Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Adrien Silva, Professor Jean Paul, Tiago Maia



O nosso Junior de 1º ano Adrien Silva apareceu hoje na página 90 da Edição Nº18 da "Revista Futebolista".

Foto original tirada a 6 de Janeiro 2007 (Casa Pia 3 - 1 Sporting).



Hoje uma amiga minha lá me contou que um primo dela tinha aparecido num artigo do Jornal Sol. Porque razão me veio contar ela esse detalhe? Simples, porque somos ambos Sportinguistas e o primo dela é o Tiago Maia que é o Treinador Adjunto dos Iniciados B no Sporting Clube de Portugal.

O artigo apareceu na página 39 da Secção de Desporto da edição de 27 de Janeiro do Semanário "Sol".

In Site Oficial do Sporting Clube de Portugal:

"O médio ofensivo da equipa de juniores sportinguista foi o único jogador português escolhido para integrar a selecção da Europa que disputará, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março, a Meridian Cup, em Barcelona.

A selecção europeia de sub-18 foi escolhida, pelo departamento técnico da UEFA, durante o Torneio de Elite de sub-17, que decorreu entre Março e Maio de 2006, e Adrien Silva juntar-se-à a outras jovens promessas do futebol europeu, para defrontar as outras selecções continentais da categoria, em partidas que terão lugar no "Mini Nou Camp", propriedade do FC Barcelona."

Adrien Silva no Site da FPF



André Figueiredo

23 Comments:

At 09:49, Blogger ACF said...

In a "Bola" (versão online):

"Adrien Silva, ainda assim, já viveu outros momentos importantes na sua ainda curta carreira, como, por exemplo, naquele dia 5 de Outubro de 2005, quando ele, assim como outros juniores do Sporting — Bruno Matias, Diogo Amado e Marcos Matias — foram chamados pelo seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, e foram figuras principais no treino da Selecção Nacional, no Jamor"

Que confusão, os jogadores chamados foram Adrien Silva, Bruno Matias (que eu saiba o Marco Matias não foi chamado), e Diogo Amado (que não era Junior). Isso aconteceu a 5 de Outubro de 2006 e não 2005, foi nesse dia que decorreu a 4ª Jornada do Nacional de Juvenis na qual o Sporting recebeu o Estrela da Amadora em Alcochete e o Diogo Amado (Bruno Matias e Adrien Silva) esteve ausente desse jogo devido ao facto de ter sido convidado por Scolari.

"O jogador de 18 anos, escolhido pelo departamento técnico da UEFA durante o Torneio de Elite de sub-17, que decorreu entre Março e Maio de 2006, juntar-se-á a outras jovens promessas do futebol europeu, para defrontar as outras selecções continentais da categoria, em partidas que terão lugar no «Mini Nou Camp», integrado no complexo desportivo do Barcelona."

O Adrien nasceu a 14 de Junho de 1989 portanto obviamente não em 18 anos de idade como disseram no jornal.



André Figueiredo

 
At 10:40, Blogger Madjer said...

Vê o artigo "VIVEIRO DE TALENTOS" nas págs. centrais do Diário Desportivo de hoje 31/01/2007.
É sobre a Academia de Formação do Sporting.

 
At 10:49, Blogger ACF said...

Pois, e como sugeres que eu encontre esse jornal a menos que leve um saco-cama e vá dormir na estação de Metropolitano? Pelas 07:00 já toda a gente pegou no jornal, podem ser 100.000 exemplares mas sendo gratuito desaparece num instante. Parece interessante o artigo, mas é muito dificil encontrar o jornal, uma vez encontrei um no Cais do Sodré, mas era mesmo o último.

Se alguém tiver imagens tiradas no Scanner é só enviar para o meu E-Mail que eu coloco aqui no blog.



André Figueiredo

 
At 11:00, Blogger Unknown said...

André,

os meus registos confirmam que o Marco Matias também estava lá.

A propósito, sabes o que é feito do Décio Fernandes, um centrocampista do Benfica que me impressionou sobremaneira na época passada?

 
At 11:07, Blogger ACF said...

No Jornal Record no dia seguinte mostraram imagens do Diogo Amado, Bruno Matias e Adrien Silva, mas não do MM7, quando estive em Alcochete nessa Quarta-Feira só me falaram dos 3 quando eu estranhei a ausência do DA no XVIII dos nossos Juvenis para enfrentar o Estrela da Amadora.
Creio que nessa manhã antes de ir para Alcochete tropeçei num artigo no maisfutebol que falava da presença dos 3 na Selecção. Se o Marco lá esteve fico feliz porque é um jogador com largo futuro.

"A propósito, sabes o que é feito do Décio Fernandes, um centrocampista do Benfica que me impressionou sobremaneira na época passada?"

Nasceu em que ano?



André Figueiredo

 
At 11:19, Blogger Unknown said...

