Luso Football

Blog dedicado às Camadas Jovens/Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Antevisão da 19ª Jornada



Juniores:

Uma semana antes do aguardado confronto com o Sport Lisboa e Benfica (no Seixal) o Sporting irá receber o Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica e agora é a altura certa para um último fortalecimento anímico antes de um jogo de dificuldade acrescida. Após o desaire Vs Casa Pia, o Sporting regressou Vs Estrela da Amadora, mas não conseguiu vencer na casa de um adversário muito forte. Desde então os Leões somaram 2 vitórias sobre 2 oponentes de médio-baixo nível qualitativo (União da Madeira e Portimonense) e parecem estar praticamente de volta ao seu nível exibicional anterior ao interregno Natalício apesar de algumas unidades no XI ainda estarem à procura de um melhor momento de forma.

O Pescadores na teoria não será o mais temível dos adversários pois actualmente reside em 10º lugar na tabela classificativa, marcou apenas 25 golos, sofreu 45 tentos e em 18 jornadas disputadas perdeu 12 partidas. Onde irá o Sporting então buscar motivação para se “levantar” para este jogo? Basta apenas lembrar o jogo da 1ª volta onde o Sporting venceu por 3-2, mas poderia facilmente ter saído da Costa com um 3-3 porque alguns elementos estiveram abaixo das expectativas. Nomeadamente o Guarda-Redes André Martins não esteve particularmente seguro e o médio João Gonçalves defensivamente cometeu erros que comprometeram a sua equipa e em particular André Martins.

Em teoria todos sabem que o Sporting é suposto ganhar, o desafio será ganhar sem dificuldades e de preferência não sofrendo golos e assim aproveitar estas 2 semanas entre o Portimonense e Benfica como uma recta de auto-estrada na qual os Leões terão que ganhar velocidade para embater no Benfica com a confiança no máximo e daí os Pescadores não poderão vir nesta altura beliscar a determinação dos Leões. É imperativo ganhar e sem qualquer turbolência.

Top 5 actual:

Sporting, 47 pontos.
Benfica, 42 pontos.
Estrela da Amadora 41 pontos.
Belenenses, 37 pontos.
Louletano, 35 pontos.

6 jogos do Pescadores Vs Top 5:
6 derrotas
21 golos sofridos, 4 marcados.

Belenenses 6 - 1 Pescadores (1ª Jornada).
Pescadores 2 - 3 Sporting (4ª Jornada).
Pescadores 0 - 5 Louletano (5ª Jornada).
E. Amadora 1 - 0 Pescadores (10ª Jornada).
Benfica 2 - 1 Pescadores (12ª Jornada).
Pescadores 4 - 0 (16ª Jornada).

Em 18 Jornadas os Pescadores jogaram fora de casa 8 vezes e averbaram 7 derrotas e 1 vitória (Oeiras 1 - 2 Pescadores, 14ª Jornada), sofreram 23 golos e marcaram 9.

Juvenis:

O Sporting após a sua derrota Vs Benfica decididamente tem /teve um percurso recheado de testes à sua capacidade de voltar ao seu melhor nível e convencer os observadores que está definitivamente de volta e disposto a lutar pelo ceptro Nacional. Depois de perder com o Benfica na 14ª jornada tiveram que defrontar o Estrela da Amadora na 15ª e o Belenenses na 18ª, mas agora terão que enfrentar o Alverca na 19ª e o Cultural da Pontinha na 22ª, 4 testes muito duros contra 4 adversários de boa qualidade.

Vs Alverca a motivação é simples, são o 3º classificado na tabela classificativa e na 8ª jornada foram a Alcochete empatar 2-2 num jogo em que o Sporting esteve na frente 2 vezes e duas vezes deixou o adversário igualar a partida. Será preciso meditar longa e duramente sobre esse jogo para se certificarem que os erros não voltam a acontecer e terão que ter consciência que o jogo de 12 Novembro não foi fácil, mas que este será ainda mais duro não só por ser fora de Alcochete, mas também porque os Juvenis do Alverca jogam num pelado onde na 2ª jornada receberam e empataram 1-1 com o Benfica.

Existem razões de sobra para encarar este jogo com muita seriedade e entrar nele disposto a jogar a 100% do primeiro ao último minuto se possível. A exibição Leonina Vs Belenenses (uma boa equipa) nos primeiros 40 minutos foi francamente boa, mas essa bitola exibicional terá que reaparecer este Domingo e desta vez não se podem desligar os motores ao fim de 40-55 minutos. O Sporting vem de 8 dias de repouso e é de esperar que os atletas tenham capacidade de jogarem com qualidade durante prolongados períodos do jogo e terão que ter mais atenção aos seus oponentes para não lhes conceder desnecessárias oportunidades em jogadas de bola parada nas quais o Sporting ocasionalmente demonstra algumas dificuldade em defender cantos (Vs Castelo Branco), livres directos (Vs Belenenses).

