Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Portugal 1 - 0 Finlândia (Sub-17)



Fábio Futre, Figueiredo, Ivo Pinto, Eduardo Machado e Pedro Mendes celebram o golo do Capitão Rui Fonte

Apesar das previsões de um frio aterrador fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o 2º jogo entre Portugal e Finlândia decorreu perante um público entusiasta onde a temperatura nunca esteve desagradável e assim foi possível saborear o jogo dos comandados de Carlos Dinis no Campo do Alcochetense. Entre vários personalidades presentes destaque para Agostinho Oliveira, familiares e amigos dos jogadores e inclusive vários elementos da equipa de Juvenis A do Sporting Clube de Portugal que vieram apoiar os seus colegas.

Os funcionários da Federação Portuguesa de Futebol foram de uma cooperação (e simpatia) absolutamente inexcedível para com todos os profissionais da comunicação social providenciando a todos um excelente ambiente de trabalho através do clima relaxado mas igualmente profissional com que receberam os media. O treino de aquecimento começou 30-35 minutos antes do jogo e foi possível observar que todos os elementos à disposição do Mister se empenharam no treino e demonstraram ter a bola sempre em mente.

Esta partida foi o oposto da de Terça-Feira, aqui a 2ª parte foi fraquinha, mas os primeiros 40 minutos foram muito bons para a equipa Portuguesa que foi francamente superior em termos de velocidade, técnica e circulação de bola muito por culpa de David Simão, Figueiredo (e Fábio Futre) e Rui Fonte (nunca deu uma bola por perdida) que estiveram todos em bom plano na 1ª parte. David Simão em particular mostrou bom toque de bola, boa técnica (excelentes pézinhos) e uma saudável disposição para ajudar a defender e a fazer faltas para travar o contra-ataque dos Nórdicos o que lhe valeu uma chamada de atenção por parte do árbitro João Ferreira.

Nos primeiros 12 minutos só deu Portugal e os visitantes (os seus laterais estiveram invisíveis) não conseguiam sair do seu meio campo. Destaque para os médios interiores David Simão (esquerda) e Eduardo Machado (direita) combinaram bem com os alas Figueiredo (excelente interacção entre Simão e Figueiredo) e Futre para construir jogadas pelos flancos e tentar eventualmente "alimentar" Rui Fonte que se bateu sozinho entre os 2 centrais Finlandeses embora Figueiredo também tivesse tentado entrar na área pela esquerda para confundir a defensiva forasteira.

Portugal tinha dificuldades em levar a bola para dentro da área adversária e por essa razão tiveram que depositar esperanças num livre directo ou cantos batidos por David Simão começando logo aos 10 minutos quando DS10 com o seu pé esquerdo manda uma bola que ainda faz cócegas no poste do Guardião Toni Virtanen. Aos 12 minutos a ofensiva Finlandesa finalmente consegue subir pelo campo acima utilizando nesta ocasião o corredor esquerdo de onde André Carring cruza para a baliza mas o central Pedro Mendes de cabeça despacha o esférico e desarma a jogada. Apenas 5 minutos depois o extremo direito Finlandês aparece nas costas de Ricardo Caetano mas Pedro Mendes vai fechar o corredor esquerdo e sem grande velocidade, mas marcando muito em cima lê o jogo de pés do adversário e desarma-o com muita classe, Pedro Mendes está claramente a subir de forma nos últimos jogos e a justifica plenamente a sua chamada à Selecção.

À passagem do minuto 22 a Finlândia já se conseguia instalar no meio campo defensivo Português mas era quase sempre inoperante perante a capacidade defensiva do trinco Leandro Pimenta que era adequadamente auxiliado por Eduardo Machado. Ao minuto 23 começa a sucessão de cantos, batidos com o pé direito por Figueiredo e com esquerdo por David Simão. O 1º canto (Simão) é inconsequente mas à 5ª tentativa (aos 25 minutos) a bola vai para dentro da área e o Capitão Rui Fonte mete-a lá dentro para delírio dos adeptos e dos colegas que felicitam o marcador pela sua frieza na finalização.