Apanhei a notícia que o Marco Matias também lá esteve em algum sítio desportivo... pelo que me lembro, o Adrien, o Bruno Matias e o Diogo Amado intervieram mais no treino e o Marco Matias um pouco menos, mas tinha poucas dúvidas que lá tenha estado. E entretanto encontrei isto:

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=730179&div_id=1194

O Décio devia ser juvenil de 2º ano (com o corpo que tinha, se fosse de 1º ano era enorme) no ano passado... estive a ver o site do Benfica e não consta na lista do plantel de juniores. Não acredito que o tenham dispensado, porque fazia mais a diferença do que o Rosa ou do que o Carvalhas - carregava a equipa para a frente.

 
At 11:45, Blogger ACF said...

"O Décio devia ser juvenil de 2º ano"

Pelo menos não constou de nenhum dos XVIIIs que defrontaram a equipa de Juniores ou Juvenis do Sporting nas últimas 18 jornadas. Pode ser que tenha sido emprestado a um clube na Zona Norte.


André Figueiredo

 
At 12:29, Anonymous Anónimo said...

O Décio está emprestado ao Oeiras, é junior de 1º ano este ano.

 
At 12:54, Anonymous Anónimo said...

O Décio é junior de 1º ano e está emprestado à AD Oeiras. Ao contrário do que aqui foi dito era um jogador batalhador e com boas qualidades fisicas, mas a nível técnico ficava um pouco distante daquilo que é esperado para um interior direito/médio ala de qualidade. Nesses escalão Romeu Ribeiro, André Carvalhas e Miguel Rosa são jogadores de qualidades muito superiores.

 
At 13:01, Blogger ACF said...

"O Décio está emprestado ao Oeiras, é junior de 1º ano este ano."

"O Décio é junior de 1º ano e está emprestado à AD Oeiras. Ao contrário do que aqui foi dito era um jogador batalhador e com boas qualidades fisicas, mas a nível técnico ficava um pouco distante daquilo que é esperado para um interior direito/médio ala de qualidade. Nesses escalão Romeu Ribeiro, André Carvalhas e Miguel Rosa são jogadores de qualidades muito superiores."

Obrigado aos 2, pelo esclarecimento.

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=6442

O Site oficial do Oeiras é um pouco mais limitado:

http://www.adoeiras.pt/futebol/equipas.odb



André Figueiredo

 
At 13:10, Blogger Unknown said...

Ok! Obrigado a ambos.

Pretendia apenas realçar as qualidades do Décio. Não me pareceu ser extraordinariamente dotado para jogar numa ala, mas como centrocampista pareceu-me um Essien em potência. Tinha uma capacidade de transportar o jogo notável, simplicidade de processos e omnipresença em campo que me ficaram na retina.

Se calhar fez apenas um óptimo jogo...

 
At 13:11, Blogger ACF said...

Em a "Bola" (versão online):

"Abrantes Mendes, candidato derrotado nas últimas eleições do Sporting, disse hoje não compreender os motivos porque os actuais responsáveis do clube não foram ao mercado à procura de reforços para o plantel do futebol.
«O património foi vendido, e ao contrário do que se afirmou na campanha eleitoral, o Sporting não conseguiu reunir uma grande equipa para a Europa. Soares Franco disse na altura que a venda do património servia para formar uma equipa para a Europa, afinal é o que estamos a ver», adiantou Abrantes Mendes falando à Antena 1.
«Não compreendo como é que o Sporting diz não ter dinheiro. Só espero que não vendam a seguir a Academia ou o Estádio, era só o que faltava», acusou o antigo dirigente leonino que perdeu nas urnas as eleições ganhas por Soares Franco.
«O Sporting ficou sem património e não construiu a tal forte equipa para a Europa», lamenta."

Talvez SAM em vez de agora reclamar deveria antes ter sido mais esclarecedor durante a sua campanha, ele levantou a "saia" para mostrar o tornozelo e prometia revelar o resto quando fosse eleito. Na apresentação da sua lista disse "Só para dar um cheirinho, se eu for eleito faço entrar 100 milhões de euros depois de renegociar com a MDC" e inclusive mostrou interesse em trazer Kalifa Cissé para o Sporting.
Todos os candidatos foram vagos, mas ele foi o mais vago de todos e não perdeu as eleições por 1 ou 2 votos portanto não sei porque razão agora reclama tanto.

Nem uma única vez ele disse que os talentos não eram para vender, fiquei mais com a ideia que os ia vender e com esse dinheiro iria comprar outros jogadores no mercado nacional. Pareceu ser boa pessoa, mas esclareceu muito pouco sobre os parametros da sua estratégia e culpou sempre a imprensa por tudo o que corria mal na sua campanha.

