Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

sábado, fevereiro 03, 2007

Sporting 8 - 0 Pescadores (19ª Jornada de Juniores)



Leão bem Lançado

Campeonato Nacional de Juniores
1ª Fase, Zonal Sul
19ª Jornada

Local do jogo: Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1
Tempo: Sol.
Assistência: 400 pessoas.
Árbitro: Rui Tavares (Coimbra).
Auxiliares: Paulo Carrapanho e Miguel Aguilar.
Sporting: Rui Patrício, Vasco Campos (João Gonçalves, 62 mts), Daniel Carriço, Marco Lança, Rui Figueiredo, João Martins, Vivaldo Arrais, André Pires, Ricardo Nogueira (André Cacito, 68 mts), Adrien Silva (Yannick Pupo, 62 mts), Alison Almeida.
Suplentes não utilizados: Tiago Jorge, Jorge Abreu, Bruno Matias, Sebastião Nogueira.
Treinador: José Lima.
Adjunto: Telmo Costa.
Delegado: Mário Lino.
Massagista: Diogo Miranda.
Pescadores: Ivo, Ruben Mavé (Mauro Andrade, 62 mts), Pedro Carvalho (João Rua 69 mts), Micael, Tiago Branco, Ivo Martins, Edmir, Nuno Borges, Jonathan Caeiro, Paulinho (Luís, 27 mts), João Churro.
Suplentes não utilizados: Mário Madeira, Gonçalo Salgueiro, David Jaime, Nuno.
Treinador: Pedro Sampaio.
Adjunto: Adelino Jerónimo.
Delegado: Tozé Andrade.
Massagista: Victor Luís.
Resultado ao intervalo: 3-0
Marcadores: Marco Lança (5 mts), Vivaldo Arrais (14 mts, 83 mts), André Pires (32 mts), Adrien Silva (49 mts), Yannick Pupo (66 mts), André Cacito (85 mts e 90 mts).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Daniel Carriço (Sporting).
Melhores em campo: Adrien Silva e Vivaldo Arrais (Sporting), Ruben (Pescadores).

A uma semana do muito aguardado encontro com os rivais do Seixal, o Sporting tinha que produzir uma exibição forte e convincente para mostrar que estão de volta à máxima força. A performance dominadora sobre os Caparicanos não deixa espaços para dúvidas de que o Sporting está outra vez muito forte e que neste jogo Adrien Silva e Vivaldo Arrais mostraram que são 2 jogadores a ter em conta após terem assinados as suas melhores exibições da época.

Aos 5 minutos João Martins executa um canto e a trajectória leva o esférico até ao 2º poste da baliza do Guarda-Redes Ivo onde Marco Lança com o seu pé direito finalmente marca o seu tão merecido 1º golo da época após tantos cabeceamentos à trave e postes ao longo dos últimos 18 jogos. 1 minuto depois o lateral esquerdo Pedro Carvalho mostrou que a responsabilidade de executar bolas paradas de pé esquerdo eram sempre dele e começa por bater um livre da direita com um remate forte mas inconsequente.
Alison Almeida neste jogo esteve muito bem, já nas 2 jornadas anteriores tinha estado em bom plano, mas neste jogo a sua acutilância esteve quase sempre em evidência na ala esquerda onde a sua velocidade e capacidade de provocar desequilíbrios foram uma constante preocupação para o lateral Ruben Mavé. Aos 7 minutos em velocidade não permitiu que o lateral Caparicano o detivesse e conseguiu um dos muitos cantos do Sporting neste jogo. Apenas 1 minuto depois Alison voltou a subir, cruzou para a área, mas Ricardo Nogueira rematou à figura de Ivo.

Pouco depois mais um canto de João Martins, mais uma vez a bola vai para a Marco Lança só que nesta ocaisão Lança foi igual a si próprio e cabeceou à trave. Apenas 2 minutos depois o defesa Leonina mostra que está definitivamente de volta ao serviço habitual e volta a desferir um golpe com selo de golo, mas desta vez acerta no poste, mas devido à defesa incompleta do Keeper forasteiro o Sporting mesmo assim conseguiu mais um canto. Aos 14 minutos mais um canto de João Martins e a bola perde-se na confusão dentro da área e é “cuspida” para a meia-lua onde Vivaldo de pé esquerdo dispara o remate que resulta no 2º golo dos Leões.

