Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, janeiro 20, 2007

D. Castelo Branco 1 - 3 Sporting (17ª Jornada de Juvenis A)



Ficha de jogo

O jogo entre o Desportivo de Castelo Branco e o Sporting efectuou-se nas excelentes instalações do complexo desportivo municipal de Castelo Branco onde a temperatura estava excelente para a pratica de futebol, tendo apenas um senão devido ao estado do piso sintético que ao fim de 5 anos de existência já acumulou demasiados resíduos de borracha que faziam a bola rolar com mais velocidade que o normal, prejudicando assim os atletas na recepção dos passes.
Nesta jornada o Sporting estando perante um adversário teoricamente mais fraco optou por descansar alguma "artilharia pesada" para assim dar minutos a outros jogadores para poderem evoluir. O Guarda-Redes Pedro Miranda esteve no banco e teve a companhia do goleador Wilson Eduardo. O Capitão Diogo Amado não foi convocado porque a sua mãe foi submetida a uma intervenção cirúrgica e o jovem Capitão ficou ao lado da sua progenitora com a devida autorização da equipa técnica.
A equipa anfitriã só tinha 5 jogadores no banco de suplentes sendo 4 deles (João Santos, Daniel, Ruben e Danilo) Juvenis B, foram capitaneados por João Baptista, e ambas as equipas contaram com substancial apoio nas bancadas.

O Sporting surpreendeu ao iniciar o jogo com um sistema ligeiramente diferente do habitual 4-1-2-3, começaram em 4-2-4 com André Martins e Vasco Oliveira no miolo, um tridente de ataque convencional com Viana na esquerda, Andrade na direita e Gonçalo no meio, mas desta vez Diogo Rosado jogava mais perto do sector finalizador do que dos médios. Rosado era a unidade mais maleável deste sistema e vagueou por toda a frente de ataque tentando municiar André Gonçalo, mas trocou também várias vezes de posição com Diogo Viana.
O Nº10 Leonino fez uma exibição cheia de pormenores técnicos muito bonitos, em algumas situações exibiu tal beleza técnica que quase dava a ideia que isto era um jogo treino onde poderia adornar os lances com tanto tecnicismo quanto lhe apetecesse.
Luís Andrade, Diogo Viana e Michael Santos (excelente toque de bola mais uma vez em evidência) estiveram muito agressivos a atacar durante o jogo sempre tentando levar a equipa para a frente e personificaram a raça da equipa.

Não se pode dizer que tenha sido um grande jogo, o Sporting a nível de oportunidades de golo, cantos, remates, livres dominou por completo o adversário, mas nunca foi um domínio sufocante, os anfitriões defensivamente não estiveram mal e foram relativamente impermeáveis pelo eixo defensivo impedindo Diogo Rosado de ligar a equipa a André Gonçalo.
Aos 13 minutos o Sporting já jogava com 10 jogadores de campo acima da linha média para tentar criar situações de superioridade numérica que lhe permitissem abrir o marcador, mas sem efeito porque o Castelo Branco era lento a fazer a transição defesa para o ataque, mas a defender tinha bastante empenho e um jogo aéreo mais que razoável. O jovem João Cabaço demonstrou ter velocidade e um controle de bola suficientemente aguçados para não poder ser menosprezado por Bruno Simões ou Michael Santos que tinham a tarefa de fechar a retaguarda caso a equipa fosse apanhada no contra-ataque.

Cedo se percebeu que seria pelas alas ou com remates de meia distância que este empate seria desfeito. Aos 27 minutos os extremos Leoninos trocam de flanco numa tentativa de confundir João Cabeço e Ricardo Lourenço mas sem grande efeito, o jogo estava muito preso, o Sporting era melhor mas o adversário não estava minimamente assustado.
Aos 31 minutos Luís Andrade faz um remate frontal à baliza a uma distância de 20 metros e faz assim o 1º golo da partida. Aos 36 minutos Ricardo Lourenço faz uma entrada muito dura (que lhe valeu um amarelo que bem podia ter sido vermelho) sobre a tibiotársica direita do Capitão André Martins, mesmo muito dura esta falta. O jovem médio que festejava neste dia o seu aniversário (com direito a bolo) caiu no chão e era óbvio que estava a sofrer imenso e chegou-se a temer o pior porque o Capitão estava mesmo muito queixoso, mas com o auxilio do enfermeiro Alexandre Rodrigues o médio conseguiu regressar quase 5 minutos depois de sofrer a falta.