Nos restantes 15 minutos Portugal continuou por cima e alguns protagonistas foram lentamente tirando o pé do acelerador e permitindo a outros começar a entrar mais no jogo como foi o caso de Ricardo Caetano que a partir da meia hora começou a subir mais para apoiar o ataque. Apenas se viram mais 2 lances de importância antes do intervalo quando a Finlândia bombeia um livre muito longo que é aliviado por Vitor Bastos e aos 36 minutos quando Petteri Pennanen na esquerda remata em ângulo e passa perigosamente próximo do poste esquerdo de Anthony Lopes.

Aos 51 minutos Tapio Heikkila de livre alveja a baliza Portuguesa mas David Simão com o corpo deflecte a bola que ia com uma trajectória promissora para as aspirações forasteiras. Apenas 4 minutos depois Fábio Futre rompe pela esquerda e faz a assistência para Figueiredo que remata à figura embora aqui também houve mérito do keeper Finlandês. Com o evoluir do jogo deu para se constatar que Diogo Amado neste jogo já esteve uns furos acima da sua exibição de Terça-Feira conseguindo antecipar melhor as intenções do adversário na altura de fazer o tackle. Amado esteve quase sempre bem, mas particularmente após a entrada de Diogo Rosado que se entendeu às mil maravilhas com o seu Capitão (ficou com a braçadeira após a saída de Fonte).
Um momento engraçado foi quando Gelson (o Capitão do CAC Pontinha) entrou para substituir Ivo Pinto e numa jogada aos 60 minutos a bola sai pela linha lateral e um funcionário da Federação Portuguesa de Futebol pega no esférico e vai entregar a bola a Gelson e para o incentivar diz "Força Wilson!!!!!".

Petteri Pennanen e Tapio Heikkila estiveram mais acutilantes na 2ª parte (Pennanen esteve bem ao longo do jogo) e o Nº7 conseguiu mesmo rematar à figura do Keeper Português, e não restem dúvidas que à medida que Portugal foi desligando os motores na 2ª parte a Finlândia foi subindo de produção, mas nunca mostraram qualidade suficiente para causar verdadeiro perigo perante uma equipa Portuguesa motivada. Portugal atacava menos, mas mesmo assim criava perigo pelas alas e forçava a defesa Finlandesa a cortar a bola para a bancada.

No final os vencedores irradiavam boa disposição e foram bastante aplaudidos pela massa adepta e pelos responsáveis da FPF que se podem orgulhar de ter rodado imenso os XI titulares, testado várias opções e descoberto que Portugal tem neste momento jogadores de qualidade em várias posições e em alguns sectores tem algumas dores de cabeça devido à capacidade de jogadores que jogam na mesma posição (David Simão Vs Diogo Rosado, etc) mas ambos têm muito para oferecer ao XI.

Vitor Bastos (VB13) e Pedro Mendes

Vitor Bastos (VB13) e Rui Fonte

Diogo Rosado, Vitor Bastos (VB13) e Diogo Viana

18ª Jornada de Juniores.
Portimonense Vs Sporting.
Sábado 27 de Janeiro às 15:00.
Campo Major David Neto, Portimão.




André Figueiredo

24 Comments:

At 01:03, Blogger Player said...

Bom trabalho André!

Nem os jornais desportivos trazem tanta informação como tu! Qualquer dia, tu, o Sabino e eu ainda recebemos alguma medalha por altos serviços prestados ao futebol jovem!
Continua o bom trabalho que tens vindo a realizar.

Um abraço, Paulo

 
At 08:21, Blogger ACF said...

"Qualquer dia, tu, o Sabino e eu"

Entre nós 3 Andrés e Figueiredos vamos fazendo o possível.

Esta manhã tenho que acelarar se quero estar no Campo do Alcochetense uma hora antes do jogo.

Um abraço.



