Em cima: Delegado Luís Corado, Mister Pedro Gonçalves, Mister Renato Carvalho, Rafael Veloso, Ricardo Esgaio, Tiago Feiteira, Josué de Sá, André Cardoso (Capitão), Tiago Ilori, Alberto Coelho, Paulo Silva, Adriano Cardoso, Mister Fernando Ferreira, Enfermeiro João Pedro.
Em baixo: Manuel Dias, Ruben Freitas (sub-Capitão) Tiago Morgado, Hugo Airosa, Martim Águas, Ricardo Pereira, Rodolfo Simões, Tiago Rodrigues e Afonso Figueiredo.
Afonso FigueiredoMateus FonsecaAdriano CardosoRafael VelosoUma amizade muito bonitaJoão MárioEfeitos Liquidos (Josué de Sá)Martim ÁguasRicardo EsgaioRodolfo SimõesMateus Fonseca, João Mário, Willker e João CarlosJoão CarlosAfonso Figueiredo, Tiago Morgado (antes do abraço) e Ricardo PereiraWillker vai apreciando o complexo desportivo do VilafranquenseWillker e JM EduardoRodolfo Simões, Josué de Sá e Tiago FeiteiraAndré Cardoso, Tiago Rodrigues, Ruben Freitas (Paulo Silva atrás de RF2) e Rafael Veloso (Afonso Figueiredo atrás do seu tricep direito)5 minutos para o "Kick-off"O Sporting jogou com Alberto Coelho como PDL, Ricardo Esgaio na ala direita, Tiago Rodrigues na esquerda. No miolo estava André Cardoso como médio interior esquerdo, Tiago Feiteira como interior direito e Manuel Dias como médio defensivo. Na defesa Rodolfo Simões posicionou-se na esquerda, Ruben Freitas na direita e o eixo defensivo foi composto por Josue de Sá e Paulo Silva.
Substituições:
Aos 48 minutos sai
Ruben Freitas e entra
Hugo Airosa (interior esquerdo).
Aos 48 minutos sai
André Cardoso e entra
Ricardo Pereira (extremo direito).
Aos 66 minutos sai
Alberto Coelho e entra
Martim Águas (PDL).
Aos 66 minutos sai
Tiago Rodrigues e entra
Afonso Figueiredo (extremo esquerdo).
Golo foi da autoria de
Tiago "
Tini"
Rodrigues aos 23 minutos de jogo, assistência de
Alberto "
Betinho"
Coelho.
Suplentes não utilizados:
Adriano Cardoso,
Tiago Ilori e
Tiago Morgado.
FredsonLeões chegam ao OlivalTiago Silva bem apoiadoAndré PiresVivaldo Arrais"ensanduichado"Adrien SilvaSubstituições:Aos 66 minutos sai
Vasco Campos e entra
Sebastião Nogueira.
Aos 73 minutos sai
Yannick Pupo e entra
André Cacito.
Aos 83 minutos sai
Adrien Silva e entra
André Pires.
Golos:Aos 9 minutos golo de livre de
Fredson, assistência de
João Pedro (sofreu falta)
Aos 62 minutos golo de
Fredson, assistência de
Ukra.
Após duas exibições pouco convincentes e desinspiradas, os Juniores do Sporting estavam forçados a melhorar o seu nível exibicional pois tinham que visitar o reduto do Futebol Clube do Porto e vencer este oponente para solidificarem a sua permanência no topo da tabela classificativa. Vs Benfica a 5 de Maio o Sporting tinha deixado algo a desejar na sua vitória sofrida por 1-0, os Leões não tinham mandado no jogo e não se verificaram melhorias em relação aos 2 últimos derbies contra o eterno rival. 4 dias depois o Sporting foi ao Estádio da Pasteleira enfrentar um adversário teoricamente mais fraco que o Benfica, mas voltou a decepcionar, é certo que a arbitragem de Sandro Soares na etapa complementar não tinha beneficiado o Sporting, mas só essa “desculpa” não justifica uma performance pouco "alegre" de uma equipa que podia e teve oportunidades para fazer mais e melhor para poder sair da cidade do Porto com um resultado mais confortante.