Aos 40 minutos o Mister Luís Dias retira Filipe Paiva e faz entrar o lateral direito Frederico Oliveira para tentar dar maior dinâmica ofensiva e profundidade ao corredor direito e de facto devido ou à frescura do jogador ou às suas características a verdade é que atacou mais que o seu antecessor. Diogo Rosado já tem sobre si a responsabilidade de bater a maior parte dos cantos e livres e o seu pé esquerdo é sem dúvida um instrumento bem calibrado que apenas precisa de um bom finalizador do outro lado. Neste jogo o central Pedro Mendes foi o melhor elemento da defensiva Leonina, esteve muito bem a defender, mais rápido e interventivo do que é habitual e chegou mesmo a arriscar no ataque onde por pouco não fez 1 ou 2 golos de cabeça (chegou a cabecear à trave) após passes preciosos de Diogo Rosado.

Aos 53 minutos Luís Andrade marca o seu 2º golo (e já é o seu 7º da época) após uma assistência de André Gonçalo. Após este golo pensou-se que o Castelo Branco baixaria os braços mas na verdade o jogo continuou sempre no mesmo estilo, Sporting atacava mas evidenciava alguma inoperância na finalização de jogadas de bola parada enquanto o Castelo Branco jogava com brio, compacto e disciplinado.
Aos 56 minutos sai o trinco Vasco Oliveira e entra Sérgio Marakis para a mesma posição, Oliveira esteve bem e ajudou bastante na tarefa de fechar as alas, mas Marakis esteve muito bem exibindo maturidade, força física, garra e combinando bem com André Martins. Marakis é um jogador mais "pesado" mas muito eficaz a preencher espaços no meio campo, com ele no relvado o Sporting parece ficar instantaneamente mais compacto e agressivo.

Do lado do Castelo Branco destaque para Diogo que à imagem da sua equipa jogou descomplexado, jogou o jogo pelo jogo e mostrou ser possuidor de um bom sprint e um controle de bola acima da média. Aos 57 minutos o ataque do Castelo Branco remata com muito perigo à baliza de Nuno Silva mas este faz uma defesa muito boa mas larga o esférico e depressa João Latado faz a recarga mas Nuno Silva defende outra vez, foram duas defesas seguidas, ambas com elevado grau de dificuldade e sem dúvida o "highlight" deste jogo a nível de guarda-redes.

A 14 minutos do fim sai André Gonçalo e entra Wilson Eduardo, troca por troca mas agora a frente de ataque Leonina ganha mobilidade, velocidade e capacidade técnica, mas o Sporting parecia de facto desinspirado a jogar sobre este sintético. Curiosamente o Castelo Branco havia jogado jogos recentes em casa mas num relvado natural e tinha perdido (inclusive 0-11 Vs Belenenses) por números esclarecedores mas a jogar sobre o sintético parecem de facto ter alguma vantagem sobre os seus convidados.

Aos 69 minutos Diogo Viana que tanto havia incentivado a equipa verbalmente ao longo da partida finalmente marca um golo mais que merecido pelo seu empenho ao longo da contenda, curiosamente ambos os flanqueadores marcaram nesta partida. A assistêntica para o golo de Viana veio de Wilson Eduardo que mais uma vez demonstrou que é mais do que um mero finalizador.

O Mister Natário elegeu não fazer qualquer substituição na sua equipa, mas a 5 minutos do fim numa jogada que começa no canto direito os locais conseguem finalmente o tento de honra num golo em que Nuno Silva é traído pelo excesso de corpos à sua frente que não lhe permitiram ver o esférico que entrou impiedosamente na sua baliza cortesia de Francisco Sorda que naturalmente ficou radiante com o seu golo.

Foi um jogo que valeu mais por algumas exibições individuais, nomeadamente a excelente exibição de Pedro Mendes, o 1º golo de Luís Andrade que foi de facto muito bonito, a performance de Sérgio Marakis que mais uma vez demonstrou que é um Juvenil de 1º ano a ter em conta. Do lado adversário destaque para Francisco Sorda pelo golo que marcou, e destaque também para o Keeper João Mota que teve algumas atrapalhações mas também desarmadilhou alguns lances perigosos.
Por último é importante mencionar o grande fair-play que se fez sentir nas bancadas entre os adeptos mesmo no meio de algumas picardias tipicas dos mais jovens, menciono ainda a cordialidade dos funcionários do clube anfitrião que souberam receber com grande profissionalismo e boa disposição os visitantes oriundos de Lisboa.