O canhoto Vivaldo Arrais nesta partida jogou nas duas alas, mas esteve mais tempo posicionado na ala direita onde a sua tendência era de descair sempre para o meio e tentar surgir nas costas do trinco Micael e assim poder apoiar o ataque, até o Mister Lima lhe pedia várias vezes para “vir para dentro”.
Aos 18 minutos João Martins executa um livre da esquerda a quase 40 metros da baliza e o remate violento cai dentro da área e faz ricochete no relvado para de seguida sair mesmo ao lado do poste esquerdo dos forasteiros.
Aos 21 minutos o avançado centro Ricardo Nogueira cai para a ala esquerda e Vivaldo entra pelo meio e alimenta o companheiro com um passe na diagonal que vai ter com Nogueira quase na linha de fundo na tentativa de tabelar e devolver a Vivaldo no coração da área, mas a jogada perde-se.
Na tentativa de mudar o rumo do jogo os alas visitantes Edmir e Churro trocam de flanco, mas sem grande sucesso. Pouco depois uma jogada prometedora na qual avançado Jonathan inicia uma jogada com passe da direita para o meio onde o extremo Edmir recebe a bola sobre pressão de Vasco Campos e Rui Figueiredo. Edmir consegue ludibriar Vasco e a jogada começa a ganhar contornos perigosos para os da casa, mas Figueiredo serenamente desarma o lance já bastante próximo de Rui Patrício.

Ainda na primeira parte sai Paulinho e entra Luís para a posição de interior direito. Aos 27 minutos já Alison e Vivaldo tinham trocado de flanco e o Brasileiro sobe pela direita e cruza a "redondinha" numa tentativa de municiar Vivaldo que tinha abandonado a esquerda e mais uma vez tinha surgido na área, mas o remate sai ao lado. Bom jogo de Vivaldo, mais sereno, mais enquadrado, melhor a circular a bola e a combinar com André Pires, Adrien, João Martins e Rui Figueiredo, melhor exibição da época para este jovem talento.
Necessitado de um cobrador de livres destro a opção cai sobre o central Ivo Martins ou o trinco Micael que bate um livre da direita a 30 metros de distância, mas o remate passa sem excessivo perigo ao lado do poste direito do Guardião Leonino. Aos 32 minutos mais uma jogada de canto e a bola volta a ressaltar dentro da área até que André Pires a descobre à saída da área e a chuta lá para dentro. Apenas 1 minuto depois o lateral Carvalho envia outro livre canhoto que vai bem direccionado, mas Rui Patrício com segurança dá-lhe uma palmada e evita com facilidade uma jogada que podia ter dado em golo. 7 minutos depois Pedro Carvalho volta a enviar outro livre interessante mostrando boa técnica e um remate forte.

Na etapa complementar Rui Figueiredo continuou muito bem e já era ele claramente o lateral mais ofensivo da equipa da casa. Aos 49 minutos Ricardo Nogueira vem da direita, introduz a bola na área e no meio da "floresta de pernas" e indecisões é Adrien Silva que faz o remate que força os Pescadores a encaixar o 4º tento da tarde. O Criativo Adrien Silva esteve em evidência nesta partida, pouco a pouco tem vindo a subir de forma e neste jogo já esteve próximo do seu real valor. Rápido e esclarecido como pivot ofensivo onde lateralizou o jogo com grande classe, ajudou a defender com mais qualidade do que tinha feito no último mês e jogou mais adiantado e audaz do que o habitual subindo com relativo perigo pelo meio, mas em especial pela esquerda onde combinou sempre bem com Vivaldo e Figueiredo. A defender também esteve melhor nos cortes e nas recuperações de bola.

Numa tentativa de injectar frescura na sua equipa o Mister Pedro Sampaio faz entrar Mauro por troca com Ruben Mavé. Lima faz duas alterações, faz sair Adrien por troca com Yannick que foi jogar para interior direito (André Pires agora na esquerda) e troca Vasco Campo pelo médio ofensivo João Gonçalves que foi para a lateral direita e diga-se de passagem que Gonçalves jogou bem nessa posição, esteve razoável a defender e especialmente bem a atacar.
Pouco depois dos 66 minutos o meio campo Leonino municia Yannick quando este sobe pelo eixo acima ligeiramente descaído para a direita e ao aproximar-se da área adversária remata de pé direito e faz o 5º golo da sua equipa. 2 minutos depois Lima com o resultado no “papo” aproveita para gerir os seus recursos humanos e faz a sua substituição habitual de retirar Nogueira e dar minutos a André Cacito.