Contra o Futebol Clube do Porto o Sporting mostrou mais atitude do que nas jornadas anteriores, mas continua a haver um défice de alegria no seu futebol que não era visível durante a fase regular do campeonato. É certo que os adversários na fase final são de elite, mas ainda não vi nenhuma super-equipa de Juniores envergando as cores do Benfica, Boavista ou Futebol Clube do Porto. O Sporting é que ainda não mostrou nesta fase final o espirito de equipa, entusiasmo e futebol que mostrou noutras ocasiões e que tem potencial para voltar a mostrar.
Durante a semana confessei a amigos meus que se o Sporting continua-se a jogar futebol da mesma qualidade que mostrou nas primeiras 2 jornadas então iria ter muitas dificuldades para ganhar no Olival e no Seixal. Nada está perdido, uma derrota e um empate ao fim de 3 jogos não é uma "sentença de morte" para as aspirações dos Juniores Leoninos, mas o espaço de manobra acabou, o limite para erros e equívocos foi alcançado, agora é preciso ganhar, ganhar e ganhar nos 3 jogos que restam à classe de 1988 para concluir a sua aprendizagem no futebol juvenil e sairem de cena como campeões nacionais.
O Sporting entrou bem no jogo, logo aos 4 minutos Allison Almeida surge na esquerda e remata cruzado com força na direcção de Hugo Ventura que se opõe bem ao remate do Brasileiro. Aos 8 minutos Vasco Campos comete falta sobre o Capitão João Pedro e daí resulta o livre com que Fredson inaugura o marcador a favor dos Portistas ao enfiar a bola no canto inferior esquerdo da baliza defendida por Rui Patrício aos 9 minutos de jogo. Era um balde de água fria para os Lisboetas num jogo que até então tinha sido equilibrado.
Vivaldo Arrais apesar de jogar como extremo direito surgiu muitas vezes na frente ao lado de Nogueira, o "levezinho" dos Juniores fez incontáveis diagonais numa tentativa de surpreender Tiago Moreira e ao mesmo tempo auxiliar Ricardo Nogueira (que como de costume esteve muito desamparado no meio). Aos 14 minutos a bola surge dentro da área e a velocidade de Vivaldo não chegou para surpreender Hugo Ventura (que esteve sempre muito bem ao longo da partida). De todas as unidades Portistas em campo aquelas que pareciam acusar mais os nervos foram a dupla de centrais Bura e André Pinto que fizeram 3 atrasos de bola (aos 22, 24 e 27 minutos) comprometedores as quais Ricardo Nogueira tentou aproveitar, mas Ventura resolveu sempre, embora uma vez tenha optado pelo "chutão" para a bancada.
Aos 15 minutos um dos centrais recua na direcção da sua área com a bola controlada, mas com Adrien Silva (melhor jogador do Sporting neste jogo) em perseguição e eventualmente a pressão funciona e Adrien rouba-lhe o esférico e ultrapassa o jogador e tenta seguir para a baliza, mas antes que este tenha chance de se afastar sofre falta (dentro da área), mas foi ajuizado como desarme.
Aos 16 minutos João Martins bate um livre de 40 metros, mas o remate não encontra o alvo desejado e faz ricochete para fora da área, Tiago Moreira sobe com a bola, mas é João Martins que o desarma, Martins insiste, mas João Pedro recupera a bola para a sua equipa, segue para a baliza de Rui Patrício que se opõe ao remate e atira a bola para o lado. Ao minuto 17 Daniel Carriço começa a subir mais no terreno para auxiliar João Martins no miolo, mas eventualmente também surge no corredor esquerdo para apoiar Vivaldo e para tentar criar situações de superioridade numérica. O Capitão dos Leões foi sempre pedindo aos colegas para pressionar mais na frente. À passagem do minuto 19 Vivaldo passa para a esquerda e Allison vem para a direita. 1 minuto depois o Porto envia uma bola longa para dentro da área e Patrício faz uma defesa incompleta, mas Carriço sem cerimónias chuta a bola para fora da área. 22 minutos, mais um atraso de bola para Ventura, Nogueira pressiona, mas no último segundo Ventura faz-lhe uma finta "à Moretto" que recebe os aplausos da bancada.
