário?
Não. Temos o maior respeito pelo Benfica, como por todas as outras equipas.

E qual é a melhor?
O Sporting. Melhor do que o Benfica e do que o FC Porto.

O que tem o Sporting a mais do que o seu velho rival?
Tudo! Estamos num momento muito bom, juntando qualidade e agressividade nas exibições a bons resultados. Estes jogadores lutam sempre, até ao último minuto, e não fugiremos à regra na Luz. É para chegar lá e impor o nosso valor, embora tenhamos de ultrapassar um adversário sempre complicado.

Viu o jogo da primeira volta no banco. O Benfica foi reconhecidamente superior a um Sporting do qual se esperava mais…
Infelizmente para nós, o Benfica foi melhor nessa partida, mas isso não vai suceder no próximo domingo. Tenho de reconhecer que lhes fomos inferiores, mas estou crente de que, desta feita, seremos uma equipa diferente. Progredimos muito desde então, estamos mais consolidados, mais maduros em termos individuais e colectivos, pelo que estou convencido que essa superioridade do adversário não se vai verificar neste jogo.

Continua a “picar” o seu pai lá em casa quando toca a dérbis?
Brincamos com isso. O meu pai é benfiquista ferrenho e vai à Luz sempre que pode, mas claro que me meto com ele sempre que posso, e vice-versa. Quando há dérbis, então [risos]… Isso faz parte, ele está do outro lado, mas sei que ficará feliz por mim se o Sporting ganhar.

Já lhe mandou alguma boca sobre o importante jogo que se aproxima?
Não. Devo dizer que ele é alguém que sabe observar, apesar do gosto pelo Benfica. Reconhece que o Sporting está bem e que não será fácil para ninguém, mas lembra sempre que, em dérbis, não se é favorito pelo momento de forma.

A sua mãe e irmã, como ficam no meio disso, ou melhor, para que lado pendem?
A minha mãe torce muito por mim e agora é toda Sporting. Ficou muito magoada com o Benfica quando de lá saí. Ela foi quem ficou mais triste lá em casa. A minha irmã ainda “apanha” muito com o meu pai, que a puxa para o Benfica, mas ela responde que é sportinguista por minha causa.

Estava habituado a obter golos nos escalões de formação e também na época em que esteve no Olivais e Moscavide. Sente-se ansioso por o fazer agora, no mais alto patamar leonino?
O meu golo está para breve. É uma emoção enorme marcar, e tenho saudades enormes de o fazer, mas fico feliz por participar na festa dos golos apontados por outros colegas. Nos escalões jovens, tinha uma média de 8/9 golos por temporada. Aliás, em todas as minhas épocas de formação, marquei ao Benfica, mas não em todos os jogos. Desde os iniciados até aos juniores, marquei-lhes sempre um golo por época em todos os escalões.

Então, promete estrear-se a marcar no dérbi com o Benfica?
Não vou por aí. Prometo é aplicação. Quero que o Sporting ganhe e fico mais satisfeito assim do que não ganharmos e eu marcar um golo.

No dérbi, deverá ter um frente-a-frente com Rui Costa, que, quando tinha a sua idade, era uma revelação do Benfica e colega do seu pai. Contente com estas ironias do destino?
Muito! O Rui Costa é uma pessoa espectacular e um atleta que sempre admirei, pela sua classe e carreira internacional. Vai ser um prazer enfrentá-lo na Luz, mas, sobretudo, vai ser muito difícil. Com ele em campo, o Benfica torna-se um obstáculo ainda mais complicado de ultrapassar.

Chegou a privar com ele nos seus tempos de filho de jogador, deambulando pelos corredores do velho Estádio da Luz…
Sim, lembro-me bem de entrar na cabina e de o ver lá. Sempre foi assim: uma pessoa simples, acessível. Curiosamente, reencontrei-o, muitos anos depois, no passado Verão. Estava de férias com os meus pais, e demos de caras um com o outro em Vilamoura. Ele disse-me logo que nos veríamos em campo

Formado como defesa-central, Miguel Veloso é capaz de assumir a lateral esquerda e firmou-se no Sporting como médio-defensivo. Afinal, onde é que se sente melhor? Ele responde: “Onde me colocarem. Claro que sou um jogador de pendor defensivo, cresci jogando a central, na Selecção tenho vindo a jogar como lateral-esquerdo e não estranho a posição, mas agora estou mais rotinado como médio-defensivo, posição que já vinha fazendo na passada época, pelo Olivais e Moscavide. Também gosto de atacar. Esta época, também já fiz alguns jogos como central, no Sporting, e senti-me bem. Jogo em qualquer lado. Onde o treinador entender.”

A equipa conheceu várias oscilações ao longo da época, mas agora parece mais estável em termos exibicionais e de resultados. O que estava a faltar?
Aconteceram episódios indesejáveis. A começar logo pela eliminação da Liga dos Campeões e da Taça UEFA, que nos deixou naturalmente desalentados. Os momentos difíceis surgem a qualquer grande equipa, mas é claro que ultrapassámos isso, e as nossas últimas exibições e resultados comprovam-no.

A vitória no Estádio do Dragão foi o melhor balão de oxigénio para motivar a equipa para esta ponta final de temporada?
Foi muito importante. Sabíamos que, em caso de vitória do Sporting, a prova estaria relançada, e felizmente isso sucedeu. Foi um jogo em que fomos superiores, tudo nos correu bem.

Foi a melhor exibição do Sporting nesta temporada?
Julgo que foi um jogo muito conseguido da nossa parte. Antes, já havíamos feito alguns bons jogos e, desde o clássico no Porto, continuamos a dar-lhes continuidade em termos de atitude e vitórias.

Os adeptos podem descansar e confiar na equipa, depois de o próprio treinador se ter insurgido contra alguns protestos, mesmo que isolados ou especificamente dirigidos?
É claro que a massa adepta pode e deve sempre manifestar-se a favor ou contra as decisões do técnico e dos jogadores. Estão no seu direito, mas nós estamos lá dentro, e ninguém nos supera no desejo de vencer. Nem sempre o trabalho nos sai como querem. Que nos apoiem como o têm vindo a fazer – assim é mais fácil, embora eu entenda os protestos. É normal em futebol.