O jogo continuou a fluir como dantes, o Sporting dominava sem grande oposição e coleccionava cantos atrás de cantos, por seu lado os forasteiros foram sempre muito incentivados pelo seu treinador, mas após o golo de Yannick Pupo a equipa baixou os braços porque a partir daí o Sporting continuou a dominar, mas agora já sem pressionar em demasia. Lima insistia com os seus pupilos e dava instruções, exigia disciplina táctica e queria a equipa a defender em bloco, várias vezes pediu a Cacito para descer ao meio campo (algo que Nogueira faz melhor).
Na 2ª parte o melhor jogador forasteiro terá sido o Guardião Ivo que esteve mais seguro e clarividente nas suas intervenções. Vivaldo Arrais por seu lado munido agora de mais confiança, mais destemido e com mais vontade de pegar no jogo, começou a rematar ainda mais e foi sem grande surpresa quando aos 83 minutos assinou o seu 2º tento.

A 5 minutos do fim Yannick recebe a bola na direita, desloca-se para o meio e introduz a bola dentro da área e Cacito de calcanhar chuta para trás e marca o 7º golo e depois de abraçar os colegas em campo dirige-se para o banco onde dá um forte abraço a Bruno Matias, Sebastião Nogueira e Vasco Campos. Aos 89 minutos Daniel Carriço sofre um tackle na linha de fundo junto da baliza Caparicana e o árbitro mostra-lhe um amarelo depois de considerar que a queda do Capitão Leonino tinha sido um mergulho. Foi uma arbitragem positiva (os atletas também ajudaram nesse sentido) e este amarelo pareceu excessivo tendo em conta o lance e tendo também em conta que a partida estava no fim. Já nos descontos João Gonçalves sobe pela direita, chegando à linha de fundo vira-se para a esquerda e vem para dentro da área com a bola controlada para de seguida a endossar ao matador André Cacito que de pé direito marca o oitavo golo da tarde.



André Figueiredo



Vocês não fazem ideia (mas é que não fazem mesmo) daquilo que tive que fazer para encontrar um exemplar da edição de Quarta-Feira (31/01/2007) do Jornal Diário Desportivo para poder encontrar o tal artigo sobre a Academia de Alcochete. Devido à dimensão do artigo tive que o passar no Scanner 4 vezes e terá que ser apresentado em 2 partes distinstas, espero que gostem:

Parte 1

Parte 2

P.S. Hoje na Revista "Dez" vem um artigo de 6 páginas sobre aquele que para mim é o melhor jogador do mundo, Ricardo Izecson dos Santos Leite, também conhecido como Kaká.

17 Comments:

At 11:42, Blogger samuel said...

Excelente..obrigado pelo artigo do Diário Desportivo!

 
At 12:32, Blogger 30 said...

O Pescadores tem uma boa equipa, mas falta-lhe claramente um homem que faça a diferença. Se o Mauro estiver num dia sim vai dar problemas ao Sporting.

Um abraço

 
At 12:50, Blogger ACF said...

Creio que o Pescadores em Setembro quando recebeu o Sporting tinha uma equipa com muitos atletas de 1º ano.

Hoje até o meu pai (Sportinguista) vai a Alcochete, pudera, ele foi Presidente do Costa nos anos 90 e instrumental na vinda do Varela para o Sporting.

O irmão do "Vestre" creio que joga noutro clube qualquer ali na zona Almada e é defesa central.

Quando fui a Rio Maior uns 18 meses atrás apoiar o Varela num jogo de Sub-21 o meu pai ligou para o telemóvel dele e atendeu outro gajo qualquer que disse logo "o Varela disse para só assentar recados vindos de gajas boas".

O Mister Jorge Jesus creio que também é Caparicano, pelo menos já o vi por lá várias vezes. Toda a gente diz que ele é um gajo muito porreiro.



André Figueiredo

 
At 15:53, Anonymous Anónimo said...

A conversa do Lança é claramente de quem esta de saida...

 
At 17:10, Blogger João Faria said...

Ainda não se sabe o resultado?

 
At 18:14, Blogger João Faria said...

Ricardo P ao que parece ele,o Tiago Pinto e o João Gonçalves já receberam propostas de clubes da 1a divisão. Mas quais foram as declarações do Marco?

 
At 19:39, Blogger João Faria said...

O Rui Figueiredo é ambidextro?

 
At 19:55, Blogger ACF said...

Já o vi jogar em ambos os flancos, mas ele parece ser claramente melhor na direita. Ele recebe sempre a garrafa de Isostar com a mão direita e sempre que aponta algo ou coça o nariz ou limpa o suor da testa utiliza sempre a mão direita.

