Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

domingo, janeiro 28, 2007

Sporting 2 - 1 Belenenses (18ª Jornada de Juvenis)


Vitória Sofrida

Na 18ª jornada o Sporting recebeu o Belenenses em Alcochete num jogo que foi disputado num clima de chuva e vento gelado, mas mesmo assim foram vários os adeptos que vieram ver esta partida que colocava frente a frente duas das melhores equipas do campeonato. O Sporting orgulhava-se de ter o 2º melhor ataque e 2ª melhor defesa do campeonato, enquanto o Belenenses tinha o 3º melhor ataque e 3ª melhor defesa, ingredientes mais do que suficientes para produzir um jogo interessante entre jogadores de alto nível e bastante motivados.
O Sporting entrou em campo com o seu XI habitual (desta vez com Nuno Silva na baliza) e contou no banco de suplentes com a presença do "Iniciado A" William Carvalho e pela primeira vez também lá estava o médio ofensivo "Juvenil B" Luís Oliveira.

Tendo em conta o valor de ambas as equipas foi com alguma surpresa que alguns adeptos constataram a superioridade inicial do Sporting e que durante os primeiros minutos dominou o Belenenses e não o deixou sair do seu meio campo, era sem dúvida das melhores exibições dos Juvenis Leoninos nos últimos meses, boa circulação de bola (destaque para André Martins) e muitas jogadas promissoras, o verdadeiro problema estava na finalização porque de resto o Sporting teve uma 1ª parte muito boa tendo em conta o valor do seu oponente.
Logo aos 2 minutos a defesa visitante faz um atraso de bola mal medido e Luís Andrade surge nas costas da defesa do Belenenses e remata com muito perigo, mas com pouca sorte porque o remate passou ao lado do poste direito de Cláudio Viegas. Apenas 3 minutos depois o Capitão Diogo Amado aparece na esquerda e remata com o pé direito perto da área, mas a trajectória é ceifada por um defesa adversário que desarma assim um passe promissor. No minuto seguinte Diogo Viana surge em boa posição, mas o seu remate sai ao lado do poste esquerdo, perante esta cascada de oportunidades de golo do Sporting o Belenenses permanecia tranquilo e não abdicava da estratégia que tinha montado. Aos 11 minutos o Belenenses finalmente cria perigo numa jogada de bola parada em que envia uma bola que vai aterrar próximo do poste direito de Nuno Silva e depois na confusão dentro da área um jogador do Belenenses chuta por cima. 3 minutos depois Wilson Eduardo embrulhado com 2 defesas adversários mesmo assim tem a clarividência de rematar, mas mais uma vez a bola passa ao lado do poste direito do Guardião do Belenenses.

O médio Mário Henriques da direita cruza para a baliza de Nuno Silva (esteve melhor nos cantos), mas o remate é mal aproveitado pelos companheiros que estavam mal posicionados. Diogo Rosado faz um passe longo e rente à relva em diagonal do centro para a direita e que vai ter com Luís Andrade que estava desmarcado e rápidamente se posiciona para uma melhor recepção, mas não consegue dar seguimento à jogada. O meio campo e sector ofensivo do Belenenses mostrava ter muita maleabilidade pois vários jogadores trocavam de posição numa tentativa de confundir marcações especificas pré-designadas, vários elementos trocavam de posição e eram imediatamente compensados pelos colegas. Ao minuto 24 André Martins eventualmente encosta mais na esquerda para apoiar as subidas de Diogo Viana na tentativa de criar situações de superioridade numérica, por detrás deles aparece Michael Santos a grande velocidade e que recebe a bola de Viana e cruza muito bem para a área, mas o guardião Cláudio Viegas esteve sempre seguro e nunca complicou.

Aos 26 minutos Alfredo (muito rápido) surge no corredor direito do Sporting e vem para cima de Pedro Mendes, mas o central do Sporting à imagem do que tem feito nos últimos 4 jogos leu bem as intenções do Nº11 do Belenenses e com bom posicionamento e muita classe desarmou (com alguma dureza) o jogador. Aos 28 minutos Wilson Eduardo aparece mais uma vez bem posicionado e remata à baliza, existe um ligeiro ressalto e alguma sorte, mas a bola entrou mesmo e assim o Sporting passava para a frente do marcador.

João Damil está quase a entrar na área Leonina para tentar a sua sorte, mas é Diogo Rosado que faz o tackle, recupera a bola e leva o esférico para a frente, pouco depois Wilson Eduardo vem do centro para a direita com Diogo Rosado a subir pelo meio, Wilson faz um passe de calcanhar que atrasa a bola para Rosado, mas este último responde com um remate muito mal direcionado. Antes do intervalo o Sporting ainda terá disposto de mais meia dúzia de oportunidades de golo, mas pecou sempre na finalização (rematando por cima ou ao lado) e teve pela frente um Guarda-Redes que não sendo brilhante teve frieza e segurança suficiente para manter o Belenenses a perder pela margem minima na 1ª parte. Aos 35 minutos Luís Andrade e Diogo Viana já tinham trocado de flanco e o Nº11 Alfredo tinha abandonado a ala esquerda para apostar no eixo do ataque onde continuava a revelar muita velocidade e bom posicionamento.

Na 2ª parte o Sporting pouco a pouco foi perdendo o seu fio de jogo, Diogo Rosado e André Martins (troca com Luís Oliveira) que orquestravam o jogo foram substituídos e Wilson Eduardo que providenciava criatividade e imprevisibilidade à frente de ataque sairiam do XI (e Luís Andrade começou a jogar mais no meio) e a equipa foi perdendo a sua capacidade de segurar a bola no miolo e surpreender na frente. Nos últimos 10 minutos a equipa já pouco tinha de semelhante com a equipa da 1ª parte. As substituições de Rosado e Wilson são compreensíveis pois ambos foram utilizados nos 2 jogos da Selecção nacional de Sub-17 na passada 3ª e 5ª Feira Vs Finlândia, mas a saída de André Martins aos 72 minutos já terá sido mais arriscada, especialmente tendo em conta que o Belenenses já havia encurtado distância no marcador.

4 minutos dentro da 2ª parte e Michael Santos cruza da esquerda e Wilson Eduardo de cabeça faz o 2º tento da sua equipa. Nesta 2ª parte Luís Andrade começou a fazer cada vez mais diagonais da direita para a área numa tentativa de apoiar mais o ataque. Diogo Amado neste jogo demonstrou que está a subir de forma, jogou mais solto, mais rápido, mais equilibrado e conseguiu preencher melhor o espaço entre o seu meio campo e a estrutura defensiva. Aos 56 minutos Luís Andrade (sempre com o pé no "gatilho") faz um remate a 30 metros de distância, mas mais uma vez o keeper do Restelo esteve bem embora não fosse uma defesa muito difícil. Wilson Eduardo e André Gonçalo tentam entrar na área, Gonçalo faz um passe muito bonito para Wilson que assim desvia a atenção da defensiva Belenenses e permite a Gonçalo entrar na área desmarcado e assim receber de volta a bola que lhe foi endossada por Wilson, mas no seguimento da jogada o remate sai mal e Cláudio Viegas mais uma vez apara o esférico.

Aos 64 minutos Alfredo (o tal Nº11) marca um belíssimo golo de bola parada com o seu pé direito, posicionado na esquerda da entrada da área ele converte um livre e faz a bola entrar no cantinho superior esquerdo da baliza defendida por Nuno Silva que nunca teve hipóteses de lá chegar. 2 minutos depois Diogo Viana vai à linha e faz um passe que voa rente à relva entre o Guardião do Belenenses e os avançados do Sporting que não conseguem interceptar o passe com um remate. Aos 68 minutos Mário Henriques de livre alveja a baliza de Nuno Silva, mas o Keeper Leonino faz uma boa defesa, mas de seguida larga a bola dentro da área mas depressa a recupera. Nos últimos 10 minutos a equipa forasteira cresce cada vez mais animicamente e energizada pelo seu golo tenta tudo por tudo pelo empate e só por manifesto azar não o atingiu.