Duvido que mais de 200 pessoa tenham votado nele por causa dele, algumas centenas votaram nele simplesmente porque não era o Soares Franco. É triste ver as pessoas a votar num elemento que desconhecem só para não dar o voto a outro com quem não simpatizam. Aliás, não é triste, é irresponsável.



André Figueiredo

 
At 13:39, Blogger Jorge Sepúlveda said...

"Pois, e como sugeres que eu encontre esse jornal a menos que leve um saco-cama e vá dormir na estação de Metropolitano? Pelas 07:00 já toda a gente pegou no jornal, podem ser 100.000 exemplares mas sendo gratuito desaparece num instante. Parece interessante o artigo, mas é muito dificil encontrar o jornal, uma vez encontrei um no Cais do Sodré, mas era mesmo o último.

Se alguém tiver imagens tiradas no Scanner é só enviar para o meu E-Mail que eu coloco aqui no blog."

Isso era uma grande ideia porque já ouvi falar muito desse jornal mas, infelizmente, nunca lhe pus a vista em cima. Tenho muita curiosidade em ler esse artigo de que falam.

Regio

 
At 14:17, Blogger 30 said...

Ao contrário do que se diz, o Décio não é centro campista. Actuava na posição de interior direito, mas a sua posição de origem é e sempre foi como medio ala direito. A defender era fraco, mas a atacar explanava muito bem as suas principais qualidades. Técnica apurada, boa velocidade. Sem dúvida que este ano iria ser um jogador importante pois não há ninguém no plantel de Juniores do SLB com as mesmas características que ele.

André Sabino

 
At 15:31, Blogger Ricardo said...

De onde foi tirada a entrevista do Jean Paul? Do jornal do Sporting? Do tal Diário Desportivo?

Esse texto tem vários erros de montagem...

 
At 15:44, Blogger ACF said...

Página 32 e 33 da revista "Futebolista". Como as 2 páginas não cabem no Scanner eu tive que passar 2 vezes e depois colei uma página por cima da outra portanto é só uma questão de perceberes onde está o corte (está na zona onde está a parte de cima da foto da entrada da Academia) e leres primeiro uma e depois lês a que está por por baixo.

A entrevista deve ter sido feita recentemente porque repara que o Professor menciona ter estado no Brasil a ver uma competição (presumo que se refere à Copa São Paulo de Juniores) e se não estou em erro essa competição terminou uns 5 dias atrás.



André Figueiredo

 
At 22:13, Blogger Joao said...

Estava a tentar encontrar a lista com os jogadores escolhidos para essa Meridien Cup, mas não encontrei, nem no site da UEFA. Sabes a lista dos convocados?

 
At 22:31, Blogger João Faria said...

Ridiculo o Record dar medalha de prata ao Petit,que não fez nada, e apenas dar uma pequena nota do grande feito do Adrien nas páginas centrais

 
At 22:55, Anonymous Anónimo said...

o adrien nascei no dia 15.03.1989 e nao a 14 de junho como alguem o disse aqui...

 
At 23:09, Blogger ACF said...

"Estava a tentar encontrar a lista com os jogadores escolhidos para essa Meridien Cup, mas não encontrei, nem no site da UEFA. Sabes a lista dos convocados?"

No site da UEFA encontrei algo mas não tem muitos detalhes.

http://www.uefa.com/competitions/meridiancup/index.html

Presumo que clubes que têm boas canteras como o Barcelona, Sevilha, Parma, Leeds, AS Cannes, AS Monaco, etc são todos boas apostas para terem jogadores convocados.

"Ridiculo o Record dar medalha de prata ao Petit"

Quê? Tu andas a ler o Record? Que vergonha, vou contar a toda a gente. Qualquer dia até andas a ler a secção de desporto do "24 Horas".



André Figueiredo

 
At 23:14, Blogger ACF said...

"o adrien nascei no dia 15.03.1989 e nao a 14 de junho como alguem o disse aqui..."

Tens toda a razão. Quem nasceu a 14 de Junho foi o Rui Lopes. Obrigado pela chamada de atenção.

http://img251.imageshack.us/img251/9158/untitledxw3.jpg



André Figueiredo

 
At 08:46, Blogger Madjer said...

André vou tentar enviar-te o artigo sobre a academia, mas como o computador e anexos não me são muito familiares, não prometo que o faça antes do fim de semana.

 
At 22:34, Blogger João Faria said...

"Quê? Tu andas a ler o Record? Que vergonha, vou contar a toda a gente. Qualquer dia até andas a ler a secção de desporto do "24 Horas"."



HAHA outro dia por acaso apanhei um 24 horas perdido e li a secção de desporto. Sabes o que dizia? Que o Braga queria o Tiago Pinto, CENTRAL(?????) dos juniores do Sporting. O ridiculo não tem limites. Quanto ao Record, compro raramente e então agora que subiu o preço ainda mais raramente vai ser

 

Enviar um comentário

<< Home