Miguel Veloso fez a sua primeira grande aparição no jogo de estreia dos leões na Liga dos Campeões, com vitória sobre o Inter de Milão de Luís Figo. No duelo com o astro português, também ele um produto com selo de qualidade leonino, o então debutante não tremeu e marcou o seu consagrado compatriota com impressionante competência. No entanto, o craque leonino reconheceu que não foi fácil até ao momento de ouvir o apito inicial. “Foi a minha estreia na ‘Champions’ e apenas o segundo jogo oficial pelos seniores do Sporting. Estava mais habituado a ver aquelas estrelas todas na televisão e, de repente, vi-me a jogar com eles. Andei ansioso para que esse encontro começasse, tirou-me um pouco o sono… mas não muito. Felizmente, correu-me tudo bem no duelo com o Figo, mas principalmente tratou-se de uma vitória do Sporting”, relembrou.



"Dunas" (GNR, 1985)

"Power of Love" ("Huey Lewis", 1985)

"Caravan of Love" (Housemartins, 1985)



André Figueiredo

58 Comments:

At 22:30, Anonymous Anónimo said...

ola André,
O Rafael Ramos é filho de um sportinguista originario da aldeia da minha familia. Espero que tenha sorte e que com muito esforço, dedicaçao, devoçao, tenha muita gloria de leao ao peito!
um abraço de Paris!

Antonio Madeira

 
At 22:45, Blogger ACF said...

Até eu ir a Pina Manique haviam alguns adeptos como o Milton, Regio, ou o Goyate que tinham curiosidade sobre vários atletas de que tinham ouvido falar como o Antoninho, Iuri, Alistair, Dier, etc. Um deles era um tal de "Rochemback".

Rochemback cujo pai trabalhava no Benfica (no restaurante "Catedral da Cerveja") e levava o puto ao estádio da Luz com o equipamento do SCP vestido e este rumor andava a circular na net já fazia uns meses, mas ninguém sabia quem ele era. Até o dia em que o Mestre António Gonçalves me disse que o "Rochemback" era o Rafael Ramos, era uma alcunha que lhe tinham colocado, nem o treinador sabia.

É um jogador que eu gosto de ver e atrevo-me a dizer a maior parte dos adeptos vão gostar dele pois é um jogador com muita raça e ataca com grande ferocidade.

Será interessante ver a equipa que o Sporting vai levar à Pontinha no próximo ano, tem ali bastante jogadores interessantes na classe de 1995.



André Figueiredo

 
At 22:50, Blogger milton_filipe76 said...

Curioso, no jogo vs Benfica, as 2 equipas terem levado os jogadores das equipas A de futebol 7, sendo que o jogo era de equipas B.

André, naquela foto em que o Podence está em cima da bola, ele aguenta-se mesmo em cima dela ou foi momentâneo?

 
At 23:03, Blogger ACF said...

"André, naquela foto em que o Podence está em cima da bola, ele aguenta-se mesmo em cima dela ou foi momentâneo"



Ele estava a fazer aquilo quando eu me apercebi e quando cheguei perto ele já tinha parado. Pedi-lhe para fazer aquilo outra vez e ele fez durante o tempo necessário para eu tirar umas quantas fotos, talvez uns 10 segundos, mas pareceu bastante confortável.

Tu tens andado a pedir-me a constituição da equipa do SLB, mas existe um problema. Como já devem ter reparado eu geralmente ou me entregam uma folha com a constituição ou então eu tiro uma fotografia da folha do delegado onde está a constituição. Quando fui ter com o delegado do SLB ao intervalo para lhe pedir a ficha ele estva com pressa e portanto eu disse-lhe que podia esperar pelo fim do jogo.

Só que o senhor não percebeu que eu iria tirar uma foto da ficha dele e por isso esteve com o trabalho de estar a transcrever a constituição para um papel para me entregar e está um pouco confuso e pouco detalhado pois eu só tenho isto:

http://aycu09.webshots.com/image/14808/2000400757012691069_rs.jpg



André Figueiredo

 
At 23:16, Blogger milton_filipe76 said...

Tal como eu disse esses 12 jogadores são da equipa A de futebol 7 (e por isso a ausência do filho do Zahovic).
André, o que achaste dos nº 7, 9 e 10 do Benfica (são os jogadores com maior potencial desta equipa)?

 
At 23:39, Blogger ACF said...

Ricardo, já vi 3 ou 4 jogos e 2 treinos desde então, por isso não me faças perguntas dessas porque sinceramente não me lembro. O melhor em campo do Benfica foi o GR, mas não desgostei dos 2 defesas, mas nem te sei dizer em que posição do terreno jogaram esses números de que falas. Sorry.

Eu perguntei ao Néné pelo filho do Zahovic como me tinhas dito, mas ele disse que esse miudo estava noutra equipa.



André Figueiredo

 
At 23:47, Anonymous Anónimo said...

O filho do Zahovic chama-se Luka Zahovic e no inicio da época ouvi dizer que era o melhor jogador do escalão dele, juntamente com o Miguel Miguel, mas nunca mais ouvi nada sobre isso.

 
At 14:02, Blogger ACF said...

"O filho do Zahovic chama-se Luka Zahovic e no inicio da época ouvi dizer que era o melhor jogador do escalão dele, juntamente com o Miguel Miguel, mas nunca mais ouvi nada sobre isso."



Espero eventualmente ter chance de me cruzar com filho do Zahovic, seria interessante ver como joga esse miúdo e tirar-lhe umas fotografias para que os adeptos o fiquem a conhecer. Curiosamente, ontem em Cascais estive a falar com uma Brasileira cujo filho estava a treinar no "Dramático" e quando lhe disse que ela era muito parecida com a Karen ela disse que eram amigas, às tantas comecei a falar com ela sobre o "Jardelinho" (filho da Karen) que está no Sporting, também gostava de conhecer esse miúdo. Só não sei em que escalão está, a "Karen 2" disse que ele deve ter uns 10 aninhos.

O Mister Rui Dias saiu do Olivais e Moscavide, é pena, é boa pessoa, toda a sua equipa técnica era gente boa. Arranjar treinador que estimule a equipa durante 4 jornadas quando têm a corda na garganta em termos pontuais não será nada fácil. É aqui que se vão separar os meninos dos homens. Gostava muito que o Moscavide ficasse na 2ª Liga.