Na primeira vez que Luís Oliveira tocou na bola criou logo perigo, recebeu a bola a 20 metros da linha de meio campo e girou 180 graus e seguiu lançado na direcção da baliza adversária, para o travar um jogador do Belenenses recorreu à falta e recebeu um cartão amarelo, é certo que o Sportinguista esta a 55-65 metros da baliza adversária mas seguia lançado para ela e a jogada parecia promissora, um cartão vermelho para a falta que o travou não teria sido escandaloso. Bom jogador Luís Oliveira, bons pezinhos (o direito pareceu ser o seu predilecto), tecnicamente dotado, relativamente rápido (fosse no meio ou mais encostado à direita) e posiciona-se muito bem tanto para atacar como defender (não marca muito em cima).

Ao minuto 76 o Belenenses cruza para a área e o defesa central (Sub-Capitão) Diogo Oliveira remata mesmo por cima da baliza à queima-roupa, uma perdida incrível, muita sorte da parte do Sporting neste lance. O lateral direito Filipe Paiva esteve bem neste jogo e é um jogador que tem potencial (embora talvez não a jogar como lateral direito) mas aos 79 minutos levou um amarelo por puxar a camisola do adversário que tentava tudo por tudo para chegar ao golo, cantos, livres, ressaltos de bola dentro da área, recuperações de bola à saída da área, muito sofrimento nas bancadas por esta altura. O árbitro indicou 3 minutos de descontos, mas na verdade foram quase 5 minutos até que apitou para o fim da partida na qual o Sporting amealhou mais 3 preciosos pontos frente a um adversário de grande qualidade e após uma semana na qual Luís Dias terá tido dificuldades na gestão do grupo de trabalho devido à sobrecarga de 4 jogos em 8 dias que 6 dos seus elementos tiveram que suportar.

Campeonato Nacional de Juvenis
1ª Fase, Série C
18ª Jornada

Local do jogo: Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1
Tempo: Chuva, vento gelado.
Assistência: 300 pessoas.
Árbitro: André Gralha (AF Santarém).
Auxiliares: Tiago Nunos e Hugo Silva.
Sporting: Nuno Silva, Filipe Paiva, Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, Diogo Amado, Luís Andrade, André Martins (Luís Oliveira, 72 mts), Wilson Eduardo (André Sousa, 63 mts), Diogo Rosado (André Gonçalo, 53 mts), Diogo Viana.
Suplentes não utilizados: Pedro Miranda, Luís Resende, Vasco Oliveira, William Carvalho.
Treinador: Luís Dias.
Adjunto: Pedro Brandão.
Delegado: Jorge Cardoso.
Massagista: Alexandre Rodrigues.
Belenenses: Cláudio Viegas, João Damil, Diogo Oliveira, Nuno Pais, Francisco, Ruben Simões, Alfredo, Eduardo (Rafael Ferreira, 59 mts ), Tiago Almeida, Mário Henriques, José Ricardo (Daniel Pinto, 65 minutos).
Suplentes não utilizados: Luís Rodrigues, João Barros, Hugo Bral, Filipe Assunção, Gonçalo Gaudêncio.
Treinador: Luiz Filgueira.
Adjunto: Luís Bandeira.
Delegado: Manuel Martins.
Massagista: Paulo Monteiro.
Resultado ao intervalo: 1-0
Marcadores: Wilson Eduardo aos 28 e 44 minutos (Sporting), Alfredo aos 64 minutos (Belenenses).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Filipe Paiva, Luis Andrade do Sporting. Cartão amarelo para Francisco do Belenenses.
Melhores em campo: Wilson Eduardo e Pedro Mendes (Sporting), Alfredo (Belenenses).

Ficha de jogo dos Juvenis e ficha de jogo dos Iniciados.



André Figueiredo

48 Comments:

At 13:40, Blogger 30 said...

Luis Oliveira tem um grande futuro. Fico feliz por ver que ele conseguiu finalmente ir à equipa principal.

André, alguma vez viste os Infantis do Sporting esta época? Ontem vi frente ao Olivais, a reportagem deve sair no DJ.

Um abraço

 
At 15:31, Anonymous Anónimo said...

andre o que achas do diogo freitas?

 
At 16:03, Blogger ACF said...

Não vejo jogos dos Infantis do Sporting desde 2004/05.

Quanto ao Diogo Freitas gosto de o ver jogar, não é um jogador com um estilo tão vigoro e físico como o Danilo Serrano, mas tem excelente técnica, boa visão de jogo e bom controle de bola, é um jogador desiquilibrador, não sei se ele é um organizador de jogo mas se não é então devia ser, é dos poucos que não tem receio de construir jogo pelo meio do meio campo defensivo adversario.
As equipas a jogarem neste 4-3-3 apostam demasiado nas alas, quando têm que jogar pelo meio usam passes aéreos mas nunca se vê um fantasista capaz de penetrar pelo meio com a bola controlada. O Diogo Freitas já o vi fazer isso.

Esta equipa de Iniciados tem ali muita matéria prima interessante, existem muitos jogadores de grande qualidade.

Estou muito curiososo de ver a equipa de Juniores e Juvenis na próxima época.



André Figueiredo

 
At 17:03, Anonymous Anónimo said...

e achas que ele tera qualidade para ir a seleçao de sub 16 para o ano e integrar a equipa A de juvenis?

 
At 17:46, Blogger ACF said...

Quanto a isso prefiro não especular porque não vi o jogador jogar jogos suficiente para ter uma opinião bem formada sobre o seu valor e potencial, penso que a seleção Sub-16 é um alvo perfeitamente atingivel mas é preciso teres em conta que para a próxima época Portugal terá muito por onde escolher porque os 3 grandes têm todos boas equipas de Sub-15 neste momento.

Se irá jogar nos Juvenis A é uma possibilidade mas o jogador no qual aposto bastante é mesmo no Tiago Cerveira. Em principio para o ano será o Janu na esquerda e talvez o Luís Oliveira na direita e Cedric no meio, mas um jogador da qualidade do Cerveira é bem capaz de se intrometer.

Como já disse, esta equipa de Iniciados A tem muito talento e pouco a pouco estes vários talentos individuais vão formar uma grande equipa, na 2ª fase isto vai ser muito interessante. Só espero ter chance de ver uns jogos.



André Figueiredo

 
At 17:48, Anonymous Anónimo said...

Vi o jogo de Juvenis hoje na Academia e não se passou bem o que tu contaste. O Belenenses demonstrou ter uma grande equipa, os meus parabens, e pela forma como abordou o jogo um resultado a favor deles tambem nao tinha sido injusto, uma prova disso foi ter acabado o jogo em cima do Sporting. Mas de facto o Wilson Eduardo faz a diferença e o André Martins é de extrema importância.

 
At 18:17, Blogger ACF said...

"Apenas dizes quilo que o Sporting quer que digas"

Nem fazes ideia o quanto estás a ser irónico com essa afirmação. NUNCA peguei numa situação 50/50 e a tornei 51% a favor do Sporting embora muita gente gostaria que eu tivesse essa postura portanto não me agrada muito que venhas questionar a minha imparcialidade.

"Vi o jogo de Juvenis hoje na Academia e não se passou bem o que tu contaste. O Belenenses demonstrou ter uma grande equipa, os meus parabens, e pela forma como abordou o jogo um resultado a favor deles tambem nao tinha sido injusto, uma prova disso foi ter acabado o jogo em cima do Sporting. Mas de facto o Wilson Eduardo faz a diferença e o André Martins é de extrema importância."

E eu disse o contrário?

2-2 teria sido justo, mas não houve golos invalidados nem penalties por assinalar portanto se quiseres culpar alguém culpa a falta de sorte da tua equipa, não me culpes a mim, nem o Sporting, nem a capacidade dos jogadores do Belenenses. Fico à espera de saber exactamente a que te referes quando dizes "não se passou bem o que tu contaste".



André Figueiredo

 
At 18:28, Anonymous Anónimo said...