Aos 23 minutos Adrien volta a sofrer falta de frente para a baliza (desta vez a 10 metros da área) e daí resulta um livre batido por Pupo, mas que passa muito por cima da barra. Canto da esquerda para o FCP aos 28 minutos, o médio defensivo Edson consegue cabecear, mas Patrício estava atento. Aos 29 minutos Allison sobe com a bola controlada, mas pressionado por 2 defesas, ao entrar na área Ventura vem ter com ele(s) e Allison é "ensanduichado" até que Ventura lhe tira a bola (sem falta). Pouco depois Hugo Monteiro ganha a linha de fundo e faz um cruzamento para o 2º poste onde um jogador Portista cabeceia para o canto inferior direito da baliza Leonina, mas não é bem sucedido, era o "2-0", esteve mesmo para acontecer. Pouco depois Ukra sobe pelo flanco direito, mas Marco Lança como sempre esteve excelente na antecipação e com um tackle limpinho desarmou o adversário embora não tenha ficado com a bola que eventualmente Vivaldo se encarrega de despejar para fora.
Adrien esteve muito bem neste jogo, a recuperar bolas, a tentar criar linhas de passe para os avançados (passes longos a "rasgar" para Allison e Vivaldo), a defender no meio campo, a encostar mais nas alas, um excelente jogador que definitivamente gosta de "aparecer" nos grandes palcos e grandes jogos. Uma entrada mais durinha de Carriço sobre Tiago Silva aos 37 minutos, Vasco Campos também fez alguns tackles e cabeceamentos mais viris, mas o árbitro conseguiu controlar os ânimos embora na 2ª parte as coisas tenham piorado e ambas as equipas abusaram, João Martins sofreu várias faltas por trás, mas não houve "anjinhos" (nem maldade) em nenhuma das equipas.
Aos 40 minutos Allison sobe pela direita, adianta a bola para Vasco Campos que a cruza para a área, mas Ventura sai destemido e agarra o esférico. 2 minutos depois Ukra sobe pelo meio, barrado por Carriço e Martins decide abrir o jogo e municia Tiago Silva (sobre a direita), mas Marco Lança mais uma vez exímio na antecipação desarma a jogada. O jogo tinha chegado ao intervalo e o Porto tinha tido 4 boas situações de golo e os Leões duas, mas o Porto tinha sido claramente a melhor equipa, merecia estar a ganhar e podia perfeitamente estar a vencer por 2-0.
O Sporting entrou forte na 2ª parte, Adrien Silva parecia agora jogar ligeiramente mais adiantado e assim encurtava a distância entre a "casa das máquinas" e a linha ofensiva dos Leões. À passagem do minuto 47 André Cacito, André Pires e Sebastião Nogueira começam todos a aquecer na linha lateral. Aos 51 minutos Tiago Pinto (grande exibição na 2ª parte) cruza do corredor esquerdo para o 2º poste onde estava Vivaldo Arrais, mas Hugo Monteiro antecipa-se ao flanqueador Leonino e tenta fazer a cobertura antecipando onde a bola vai aterrar, mas o esférico aterra ligeiramente ao lado direito de Monteiro e no ricochete embate na sua mão direita, Vivaldo (e Cacito que estava nas imediações) de imediato olha para o fiscal de linha que nada assinala para espanto dos 2 jogadores do Sporting . O Sporting continuava animado e pressionava bastante neste o inicio da 2ª parte, Allison testou os reflexos de Ventura com um remate forte que embateu ligeiramente atrás do poste esquerdo (na malha lateral). Aos 56 minutos podia ter sido o empate, Adrien tenta fazer o chapéu a Ventura que parece ser surpreendido e faz uma estirada que ainda toca na bola forçando esta a bater no travessão antes de ultrapassar a baliza por cima. 3 minutos depois Ukra fazia um remate cruzado perigoso, o Sporting pressionava muito nestes primeiros 15 minutos da etapa complementar, mas não podia esquecer o contra-ataque Portista. Aos 62 minutos o Porto consegue mesmo surpreender quando um cruzamento de Ukra da direita para o 2º poste onde Fredson bem posicionado assina o seu 2º golo da tarde e dilata o marcador a favor dos da casa.
O Sporting tenta responder e Vasco Campos cruza da linha lateral para o meio onde Yannick ao 1º toque remata à figura de Ventura que não consegue segurar a bola que passa perigosamente ao lado do seu poste direito. Pouco depois Tiago Pinto cruza da esquerda para Carriço que está dentro da área, mas os centrais Portistas (duas "torres") estiveram quase sempre bem no jogo aéreo. Aos 72 minutos o Sporting começava a acusar já algum desânimo pois tinham pressionado bastante antes e depois do 2º golo, mas agora a ansiedade e os os minutos que escasseavam no relógio começavam a pesar nas suas mentes. Canto da esquerda batido por João Martins aos 74 minutos, mas Cacito e Carriço não conseguem cabecear devidamente.