Domingo o Moscavide recebe o Gil Vicente às 16:00, tenho que ir a Setúbal de manhã, mas vou tentar ir a Moscavide da parte da tarde.



André Figueiredo

 
At 14:55, Anonymous Anónimo said...

"O Mister Rui Dias saiu do Olivais e Moscavide, é pena, é boa pessoa, toda a sua equipa técnica era gente boa. Arranjar treinador que estimule a equipa durante 4 jornadas quando têm a corda na garganta em termos pontuais não será nada fácil. É aqui que se vão separar os meninos dos homens. Gostava muito que o Moscavide ficasse na 2ª Liga."

Realmente será interessante ver qual a escolha para treinar o OM (de Moscavide e não de Marselha) e verificar se ela não será orientada para o facto de a partir da próxima época se ir reforçar a condição não-oficial de clube satélite do Benfica e do Sporting

 
At 15:39, Blogger Ana Gomes said...

André, só para agradecer mais uma vez estas reportagens únicas. É bom poder ler sobre os nossos escaloes de formacao (a nível de clubes e seleccao) sem ser nos nossos jornais que maioritariamente só parecem se preocupar quando alguém "descobre" o novo Cristiano Ronaldo i.e. Paim, Ponde, Coentrao,etc.

Outra coisa: lembro-me de ver por aqui referido que uma equipa do Inside Soccer esteve na Academia há uns tempos em filmagens. Alguém sabe para que uso? Provavelmente uma reportagem tipo a da BBC mas ainda nao encontrei nada na web...

 
At 15:58, Blogger Unknown said...

André,

fiz-me associado do OeM para poder ir ver os nossos putos jogar. Partilho contigo a ideia que o Rui Dias é uma pessoa tecnicamente competente, a quem o Sporting muito deve pela evolução que permitiu ao Miguel Veloso, e que fará muita falta ao OeM nesta ponta final do campeonato.

Contudo... achei estranho e indesejável que saísse a 4 jornadas do fim. O Rui Dias tem enormes ambições (bastas vezes repetidas) e de certeza que não queria ficar com uma descida no currículo.

Mas o que achei mais estranho foi o futebol que a equipa vinha praticando de há uns meses para cá. O OeM jogava num declarado 4-2-4, com o Saleiro numa das "alas" a receber pontapés longos dos médios defensivos e do André Marques. Um futebol paupérrimo que - na minha opinião - era contraproducente com os melhores valores e tipo de futebol que os muitos jovens da equipa estavam habituados a jogar nos escalões de formação (mais curto, rendilhado, de passe curto e apoiado).

A juventude da equipa não é desculpa para não obter bons resultados (embora se queira passar essa mensagem). O Sporting tem uma equipa extremamente jovem no sector decisivo (o meio-campo) e não deixa de ganhar... O que me pareceu estranho foi que com muitos jogadores claramente acima da média para uma 2ª divisão, às tantas se tenha abdicado da construção ofensiva colectiva. Era só pontapé para a frente e um martírio ver os jogos... E o pior era a defesa ser fraquinha...

O melhor 11 do OeM deveria ser: Nené; Duarte Machado, Carlos Marques, Hugo Évora e André Marques; Paulo Teixeira, Pedro Celestino/Falardo; Hélio Roque/Laurindo, Fábio Paim/Pereirinha, Fernando Alexandre; Saleiro/Cléo. Todos jogadores que se habituaram a jogar um futebol de possde de bola... nada disse se viu em Moscavide.

Há também rumores que, face ao sucesso da inclusão nos séniores do Sporting dos jogadores que rodaram, como o MV24 e o YD20, os jogadores das equipas adversárias nortenhas eram particularmente incentivados a "dividir" bolas com os nossos...

 
At 16:08, Anonymous Anónimo said...

Quando usei a expressão "clube satélite não oficial" não quis lançar nenhuma critica ou suspeita, apenas disse isso porque é público que o Benfica tem mantido negociações com o OM para passar a colocar já na próxima época juniores que sobem a séniores (Gregor, Nuno Ferreira, Sami, Milan Jeremic, Patafta(?)) e porventura jogadores já séniores que o Benfica queira continuar a fazer evoluir (Miguel Lopes, Zambujo, etc.).

É também público que o OM já mostrou interesse em continuar (e até estreitar) as relações com o Sporting nesse aspecto, daí que eu diga que para a próxima época o plantel do OM será basicamente constituido por jovens formados no Benfica e no Sporting

 
At 16:16, Blogger ACF said...

Não é só isso, o OM é um clube bastante humilde, deve ser de todos os clubes da Liga Vitalis aquele que tem o orçamento mais pequeno e por essa razão é muito importante permanecer num campeonato que lhes dê mais visibilidade, dinheiro e oportunidades como as de que falas. Pelo que me contaram eles também estão a ver se conseguem arranjar um campo de treino em melhores condições do que naquele "batatal" ao lado da escola de enfermagem.

Os bilhetes creio que custam 12 euros. Para quem tem curiosidade posso vos dizer que costumam sempre aparecer por lá várias pessoas do Sporting e algumas do Benfica como é o caso de jogadores do futebol de formação que vêm apoiar antigos colegas.

Uns meses atrás aconteceu uma estória curiosa, eu tinha ido a Alcochete ver os Juvenis e tinha estado a conversar com um dos seguranças que vejo por lá muitas vezes. 4 horas depois eu estava perto da linha lateral em Moscavide e vem um segurança ter comigo dizer que o jogo ia começar em breve, olho para ele e era o mesmo de Alcochete. O mundo é mesmo pequeno.

Eu não vejo o empréstimo de um senior de 1º ano a um clube da 2ªB como sendo algo negativo. Os adeptos preferem que sejam emprestados à 2ª ou 1ª liga, mas penso que a 2ªB pode ser menos competitiva no sentido de ter jogadores que tendo menor capacidade técnica têm que se socorrer de outros predicados como a força fisica, raça, tackles mais duros, etc. Por vezes ser emprestado a clubes que joguem em ambientes destes é bom para ajudar os jovens a crescer. O Miguel Veloso jogou na 2ªB e não lhe fez mal nenhum e ele não acusou nada o choque que podia ser saltar daí para a Liga dos Campeões.
O David Beckham com 19 anos também foi para o Preston North End para aprender a lidar com a fisicalidade de um campeonato diferente.