Hi Andre

What did you think of Luis Oliveria today. What Postion does he play. Also all that Wilson Eduardo does s scored goals

 
At 18:34, Anonymous Anónimo said...

sera ironia mesmo? mas nao toquemos mais nesse assunto, parece ser algo sensivel para ti
primeira situacao eu nao sou adepto do belenenses logo as tuas deduçoes estao erradas.
quanto ao facto "não se passou bem o que tu contaste" peço desculpa em relaçao ao que disse do final do jogo peço pois tu referenciás-te so que como estava debaixo da ficha de jogo nao li. Mas quanto ao resto do jogo verificou-se um dominio do belenenses a meio campo que nao te vi referir (a juntar ao facto de um medios ter sido do sporting). Alem disso houve mais umas quantas oportunidades de golo para o adversario.
Mas sim de facto o Luis Oliveira fez uma boa exibiçao, mas é de referir que o jogador chave do Sporting é o Wilson e que esta equipa sem ele nao tem argumentos pa discutir o campeonato

 
At 18:46, Anonymous Anónimo said...

quanto a esse comentario em anonimo tenho a dizer que pareces sim ser adepto do belenenses ou entao nao viste o mesmo jogo que eu!
domininio belenenses no meio campo?onde e que viste isso?
e as oportunidades para o sporting nao as viste?o sporting podia bem ter alargado a vantagem na primeira parte!mas enfim. . .

 
At 18:54, Blogger ACF said...

"What did you think of Luis Oliveria today. What Postion does he play. Also all that Wilson Eduardo does s scored goals"

I thought he played rather well if you take into account the fact that the young man was having his debut amongst the U-17 squad, he's quite nimble footed, I wouldn't say he's an explosive sprinter, he's mobile and has a fair degree of agility, technique and balance, he seems quite comfortable either in the middle or dropping towards the right corridor. It was only 8 minutes but I liked his performance, he did not seem to be the least bit nervous and he tactically he seemed well aware of where he should position himself both offensively and defensively. Physical tools isn't the only thing I like in players, some just seem to have more poise and tranquility about them when placed in high pressure situations and the kid looked cool as a cucumber and not the least bit tense. An auspicious debut for a youngster with great expectations surrounding him.

"sera ironia mesmo? mas nao toquemos mais nesse assunto, parece ser algo sensivel para ti"

Não, por favor diz lá o que te vai na mente, não estejas com rodeios. Exactamente a quem no Sporting é que eu tento agradar com aquilo que escrevo? Gostava imenso que se pudesse clarificar essa acusação porque como já disse está carregada de ironia.

"quanto ao facto "não se passou bem o que tu contaste" peço desculpa em relaçao ao que disse do final do jogo peço pois tu referenciás-te so que como estava debaixo da ficha de jogo nao li. Mas quanto ao resto do jogo verificou-se um dominio do belenenses a meio campo que nao te vi referir (a juntar ao facto de um medios ter sido do sporting). Alem disso houve mais umas quantas oportunidades de golo para o adversario."

Meu amigo, pensavas que uma reportagem ia incluir análise detalhada de 30 a 40 oportunidades de golo durante um jogo? Se fizesse isso a reportagem tinha 5 páginas de comprimento, sê sensato, ninguém quer ler isso. seria enfadonho, por alguma razão eu a certa altura parei de descrever o que tinha gravado no gravador de voz e simplesmente escrevi "Antes do intervalo o Sporting ainda terá disposto de mais meia dúzia de oportunidades de golo" ou "adversário que tentava tudo por tudo para chegar ao golo, cantos, livres, ressaltos de bola dentro da área, recuperações de bola à saída da área". Se fosse a descrever cada lance isto ficava entediante e não tinha tempo de falar nas equipas como um bloco ou analisar performances individuais.

"Mas sim de facto o Luis Oliveira fez uma boa exibiçao, mas é de referir que o jogador chave do Sporting é o Wilson e que esta equipa sem ele nao tem argumentos pa discutir o campeonato"

O Wilson é um bom jogador, é dos melhores no plantel.



André Figueiredo

 
At 18:59, Blogger 30 said...

Aproveito para dizer aos Sportinguistas que a minha reportagem Sporting-Olivais e Moscavide em Infantis deverá aparecer na próxima edição do Desporto Jovem.

 
At 19:51, Anonymous Anónimo said...

andre e o diogo viana? tem estado bem?tera hipoteses para o ano nos juniores?

 
At 20:01, Anonymous Anónimo said...

Andre, se comprares o DJ esta semana o DJ posta aqui a reportagem dos Infantis. Se não houver nenhum problema com isso.

Um abraço

 
At 20:13, Blogger ACF said...

"andre e o diogo viana? tem estado bem?tera hipoteses para o ano nos juniores?"

Penso que o André Martins hoje foi dos melhores elementos em campo e a equipa resentiu-se muito com a sua saída. O Diogo Viana já teve jogos melhores mas também é preciso lembrar que a equipa adversária tinha mais qualidade do que o habitual, o Diogo até fez passes para golo para não houve sintonia ou por vezes os avançados não acreditaram no lance e chegaram tarde. Sim, acredito que ambos vão fazer parte do plantel de juniores. O André é um jogador com grande maturidade e o Viana é um jogador com muita raça e que dá tudo em campo, mas ambos vão ter que ter paciência e esperar as suas oportunidades tal como o Rui Lopes, o André Santos, o André Cacito são todos bons jogadores mas sabem que a prioridade vai sempre para os de 2º ano.

"Andre, se comprares o DJ esta semana o DJ posta aqui a reportagem dos Infantis. Se não houver nenhum problema com isso."

Vou fazer os possíveis.



André Figueiredo

 
At 20:47, Blogger 30 said...

Sim André, coloca aqui a reportagem que fiz. Eu não tenho scanner por isso não há qualquer problema em a crónica ficar aqui.

Um abraço

André Sabino

 
At 22:22, Anonymous Anónimo said...

André, não ligues a esses comentários... Faz o teu trabalho... Tens muito a aprender sobre futebol, mas trabalhos como o teu fazem falta ao futebol de formação... Esses anónimos não são mais nem menos do que pais de jogadores pouco utilizados na equipa de sub 17 ou de jogadores sub 16 que deixam de ser chamados com tanta regularidade aos juvenis A... Quem anda no futebol de formação está habituado à azia dessas personagens que só prejudicam os filhos... Mas nos clubes grandes a azia deve ser proporcionalmente maior...
Pastilhas para vocês!!!

 
At 22:47, Anonymous Anónimo said...

André parabéns pelas reportagens, até que enfim um local de análise construtivo e não sencionalista e populista, onde o importante é dizer mal. não ligues aos frustrados (eu sei quem são!)e continua o teu trabalho, se não gostam comprem a bola! Como é que se pode actualmente criticar uma escola de formação como a do Sporting. Só por inveja, ciúme ou frustração. Contínua pois acompanhas os jovens que vão chegar lá acima e isso é o mais importante!!!!

 
At 00:14, Blogger samuel said...

Primeiro de tudo, queria felicitar-te mais uma vez pelo excelente trabalho e pela disponibilidade demonstrada, ao ponto de ires acompanhar a equipa de juniores a Portimão.
Cada vez gosto mais de acompanhar o teu blog e não ligues a esses comentários anônimos que estão a tentar mandar este teu belo trabalho abaixo.

PS:acho que seria bom pores um modo em que so utilizadores registados no blogger ou identificados é que poderiam comentar os teus post's.

Obrigado e um abraço.

 
At 10:09, Anonymous Anónimo said...

andre podes dizer se houve algum reforço que foi para os juvenis do sporting?acho que se chama oliveira e jogava no farense .acho que é central.podes me confirmar isso? é que 1 amigo meu disse que ele tinha ido para o sporting mas nao sei se é verdade

 
At 10:24, Blogger ACF said...

Presumo que estás a falar do defesa Luís Oliveira. Sinceramente não sei, eu não tenho quaisquer contactos dentro do Sporting para estar a par desses detalhes. Mas posso tentar descobrir no próximo Domingo quando for a Alverca com os nossos Juvenis.

Entretanto a pergunta fica aqui e pode ser que algum anónimo esteja na posse de informações a respeito do Luís Oliveira que nos possam ser úteis.


André Figueiredo

 
At 12:43, Blogger Unknown said...

André,

apesar de off topic, queria colocar 2 questões que me têm intrigado nos últimos dias:

1. O Yannick Djaló, quando era junior, jogava em que posição? Porque (como o Bruno Matias), o Yannick faz parte daquela raça de 2º avançado que não encaixa muito bem no 4-3-3 do Sporting.