As melhoras para a Mãe do Diogo Amado.



André Figueiredo

Terça-Feira 23 de Janeiro, 15h00
Portugal Vs Finlandia (Sub-17) Estádio Alfredo da Silva (Barreiro).
Rosado, Amado, Viana, Wilson, Michael e Pedro Mendes estão na convocatória.


Capitão André Martins

Sub-Capitão Bruno Simões

Luís Andrade

Wilson Eduardo

Diogo Viana

Diogo Rosado

Pais do Diogo Amado

18 Comments:

At 12:47, Blogger Rui777 said...

D. Castelo Branco,1 Sporting, 3

Golos:
Luís Andrade (2)
Diogo Viana (1)


Informações dadas pelo André Figueiredo, desde Castelo Branco.

 
At 18:05, Blogger André Sabino said...

Parece que lá em Castelo Branco é sempre complicado. Muito bem André Figueiredo, grande viagem até Castelo Branco. Amor ao clube e aos jovens é o que é preciso!

Hoje tanto o Benfica como o Sporting empataram a 0 em Juvenis B.

Um abraço

 
At 20:41, Anonymous milton_filipe76 said...

Andre, ja que vais ver a selecção sub-17 observa o jogador Vitor Bastos, caso ele jogue.

 
At 21:06, Blogger André179 said...

"Andre, ja que vais ver a selecção sub-17 observa o jogador Vitor Bastos, caso ele jogue."

Vou tentar, estou mesmo curioso é por ver o Fábio Futre e o Rui Fonte, e claro para apoiar os 6 Leões.

Não sei se vou fazer reportagem desses 2 jogos de Sub-17 porque vou lá mais como adepto para apoiar o Sporting. Logo se verá.



André Figueiredo

 
At 21:35, Anonymous Anónimo said...

o 3o golo?

 
At 21:57, Anonymous Master_ said...

André porque não jogou o Diogo Amado e o que aconteceu a mãe dele?

 
At 22:05, Blogger PLF said...

André,

"vou lá mais como adepto para apoiar o Sporting"

então mas o jogo é da selecção!

 
At 23:20, Blogger André179 said...

"o 3o golo?"

Sorry, eu acordei às 5 da matina para poder sair de casa e estar cedinho em Castelo Branco, e depois cheguei a casa cheio de sono pelas 15:30, estava meio a dormir quando escrevi a reportagem, mas agora já coloquei lá os detalhes desse tento. As minhas desculpas.

"André porque não jogou o Diogo Amado e o que aconteceu a mãe dele?"

Segundo me contaram o Diogo pediu para ser dispensado da convocatória porque a mãe dele tinha sido ou ia ser operada e ele queria ficar perto da mãe. Pelo menos foi isso que me constou.

"então mas o jogo é da selecção!"

Achas que eu ia lá se não tivessem lá jogadores do Sporting na Selecção Sub-17? Leão é sempre leão quer tenha vestida a camisola do Sporting, a de Portugal, ou a do Olivais e Moscavide.



André Figueiredo

 
At 10:24, Blogger André179 said...

Esqueci-me de dizer que o Capitão Diogo Amado nasceu a 21 de Janeiro de 1990, portanto fez ontem 17 aninhos.



André Figueiredo

 
At 23:00, Anonymous Anónimo said...

É o seguinte, eu acho de muito mau gosto que exponhas a vida do Diogo Amado dessa maneira. Poderias ter dito que ele não jogou por motivos pessoais, que não estava lesionado. E se os colegas te disseram isso, deverias ter guardado em segredo pois isso é a privacidade dele.
Realmente tu dás-te a imenso trabalho e depois estragas tudo com estas coisas. Aprende que nem tudo o que se sabe é para escrever no blog.
E mais... lá porque eles te deram essa informação, não quer dizer que seja a correcta! a sério deixa-te desses comentários que só prejudicam a credibilidade do trabalho que aqui realizas e no qual investes tanto...
É uma critica construtiva mas que acho muito necessária... porque tu só podes Não ter noção das coisas... foi de muito mau gosto!

 
At 00:48, Blogger André179 said...

É mau gosto dizer que um filho considera ser mais importante ficar com a sua mãe do que ir jogar um mero jogo de futebol? Pelo contrário, não é mau gosto, este tipo de comportamentos deviam ser do conhecimento das pessoas para que possam entender que um jovem não é apenas um futebolista, também é um cidadão, um filho, um aluno, etc. O Comportamento desportivo pode ser aquele que interessa à maioria mas o comportamente civico é muito mais importante.