O importante é jogar, sentir que o clube está ateno ao seu trabalho e ter condições minimamente aceitáveis para treinar.

"André, só para agradecer mais uma vez estas reportagens únicas. É bom poder ler sobre os nossos escaloes de formacao (a nível de clubes e seleccao) sem ser nos nossos jornais que maioritariamente só parecem se preocupar quando alguém "descobre" o novo Cristiano Ronaldo i.e. Paim, Ponde, Coentrao,etc."

Obrigado, eu próprio também sempre tive muita curiosidade sobre estas coisas e penso que essencialmente estou a fazer isto porque se eu não fosse de Lisboa e não tivesse acesso a tudo isto gostaria que alguém tivesse este trabalho de dar a conhecer estes miúdos porque eu teria muita curiosidade me ler tudo isto. Muitos certamente gostariam de ir a Alcochete ou a PM, assim ao menos ficam com uma ideia.

Os media só querem saber do futebol senior porque esse interessa a milhões de potenciais consumidores, e as pessoas que trabalham ma formação raramente têm direito a qualquer espécie de reconhecimento pelo trabalho que fazem ao longo dos anos e que com sorte e muito suor e esforço eventualmente pode resultar num Cristiano Ronaldo. Ir treinar seniores só mesmo pelo dinheiro porque não acredito que um treinador se sinta mais realizado do que a moldar as mentes e capacidades de jovens. Gostei do orgulho com que o Luís Martins no Domingo falou do CR7.

Penso que parte daquilo que gosto no futebol de formação é o facto de sermos uma tribo mais pequena e mais unida onde todos se conhecem e andamos a tropeçar uns nos outros 3 vezes por semana. Aqui não existem centenas de jornalistas ou fotografos, não existem milhares de adeptos aos gritos, é um ambiente mais tranquilo e onde existe uma grande camaradagem e todos estão a remar na mesma direcção. Não gosto muito de usar a expressão "é mais puro", mas se calhar até é mesmo mais puro, ou no minimo mais nobre, inocente ou idealista.

"Quando usei a expressão "clube satélite não oficial" não quis lançar nenhuma critica ou suspeita, apenas disse isso porque é público que o Benfica tem mantido negociações com o OM para passar a colocar já na próxima época juniores que sobem a séniores (Gregor, Nuno Ferreira, Sami, Milan Jeremic, Patafta(?)) e porventura jogadores já séniores que o Benfica queira continuar a fazer evoluir (Miguel Lopes, Zambujo, etc.).

É também público que o OM já mostrou interesse em continuar (e até estreitar) as relações com o Sporting nesse aspecto, daí que eu diga que para a próxima época o plantel do OM será basicamente constituido por jovens formados no Benfica e no Sporting"

Pois e realmente uma equipa constituida com esses jogadores de certeza vai ser das equipas mais populares entre os leitores deste blog que terão curiosidade de ver como estão a evoluir esses jogadores durante o seu 1º ano de senior, particularmente se o Jeremic e Nuno Ferreira vierem para aqui pois são 2 jogadores que a espaços já me mostraram qualidades interessantes.



André Figueiredo

 
At 16:23, Anonymous Anónimo said...

2 aviso á navegacçao---a nossa formaçao vai ficar no final desta epoca ,nao sem 2 MAS SIM,SEM 3 JOGADORES.---------------------------ROUBADOS..............................MAIS UMA VEZ.......

 
At 16:27, Anonymous Anónimo said...

«SOS».................................ANDRE ,NAO FUI EU QUE DISSE NADA....OK?

 
At 16:51, Blogger Unknown said...

André,

como decerto terás reparado, um dos nossos "roubados", o Rui Fonte, esteve no Domingo a ver os juvenis (com o Wilson). O puto cresceu!

É inevitável que alguns saiam... infelizmente algumas vezes o dinheiro fala mais alto e não há nada que se possa fazer. O que é certo é que jogadores como o Adrien mostrarão aos mais pequenos, que vão sendo cobiçados, que vale a pena continuar a trabalhar no Sporting. Porque temos uma grande escola.

E acho que é mais fácil compreendermos estes jovens que, quando saem, fazem-no à procura ainda do sonho de serem profissionais, com a exclusiva preocupação de procurar o melhor (de um incerto) futuro para si e para a família. Apesar de não se dever ser demasiado leniente com jogadores indecisos, deve manter-se a melhor relação com eles. Parece-me que isso estará a acontecer com o Rui Fonte. Acho que o Sporting poderá tirar dividendos disso.

Por último, não podemos ser hipócritas: a globalização do recrutamento é isto mesmo. No dia em que formarmos um excelente jogador vindo da Nigéria, do Gana, ou do Brasil, não nos iremos preocupar com o Étoile de Huchimbongo, clube de bairro onde o miúdo jogou dos 9 aos 12...

 
At 16:55, Anonymous Anónimo said...

"Eu não vejo o empréstimo de um senior de 1º ano a um clube da 2ªB como sendo algo negativo. Os adeptos preferem que sejam emprestados à 2ª ou 1ª liga, mas penso que a 2ªB pode ser menos competitiva no sentido de ter jogadores que tendo menor capacidade técnica têm que se socorrer de outros predicados como a força fisica, raça, tackles mais duros, etc. Por vezes ser emprestado a clubes que joguem em ambientes destes é bom para ajudar os jovens a crescer. O Miguel Veloso jogou na 2ªB e não lhe fez mal nenhum e ele não acusou nada o choque que podia ser saltar daí para a Liga dos Campeões.
O David Beckham com 19 anos também foi para o Preston North End para aprender a lidar com a fisicalidade de um campeonato diferente."

Penso que quem beneficia disso são essencialmente os defesas centrais e os médios defensivos, para quem a parte fisica é um parâmetro importante. Acho que para um médio ofensivo, um extremo ou um avançado, jogar na 2ª Liga seria melhor para evoluir e ganhar confiança no aspecto técnico, que é fundamental para essas posições. Eu pessoalmente não me importava que um jogador como o Miguel Victor ou mesmo o Romeu Ribeiro fosse emprestado a um clube da 2ª B já na próxima época, porque são claramente jogadores que no 1º ano de Sénior podem vir a ter hipóteses no Benfica (no plano teórico obviamente)

 
At 17:17, Anonymous Anónimo said...