2. O Marco Matias não jogou a fase final do campeonato de juvenis do ano passado... porquê?

se puderes responder obg e 1abr,

PLF

 
At 12:55, Anonymous Anónimo said...

André, no site dos lampiões eles dizem que o Sabino foi convidado para participar no jornal do SLB. Eu gosto daquilo que escreves e gosto das fotos, porque não tentas também ir escrever para o jornal Sporting?

 
At 14:19, Blogger ACF said...

"1. O Yannick Djaló, quando era junior, jogava em que posição? Porque (como o Bruno Matias), o Yannick faz parte daquela raça de 2º avançado que não encaixa muito bem no 4-3-3 do Sporting."

Concordo que ambos exibem caracteristicas de 2º PDL embora os jogadores sejam diferentes em questões de tecnicismo e atleticismo.

O Sporting costuma alinhar em 4-3-3 na formação mas existem ocasiões em que variantes do 4-4-2 são testadas. Paulo Bento creio que utilizou o 4-4-2 uma vez por outra com Carlos Saleiro na frente e Djaló atrás dele num 4-4-1-1.

Em 4-3-3 se não estou em erro o Yannick actuava na esquerda enquanto na outra ala estava o Bruno Filipe e eventualmente na fase final surgiu o Nani na direita.

"2. O Marco Matias não jogou a fase final do campeonato de juvenis do ano passado... porquê?"

Sinceramente não sei, mas se bem me lembro mesmo antes disso o Marco muitas vezes era utilizado como suplente do Rui Fonte, Bruno Matias, Helmut Calvete o que não deixa de ser estranho se tiveres em conta que o Fonte é 1 ano mais novo e o Helmut este ano está emprestado. O Marco é um avançado centro e este ano está a ter oportunidades mais pelas alas.

Não considero o Marco Matias inferior ao Bruno ou ao Helmut. O Rui Fonte é um jogador de caracteritiscas diferentes do Marco e por isso não é possível estabelecer comparações.

Treinadores diferentes, apostas diferentes, jogadores que não contavam tanto para João Couto ou Luís Martins têm tido mais chances com Lima. O Cacito é um jogador que nem sempre jogava muito, mas é outro atleta que eu acredito que merecia ter mais oportunidades e acredito que o Lima o vê como suplente do Nogueira portanto agora sempre que o Ricardo sair deve entrar o Cacito para o seu lugar o que seria bom porque o AC é bom jogador e todos os minutinhos serão bem vindos.

No principio da época tinham o Nogueira no meio, Alison na esquerda e Paim na direita. Para o ano deverá ser Cacito no meio, Marco Matias na direita e Vivaldo na esquerda. Se o Vivaldo físicamente evoluir bem somos capazes de ter um trio atacante muito interessante e mais 3 ou 4 jogadores de qualidade a lutar por esses lugares.

A equipa de Juniores do Benfica em 2007/08 vai ser das mais fortes desse clube em muitos anos, mas acredito que a nossa será de nível semelhante à nossa deste ano, ligeiramente mais forte em alguns sectores e apenas tenho algumas dúvidas é em relação à defesa e à baliza porque de resto não estou a ver grandes problemas.



André Figueiredo

 
At 14:46, Blogger Unknown said...

Na realidade só vi o Marco Matias jogar alguns minutos na Amadora, mas já tinha estranhado o facto de constar da lista B na Liga do Campeões e de não o ter visto jogar no ano passado.

Por falar em emprestados,o Helmute Calvete não me deixou grandes recordações, mas o Flávio Pina pareceu-me ter condições ímpares para defesa-esquerdo: é alto, tem um pique fantástico e defende relativamente bem. O que é feito dele? Pensei que estava emprestado ao E.Amadora mas não o vi jogar...

E temos condições para limpar (facilmente) o campeonato de juniores da próxima época. A equipa que jogará para o ano será aquela que passou 65 jogos sem perder (tive a infelicidade de assistir ao jogo que terminou a sequência) e foi a equipa que mais prazer me deu ver jogar até hoje.

Um meio-campo com o Diogo Amado, o André Santos e o Adrien apenas dá a bola a cheirar aos adversários. E com o ataque com o Vivaldinho, o Bruno Matias e o André Cacito, não sentiremos necessidade de ter uma defesa fortíssima.

Confirma-se, no entanto, que o Jorge Abreu deverá ser dos melhores da sua geração porque é titular da selecção sub-18, que o Rui Figueiredo tem sido uma aposta forte do Sporting e o Tiago Pedrosa era o verdadeiro líder daquela defesa. O André Martins na baliza também assegurará uma boa transição do Rui Patrício.

Gostava era de saber o que vamos fazer a tantos bons jogadores... e os rumores que começam a circular preocupam.

 
At 15:13, Anonymous Anónimo said...

o marco matias na epoca passada ñ jogava pq tava lesionado.

o flávio pina tá emnprestado ao real massama.

o andré martins (gr) é um 1 nódoa! tem mts metros mas tem zero de jeito!

pró ano o onze ideal pra mim é:

gr: p. miranda

defesas: r.figueiredo, p.mendes, j.abreu, m.santos

médios: amado, adrien, rosado

avançados: wilson, b.matias, vivaldo

 
At 15:17, Blogger Jorge Sepúlveda said...

André já há algum tempo que acompanho o teu blog e é uma das primeiras páginas que consulto sempre que venho à internet.
Continua o teu, precioso, trabalho e não ligues a algumas "opiniões" mais desfavoráveis.

Regio

 
At 15:24, Blogger ACF said...

"Por falar em emprestados,o Helmute Calvete não me deixou grandes recordações, mas o Flávio Pina pareceu-me ter condições ímpares para defesa-esquerdo: é alto, tem um pique fantástico e defende relativamente bem. O que é feito dele? Pensei que estava emprestado ao E.Amadora mas não o vi jogar..."

É o lateral esquerdo dos Juniores do Real de Massamá onde é conhecido apenas como "Pina".

"E temos condições para limpar (facilmente) o campeonato de juniores da próxima época. A equipa que jogará para o ano será aquela que passou 65 jogos sem perder (tive a infelicidade de assistir ao jogo que terminou a sequência) e foi a equipa que mais prazer me deu ver jogar até hoje."

Vamos a ver, a equipa de Juvenis do Benfica o ano passado era muito forte, e a deste ano parece ser ainda melhor, na próxima época esses atletas de 1989 e 1990 vão jogar juntos e depois logo se verá, acredito que será a equipa de Juniores mais forte do Benfica nos últimos anos.

"Um meio-campo com o Diogo Amado, o André Santos e o Adrien apenas dá a bola a cheirar aos adversários. E com o ataque com o Vivaldinho, o Bruno Matias e o André Cacito, não sentiremos necessidade de ter uma defesa fortíssima."

Diogo Amado e Adrien Silva também seriam as minhas apostas mas quanto ao 3º elemento é dificil especular, também depende da função do Adrien nessa equipa,se ele for o Nº10 então concordo com André Santos como unidade complementadora, mas se o Adrien for um médio de transição então o Diogo Rosado e André Martins lá estarão para dar concorrência ao Rui Lopes na posição de Nº10. Em nada me espantaria se fosse Diogo Amado como Nº6, Adrien Silva como Nº8 e Diogo Rosado como Nº10, tudo depende da evolução do Rosado nos próximos 6 meses.

"Confirma-se, no entanto, que o Jorge Abreu deverá ser dos melhores da sua geração porque é titular da selecção sub-18, que o Rui Figueiredo tem sido uma aposta forte do Sporting e o Tiago Pedrosa era o verdadeiro líder daquela defesa. O André Martins na baliza também assegurará uma boa transição do Rui Patrício."

Não sei se o André Martins vai ser o titular na baliza, mas em principio penso que será a 1ª escolha. Lá por o Jorge Abreu presentemente estar na selecção Sub-18 não quer dizer que seja melhor que o Tiago Pedrosa, tanto um como outro já jogaram esta época, Pedrosa em Setúbal e Abreu em Alcochete Vs Lusitano (se não estou em erro). Até pode ser que o Pedro Mendes ou Bruno Simões (e Luís Resende) se intrometam tal como o Carriço fez em 05/06 quando era Junior de 1º ano, tudo depende de como o Pedro e Bruno evoluirem físicamente até ao final do Verão. A nível de laterais não sei como vai ser, em principio o Rui Figueiredo e David Santos terão prioridade, o Michael sobe de escalão e nos Juvenis a aposta tem recaído sobre um central (Filipe Paiva) que é Juvenil B para fechar a ala direita, talvez o Frederico Oliveira consiga fazer estragos.