Mencionei aquilo porque considero um gesto muito bonito e louvavel da parte dele esse altruismo que esquecer os seus compromissos profissionais para estar junto da sua mãe, muitos filhos não teriam feito o mesmo.

Agradecia que no futuro se identifique ou então mande estas criticas via E-Mail.



André Figueiredo

 
At 04:33, Anonymous Roy Da Silva said...

Hi Andre

Can you tell me more about William Carvalho how old is he. and what do you think of him

 
At 04:34, Anonymous Roy Da Silva said...

Hi Andre

Who are the stars of the Sporting Under 15 Team.

 
At 10:21, Blogger André179 said...

"Can you tell me more about William Carvalho how old is he. and what do you think of him"

I estimate he must have been born in 1992 but I do not know his exact birth date because information of this nature is rarely ever provided by the club to outsiders either via it's official newspaper or to other sports newspapers and there's little point in asking because they are always suspicious of one's true intentions

I don't yet know too much about William because I've only seen him play once, for his age he's quite big, he's got long legs, his balance seems quite good for his age and ectomorphic physique, physically strong, unselfish.

I'm 5.10 and as you can see in this photo he's about 15 feet away yet he's clearly taller than me because his shoulders are about on the level of my camera:

http://img444.imageshack.us/img444/1452/dsc005679dj.jpg

"Who are the stars of the Sporting Under 15 Team."

I rather like the U-15 Team (Initiated A) I think they play well, they have a good team but beyond that they have a good squad and can rotate players without a major drop in quality. I like the coach and the team performs well in the vast majority of games by not just winnning but winning in style. Physically they seem nice and fresh even in the latter stages of games and the ball circulation can at times be exceptional. I think this squad has very good players and as it moves on up in the coming 4 year they will be an interesting bunch to follow. The best games I've seen this season in the youth ranks were from this team.

I like the left winger Tiago Cerveira who is an exceptionally fast forward, has great balance, good ball control and when he turns on the turbo there's no way to cacth him (very explosive sprinter), he's not very tall but he's physically strong and can handle a tackle very well.

Centre-back André Oliveira is one of the captains and another player I like (and I think all the fans will like him), he's very active along the defensive axis either closing down his zone or assisting his less mobile partners (Miguel Serôdio or João Freitas), reasonably fast, very high energy type defender in the style of Daniel Carriço or John Terry, plays with a lot of enthusiasm and the Captain's armband looks good on him.

Centre-back Miguel Serôdio is tall and somewhat gangly looking but technically he's clearly above average for a defender, his balance and speed isn't quite there yet but he often cuts off passing lines with a clean smooth first touch.

Altair Jr is a Brazilian playmaker that often plays on the left or right wing, he's 1 year younger than the other squad members so that gives you an idea of his precociousness, technically he's quite good but he lacks speed in order to be effective on the flank, I think sooner or later he'll play in the middle either as a Nº10 or a secondary striker. Physically he looks well developed for a player who is just 13 years old.

Danilo Serrano is a modern box-to-box midfielder who usually plays as a centre-midfielder but can drop back to help the holding midfielder or go forward through the middle and pop into the box as if he was a 2nd striker. He's an energetic player gives the team all he's got from beggining to end. He's still a bit shy about his new surroundings but the potential is there.

Daniel Pereira is a defensive midfielder and combines very well with Danilo and with these 2 the midfield can count on the ability to exert pressure in the middle line all game long which in turns allows the coach to field a more technicist type of player without the danger of losing presence in the area.

João Santos is a very good keeper, he's not that tall yet and I wouldn't say he's exceptional in any facet of the game but he's a well rounded keeper, physically strong for his size, good hands, fearless coming out to receive the ball, mature for his age, very concentrated from beggining to end but hardly ever nervous.

Diogo Freitas is another midfielder I like, good technique, excelent ball control and vision.

Rui Coentrão is also a very good left-back, good stamina and agressive.

I think when we faced Benfica they had a better team (and deserved the win) than us but we had/have a better squad, I think as the weeks pass we are going to get stronger because we certainly have the players for it and I don't just mean a good XI, there's enough raw material there to form 2 good XIs with no problems whatsoever, the squad is that rich in talent.
I think our biggest problem in the game was that Benfica shut down 2 or 3 of our players (most noticeably Rui Coentrão) and had us on the backfoot through large portions of the game and the kids got a bit nervous once they were 1-0 down.