André Figueiredo

 
At 12:56, Blogger Ricardo said...

Nos sub-17 finlandeses há dois jogadores com nomes muito curiosos: André Carring e Duarte Cartaxo-Tammilehto. O segundo deve ter descendência ou portuguesa ou então brasileira...

 
At 13:22, Blogger ACF said...

O Cartaxo nem sequer fala Finlandês, ele fala um Português algo abrasileirado, e foi o Capitão de equipa.

O Anthony Lopes não fala muito bem Português.



André Figueiredo

 
At 14:07, Blogger Ricardo said...

Então como é que ele tem o último apelido finlandês?

 
At 14:23, Blogger ACF said...

Não sei, só te garanto que ele não fala Finlandês. Agora não me perguntes como é que eu sei isso ou quem me contou isso.



André Figueiredo

 
At 16:03, Anonymous Anónimo said...

Andre, o que achaste do Vitor Bastos?
Será que me podes enviar as fotos dele se tiveres? milton_filipe76@hotmail.com

 
At 20:14, Blogger ACF said...

Não é central de subir muito no terreno, achei que é um jogador com algumas semelhanças ao Pedro Mendes mas inferior em termos de mobilidade e no jogo aéreo. Físicamente parece ser muito forte e é realmente bastante alto, mas neste jogo ele esteve bastante fixo e deixou a tarefa de "bombeiro" para Pedro Mendes. É um bom jogador mas o Pedro Mendes é melhor e acredito que o João Pereira também é. Tem em conta que estou a fazer esta avaliação baseada em apenas 2 jogos e VS um adversário que deixou muito a desejar. Presumo que o que queres mesmo saber é se ele teria lugar no plantel de Juvenis do Sporting? Acho que sim mas não seria necessariamente titular, o Bruno Simões complementa melhor o Pedro Mendes, e hoje Portugal jogou com 2 centrais que parecem mais confortáveis a marcar à zona o que em principio poderia ter forçado Portugal a defender muito atrás ou a deixar espaços entre os centrais e o Leandro Pimenta/Diogo Amado mas o Pedro Mendes neste jogo tal como no anterior (e Vs Castelo Branco) mostrou boa mobilidade e a sua capacidade de antecipação habitual.

Acho que Portugal entre as equipas de Juvenis do Sporting e Benfica tem ali muita matéria prima para construir uma excelente equipa e depois ainda tem talentos como Rui Fonte, Fábio Futre e Ruca. Esta geração de 1990 é muito interessante.



André Figueiredo

 
At 20:32, Anonymous Anónimo said...

Pelo que ja vi dele penso que estas correcto na tua avaliação. De facto é um jogador mais fixo, de marcação.
Fisicamente é bastante forte, mais forte e mais alto que o Pedro Mendes.

um abraço

 
At 21:11, Blogger ACF said...

Convocatória Sub-18:

Sporting: Jorge Abreu e Adrien Silva.

Benfica: André Carvalhas, Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Ruben Lima e Rui Santos

FC Porto: André Pinto, António Graça e Marco Aurélio.
Candal: Valter Fernandes.

V. Guimarães: Raviola, Pedro Duarte, António Mendes e Feliz Vaz.

Angrense: Jaime Seidi.
Belenenses: Carlos Amaral e Filipe Godinho.
Boavista: Ricardo Neves.
Bordéus: Alexandre Cunha.
Leixões: Tiago Cintra.
Nacional: Carlos Pita.
Rio Ave: Fábio Faria.
Portalegrense 1925: Cristiano Araújo.
Sp. Braga: Stélvio Cruz e Ricardo Ferreira."

Isto deve ser alguma piada de mau gosto. Tendo em conta que a equipa de Juniores do SLB utiliza muitos jogadores de 1º ano entendo perfeitamente que sejam boas possibilidades para ir à selecção mas só convocar o Adrien Silva e Jorge Abreu do Sporting? E o Marco Matias, Cacito, Bruno Matias e Vivaldo?



André Figueiredo

 
At 21:15, Blogger ACF said...