Será curioso ver o desempenho do Jorge Abreu nos Sub-18.

"Gostava era de saber o que vamos fazer a tantos bons jogadores... e os rumores que começam a circular preocupam."

Alguns serão emprestados ou dispensados, é a lei da vida, sobrevivência dos mais fortes (técnicamente essa é a lei de Darwin). Se o Sporting ficar com todos tinha um plantel senior com 200 jogadores, não podemos ter receio de dispensar jogadores muito bons para ficar com os que são excelentes, mas preferia que alguns fossem rodar durante 2 anos até serem dispensados.



André Figueiredo

 
At 16:23, Blogger João Faria said...

Acho que o Bruno Simões é bem capaz de se intrometer na luta por um lugar no onze pois já tem uma razoàvel estampa fisica para a idade.

É pena o Michael Santos ficar um ano a suplente porque me parece ter muita qualidade. Não achas que é melhor que o David Santos?

O Vasco Campos para mim é apenas razoàvel, mediocre. Não seria melhor apostar já no Rui Figueiredo, que é mais novo? Embora não me pareca que nenhum dos dois seja bom o suficiente para vir a singrar no Sporting.

Aliàs, é uma posição na qual há estranhamente um défice na formação. O que achas do Rui Coentrão e do Anthony Vieira(penso que são ambos Defesas Direitos)?

 
At 16:25, Blogger João Faria said...

Só agora reparei, o William Carvalho continua a ser convocado para um escalão 2 anos superior, o que é fantástico. Achas que quando os outros miudos evoluirem fisicamente, o seu factor desiquilibrador vai decrescer ou achas que pode tornar-se um jogador com uma capacidade muscular do género do Essien?

 
At 17:30, Blogger ACF said...

"Acho que o Bruno Simões é bem capaz de se intrometer na luta por um lugar no onze pois já tem uma razoàvel estampa fisica para a idade."

É assim, eu gosto do Bruno, o Bruno é dos jogadores mais regulares da equipa de Juvenis A, e para além disso é um rapaz porreiro e bem educado portanto tenho dupla razão para torcer por ele e desejo que consiga ser bem sucedido. Não sei se ele físicamente estará pronto para jogar contra jogadores de 18 anos, mas de resto diria que é um excelente jogador, boa mobilidade, ajuda o Pedro Mendes, o Michael Santos e o Diogo Amado, e como já disse é um jogador muito constante nas suas exibições e quando enverga a braçadeira de Capitão não deixa ninguém mal visto com essa responsabilidade. Penso que mesmo que não seja titular para o ano deve ter bastantes oportunidades porque é um jogador que raramente decepciona quando lhe dão oportunidades.

"É pena o Michael Santos ficar um ano a suplente porque me parece ter muita qualidade. Não achas que é melhor que o David Santos?"

Lamento, mas não faço comparações entre jogadores que jogam na mesma posição, tenho uma opinião, mas não vou tomar partido de A, B, ou C. Penso que em alguns casos nem é necessario eu dar uma opinião porque as coisas são evidentes. Acho bom que o jogador A seja melhor que o B desde que isso torne o "A" em uma "lebre" e o "B" queira ser o "galgo". Por vezes a lebre é muito mais rápida que o galgo e os adeptos acham que o treinador não devia dar tantos minutos ao galgo, mas se lhe derem oportunidades ao longo da época o galgo ainda se transforma numa lebre e passa à frente do outro. Só os treinadores conhecem o potencial dos jogadores, ninguém entra em campo porque o treinador teve pena dele, se ali está é porque reconhecem que tem valor e querem potenciar esse valor.

"O Vasco Campos para mim é apenas razoàvel, mediocre. Não seria melhor apostar já no Rui Figueiredo, que é mais novo? Embora não me pareca que nenhum dos dois seja bom o suficiente para vir a singrar no Sporting."

Sinceramente nem um nem outro me convenceu até agora.

"Aliàs, é uma posição na qual há estranhamente um défice na formação. O que achas do Rui Coentrão e do Anthony Vieira(penso que são ambos Defesas Direitos)?"

É impossível fazer uma estimativa de como o Coentrão estará a jogar daqui por 3 anos, mas comparado com jogadores da sua idade não tenho dúvidas que é um excelente jogador embora precise de ganahr muita experiência e aprender a lidar com a pressão.

Que eu saiba o Anthony Vieira é um avançado embora não tenha acompanhado muito o seu percurso, creio que era o suplente habitual do goleador Diogo Ribeiro.

Só agora reparei, o William Carvalho continua a ser convocado para um escalão 2 anos superior, o que é fantástico. Achas que quando os outros miudos evoluirem fisicamente, o seu factor desiquilibrador vai decrescer ou achas que pode tornar-se um jogador com uma capacidade muscular do género do Essien?"

O William também anda a jogar pelos Juvenis B, o William é muito alto para a sua idade, ele só passou ao meu lado uma vez, mas devia ter mais 3 centimetros de altura portanto 1,82 ou um pouco mais, tendo em conta a sua idade de certeza que vai crescer ainda mais portanto duvido que o crescimento dos outros vá afectar o seu estilo. O William em termos de estrutura óssea é mais parecido com o Patrick Vieira do que o Mikael Essien, ele tem uma fisionomia ectomorfica (alto, cintura pélvica estreita, membros superiores e inferiores longos) portanto nunca vai ficar com um físico como o do Essien que é claramente um Mesomorfo (compacto e com facilidade em ganhar massa muscular). Atenção os ectomorfos não são necessariamente muito altos, o Nani também é um ecto, reparem como as pernas dele são muito longas e disproporcionais ao tronco tal como as do Patrick Vieira.



André Figueiredo

 
At 17:55, Blogger ACF said...

"o andré martins (gr) é um 1 nódoa! tem mts metros mas tem zero de jeito!"

Vá lá, meu amigo, não existe necessidade para esse tipo de bocas.

"pró ano o onze ideal pra mim é:

gr: p. miranda2"

Se forem a ver todos os GR nos Sub-19, Sub-18 e Sub-17, qual é o melhor deles todos? É o Rui Patrício. Qual é o 2º melhor? É o Pedro Miranda. A questão é se a diferença em estatura física e experiência entre o Pedro e o André Martins poderá beneficiar o mais velho. Também não sei como o Pedro vai reagir perante adversários 1 ano mais velhos. O Pedro Miranda não é muito alto (a nível Sub-17 isso não tem sido um problema), mas de resto não lhe vejo mais nenhuma aresta para limar, lê bem o jogo, posiciona-se bem, e acima de tudo tem uma caracteristica vital que é ser destemido e não ter medo de ir buscar a bola com receio de o magoarem quando sai da baliza. O Pedro Miranda é o jogador mais regular dos Juvenis A e quero ver este rapaz na próxima convocatória da Selecção Sub-17 porque ele mais do que merece esse prémio, não é tão alto como o Ruca, mas até hoje a sua estatura física nunca foi um problema.

"defesas: r.figueiredo, p.mendes, j.abreu, m.santos"

Não sei se o Jorge Abreu e o Pedro Mendes serão compatíveis.

"médios: amado, adrien, rosado"

Nada me espantaria se assim fosse. Se o Rosado continuar a evoluir então esse meio campo para o ano até pode ser melhor que o actual. Sinceramente eu acho que o David Simão do SLB (concorrente directo nos Sub-17) neste momento é mais jogador de equipa que o DR10, mas o potencial do Diogo é maior que o do Simão, tem é que continuar a trabalhar no duro e ouvir o que dizem os mais velhos pois pode limar muitas arestas e tornar-se um grande jogador. Com humildade, paciência e ética de trabalho ele irá longe.

"avançados: wilson, b.matias, vivaldo"

Tenho algumas dúvidas sobre a capacidade do Bruno Matias de ser um Nº9 neste escalão (foi artilheiro nos Juvenis A), o seu posicionamento, timing, o seu cabeceamento, não sei, falta ali qualquer coisa, é um excelente jogador, mas continuo com dúvidas sobre onde o vão encaixar. O Wilson tem que jogar no meio onde rende mais.