Estatisticamente a equipa de Alverca não marca tantos golos como a do Belenenses (46 do Belenenses e 30 do Alverca) e sofre mais tentos (16 do Belenenses e 21 do Alverca), mas bastar rever os jogos efectuados em casa pelo Alverca para se constatar que é um oponente que requer o máximo de respeito. Em 18 jogos só perderam 4, e em casa conseguiram 19 em 27 pontos possíveis.

Top 5 actual:

Benfica, 48 pontos.
Sporting, 47 pontos.
Alverca, 34 pontos.
Pontinha, 34 pontos.
Belenenses, 33 pontos.

7 jogos do Alverca Vs Top 5:
4 vitórias, 2 empates, 1 derrota.
10 golos marcados, 8 sofridos.

Belenenses 0 - 1 Alverca (1ª Jornada).
Alverca 1 - 1 Benfica (2ª Jornada).
Alverca 1 - 0 Pontinha (5ª Jornada).
Sporting 2 - 2 Alverca (8ª Jornada).
Alverca 2 - 1 Belenenses (12ª Jornada).
Benfica 3 - 0 Alverca (13ª Jornada).
Pontinha 1 - 3 Alverca (16ª Jornada).

Em 18 jornadas o Alverca jogou em casa 9 vezes e averbou:
6 vitórias
2 derrotas (Vs E. Amadora e Vs Castelo Branco)
1 empate (Vs Benfica).
15 golos marcados e 6 sofridos.

Iniciados:

Benfica Vs Sporting

Gostava imenso de ir ver este jogo, se os nossos Juvenis jogassem em casa, ou fosse uma deslocação fora contra um adversário fácil então ia ao Seixal com todo o gosto. Tendo em conta que a deslocação dos Sub-17 é a Alverca então prefiro ir com eles, mas desejo publicamente a melhor sorte ao Mister Luís Gonçalves, à sua equipa técnica e em especial aos nossos meninos que estou seguro que têm a capacidade de ir ao terreno do Benfica conseguir um bom resultado e mostrar que a performance da 1ª volta não reflectiu o seu real valor.
É importante desde cedo conquistarem o seu espaço e jogarem o seu jogo em vez de apenas jogarem no espaço que o adversário lhes quer conceder e ao ritmo que o Benfica lhes impõe. Em 5 de Novembro o Benfica ditou o jogo e o Sporting nunca conseguiu entrar nele excepto quando o Benfica ficou sem gasolina. Temos que obrigar o oponente a jogar o nosso jogo e a responder às nossas iniciativas e a preocupar-se connosco e não ao contrário, temos que ser nós a agarrar no Benfica e a liderar a dança. Acredito que o jogo vai correr bem por uma razão muito simpes, porque os Iniciados do Sporting conseguem jogar muito mais do que aquilo que jogaram em Novembro, basta jogarem aquilo que sabem, sem nervosismos nem ansiedades.

Juniores
Sporting Clube de Portugal Vs Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica.
Sábado 3 de Fevereiro, 15.00
Academia do Sporting em Alcochete, Campo Nº1.

Juvenis
Alverca Vs Sporting
Domingo 4 de Fevereiro, 11:00
Campo Nº2 do Complexo Desportivo de Alverca

Iniciados
Benfica Vs Sporting
Domingo 4 de Fevereiro, 11:00
Caixa Futebol Campus, Seixal

Convocatória Sub-20:

Sporting:
Bruno Pereirinha
Daniel Carriço
Rui Patrício
Tó Mané
Paulo Renato
André Marques
Pedro Celestino
Fábio Paim
David Caiado
Zezinando

FC Porto:
Ventura
Igor Araújo
Bruno Gama
João Pedro
Nuno Coelho
Steven Vitória
Zéquinha

Benfica: Pedro Correia.

Belenenses: Mano.
Naval 1º Maio: João Ribeiro.
V. Guimarães: Pelé.
Rio Ave: Fábio Coentrão e Vítor Gomes.
Penafiel: Guedes e Luís Dias.
Ribeirão: Bruno Pinheiro.

Miguel Veloso, Nani, Yannick Djaló, Silvestre Varela, José Semedo nos Sub-21.

Reportagem do André Sabino do jogo Sporting 5 - 1 Olivais (Infantis).

Aqui está um artigo do Jornal de Noticias sobre o médio Pedro Marques (antigo jogador do Sporting).