...e tambem ,concordo,que com esta historia da GLOBALIZAÇAO ,temos tantas alternativas para substituir quem vai embora,que a partir de agora quem tem de ter cuidado ,sao os jogadores ,ah,ah,ah,ah,......

 
At 18:14, Anonymous Anónimo said...

Os roubados são 3 jogadores dos juvenis B

 
At 18:21, Blogger Unknown said...

Não sei que é o "beckham", mas fazer uma tatuagem com símbolos de uma língua que não domino é que não me apanhavam...

 
At 19:40, Anonymous Anónimo said...

O novo treinador do Olivais e Moscavide é o Ferreirinha, que já treinou o Barreirense e o Maia e que estava a trabalhar com José Mourinho no Chelsea, no departamento de prospecção

 
At 22:25, Anonymous Anónimo said...

Tanta coisa para dizeres que falas com o pereirinha... ai, ai, o que precisas de fazer para te afirmares

 
At 01:29, Blogger Goyaaté said...

"os roubados são 3 jogadores dos juvenis B"

Mas de onde vêm essas desconfianças..e já agora para onde vão?

A ser verdade esse rumor...sabendo que o Sporting é um clube que aposta nos jovens e estes preferem sair do clube para embarcarem no desconhecido então é pq não utilizam muito a cabeçinha para pensar no que é melhor para eles. Quero ver daqui uns anos onde vai parar o Fábio Ferreira e o Ricardo Fernandes..tenho dúvidas que tenham sucesso no chelsea.

 
At 10:52, Anonymous Anónimo said...

Yogal///

Aqui podes ver trabalho da BBC

http://sueco73.wordpress.com/2007/03/03/se-bbc-reportage-om-sporting/

 
At 11:59, Blogger milton_filipe76 said...

Sporting Vs Alverca

Onze leonino:

1- Nuno Silva
2- Cedrid Soares
3- Pedro Mendes
4- Nuno Reis
5- Bruno Simões (está a jogar a lateral esquerdo)
6- Diogo Amado
7- Diogo Viana
8- André Martins
9- Joshua Silva
10- Diogo Rosado
11- Michael Santos (está a jogar a extremo esquerdo)

Suplentes

12- Pedro Miranda
13- André Gonçalo
14- André Sousa
15- Frederico Oliveira
16- Luis Andrade
17- Rui Magalhães
18- William Carvalho

Resultado ao Intervalo:

Sporting 2-0 Alverca

Golos de Diogo Rosado (aos 3 min.) e André Martins (aos 9 min.).

PS: O outro africano da foto não é o Yartey, o nome dele é Williams.

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 12:03, Blogger milton_filipe76 said...

4ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juvenis:

Sporting 3-0 Alverca

Golo de Diogo Rosado aos 44 min.

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 12:25, Blogger milton_filipe76 said...

4ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juvenis:

Sporting 4-0 Alverca

Golo de Frederico Oliveira aos 62 min.

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 12:34, Blogger milton_filipe76 said...

4ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juvenis:

Sporting 5-1 Alverca

Golo de Diogo Rosado.

O tal Africano chama-se Williams Owusu.

Informações de André Figueiredo em Alcochete

 
At 12:39, Anonymous Anónimo said...

O Porto está a dar 5-1 ao U.Micaelense e o Benfica está a ganhar 2-0 na Madeira contra o Maritimo

 
At 12:50, Blogger milton_filipe76 said...

4ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juvenis:

Sporting 5-1 Alverca (resultado final)

O André descobriu lá outro brasileiro que deve estar à experiência, o seu nome é Wellington Matos.

Informações de André Figueiredo em Alcochete.

 
At 12:51, Blogger milton_filipe76 said...

gl, e o Vit. Guimarães vs Padroense quanto ficou?

 
At 13:15, Anonymous Anónimo said...

4-3 para o Vitória

 
At 14:32, Blogger Regio said...

Estive presente no Sporting - Alverca , juntamente com o André, e gostei muito do jogo.

O Sporting realizou uma boa partida sem fazer um jogo deslumbrante conseguiram dominar o jogo do princípio ao fim e criar muitas oportunidades de golo.

Em relação às exibições dos jogadores do Sporting:

Nuno Silva - Teve pouco trabalho mas ainda teve oportunidade de fazer uma boa defesa a remate do nº 9 do Alverca.
Bruno Simões - Realizou uma boa partida tendo mais preponderância na fase defensiva do que ofensiva, visto ser este o flanco preferencial do ataque do Alverca.
Pedro Mendes - Fez um bom jogo onde limpou tudo o que havia para limpar e dominou por completo o jogo aéreo.
Nuno Reis - Boa exibição tal como o seu colega do eixo da defesa. Jogava mais solto e saia por vezes com a bola dominada. Houve uma jogada em que recebeu a bola ainda no meio-campo e progrediu até à área adversária, em jogada individual, acabando por rematar ao lado.
Cedric Soares - Boa exibição que a defender quer a atacar. Esteve muito seguro na defesa mas teve ainda tempo para subir várias vezes pelo seu flanco e causar jogadas de perigo.
Diogo Amado - Boa exibição mostrando pormenores de grande classe. Excelente na recepção de bola , boa leitura de jogo, bom posicionamento no terreno de jogo (quer como médio mais recuado quer como médio interior). A verdadeira voz de comando desta equipa.
André Martins - Grande exibição. Preencheu o campo todo quer a atacar quer a defender. Jogador incansável, disputa todas as bolas e recupera muitas. Não tem medo do choque e joga com raça apesar da sua baixa estatura.
Diogo Rosado - Realizou uma excelente exibição. Revelou bons pormenores e um boa combinação com os restantes elementos do ataque, em particular com Joshua Silva. Jogador com muita mobilidade, boa técnica e bom posicionamento em campo que o permitiu, confortavelmente, jogar a médio interior, extremo ou ponta-de-lança durante o jogo.
Michael Santos - Esperava ver este jogador a lateral esquerdo mas ele actuou essencialmente como extremo esquerdo (alguns minutos a interior e outros a extremo direito). Fez uma partida menos conseguida apesar de ter mostrado sempre empenho. Teve algumas dificuldades na recepção de bola e nas saídas para o ataque. Talvez tenha sido devido a falta de rotina na posição.
Diogo Viana - Mais uma boa exibição, jogador muito rápido e com técnica apurada sendo preponderante em muitas das jogadas de ataque.
Joshua Silva - Bom jogo protagonizado por este jogador revelando muita moblidade e bom entendimento com os restantes elementos do ataque. Marcou e deu a marcar por várias vezes pondo sempre em sobressalto a defesa adversária.
Frederico Oliveira - Entrou bem no jogou e fez uma boa partida. Jogador rápido e fez boas jogadas pelo flanco direito chegando a marcar um golo.
Rui Magalhães - Entrou na 2ª parte e ainda causou uma ou outra jogada de perigo e podia mesmo ter marcado um golo numa boa jogada em que atirou a bola às malhas laterais.
Luís Andrade - Entrou quase no fim do jogo e revelou-se um jogador um pouco individualista. Pareceu-me um pouco em baixo de forma e não deu para tirar grandes ilações sobre ele.