"Convocatória Sub-19:

Sporting: Tiago Pinto, João Martins e João Gonçalves

Benfica: André Casaca, Nuno Ferreira e João Ferreira

FC Porto: Miguel Granja, Daniel Candeias e André Monteiro

Académica: Victor Nogueira, João Traquina e Pedro Ribeiro.
Belenenses: Marco Pinto.
Boavista: Pedro Trigueira e Ivan Santos.
Casa Pia: Pedro Santos.
Leixões: Ruben Saldanha.
Marítimo: Carlos Freitas.
Penafiel: Pedro Penela.
Sp. Braga: Filipe Pinto e João Mendes.
Social Lamas: Luís Carneiro.
U. Leiria: Nelson Pereira.
U Micaelense: Nelson Estrela.
Varzim: Luís Neto.
V. Setúbal: Luís Portela."

De salientar a presença de Pedro Santos que marcou 2 golos a Rui Patrício este Janeiro.



André Figueiredo

 
At 22:00, Blogger João Faria said...

"André179 disse...
"Convocatória Sub-19:

Sporting: Tiago Pinto, João Martins e João Gonçalves

Benfica: André Casaca, Nuno Ferreira e João Ferreira

FC Porto: Miguel Granja, Daniel Candeias e André Monteiro

Académica: Victor Nogueira, João Traquina e Pedro Ribeiro.
Belenenses: Marco Pinto.
Boavista: Pedro Trigueira e Ivan Santos.
Casa Pia: Pedro Santos.
Leixões: Ruben Saldanha.
Marítimo: Carlos Freitas.
Penafiel: Pedro Penela.
Sp. Braga: Filipe Pinto e João Mendes.
Social Lamas: Luís Carneiro.
U. Leiria: Nelson Pereira.
U Micaelense: Nelson Estrela.
Varzim: Luís Neto.
V. Setúbal: Luís Portela."

De salientar a presença de Pedro Santos que marcou 2 golos a Rui Patrício este Janeiro.



André Figueiredo "



Isto também tem graça. Então o André Pires e o Ricardo Nogueira, melhor marcador dos juniores, não têm lugar?

 
At 22:03, Blogger Unknown said...

André,

há coisas incompreensíveis nas convocatórias da selecção e muitas vezes fico a pensar se não haverá quotas para cada clube. Não convocar o Bruno Matias, o Vivaldo, o André Santos e o Cacito (sendo que o 1º tem sido titular) só pode ser, de facto, uma piada de mau gosto.

Assim como deixar o Lança, o André Pires e o Ricardo Nogueira de fora da convocatória para os sub-19...

Acaba por ser uma questão de tempo até os responsáveis federativos aceitarem a superioridade técnica dos jogadores do Sporting. O Diogo Tavares, o Tomané, o Celestino, todos foram chegando a passo à selecção. Quando é preciso ganhar, sabem onde têm de ir buscar os jogadores...

 
At 22:09, Anonymous Anónimo said...

O David Caiado, a epoca passada, fez um campeonato excelente e somente foi convocado para a selecção na convocatória final para o Europeu de sub-19.
Vá-se lá perceber o que vai na cabeça destes senhores....

 
At 22:38, Blogger ACF said...

Eu acho que o André Pires neste momento tem lugar de caras no XI dos Sub-19.

O Marco Lança por vezes é ofuscado por toda a atenção que os adeptos dão ao DC3 mas o Marco é um excelente defesa central que merecia mais respeitos e reconhecimento.

O Ricardo Nogueira depende do estilo de jogo que o Mister quer implementar nos sub-19 mas pelo menos merecia ser convocado.

Eu sinceramente também acho que isto deve ser por quotas ou então uma vez chamam mais de 1 clube e na próxima mais do outro.

Não é possível comparar jogadores que jogam em posições diferentes mas tenho mesmo que perguntar qual é a lógica de chamar o Jorge Abreu que pouco tem jogado e deixar de fora o Bruno Matias?