Com a entrada de Seba e Cacito o Sporting reconfigurou-se num 3-3-4 com Carriço na direita, Lança no meio e Tiago sobre a esquerda. Martins a trinco, Adrien interior esquerdo, Vivaldo como interior direito, Seba na ala direita, Allison na esquerda e Cacito e Nogueira no eixo de ataque. Aos 79 minutos o Sporting tinha a equipa toda subida e o Porto municia Tiago Silva com uma bola longa que parece providenciar o FCP com uma oportunidade de golo, mas Patrício sai da baliza e retira a bola a TS9. A partir daqui Patrício e Silva começariam a incompatibilizar-se (o público também ajudou na "festa") pois na óptica do Guardião Leonino o avançado Portista "mergulhava" com excessiva facilidade. Adrien Silva sofreu um toque na zona abdominal durante a 2ª parte que o pareceu incomodar mais para o final do jogo quando este colocava a mão sobre o abdómen e parecia incomodado. Patrício voltou a vir ao encontro de Tiago Silva aos 87 minutos e continuou a haver faísca entre os 2, Patrício tinha que ter cuidado em relação ao árbitro. Cruzamento de Seba aos 88 minutos, mas Cacito apenas consegue cabecear um pouco ao lado do poste esquerdo de Ventura. Já dentro do tempo extra André Pires conquista um canto que Martins bate da direita, mas a este segue-se um da esquerda (batido por Vivaldo), mas Carriço não consegue conectar com força na "Teamgeist". Ainda se seguiram mais 2 oportunidades (nada de extraordinário), mas o Sporting foi algo previsível nos seus cruzamentos quase sempre para o meio e com falta de presença no 2º poste. Foi uma vitória justa do Futebol Clube do Porto, o Sporting teve oportunidades de golo, tal como o Porto também teve várias outras, mas pelo que se viu ao longo de 90 minutos o resultado é adequado.
André Figueiredo
Convocatória Sub-18:Sporting Clube de Portugal:Adrien Silva.André Santos.Bruno Matias.Jorge Abreu.Marco Matias.Sport Lisboa e Benfica:André Carvalhas.Miguel Rosa.Miguel Vítor.Romeu Ribeiro.Ruben Lima.Futebol Clube do Porto:André Pinto.Marco Aurélio.Valter Fernandes (
Clube Desportivo do Candal).
Tiago Cintra (
Leixões).
Boavista: Alexandre Sá, Hugo Silva, Pedro Moreira e Ricardo Neves.
Vitória de Guimarães: Carlos Azevedo, Feliz Vaz e Pedro Duarte.
Belenenses: Carlos Amaral.
Sporting de Braga: Ricardo Ferreira.
Rio Ave: Fábio Faria.
Angrense: Jaime Seidi.
Portalegrense 1925: Cristiano Araújo.
David Caiado chamado à Selecção Sub-20: Cícero (Dínamo Moscovo) e
Vítor Vinha (Académica), ambos lesionados, foram substituídos por
David Caiado (Estoril) e
Pelé (V. Guimarães) na convocatória com vista ao estágio da Selecção Nacional sub-20 no Jamor, agendado para a próxima semana.
Sporting Clube de Portugal:David Caiado (Estoril).
Fernando Ferreira (Massamá).
Emídio Rafael (Massamá).
Mário Felgueiras (Sporting de Espinho).
Carlos Saleiro (Olivais e Moscavide).
Artigo sobre Bruno Silva no Jornal de Noticias.
Portugal 3 - 1 Polónia (Sub-16)Ruben LuisJoão CarlosNuno Reis (Cap)
Pedro BrancoPaulinhoLuis AlmeidaLuis Oliveira (
Nélson Oliveira, 40 minutos)
Caetano (
Alex Zahavi, 66 minutos)
Rafael (
Cédric Soares, 53 minutos)
José Francisco (
Evandro Brandão, 53 minutos)
André Claro (
Ricardo Cardoso, 66 minutos).
Suplentes não utilizados:
João Guerra e
Nandinho.
Golos: José Francisco (21 minutos),
André Claro (22 minutos) e
João Carlos (39 minutos).
"Walk" (Pantera, 1992)"Thunder Kiss '65" (Rob Zombie, 1992)"Just a Little Crazy" (Fight, 1993)André Figueiredo