 
At 14:39, Blogger Ana Gomes said...

Sueco73, muito obrigada. Esse já tinha visto mas fico sempre orgulhosa :)

 
At 15:54, Anonymous Anónimo said...

Yogal//

Ah desculpa,pensava q era essa q te referias,outra n tenho conhecimento.

 
At 15:59, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Distrital de Infantis de XI, 2ª fase "B":

Tenente Valdez Vs Sporting

Onze leonino:

1- Pedro Pinto
2- rui Bento
3- João Barreto
4- Gonçalo Fino
5- Diogo Cataluna
6- João Pinto
7- Vando Dias (sub-cap.)
8- André Silva
9- Alexandre Guedes
10- Filipe Chaby
11- Miguel Martinho

Suplentes:

12- Lionel Santos
13- Vitor Pereira

Resultados desta manhã:

Estoril 0-16 Sporting (inf. 7)
Sporting 10-1 Belenenses (escolas equipas "B")

Informaçoes de André Figueiredo em Pina Manique

 
At 16:54, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Distrital de Infantis de XI, 2ª fase "B":

Tenente Valdez 0-3 Sporting (no intervalo)

Golos de Miguel Martinho, Alexandre Guedes e Filipe Chaby.

Informações de André Figueiredo em Odivelas

 
At 17:45, Blogger milton_filipe76 said...

Campeonato Distrital de Infantis de XI, 2ª fase "B":

Tenente Valdez 0-5 Sporting (resultado final)

Golos de Vitor Pereira e Vando Dias.

Informações de André Figueiredo em Odivelas

 
At 18:04, Anonymous Anónimo said...

André,
Já se sabe qual o futuro do Dinis? Depois do 'excelente' trabalho que realizou nos sub-17, já haverá rumores do que irá fazer?

 
At 18:45, Blogger Madjer said...

O Guimarães ganhou 4 a 3, num jogo muito bom:
Guimarães chegou ao 2 a 0, o Padroense empatou a 2 e passou para 3 a 2.
Nos ultimos 5 minutos o guimarães fez 3-3 3 4-3.

 
At 22:11, Anonymous Anónimo said...

lista de melhores marcadores dos juvenis A alguem me diz?pf

 
At 22:21, Anonymous Anónimo said...

"lista de melhores marcadores dos juvenis A alguem me diz?pf "

Para acabar com essa ansiedade, aqui vai a dita lista:

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

1º Yannick Djaló
2º Silvestre Varela
3º Lourenço
4º Jorge Cadete
5º João Paiva

 
At 22:30, Blogger ACF said...

Em relação à foto com o XIII (XIV contando com o Mister) que esteve em Odivelas para defrontar o Tenente Valdez só desejava esclarecer uma coisa, eu identifiquei os jogadores com uma legenda porque neste caso o consigo fazer. Identificar os jogadores dos escalões de Juniores, Juvenis A, Iniciados A é fácil, porque esses conheço bem, mas por vezes quando tiro fotos das equipas de Escolas A, B ou Infantis de VII muitas vezes não os identifico com uma legenda simplesmente porque ainda não me lembro de todos os nomes porque ainda não fixei as caras todas e os nomes a que correspondem e seria injusto identificar apenas alguns. Como no último mês vi várias vezes as duas equipas de Infantis de XI já tenho uma maior familiaridade com estas caras.

Uma coisa curiosa hoje em Odivelas, dos 13 jogadores que o Mister trouxe eu já conhecia razoavelmente bem 4 deles (Guedes, Martinho, Pedro Pinto e Vitor Pereira), os outros 9 estive a tirar o retrato para que todos nós possamos ter uma referência e uma recordação. Mas quando chegou a altura de fotografar o Nº3 (João Barreto) fiquei com a distinta impressão que o conhecia de algum lado porque aquela cara não me era estranha. Perguntei a uma pessoa que me contou que ele era da Lourinhã. Pois é, este João Barreto é filho do Paulo Barreto que foi meu colega de trabalho no principio dos anos 90 quando eu trabalhava na industria de artes gráficas (operador de Scanner). O mundo é mesmo pequeno.



André Figueiredo

 
At 23:48, Anonymous Anónimo said...

DIA 6 F.C.PORTO X SPORTING PARA O CAMPEONATO NACIONAL DE INICIADOS......NO OLIVAL......VOU ESTAR DIVIDIDO..........

 
At 23:54, Anonymous Anónimo said...

André ou outro que me possa esclarecer,

Não tem nada a ver com este tema, mas é uma dúvida que tenho tido ultimamente... Em caso de transferência do C.Ronaldo para outro clube (p ex: Real Madrid) o Sporting não recebe uma percentagem dessa transferência por causa dos anos de formação? Tinha ficado com a ideia de que sim... Desculpem lá a pergunta. Obrigado,

Miguel

 
At 00:01, Blogger ACF said...

"IA 6 F.C.PORTO X SPORTING PARA O CAMPEONATO NACIONAL DE INICIADOS......NO OLIVAL......VOU ESTAR DIVIDIDO"

Adorava ir, mas nesse dia vou ao Restelo com os Juvenis A. Não se pode ter tudo.