André Figueiredo

 
At 22:47, Blogger João Faria said...

André achas que o Alisson daria um bom segundo avançado?

Http://todoofutebol.blogspot.com

 
At 23:16, Blogger ACF said...

Não, penso que ele é mesmo um extremo (embora por vezes não seja muito rápido ou objectivo) ou poderia possívelmente ser adaptado a Nº10. O Bruno Matias para mim é que é um 2º ponta-de-lança.

Mas o 4-1-2-3 não comtempla a utilização de um jogador dessas caracteristicas portanto......

O Alison já jogou a PDL pelo menos 2 vezes esta época mas era uma adaptação que durava minutos ou fazia parte de uma frente de ataque muito maleavel num 4-2-4 ou 4-1-3-2 assimétrico.

Gostei do Alison no último jogo, mais aguerrido e lutador e ajudou a defender e a recuperar bolas. É um jogador com uma grande capacidade técnica mas gostei de o ver arregaçar as mangas e mostrar que tem mais virtudes no seu arsenal. Agora que o Paim saiu penso que o AA11 deve ser sempre titular pois é um jogador diferente dos outros flanqueadores no plantel e com a sua fantasia torna-se a 2ª unidade criativa no XI depois do Nº10 o que dá alguma imprevisibilidade ao nosso processo ofensivo.



André Figueiredo

 
At 23:25, Blogger João Faria said...

Mas, sinceramente, achas que ele tem futuro como jogador de futebol profissional? o que achas que o levou a estancar a evolução quando era considerado das maiores promessas mundiais?

 
At 23:30, Blogger João Faria said...

Ah,mais uma coisa, se te pedissem para fazer a equipa ideal das camadas jovens do Scp qual farias? de acordo com o potencial,e nao tanto com a capacidade actual, pq se assim fosse era so juniores. Para mim, e de acordo com o que leio e ouço, seria:

Rui Patricio
Rui Coentrão
Daniel Carriço
Bruno Simões
Michael Santos
Diogo Amado
Adrien Silva
Diogo Rosado
Januario Jesus
Tiago Cerveira
PL:??? Wilson Eduardo? Peter Caraballo? o Diogo Ribeiro nunca o vi...o Rui Fonte seria ideal, mas já marchou!

 
At 23:33, Anonymous Anónimo said...

"Qualquer dia, tu, o Sabino e eu"

quem é o Sabino...e o que ele faz de especial?

 
At 08:37, Blogger ACF said...

"Mas, sinceramente, achas que ele tem futuro como jogador de futebol profissional? o que achas que o levou a estancar a evolução quando era considerado das maiores promessas mundiais?"

Que eu saiba ele nunca foi uma "das maiores promessas mundiais", isso devia ser conversa de empresário quando o trouxeram dos "Craques de Brasilia", embora talvez o Alison fosse melhor jogador aos 16 (comparado com outros de 16 anos) do que é aos 18 (comparado com jogadores de 18 anos).
Á medida que se vai subindo de escalão as exigências são maiores porque os adversários são maiores, mais fortes, muitas vezes mais rápidos e mais experientes portanto é preciso renovada ambição para estar numa evolução constante que permita evoluir. O Alison tecnicamente é muito bom e ao contrário de muitos tecnicistas com 18 anos ele físicamente é forte (é mais robusto e possante que o Paim por exemplo) o que lhe teria de apontar mesmo é falta de velocidade/objectividade (para actuar no flanco) e agressividade. Ele recentemente tem-se sacrificado mais pela equipa e tem sido mais agressivo, gostei mais da exibição dele Vs União da Madeira do que no jogo em que marcou 3 golos porque achei que lutou mais em prol do colectivo. Ele tem futuro como profissional de futebol mas se vai ser no Sporting ou noutro clube isso já é outra história. Como já disse várias vezes a concorrência é feroz se tivermos em conta os jogadores de qualidade que o Sporting tem na sua equipa de Juniores e os jogadores de 19/20 anos que tem a rodar emprestados durante 06/07 e que todos querem ir para os seniores. O Sporting não vai integrar 10 jogaodres na próxima pré-época portanto apenas os melhores entre os melhores terão hipótese e daqui até Junho muitos deles ainda têm que convencer muita gente.