Having said that all 3 big clubs seem to have good U-15 teams this season, whether we win or lose the title that doesn't erase the fact that we have good players and a good team.

If I can be of any further asistance then feel free to ask.



André Figueiredo

 
At 22:56, Anonymous Anónimo said...

Thank you Andre. I know that Porto has a great Under 15 Team. Can you talk about the Benfica Under 15 Team a litte. Especially Tiago Romeira and Rui Silva. Also what do you think of Adbel Vieria plays for Benfica Under 17 and should be on the Portugal Under 16 Team. Any one else you like from Benfica. Also maybe a update on Christian Pode.

 
At 23:59, Blogger André179 said...

I have only seen Benfica's U-15 team play once, it was when they visited Alcochete during the 8th round. I honestly don't recall that much regarding Tiago Romeira. Rui Silva I do remember, I believe he came on as a substitute and quickly impressed me with his mobility and technique, if I recall correctly he was possibly the best player I saw in that Benfica team from a technique standpoint.

Abdel Vieira seemed like a player with an ability to adapt to more than one position on the pitch but didn't seem overly impressed in any of them, he's a bit of a jack of all trades you might say.

To be perfectly honest nobody on Benfica's team impressed me that much, I think the team's real strenght is the team itself and not 1, 2 or 3 great talents, I think it's a cohesive unit that plays with their sleeves rolled up and caught us early on and didn't give us any breathing room until the final 10-15 minutes when they ran out of steam and we managed to get a lucky goal.
I think Benfica had 3 players that kept us off balance but other than that basically they have a disciplined team which doesn't make many mistakes and preys on their opponent's nerves.

I think Sporting has more room for growth, I think Benfica will stagnate and hit a plateau sooner than we will, whether we have grown enough to be able to get a draw or a win in the 19th round of the Championship I honestly don't know because I haven't followed the team that closely as of late but I have faith that we are going to get a good result on February 4th. If we get a draw and it's a deserved draw where we play well enough to at least be evenly matched in an away game Vs such a strong opponents then I will be perfectly happy for now.

The player I liked the most in Benfica's U-15 team was right-back Aurélio Silvério who shut down Rui Coentrão who is usually a very good player but that day he just couldn't get space to play his usual standard of football.

I don't know about Ponde, he's either at Olhanense or he's been to the Academy to train but I believe he's suffered some sort of injury and is on the shelf for now, I honestly don't know, sorry.

André Sabino can probably elucidate you further regarding Benfica's U-15 Team.



André Figueiredo

 
At 03:16, Anonymous Anónimo said...

Can you please let me know more about more about. Diogo Rosado. Is he a playmaker #10 or a winger, Who would you describe as a player.

 
At 20:57, Blogger André179 said...

"Can you please let me know more about more about. Diogo Rosado. Is he a playmaker #10 or a winger, Who would you describe as a player."

He's a playmaker (Nº10) and is almost always fielded as an inside-left (he's left footed), he's a tall lad but his technique is uncommonly good for a player his size sort of like Zlatan Ibrahimovic and Artem Milevski or even Thierry Henry. He needs to improve on his ability to drop back and help the other midfielders in defencive duties and he needs to improve his balance so that he can pick up some speed. He's a very promissing player due to his unique physical characteristics.
As his body matures past puberty and his equilibrium gets better then he'll surely gain mobility so that he can mix speed with technique (something Cristiano Ronaldo has) and physical strenght, if he can get all 3 in the same package (he's already physically strong and has outstanding technique for a big man) he'll be a very interesting player, he's already improved quite a bit in the past few months, especially since returning from the Christmas Hollidays he seems less afraid to have the ball, in the past he was too kick to let go of it.

It's difficult for a 6.2 player to have the same degree of cordination and motor skills as a 5.7 compact player, the limbs are longer, the sense of balance is poorer and there's less eye to foot cordination which in turns makes the player look at his feet more often than shorter playmakers. Rosado tends to play with his eyes looking down and lifts it when it's time to seek out the passing line. Once he gets more comfortable he'll be able to play with the ball at his feet and his eyes looking forward.

I would not be surprised if eventually he matures into a left winger or a 2nd striker. He's an exciting prospect no doubt about it. Plus I really like that alternative golden yellow jersey that Sporting wears, I figure I'll buy me one of those next Spring with the "10" on it's back, it's a lovely looking shirt.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home