"André já há algum tempo que acompanho o teu blog e é uma das primeiras páginas que consulto sempre que venho à internet.
Continua o teu, precioso, trabalho e não ligues a algumas "opiniões" mais desfavoráveis."

Obrigado pelas palavras simpáticas, também leio o que tu escreves e és das melhores fontes de informação na internet no que diz respeito à evolução do Rui Fonte por terras de sua Majestade. Conheci o Rui na passada Quinta-Feira e é um rapaz porreiro, ele é mesmo muito magrinho, desconfio que o estão a poupar de grandes cargas físicas porque acreditam que ele ainda vai crescer e por isso não o querem muito pesado.

P.S. O Diogo Amado foi o capitão na 3ª Feira e quando ele saiu a braçadeira passou para o Rui Fonte, na 5ª Feira o Fonte era o Capitão e quando ele saiu a braçadeira passou para o Diogo Amado portanto ficou tudo entre Leões.



André Figueiredo

 
At 19:10, Blogger ACF said...

"André, no site dos lampiões eles dizem que o Sabino foi convidado para participar no jornal do SLB. Eu gosto daquilo que escreves e gosto das fotos, porque não tentas também ir escrever para o jornal Sporting?"

Meu amigo, é muito simpático da tua parte pensares que eu teria qualificações para isso, mas se quiseres que eu explique o "Ciclo de Krebs" ou que eu diga como se faz a fomentação de osteoblastos, ou explique o que é o Metabolismo Anaeróbico Aláctico eu ainda posso ser útil nesse aspecto porque sou da área de Educação Física. Mas no que diz respeito ao jornalismo sou apenas um amador e reconheço sem problemas as minhas limitações e competências, portanto não me atrevo a sonhar tão alto. Se eventualmente encontrar algum jornal que me pague as despesas isso seria bom porque só a excursão a Portimão saldou-se em 20 contos de Gasolina e Portagens e o passeio a Castelo Branco foram outros tantos.

Se o André Sabino for para o Jornal do Benfica então fico muito feliz por ele porque o Chefe de Redacção desse jornal é o Carlos Calado. O Carlos, a sua irmã e a mãe deles são gente fantástica e de quem tenho as melhores recordações de quando os via com regularidade. Já não o vejo desde 2002, mas tive chance de o conhecer durante vários anos quando ele era apenas mais um jornalista nesse jornal e ambos frequentávamos o Ginásio de Musculação (que mais tarde se tornou propriedade do Carlos) do Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

Um abraço.



André Figueiredo

 
At 19:17, Blogger Unknown said...

André,

não introduzes nos potenciais defesas-esquerdos para os juniores da próxima temporada o Flávio Pina. O seu empréstimo foi um adeus antecipado do Sporting?

Confesso que fiquei completamente apaixonado pelo futebol da equipa de juvenis da época passada. E o onze era: André Martins; Rui Figueiredo, Jorge Abreu, Tiago Pedrosa, Flávio Pina; Diogo Amado, André Santos e Adrien Silva; Vivaldo, Bruno Matias e André Cacito.

A equipa fluía de uma forma muito interessante e, devo dizer, diferente das equipas de juniores e juvenis desta época. O Adrien não era organizador, andava tanto pela esquerda como pela direita e muitas vezes quem derivava para o centro para organizar era o Vivaldo, colocando o Sporting a jogar num 4-4-2, com o Bruno Matias a encostar no Cacito. E acho que isso era facilmente constatável pela própria numeração das camisolas dos jogadores: o Bruno Matias jogava com a 10, o Vivaldo com a 11 e o André Santos com o 7.

A equipa trocava a bola de olhos fechados e parte da responsabilidade era do André Santos, que tem uma inteligência ímpar jogar futebol. É muito miúdo ainda (vê-se na cara!), mas tem uma maturidade fantástica a jogar futebol. A sua presença no 11 para mim é indiscutível.

Assim como a do Bruno Matias. A reproduzir-se o 11 que referi, teria mais oportunidades para jogar como 2ºPDL, um extremo mais a cair para dentro (e não um extremo de linha, como são o Alison, o Paim ou o Sebastião Nogueira). Repara que o n.º de golos marcados no ano passado pelo Bruno Matias, e o que já marcou neste ano, não sendo PDL, é fantástico. Sozinho na frente não tem características para marcar muitos golos, mas parece-me ter aquele killer instinct daqueles jogadores que invariavelmente vão marcando com regularidade. Como o Katsouranis: ninguém dá por eles, fazem outras coisas bem, e de repente aparecem a desequilibrar.

E o Vivaldo não precisa de ser grande para ser um grande jogador (embora isso ajude muito!). Joga com pezinhos de lã e a trocar a bola com o André Santos e com o Adrien era simplesmente genial. Com o Diogo Amado a 6 a dar "apenas" aquele toque/passe para a frente que desequilibra, ficaria muito espantado que não fosse a opção.

O Diogo Rosado e o Wilson, nesse sentido, estão ainda muito verdes para os juniores. O Rosado tem de procurar mais a bola e o Wilson é pequeno demais para ser o 9 num 4-3-3.

O Michael seria uma forte opção para defesa-esquerdo, para jogar ao lado do Tiago Pedrosa e do Jorge Abreu. No ano passado o Tiago Pedrosa pareceu-me o líder da defesa mas francamente baixo demais (apesar de ser muito largo) para ser central. Não tinha uma técnica por aí além, mas resolvia os problemas de uma forma extraordinária. Tanto ele como o Bruno Simões fazem-me lembrar o Carlos Marques, que tinha uma cultura de jogo fantástica, era uma voz de comando em campo, mas era pequeno demais para a posição em que jogava. Nesse sentido, de facto, o Jorge Abreu e o Pedro Mendes serão incompatíveis.

E uma palavra em defesa do Rui Figueiredo: apesar de ter alguns lapsos na defesa, é muito rápido e não tem qualquer dificuldade em trocar de flancos, o que significa que é relativamente ambidextro o que, num lateral, é uma qualidade rara. Com alguma sorte e crescimento proporcionado por esta época nos juniores, acho que será o indiscutível defesa-direito na próxima temporada. Como está, parece-me melhor que o Vasco Campos.

Veremos ainda se não haverá um qualquer reforço (ou nos juvenis de 2º ano ou nos juniores de 1º) a baralhar as contas. Mas repito, com esta equipa o Sporting será muito forte. Estou ansioso por vê-los jogar.

 
At 20:11, Anonymous Anónimo said...

Eu não vou para o Jornal do Benfica. Foi apenas a iniciativa de algumas pessoas com esse intuito.

Um abraço

André Sabino

 
At 21:44, Blogger João Faria said...

Conheço um juvenil de 2º ano que vai estagiar à Academia no início do próximo ano.

No inicio da época ouvia imensos elogios ao João Gonçalves mas no entanto nos ultimos tempos tem andado mais por baixo. O que pensas disso?

Porque é que o Yannick Puppo,com tanta técnica e magia de futebol, não joga mais?

 
At 22:20, Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que se pensa o Rui Coentrão é defesa esquerdo e não defesa direito.

Cumprimentos

 
At 22:53, Blogger ACF said...

"Ao contrário do que se pensa o Rui Coentrão é defesa esquerdo e não defesa direito."

Correcto, é o lateral mais conhecido porque agarrou o lugar enquanto no lado oposto o Leandro Albano, Flaviano Rosa e Pedro Farinha todos foram testados.

Vs Benfica (2º classificado) jogou o Leandro Albano, Vs Belenenses (3º classificado) na 2ª volta foi o Flaviano Rosa, na 1ª volta não sei quem foi.

Creio que já vi o Pedro Farinha jogar em outras posições para além de LD, e penso que o Albano já o vi jogar como central.

Se bem me lembro o Pedro Farinha jogou como extremo direito e teve uma exibição pouco conseguida, mas pouco depois vi o rapaz jogar noutra posição e jogou muito melhor.

Todos os 3 estiveram no último XVIII Vs Belenenses no Domingo.