O Rui Patrício desconfio que nem deve saber que tem um pé direito.



André Figueiredo

 
At 22:08, Blogger Madjer said...

Assim já não tenho que to enviar...

 
At 00:12, Anonymous Anónimo said...

Penso que não se devem exaltar com os últimos resultados pois jogámos com as 3 piores equipas do nacional e por isso a obrigação era golear. Vamos a ver para a semana o que acontece.

 
At 00:23, Blogger ACF said...

Não estou exaltado. Não é uma questão de ganhar ou perder ou por quantos golos se ganha. Para mim tem mais a ver com a qualidade de jogo da equipa e a confiança com que jogam.

Acredito que vamos ao Seixal ganhar porque o talento sempre tivemos e agora após 3 vitórias a equipa está a jogar bem e os rapazes estão confiantes. Neste momento estamos ao mesmo nível que estavamos em Dezembro quando ganharam 4-0 ao Belenenses.

Tudo pode acontecer, mas não estou a ser arrogante quando digo que acredito que a equipa tem valor e está num momento de forma que permite afirmar que a vitória é o desfecho mais provavel na próxima semana.



André Figueiredo

 
At 02:11, Blogger Unknown said...

André,

lembras-te de comentar que o Vivaldo saía muito bem da linha para o centro para organizar? Está de volta! É craque.

 
At 08:20, Blogger ACF said...

sim, lembrei-me logo desse teu comentário. Ele tem dificuldade em ficar colado à linha lateral direita e o próprio Mister parece querer que ele surga no meio, o Bruno Matias também faz algo semelhante e parece-me ser boa ideia.

O Vivaldo de ontem e aquele que eu vi em Novembro ou Dezembro nada tem a ver, está mais confiante e com mais vontade de assumir o jogo.



André Figueiredo

 
At 13:24, Anonymous Anónimo said...

“O sonho de qualquer um de nós é jogar ao mais alto nível, mas todos sabemos que são muito poucos os que vão conseguir chegar à equipa principal do Sporting. Por isso, temos de tentar outros clubes, existem mais clubes além dos chamados três grandes e se calhar é mais fácil entrar por aí”

Depois dos rumores que se têm levantado por aqui penso que estas declarações do Marco não deixam grandes dúvidas quanto á sua saída no final de época.

 
At 20:57, Blogger ACF said...

O Marco é bom jogador, tem sido dos elementos mais regulares esta época. Não acredito que ele tenha valor para se impor nos seniores já em 07/08, mas se continuar a evoluir acredito que pode lá chegar dentro de 12-24 meses. Ele possívelmente não está disposto a esperar e vai arriscar uma alternativa que pode ser melhor ou pior para ele. Aconteça o que acontecer é um jogador que vou sempre gostar de ver jogar e é um rapaz porreiro, é esperto (e espertalhão, fala mais depressa que um leiloador) e merecia mais respeito dos adeptos que practicamente o ignoraram toda a época como se ele estivesse escondido na sombra do Carriço.

Eu ficava feliz se ele ficasse no Sporting, mas ficarei ainda mais alegre se a opção dele for aquela que o faz a ele verdadeiramente feliz. Que escolha bem, se não me engano ele é actualmente o jogador com mais anos de clube e merece ser acarinhado até ao final da época.



André Figueiredo

 
At 23:10, Blogger Mar e Fogo said...

Não sei onde é que foram buscar essas idéias de o Marco Lança e outros irem para outros clubes. sabemos que nem todos podem chegar logo à equipa principal, mas o nosso clube costuma emprestar os jogadores a outras equipas(O e Moscavide, Real Massamá) e acompanhar a sua evolução.
Não inventem por favor!

 
At 13:15, Blogger ACF said...

É preciso respeitar sempre o adversário antes dos jogos. Eu até prova do contrário vou assumir que o Chinês é um grande jogador e espero que a equipa Leonina faça o mesmo.

Até agora diria que o Adul Baldé do Amadora foi o PDL que mais trabalho deu ao Carriço. Mas isto não tem somente a ver com o Daniel e o Chinês porque os outros 10 Leões também lá estão para defender e os outros 10 Benfiquistas também querem marcar golos ao Sporting tanto quanto o Chinês.

Pessoalmente não aprovo a entrada de tantos estrangeiros na equipa de Juniores do Benfica, é um exagero e está a roubar espaço aos talentos nacionais algo que não vejo acontecer na equipa de Juvenis do SLB.



André Figueiredo

 

Enviar um comentário

<< Home