Pedro Marques: "Há três equipas em que gostaria de jogar um dia. No Manchester United, no Real Madrid e no Sporting"

Existem rapazes que saiem do seu clube formador e depois ou desrespeitam, menosprezam ou evitam falar do seu antigo clube, mas gosto sempre de ouvir o Rui Fonte e agora também o Pedro Marques a falar da sua antiga casa com este sentimento de gratidão. É pena não haverem mais rapazes bem formados como eles.

Rui Fonte (29/09/06): "Para já não vi grandes diferenças porque o Sporting também é um grande clube e a Academia de Alcochete tem boas condições de trabalho. Para já o objectivo é ficar em Londres. Mas se um dia voltasse a jogar no Sporting claro que me agradaria. Estes sete anos no Sporting foram muito bons. Sempre fui muito bem tratado no clube, que vai ficar para sempre no meu coração."



André Figueiredo

13 Comments:

At 18:49, Blogger Unknown said...

André,

em princípio (se for como no Campeonato do Mundo anterior), serão convocados 21 jogadores. Quer arriscar um prognóstico (vá lá!)?

abr

 
At 19:16, Blogger ACF said...

É muito dificil especular porque existem aqui 3 a 6 indiscutiveis e depois desse lote tudo pode acontecer, mas eis alguns nomes que possívelmente terão maiores hipóteses:

Daniel Carriço, Rui Patrício, Bruno Pereirinha, Bruno Gama, Zezinando, Pedro Correia, João Pedro, Nuno Coelho, Fábio Paim, Pedro Celestino, André Marques, David Caiado, Fábio Coentrão, Vitor Gomes, João Ribeiro, Luís Dias.



André Figueiredo

 
At 19:32, Blogger Unknown said...

André,

bem sei que o exercício não é fácil. Mas mesmo assim... nem um palpite?

Alguns da lista que referiu que tenho algumas dúvidas se serão convocados (o Celestino, o Fábio Paim, o David Caiado e o Fábio Coentrão, destes 3 últimos 1 terá de sair).

Refira-se que falta o Antunes, do Paços, que foi convocado para a Selecção sub-21, assim como os jogadores que jogam no estrangeiro (Feliciano Condesso e Diogo Tavares são os que me lembro de repente).

2GR, 2LD, 4Cen, 2LE, 2Tr, 3Med, 4Ext, 2Av é a conta certa (21 jogadores)... se for +1GR, então sairá 1E.

Não se vê o Paulo Ferreira, do Leixões (foi emprestado) que foi titular no Europeu. E não deixava de ter graça uma Selecção com 10 jogadores do Sporting...

 
At 20:43, Blogger ACF said...

XI titular:

Rui Patrício
André Marques
Pedro Correia
Daniel Carriço
João Pedro
Nuno Coelho
Bruno Pereirinha
Celestino.
Bruno Gama
Fábio Coentrão
Diogo Tavares

Obviamente que existem outros 4 a 10 atletas que estarão na orbita deste XI.

Espero que o Hélder Barbosa regresse a tempo porque é um grande canhoto e já agora se o André Pires mantiver a sua actual bitola exibicional gostaria de o ver ser convocado para uma observação. Já agora uma chance também para o Marco Lança.

O Carriço e Patrício têm que ser titulares.



André Figueiredo

 
At 21:03, Blogger ACF said...

O defesa central Alessandro Costacurta (24/04/1966) do AC Milan anunciou a sua retirada definitiva no final da época.

Que grandes memórias vou ter deste jogador, do grande Milan com o quarteto defensivo com Maldini, Costacurta, Baresi, Tassoti.

Duvido que alguma vez volte a ver uma defesa com tanta qualidade.

Entre a retirada de Franco Baresi (1996) e a contratação de Alessandro Nesta (2002) o Milan pouco ou nada ganhou em termos de titulos.

"O ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos"



André Figueiredo

 
At 22:55, Blogger João Faria said...

Essa geração fez o ano passado um torneio de grande qualidade o ano passado. Lembro me de jogadores como:
Mano(belenenses)
Joao Pedro(FCP)
Paulo Renato(Sporting)
Andre Marques(sporting)
Antunes(Paços)
Zezinando
Pereirinha
Caiado
Helder Barbosa
Bruno Gama,capitão
Diogo Tavares
e penso que também o celestino e o tomané

 
At 23:12, Anonymous Anónimo said...

Para um Sub-19 ir aos Sub-20 tem que ser um dos indiscutiveis da sua selecção.
No caso do Marco Lança e do Andre Pires nem opções são para os sub-19 neste momento, acho um pouco exagerado falar ja nos sub-20 se nem aos estágios de observação de sub-19 têm sido chamados.
Talvez o João Martins o Tiago Pinto ou o João Gonçalves tenham essa oportunidade.