Em 18 jornadas creio que foi:

Leandro Albano 7 vezes.
Flaviano Rosa 6 vezes.
Pedro Farinha 5 vezes

Em 18 jornadas o Rui Coentrão foi titular na esquerda 14 vezes, o João Ferro 3, e na 7ª jornada não sei quem foi.

O Coentrão é dos jogadores que mais me impressionaram na equipa de Iniciados do Sporting, mas Vs Benfica ele foi dos jogadores mais apagados porque o lateral do Benfica pressionou imenso e não o deixou jogar com naturalidade e ele jogou MUITO abaixo do seu real valor. Na 20ª jornada ele terá chance de mostrar o seu real valor.



André Figueiredo

 
At 23:07, Blogger João Faria said...

E também porque foi a Milão.

O Ion Ponde já está na Academia?

 
At 23:10, Anonymous Anónimo said...

Respondendo ao master ele que não se esqueça que só podem jogar 11!

 
At 23:12, Anonymous Anónimo said...

André qual é atua formação para saberes tanto de futebol?
Dizes que és prof de Ed fisica é isso. tens curso de treinadores?

João Pedro

 
At 23:21, Blogger ACF said...

"Conheço um juvenil de 2º ano que vai estagiar à Academia no início do próximo ano."

O Sporting dificilmente contrata jogadores para o escalão de Juniores, nos últimos 12 meses entraram somente o Yannick Pupo e Dmitrius Omphroy. A menos que esse Juvenil de 2º ano seja um fora de série será muito dificil entrar para o escalão de Sub-18 porque o Sporting raramente encontra fora da Academia jogadores disponiveis que sejam melhores que aqueles que lá estão.

"No inicio da época ouvia imensos elogios ao João Gonçalves mas no entanto nos ultimos tempos tem andado mais por baixo. O que pensas disso?"

Na minha opinião sincera o João Gonçalves é um jogador muito irregular, eu sei que ele é o menino bonito de muita gente na internet, eu acho que ele quando está nos seus dias é o Nº10 mais natural do plantel, mas as suas exibições magnificas são de 4 em 4 jogos, é bom jogador, tecnicamente tem uns pezinhos muito bons, físicamente forte e alto, já defende muito melhor do que fazia no incio da época e livrou-se de algum individualismo, mas um Nº10 tem que ser um jogador regular e o JG não me convenceu nesse aspecto.

"Porque é que o Yannick Puppo,com tanta técnica e magia de futebol, não joga mais?"

Isso terias que perguntar ao Lima, ele seria a minha aposta para Nº10, mas será ele capaz de jogar a um bom ritmo durante 90 minutos e estar sempre disposto a ajudar a defender, não sei, mas é um jogador de qualidade e se ele tiver vontade o resto é fácil porque talento ele já tem. Uma coisa é certa, o André Pires não pode sair do miolo, os outros 2 é que já é mais discutivel quem devem ser. Isto é uma tarefa muito delicada em que é preciso escolher um trio que dê equilibrio, equilibrio entre a capacidade criativa e defensiva, equilibrio entre a juventude e a experiência, etc.

Ainda este Sábado estive a conversar com o Yannick durante o intervalo em Portimão, é um rapaz porreiro e fácil de conversar.

Eis os 5 miolos utilizados pelo Lima nas 5 jornadas ao comando do Sporting.

Nº6 Martins, Nº8 Pires, Nº10 Gonçalves (Vitória 4-0)
Nº6 Martins, Nº8 Pires, Nº10 Gonçalves (Derrota 1-3).
Nº6 Martins, Nº8 Pires, Nº10 Adrien (Empate 0-0).
Nº6 Martins, Nº8 Pires, Nº10 Adrien (Vitória 3-0).
Nº6 Martins, Nº8 Pires, Nº10 Adrien (Vitória 5-0).

O Yannick entrou como suplente em 4 dessas 5 partidas e em 2 delas foi troca com o André Pires. Eu acredito que bem trabalhado o Yannick Pupo é jogador com futuro.

O Adrien em Portimão fez uma exibição mais conseguida que nas 2 jornadas anteriores, a equipa psicologicamente está a dar a volta porque físicamente parece estar bem. O Adrien só tem 17 anos e precisa de uma equipa madura e forte à sua volta para que a sua integração seja suave e penso que é uma aposta que está quase ganha pelo Lima, essa e a aposta em Marco Matias, 2 Juniores de 1º ano que com Lima parecem bem encaminhados. Bruno Matias por agora não convenceu. Em 5 jornadas sob Lima o Cacito já entrou como suplente 3 vezes, e se o Tiago Pinto não se tem lesionado talvez o Cacito tivesse entrado também como suplente em Portimão.

Estou a gostar da gestão do plantel por parte do Lima.



André Figueiredo

 
At 23:28, Anonymous Anónimo said...

parabéns pelo blogue

 
At 23:49, Blogger ACF said...

"André qual é atua formação para saberes tanto de futebol?
Dizes que és prof de Ed fisica é isso. tens curso de treinadores?"

Musculação de alto rendimento, temos que aprender a planear treinos para várias modalidades inclusive futebol. Não considero que saiba muito sobre futebol, simplesmente sou apaixonado pelo assunto e quando se está interessado num tópico existe a tendência para absorver conhecimentos através da leitura de livros sobre planeamento e organização de treinos para o desporto de futebol, psicologia desportiva para lidar com jovens atletas, etc, etc, etc

http://img176.imageshack.us/img176/3217/dsc02452ab0.jpg

Não tenho qualquer curso de treinador, andei a tirar o de Preparador Físico mas infelizmente não o pude concluir devido a um problema de saúde que me fez desistir, também tenho noções básicas de Fisio-Terapia e medicina desportiva.

Já tive alguns amigos que foram treinadores nas camadas jovens e que me contaram as suas experiências, e o meu pai foi presidente de um clube de futebol. Sinceramente tenho mais interesse nos aspectos tácticos do futebol do que em qualquer outra vertente, simplesmente evito falar disso nas minhas crónicas porque não é uma leitura fácil de digerir ou interessante o suficiente para a maior parte das pessoas.

Estes são talvez os 3 livros mais interessantes que alguma vez li sobre futebol:

http://img72.imageshack.us/img72/8476/dsc02455dw7.jpg

É mais satisfatório treinar jovens do que adultos porque têm mais receptividade e maleabilidade. Segundo me disseram é melhor treinar Iniciados ou Juvenis do que Juniores porque esses meteram na cabeça que já sabem tudo e para os moldar ou corrigir é um caso sério.



André Figueiredo

 
At 23:53, Blogger ACF said...

"O Ion Ponde já está na Academia?"

Que eu saiba não.

"parabéns pelo blogue"

Muito obrigado.



André Figueiredo

 
At 11:01, Blogger ACF said...

"não introduzes nos potenciais defesas-esquerdos para os juniores da próxima temporada o Flávio Pina. O seu empréstimo foi um adeus antecipado do Sporting?"

Não, que eu saiba é apenas um empréstimo, se tiveres em conta que em 34 jogos a equipa de Juvenis a época passada apenas sofreu 15 golos é porque tinham qualidade defensiva. O Guarda-Redes era muitas vezes o André Martins, a defesa era invariavelmente Rui Figueiredo na direita, Flávio Pina (David Santos opção) na esquerda e Tiago Pedrosa e Jorge Abreu no eixo defensivo. Se tivermos em conta que o Flávio Pina era a 1ª escolha para a esquerda e o David Santos opção então teremos que ponderar porque razão o Tiago Pinto e David Santos estão nos Juniores e o Pina no Real Massamá.
Talvez inicialmente a ideia era que o Carriço e Simão Coutinho fossem os centrais titulares (Pedrosa e Abreu como opção) e assim na esquerda ficavam com Tiago Pinto e Marco Lança e nesse caso não precisavam urgentemente dos serviços do Flávio Pina (ou David Santos) e por isso foi emprestado. Depois o Coutinho saiu e o Lança passou para o meio (e tem sido uma surpresa muito agradável) e assim precisaram de + 1 LE e foram buscar o David Santos. É apenas uma especulação porque sinceramente também não percebo a preferência do David sobre o Pina, talvez a fé no potencial do Pina seja tanta e como acharam que o Tiago Pinto não o deixaria jogar muito preferiram que ele fosse para um ambiente onde fosse possível jogar com regularidade para em 07/08 regressar em força.