"André ou outro que me possa esclarecer,

Não tem nada a ver com este tema, mas é uma dúvida que tenho tido ultimamente... Em caso de transferência do C.Ronaldo para outro clube (p ex: Real Madrid) o Sporting não recebe uma percentagem dessa transferência por causa dos anos de formação? Tinha ficado com a ideia de que sim... Desculpem lá a pergunta. Obrigado,"

Ainda recentemente o Correio da Manhã falava sobre o Sporting receber uma verba, não me lembro de quanto era (2,5 milhões de euros?), mas isso deve ser uma % do valor astronómico de que se falava (80 milhões de euros?).

Não sei como funcionam estas coisas em termos de quantas transferências se podem realizar até o formador parar de receber. Quando o Paulo Ferreira se transferiu para o Chelsea ouvi dizer que o Estoril recebeu uma verba, mas esta Segunda-Feira disseram-me que o Dramático de Cascais também recebeu algo. Tendo em conta que o PF passou por 4 clubes até chegar ao Chelsea é curioso como o clube formador continua sempre a receber independentemente do número de transferências.



André Figueiredo

 
At 11:40, Blogger Unknown said...

André,

o Joshua é juvenil B? Vi-o jogar (apenas) uma vez no princípio da temporada. Como se portou ontem?

E que posição assumiu o André Martins? No jogo com o Belenenses (que esteve muitíssimo bem na pressão colectiva em bloco médio-alto - para falar mourinholês) o André Martins jogou nas 3 posições do meio campo (teve alguns períodos a 10, com o William pela direita e o Rosado a fechar o centro-esquerda)), mas sobretudo como 6, jogando o Rosado a seu lado (duplo-pivot) ou a interior-direito. Foi o mesmo com o Alverca?

E as fases? O Sporting voltou a insistir em lançamentos em profundidade para o Viana? Contra o Belenenses a equipa revelou uma gritante falta de calma para congelar o jogo e trocar a bola em progressão, melhorou neste aspecto?

 
At 11:43, Blogger Unknown said...

(onde disse Rosado queria dizer Amado...)

 
At 13:34, Anonymous Anónimo said...

ANDRE ,vivo bastante longe de lisboa,sou sportinguista,e desde que tu começaste este blog, que sou um dos teus leitores assiduos.Obrigado,por nos manteres informado ,dos topicos que concideras mais importamtes da nossa formaçao.CONTINUA ESTAS A FAZER UM TRABALHO EXCELENTE.É a 1 vez que estou a intervir no teu espaço porque ultimamente ao ler as tuas (EXCELENTES)CRONICAS ,tenho,algumas duvidas.Nos INICIDOS-A e nos JUNIORES,por lesao de alguns jogadores ou rotatividade eu vou entendendo tudo o que vou lendo.Já no que toca aos JUVENIS-A,para esta minha cabeça (OCA) é uma confusao.PARECE QUE ÁS VEZES TENHO UM NÓ .....se fores capaz ,por favor ajuda me

 
At 14:30, Blogger ACF said...

O Ishmael Yartey esteve mesmo em Alcochete, neste momento creio que está na Selecção do seu país, mas em principio irá regressar a Alcochete para mais testes porque o Sporting ficou com excelente impressão dele.

"o Joshua é juvenil B? Vi-o jogar (apenas) uma vez no princípio da temporada. Como se portou ontem?"

Que eu saiba ele é Juvenil A. Esteve bem na função de combinar com Diogo Rosado para poderem criar oportunidades um para o outro.

"E que posição assumiu o André Martins? No jogo com o Belenenses (que esteve muitíssimo bem na pressão colectiva em bloco médio-alto - para falar mourinholês) o André Martins jogou nas 3 posições do meio campo (teve alguns períodos a 10, com o William pela direita e o Rosado a fechar o centro-esquerda)), mas sobretudo como 6, jogando o Rosado a seu lado (duplo-pivot) ou a interior-direito. Foi o mesmo com o Alverca?"

O André começou como interior-esquerdo, certamente deve ter passado pela posição de ID, as trocas com o Amado ocorrem com muita frequência e por vezes até desce mais atrás no terreno que o Capitão. Houve um lance em que o Nuno Reis subiu pela direita e nesse lance o André Martins recuou para ficar ao lado do Pedro Mendes.

"E as fases? O Sporting voltou a insistir em lançamentos em profundidade para o Viana? Contra o Belenenses a equipa revelou uma gritante falta de calma para congelar o jogo e trocar a bola em progressão, melhorou neste aspecto?"

A equipa artilhada com 2 alas (Viana e Michael) em vez do Viana e William jogou em toda a largura do terreno e tinha mais velocidade (nem queiram comparar William com Michael no capitulo da agressividade) e criatividade, com o Martins no miolo o Rosado consegue subir mais e combina com o Silva para criarem jogadas um para o outro ou para o Viana. Continua a haver algum "kick and rush" do Mendes para a frente de ataque, mas achei que jogaram com mais naturalidade e um futebol mais apoiado.

Entraram bem no jogo e foi muito importante marcar os primeiros 2, após esses golos a equipa jogou muito mais descontraida e confiante, durante 5-10 minutos após o golo o Sporting jogou com muita confiança.

Nem tudo estava mal após a vitória 1-0 em Alverca, mas estes 5-1 não podem dar falsa confiança aos adeptos e jogadores para pensarem que tudo está bem, sinceramente acho que o Sporting jogou melhor, mas também acho que neste jogo "as bolas entraram" enquanto em outros não acontece essa felicidade. Se o factor sorte não estivesse presente o jogo também podia ter ficado 2-0 ou 3-1, é um score algo exagerado porque o Sporting não jogou MUITO melhor do que fez nos últimos 2 jogos.

5-1 é "anormal" tendo em conta o futebol jogado, mas está a haver uma evolução na direcção certa. O Alverca decepcionou, não consigo imaginar o Sporting a marcar 5 golos ao Alverca que vi em outros jogos.

P.S. O Régio foi a Alcochete pela 1ª vez quando lá foi ver os Iniciados A e ganhou 4-0 ao Entroncamento, ontem foi lá pela 2ª vez e ganharam 5-1, portanto ele já sabe que pode contar com a minha boleia para Alcochete na próxima Terça-Feira.