"Ah,mais uma coisa, se te pedissem para fazer a equipa ideal das camadas jovens do Scp qual farias? de acordo com o potencial,e nao tanto com a capacidade actual, pq se assim fosse era so juniores. Para mim, e de acordo com o que leio e ouço, seria:

Rui Patricio

Rui Coentrão
Daniel Carriço
Bruno Simões
Michael Santos
Diogo Amado
Adrien Silva
Diogo Rosado
Januario Jesus
Tiago Cerveira
PL:??? Wilson Eduardo? Peter Caraballo? o Diogo Ribeiro nunca o vi...o Rui Fonte seria ideal, mas já marchou!"

Prefiro não responder a este tipo de perguntas porque existem jogadores de qualidade para várias posições e escolher um ou outro seria injusto. Quanto ao PDL eu gosto do Wilson e do Cacito (e até o próprio Marco Matias) mas são jogadores diferentes, tudo depended do modelo de jogo que o Mister dessa equipa ideal quiser montar.
O Tiago Cerveira e Januário Jesus que eu saiba têm amos o pé esquerdo como pé dominante portanto seria difícl jogarem em conjunto a menos que o Janu fosse jogar como interior ou o Cerveira jogar como 2º PDL num 4-4-1-1 ou 4-4-2. O Caraballo ainda não vi vezes suficiente (muito alto para 14 anos) para ter uma opinião sobre o seu estilo e a forma como gosta de se movimentar em campo, mas para um jogador com a sua estatura e idade como deves desconfiar não é jogar com a mobilidade de um WE9. O Diogo Ribeiro creio que não o vi jogar esta época excepto num jogo em que entrou a suplente.

""Qualquer dia, tu, o Sabino e eu"

quem é o Sabino...e o que ele faz de especial?"

André Sabino, tem um blog chamado "As Jovens Águias" que é essencialmente uma versão Benfiquista do meu blog e uma excelente fonte de informações em relação aos nossos adversários. A nível de estatisticas está muito mais actualizado do que o meu, e ele ao contrário de mim deve ter contactos dentro do seu clube pois muitas vezes revela contratações para as camadas jovens como recentemente fez em relação ao defesa central Tiago Ribeiro. É um blog que claramente requere muito esforço e trabalho por parte do seu autor, vou lá várias vezes e também ao "Prognósticos só no fim do jogo".



André Figueiredo

 
At 10:24, Blogger Ricardo said...

Calma com estas convocatórias. Para já são convocatórias para estágios de observação e que por isso levam muitos jogadores, e algumas das presenças habituais não foram chamadas porque se trata - lá está - de um estágio que pretende observar o maior número de atletas possível e de preferência alguns que até aqui tiveram poucas oportunidades de serem chamados. Por isso estão aí poucos jogadores de clubes grandes e muitos jogadores de clubes mais pequenos.

 
At 17:39, Blogger 30 said...

Para responder ao anónimo, sou o André do Serbenfiquista.com. O meu blog serve para ir fazendo uma espécie de registo do que faço no site. Sou também colaborador do DJ.

André Figueiredo, o teu blog é sem dúvida o melhor do género, pois focas tudo aqui. Não percebi bem o que aconteceu no Fórum Sporting Artinova.

E não, não tenho contactos dentro do Benfica.

Um abraço

 
At 19:08, Anonymous Anónimo said...

RUI PATRICIO
RUI COENTRAO
DANIEL CARRIÇO
FILIPE PAIVA
MARIO RUI
DIOGO AMADO
ADRIAN SILVA
BRUNO MATIAS
TIAGO CERDEIRA
DIOGO RIBEIRO
WILSON EDUARDO

 

Enviar um comentário

<< Home