"Confesso que fiquei completamente apaixonado pelo futebol da equipa de juvenis da época passada. E o onze era: André Martins; Rui Figueiredo, Jorge Abreu, Tiago Pedrosa, Flávio Pina; Diogo Amado, André Santos e Adrien Silva; Vivaldo, Bruno Matias e André Cacito.

A equipa fluía de uma forma muito interessante e, devo dizer, diferente das equipas de juniores e juvenis desta época. O Adrien não era organizador, andava tanto pela esquerda como pela direita e muitas vezes quem derivava para o centro para organizar era o Vivaldo, colocando o Sporting a jogar num 4-4-2, com o Bruno Matias a encostar no Cacito. E acho que isso era facilmente constatável pela própria numeração das camisolas dos jogadores: o Bruno Matias jogava com a 10, o Vivaldo com a 11 e o André Santos com o 7.

A equipa trocava a bola de olhos fechados e parte da responsabilidade era do André Santos, que tem uma inteligência ímpar jogar futebol. É muito miúdo ainda (vê-se na cara!), mas tem uma maturidade fantástica a jogar futebol. A sua presença no 11 para mim é indiscutível."

O André Santos esteve nos 3 últimos XVIII de Lima e entrou neste último jogo por troca com o André Pires aos 70 minutos.

"Assim como a do Bruno Matias. A reproduzir-se o 11 que referi, teria mais oportunidades para jogar como 2ºPDL, um extremo mais a cair para dentro (e não um extremo de linha, como são o Alison, o Paim ou o Sebastião Nogueira). Repara que o n.º de golos marcados no ano passado pelo Bruno Matias, e o que já marcou neste ano, não sendo PDL, é fantástico. Sozinho na frente não tem características para marcar muitos golos, mas parece-me ter aquele killer instinct daqueles jogadores que invariavelmente vão marcando com regularidade. Como o Katsouranis: ninguém dá por eles, fazem outras coisas bem, e de repente aparecem a desequilibrar."

Concordo, o Bruno Matias não anda a ser utilizado de maneira a potenciar as suas qualidades, mas é um treinador diferente com ideias diferentes, encostado à linha o Bruno decididamente não consegue render, é pesado e falta-lhe explosividade, ele precisa de poder vaguear para o meio. Mas vamos com calma, estou certo que assim que a equipa estabilizar e vencer as 2 próximas jornadas o Mister poderá fazer mais experiências, por agora interessa dar confiança após um momento menos bom e ir para cima do Benfica com força, depois disso logo se verá.

"E o Vivaldo não precisa de ser grande para ser um grande jogador (embora isso ajude muito!). Joga com pezinhos de lã e a trocar a bola com o André Santos e com o Adrien era simplesmente genial. Com o Diogo Amado a 6 a dar "apenas" aquele toque/passe para a frente que desequilibra, ficaria muito espantado que não fosse a opção."

Alguns jogadores de 17 anos entraram melhor no XI do que outros, uns sentem alguma ansiedade e talvez algum receio de ter a bola ou as coisas não correram bem de inicio e isso pode ter afectado ligeiramente a sua confiança, outros (Marco Matias) pegaram de estaca. O Vivaldo por enquanto ainda não convenceu, mas indubitavelmente é mais opção para a ala do que o Bruno Matias. Para mim as primeiras opções são o Marco Matias (D) e Alison (E), as segundas são o Seba Nogueira (D) e Vivaldo (E), todos eles jogam com mais naturalidade nos corredores laterais do que o Bruno Matias (cujo valor não estou a questionar).

"O Diogo Rosado e o Wilson, nesse sentido, estão ainda muito verdes para os juniores. O Rosado tem de procurar mais a bola e o Wilson é pequeno demais para ser o 9 num 4-3-3."

Concordo plenamente que o Wilson é pequeno demais (por enquanto) para jogar sozinho no meio de um 4-3-3 no sentido de jogar como homem de área, mas o 4-3-3 dos Juvenis aposta mais na velocidade do Wilson, Viana e Andrade para lançar contra-ataques e nesse sentido a capacidade de soltar a bola no miolo por parte do Rosado e André Martins é muito importante. Vs Belenenses os 2 lançaram o contra-ataque inúmeras vezes com passes verticais ou na diagonal de 30 metros. Estes Juvenis construiram o seu jogo muita à volta da velocidade do Wilson, isso é indiscutivel. Mas o 2º golo do Wilson Vs Belenenses é "à PDL" o cruzamento do MS5 foi lá ter e ele subiu de cabeça e meteu-a lá dentro. Os Juvenis parecem melhores em contra-ataque rápido com passes longos rentes à relva do que a apostar no jogo aéreo ou jogadas de bola parada. O cabeceamento do Pedro Mendes está a melhorar, e os livres e cantos directos do Rosado estou certo que vão ganhar preponderância.

"O Michael seria uma forte opção para defesa-esquerdo, para jogar ao lado do Tiago Pedrosa e do Jorge Abreu. No ano passado o Tiago Pedrosa pareceu-me o líder da defesa mas francamente baixo demais (apesar de ser muito largo) para ser central. Não tinha uma técnica por aí além, mas resolvia os problemas de uma forma extraordinária. Tanto ele como o Bruno Simões fazem-me lembrar o Carlos Marques, que tinha uma cultura de jogo fantástica, era uma voz de comando em campo, mas era pequeno demais para a posição em que jogava. Nesse sentido, de facto, o Jorge Abreu e o Pedro Mendes serão incompatíveis."

É possível que o Michael agarre o lugar, parece ser mais acutilante e rápido nas subidas do que o David Santos, mas não se pode exagerar na juventude e colocar demasiados Juniores de 1º ano embora como já disse no passado este lote de Sub-17 são jogadores de grande maturidade mental.

"E uma palavra em defesa do Rui Figueiredo: apesar de ter alguns lapsos na defesa, é muito rápido e não tem qualquer dificuldade em trocar de flancos, o que significa que é relativamente ambidextro o que, num lateral, é uma qualidade rara. Com alguma sorte e crescimento proporcionado por esta época nos juniores, acho que será o indiscutível defesa-direito na próxima temporada. Como está, parece-me melhor que o Vasco Campos."

Quase de certeza o Rui será o lateral direito na próxima época. Sinceramente não o acho muito rápido, é mais rápido (também tem uma fisionomia diferente) que o Vasco, mas não me parece ser assim tão veloz, no inicio da época quando o adversário lhe surgia nas costas ele raramente mostrava velocidade para fazer recuperações, convem ele também melhorar um pouco no jogo aéreo. Em termos de mentalidade parece ser um rapaz reservado e bastante sério.



André Figueiredo

 
At 02:02, Blogger Jorge Sepúlveda said...

"Conheci o Rui na passada Quinta-Feira e é um rapaz porreiro, ele é mesmo muito magrinho, desconfio que o estão a poupar de grandes cargas físicas porque acreditam que ele ainda vai crescer e por isso não o querem muito pesado."

Este fim-de-semana o Rui fez mais um jogo pela equipa de reservas do Arsenal. É importante que um jogador com a idade dele possa ir jogando contra adversários muito mais velhos e mais evoluídos fisicamente. Se o Rui Fonte continuar a evoluir favoravelmente poderá torna-se um avançado de referência do futebol português.

Já agora que revista é aquela na qual vinha inserido o artigo sobre o Adrien Silva ?

Regio

 
At 09:57, Blogger ACF said...

"Já agora que revista é aquela na qual vinha inserido o artigo sobre o Adrien Silva ?"

Revista "Futebolista", geralmente sai aos dias 27 ou 28 do mês. Boa publicação, não se limita a falar do futebol nacional e quando fala do estrangeiro geralmente os artigos foram bem pesquisados. Ainda recentemente tiveram um artigo sobre o meu jogador favorito de todos os tempos, o grande Paolo Maldini.

Quanto ao Rui Fonte, acredito que ele tem futuro, não só tem talento como parece ter uma boa cabeça nos ombros e não é por acaso que enverga a braçadeira na ausência do Diogo Amado. O sucesso dele será o nosso sucesso.

Um abraço



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home