André Figueiredo

 
At 14:33, Blogger ACF said...

In site oficial do Sporting Clube de Portugal:

"FILIPE SOARES FRANCO NA COSTA DA CAPARICA

O presidente do Conselho Directivo do Sporting, Filipe Soares Franco, vai estar na sexta-feira, 27 de Abril, no Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica, no jantar comemorativo do aniversário do Núcleo.

Para marcar presença neste evento pode fazer a respectiva reserva através dos seguintes números de telefone – 963 055 243, 963 302 728, 966 920 885, 212 901 381 (a partir das 18 horas), 917 286 653 e 919 544 496.

Às 19 horas, na sede do Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica, situada em Santo António, na Avenida do Mar, Filipe Soares Franco vai descerrar uma placa alusiva à data e o jantar tem lugar às 20 horas, na Quinta do Caiado, na Sobreda da Caparica.



André Figueiredo

 
At 14:54, Anonymous Anónimo said...

esse steven era do boavista nao é? se for já jogou comigo num torneio de fut 5 o verão passado, ele o jaime pacheco e o paulinho santos.

 
At 15:22, Anonymous Anónimo said...

continuando,como explicas ,estando nos numa 2fase,querendo,ser CAMPEOES,que se ande neste momento à procura de arranjar uma equipa tipo????Em vez de se andar a concilidar tecnicas ,movimentos,transiçoes,tentando aprefeiçoar as tacticas aos jogadores que temos!!!!!!!!senao vejamos.....CEDRIC SOARES,medio ofencivo(B)joga neste momento a defesa direito(A).----RUI MAGALHAES,defesa direito(A)joga neste momemto a ponta de lança(A)-------WILLIAM CARVALHO,medio defensivo(B),extremo esquerdo(A)-----MICKAELL,defesa esquerdo(A)extremo esquerdo(A)----BRUNO SIMOES,defesa central (A),defesa esquerdo(A)----JOSHUA,ponta de lança,utilizado 2\3vezes(A)durante a epoca ,titular(A)------ANDRE GONSALO,(A)ponta de lança ,utilisado em 90%dos jogos suplente nao utilizado.Nao me alongando mais (SIM PORQUE EXISTE MUITO MAIS)eu sei que nao sou ninguem,mas as vezes tambem leio uns jornaizitos,e vejo a equipa cá da terra ,e.............gostava que fossemos CAMPEOES!!!!!!!!!!

 
At 16:11, Blogger ACF said...

"esse steven era do boavista nao é? se for já jogou comigo num torneio de fut 5 o verão passado, ele o jaime pacheco e o paulinho santos"

sinceramente não sei, se eu encontrar alguma foto boa dele eu depois coloco aqui.

"continuando,como explicas ,estando nos numa 2fase,querendo,ser CAMPEOES,que se ande neste momento à procura de arranjar uma equipa tipo????Em vez de se andar a concilidar tecnicas ,movimentos,transiçoes,tentando aprefeiçoar as tacticas aos jogadores que temos!!!!!!!!senao vejamos.....CEDRIC SOARES,medio ofencivo(B)joga neste momento a defesa direito(A).----RUI MAGALHAES,defesa direito(A)joga neste momemto a ponta de lança(A)-------WILLIAM CARVALHO,medio defensivo(B),extremo esquerdo(A)-----MICKAELL,defesa esquerdo(A)extremo esquerdo(A)----BRUNO SIMOES,defesa central (A),defesa esquerdo(A)----JOSHUA,ponta de lança,utilizado 2\3vezes(A)durante a epoca ,titular(A)------ANDRE GONSALO,(A)ponta de lança ,utilisado em 90%dos jogos suplente nao utilizado.Nao me alongando mais (SIM PORQUE EXISTE MUITO MAIS)eu sei que nao sou ninguem,mas as vezes tambem leio uns jornaizitos,e vejo a equipa cá da terra ,e.............gostava que fossemos CAMPEOES!!!!!!!!!!

É assim, eu sou um adepto e nada mais, posso ter uma grande paixão pelo futebol e em especial pelo futebol de formação e posso ler, conversar, observar e aprender muito, mas não me esqueço da minha função e não me sinto minimamente capacitado ou com disposição para criticar os treinadores ou as suas opções. Posso discordar, posso não perceber a lógica, mas tenho que respeitar pois tenho que assumir de boa fé que quem lá está com a responsabilidade em cima dos ombros sabe mais do que eu e muitas vezes em retrospectiva até acabo por perceber uma opção duvidosa ou duas.

Confesso que como adepto estou surpreendido com algumas opções do Mister Luís Dias nesta 2ª fase, encarei o campeonato regular como um periodo experimental no qual tinha que ficar no minimo em 2º lugar e de resto poderia ir testando opções. Entrando na 2ª fase pensei que a equipa tipo estivesse estabelecida na sua mente e a partir daí iriam jogar aqueles que lhe dessem maiores garantias. O que se tem passado é que na minha opinião as experiências continuam ou aumentaram (Cedric e Nuno Reis subitamente são titulares nos A, William fica mais próximo da titularidade, Miranda e Silva continuam a partilhar a baliza, etc). Presumo que chegando à 3ª fase a equipa vai estabilizar, espero que sim, e espero que o Luís Andrade e Wilson regressem em grande.

Eu também tenho opiniões, mas penso que falar destas coisas fora de tempo só serve para destabilizar. Por agora temos que ter fé.



André Figueiredo

 
At 16:23, Blogger Ricardo said...

Esse Steven é o Steven Vitória que pertence aos quadros do Porto e está emprestado ao Tourizense. É central.

Também há um Steven nos quadros do Boavista, mas esse é mais velho. E é lateral-direito, se eu não me engano.

 
At 16:28, Blogger Ricardo said...

A equipa se estabilizar só se for nos primeiros jogos, porque depois com as cargas e com a maior exigência dos jogos é normal que alguns jogadores vão rodando.

 
At 16:44, Anonymous Anónimo said...

EXACTO ELE ERA LATERAL DIREITO DEVE SER ESSE ENTAO MAIS VELHO CUMPS

 
At 17:56, Blogger Madjer said...

Já saiu a convocat´ria para os sub-16

 

Enviar um comentário

<< Home