 
At 23:32, Blogger ACF said...

Não estou a dizer que o Marco Lança seja melhor que o Paulo Renato ou João Pedro jogadores que têm jogado em campeonatos diferentes, mas o Marco é um bom jogador, já tem 19 anos e é dos elementos mais regulares dos nossos Juniores. Penso que se ele figurar num lote de 4 centrais dos Sub-20 essa equipa não estaria mal servida.

O André Martins neste momento está a jogar muito bem e como já tinha dito é um jogador que se fosse observado pelos responsáveis poderia ser uma surpresa agradável mesmo que fosse lá só para fazer número.

O João Martins no principio do campeonato faria sentido ele ser uma opção para essa selecção, mas nos últimos 2 meses ele desceu um bocado de produção.

O Tiago Pinto é um bom jogador, mas tem sido um pouco fustigado pelas lesões ultimamente.

O João Gonçalves é um jogador com muito talento, mas continuo a achar que é pouco regular. Obviamente que não podemos comparar um médio com um central, mas o Marco Lança é muito mais consistente nas suas exibições que o João Gonçalves, Tiago Pinto ou João Martins.

Para mim neste momento o Carriço, Pires, Patrício, Lança e Marco Matias são as 5 traves mestras dos Juniores Leoninos. O Alison está a subir de forma e o JM6 se voltar à forma que tinha nas primeiras 8 jornadas também pode ser um jogador decisivo.



André Figueiredo

 
At 14:18, Anonymous Anónimo said...

http://jn.sapo.pt/2007/02/02/desporto/seis_meses_sonho_para_vencer_madrid.html

Caro André,

sabe o que é que aconteceu com este jogador? Estou curiosa...
mas desejo-lhe toda a sorte no Real Madrid!

 
At 15:20, Blogger ACF said...

“http://jn.sapo.pt/2007/02/02/desporto/seis_meses_sonho_para_vencer_madrid.html

Caro André,

sabe o que é que aconteceu com este jogador? Estou curiosa...
mas desejo-lhe toda a sorte no Real Madrid! ”

Lembro-me bem do Pedro, ele foi Campeão Nacional de Iniciados (Mister Luís Gonçalves) pelo Sporting em 2002/03 numa equipa que estava recheada de talentos da classe de 1988, Daniel Carriço, Rui Patrício, Fábio Paim, Simão Coutinho, André Pires, João Martins, etc.

Sei que ele faz parte da equipa de Juvenis A do Real Madrid, mas desconheço com que sucesso ou regularidade anda a jogar por essa equipa porque é muito difícil encontrar informações sobre as camadas jovens espanholas:

http://www.realmadrid.com/articulo/21762.htm

Tens aqui uma imagem de um artigo que saiu no “Jogo” (edição de 2 de Agosto) que eu guardei em relação à sua transferência da Naval 1º de Maio para o Real Madrid.

http://photos1.blogger.com/blogger/2484/3000/1600/Pedro%20Marques.jpg

Não lhe auguro grande futuro porque o Real Madrid em anos recentes não tem grande tradição na sua cantera apesar da publicidade e expectativas em torno de jogadores como Francisco Pavon, Juan Fran, Raul Bravo, Oscar Minambres, Portillo, Meija, Ruben, Balboa, De la red, Soldado, etc, etc, etc.
Provavelmente vai lhe acontecer o mesmo que aconteceu ao Ednilson na AS Roma, ou ao Gonçalo Brandão no Charlton. Sigo com mais interesse o trajecto do Rui Fonte, Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes.

P.S. É bom saber que este blog não tem só leitores, mas também tem leitoras, já faltava aqui uma dose de estrogénio.



André Figueiredo

 
At 23:55, Anonymous Anónimo said...

Acredito que haja mais umas quantas leitoras ;)

Obrigada pela resposta, o artigo é interessante e ajuda a explicar porque deixou o SCP - problemas de ambientacao!
O facto de nunca ter representado as seleccoes jovens é que estranho...nao que esteja a por em causa a qualidade do rapaz!

Mais uma vez, obrigada!

 
At 01:07, Anonymous Anónimo said...

a quem possa interessar: n é assim tão dificil seguir o percurso do Pedro Marques é até relativamente fácil.
deixo aqui alguns endereços para que possam ver.
http://www.realmadrid.com/articulo/rayo_vallecano_-_real_madrid_43589.htm

 
At 01:22, Anonymous Anónimo said...

Ha...encontrei um video que achei interessante sobre o pedro marques.
http://www.youtube.com/watch?v=iijeLmtWsbM

 

Enviar um comentário

<< Home